Descrição da variedade de tomate Sunrise, características de cultivo e cuidados

Entre os híbridos holandeses, o tomate Sunrise F1 se destaca por ser um tomate de alta qualidade e maturação precoce. Todo jardineiro e agricultor sonha com plantas vegetais de alta qualidade e excelência. E se uma variedade produz frutos abundantes e é resistente a doenças, torna-se uma escolha favorita e popular. Isso certamente se aplica ao tomate Sunrise.

Descrição da variedade

Os tomates híbridos ocupam um lugar de destaque nos jardins, e suas sementes costumam se esgotar antes. Isso se deve à sua resistência a doenças e mudanças climáticas repentinas. Os tomates Sunrise são adequados para cultivo em estufas e canteiros externos.

Sementes e tomates

A planta é classificada como uma variedade determinada, pois o crescimento do caule para em 60–70 centímetros. Apesar disso, o híbrido de tomate Sunrise cresce vigorosamente, por isso vale a pena modelar o arbusto removendo o excesso de brotos laterais. Cachos de 5 a 6 tomates pendem do arbusto, por isso é melhor amarrá-los em estacas para evitar que o caule se quebre.

Esse cuidado resultará em uma grande quantidade de tomates maduros no menor tempo possível. Após a germinação, os frutos amadurecerão em 60 a 70 dias. E a produtividade será impressionante: até 5 quilos por planta.

Pacotes de sementes

Note-se que os tomates desta variedade:

  • arredondado com ligeiro achatamento;
  • pesando até 200–250 gramas;
  • coberto com pele grossa e vermelha brilhante;
  • Eles têm um sabor parecido com o do tomate, com um leve azedume.

A descrição também inclui a excelente apresentação da fruta e sua integridade durante o transporte.

Crescente

As mudas de tomate são preparadas 65 a 70 dias antes do plantio. A hortaliça é semeada em caixas ou bandejas cheias de solo nutritivo e bem drenado.

As sementes da planta devem ser endurecidas, desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio e germinadas. Isso ajudará os tomates a brotarem mais rápido. Semeie as sementes em solo úmido, a 1 cm de profundidade. Deixe pelo menos 2 cm entre os buracos.

Inicialmente, as sementes precisam de calor de até 25 graus Celsius. Assim que as mudas emergem, a temperatura do ar é reduzida para 18–20 graus Celsius, e o período de luz do dia aumenta para 12 horas. Sem luz suficiente, as mudas esticarão e os caules ficarão finos e quebradiços.

Brotar em um vaso

Os tomates são transplantados quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem. Para isso, prepare recipientes individuais para cada muda e preencha-os com substrato rico em nutrientes. Recomenda-se cortar a raiz principal durante o transplante. Acredita-se que isso ajude as mudas a desenvolver brotos. Coloque os tomates transplantados em parapeitos de janela bem iluminados.

As mudas são levadas para o exterior duas semanas antes do plantio em campo aberto ou em estufa. Os tomates podem ser transplantados em meados de maio. Nessa época, a ameaça de geadas noturnas já terá passado e o solo terá aquecido a 8 graus Celsius.

O padrão de plantio de tomate determinado Sunrise F1 é de 60 x 60 centímetros. Antes do plantio, adicione 500 gramas de composto e 50 gramas de cinzas de madeira ao buraco.

Se o tempo ainda estiver frio, cubra as plantas com cúpulas de papel à noite. Após 10 dias, borrife as mudas de tomate com uma solução de calda bordalesa para prevenir doenças fúngicas.

Sementes de tomate

Características de cuidado

O cuidado com o tomate híbrido Sunrise consiste nos seguintes procedimentos padrão:

  1. Regue os arbustos regularmente e abundantemente, no máximo uma vez a cada duas semanas. Regas mais frequentes são necessárias durante períodos de calor prolongado. Reduza a rega ao mínimo durante o período de frutificação.
  2. A fertilização começa 10 dias após o plantio. Primeiro, use matéria orgânica: verbasco diluído 1:5 ou esterco de galinha diluído 1:15. Em seguida, para a segunda fertilização, dissolva 25 gramas de nitrato de amônio, 60 gramas de superfosfato e 15 gramas de sal de potássio em um balde de água. Adicione 1 grama de ácido bórico, previamente dissolvido em 0,5 litro de água.
  3. Para a terceira fertilização, 2 a 3 semanas depois, adicione 30 gramas de nitrato de amônio, 40 gramas de superfosfato e 70 gramas de fertilizante potássico. Para os tratamentos subsequentes, mantenha o superfosfato em 30 gramas e dilua 200 gramas de cinza de madeira em vez de sal de potássio.
  4. Para 1 arbusto, um litro de solução é suficiente.
  5. Se os ovários estiverem se formando mal, mas a massa verde do tomate estiver crescendo, será necessário fertilizar os canteiros com aditivos de fósforo e potássio.
  6. Os caules da variedade Sunrise devem ser amarrados e os brotos laterais removidos, deixando 4 brotos.
  7. Os tomates precisam ser soltos e capinados.

Técnicas adequadas de cultivo de tomate ajudarão você a atingir o rendimento desejado de frutas maduras.

Colheita de tomate

Vantagens e desvantagens

Os jardineiros se interessaram pela variedade de tomate Sunrise. As avaliações falam por si sobre os méritos do vegetal. O híbrido se distingue por:

  • forte imunidade a doenças;
  • despretensão no cuidado;
  • compactação do arbusto;
  • maturidade rápida.

A desvantagem da planta é que os frutos só podem ser usados ​​em preparações. Também é importante ressaltar que os talos dos tomates podem quebrar sem ligas.

Pragas e doenças

O híbrido de tomate é resistente a muitas doenças fúngicas e virais. No entanto, é difícil protegê-lo da requeima, especialmente se houver chuvas frias durante toda a estação. O fungo ataca as folhas, os caules e os tomates, que ficam cobertos de manchas de podridão parda. Para prevenir a requeima, siga as regras de rotação de culturas e evite o plantio. tomates no mesmo lugar todos os anos.

Doença do tomateiro

Tripes, besouros da batata-do-colorado e pulgões estão entre as pragas que atacam as solanáceas. Essas pragas podem ser controladas por pulverização com inseticidas. Remédios populares incluem o tratamento das plantas com uma infusão feita a partir da erva daninha. Cada tratamento é realizado em três etapas, com intervalo de duas semanas.

Colheita e armazenamento

Os tomates Sunrise são colhidos à medida que amadurecem, o que ocorre na primeira quinzena de agosto. Na estufa, a colheita começa mais cedo.

Tomates maduros são colocados em caixas e armazenados em local seco e aquecido. Os tomates permanecem frescos por muito tempo. Após duas semanas de armazenamento, podem ser usados ​​para fazer conservas e produtos salgados para o inverno. O híbrido de tomate Sunrise é um dos melhores para conservas de inverno.

Avaliações de jardineiros

Maria, Saratov: "Fazer conservas e salgar tomates é difícil porque você não sabe qual variedade é a melhor. O Sunrise é um dos primeiros híbridos ideais para conservas de inverno. Eu os cultivo há dois anos, especialmente para conservas. Os frutos são tão firmes que permanecem inteiros mesmo depois de retirados da marinada."

Nadezhda, Omsk: "Escolhi o híbrido Sunrise porque é fácil de cultivar e produz frutos rapidamente. Isso apesar do nosso clima imprevisível. Mesmo nos verões frios, colho tomates e faço picles. As conservas são deliciosas. E os tomates em conserva mantêm o formato e a cor vibrante."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata