Por que e o que fazer quando a casca de uma macieira jovem racha, tratamento e prevenção

Jardineiros frequentemente encontram danos no tronco de árvores frutíferas. As causas variam e cada caso requer uma abordagem individual. Vamos explorar o que fazer se a casca de uma macieira jovem estiver rachando.

Classificação de fissuras

Existem muitas variações de rachaduras em uma macieira; seu formato e aparência indicam a gravidade do dano.

Existem tipos de danos em forma de anel, redondos, transversais e longitudinais.

Anel

As fissuras em anel são as mais perigosas para as macieiras, especialmente quando formam um anel fechado ao redor da árvore. Todo o tecido acima da ferida fica privado de nutrientes e morre rapidamente. Às vezes, a macieira pode ser salva, mas somente por meio de enxertos oportunos com uma ponte ou um pedaço de casca.

Furos redondos e descascamento da casca

Quando buracos redondos com alguns milímetros de diâmetro e descascamento são visíveis na casca, isso indica a presença de pragas que perfuram a madeira. Os besouros se movem para dentro da árvore, interrompendo a nutrição e o desenvolvimento dos brotos. Quando a casca está visivelmente seca e rachando, isso indica o estágio avançado antes da morte da árvore.

feridas em árvores

Fissuras transversais e longitudinais

Rachaduras na casca requerem tratamento imediato, independentemente de serem transversais ou longitudinais. Danos longitudinais às vezes ocorrem devido a diferenças na taxa de crescimento das camadas interna e externa, frequentemente devido a diferenças de temperatura. Essas rachaduras podem se curar sozinhas, mas há risco de infecção.

É necessário examinar cuidadosamente as rachaduras, às vezes elas são um sinal de doenças graves.

Buracos transversais e longitudinais de formato irregular no lado sul são causados ​​por queimaduras solares. Isso é mais seguro para a macieira do que danos causados ​​por doenças.

As principais causas da deformação da crosta

Casca rachada em uma macieira pode indicar infecção fúngica, cancro, cistosporose, queimadura bacteriana, infestação de pragas, tombamento, rachaduras causadas pelo frio ou queimaduras solares. Rachaduras causadas por câncer são as mais perigosas. Esta doença é virtualmente incurável; a única chance de salvar a árvore é detectá-la em seus estágios iniciais.

deformação da crosta

Infecção fúngica

As macieiras às vezes são atacadas por fungos patogênicos, que podem causar rachaduras no tronco. Esses fungos são desencadeados pela umidade e temperaturas altas. Eles podem ser controlados com fungicidas e calda bordalesa.

Câncer

Dois tipos de câncer de macieira infestam a árvore: o câncer da macieira preta (fogo de Santo Antônio) e o câncer aberto da macieira (cancro da Nectria), também conhecido como câncer europeu ou comum da macieira. No primeiro caso, a doença progride rápida e agressivamente, com a macieira infectada morrendo em 1 a 4 anos se não for tratada. As doenças entram na planta por meio de galhos quebrados, cortes e rachaduras causadas pela geada.

O câncer negro é causado por colônias de fungos – caroços marrons com uma camada preta que circundam o tronco e as bifurcações de galhos grandes.

Em seguida, formam-se na superfície numerosas protuberâncias pretas, semelhantes a arrepios. A casca descasca e racha, revelando feridas escuras que chegam até o cerne da árvore.

feridas escuras

O cancro comum da macieira se desenvolve mais lentamente. Rachaduras profundas são circundadas por tubérculos e crescimentos avermelhados. Troncos, forquilhas de brotos esqueléticos e ramos laterais são afetados. A casca e a madeira morrem, reduzindo a resistência da macieira aos fatores naturais e a quantidade e a qualidade da colheita. Plantas severamente afetadas murcham devido à perturbação do equilíbrio hídrico e de carboidratos. A infecção ocorre por meio de quebras, feridas e cortes. Os primeiros sintomas geralmente aparecem durante o degelo.

Citosporose

Uma doença fúngica de origem infecciosa causa o ressecamento dos brotos. Eles são privados de nutrientes porque o fluxo de seiva ocorre apenas na casca. Sob a influência das toxinas secretadas pelo fungo, a casca resseca, torna-se esponjosa e deixa de conduzir seiva. Com o tempo, escurece e morre, junto com os brotos.

A citosporose é causada pelos fungos Cytospora carphosperma Fr. e Cytospora copitata Sacc et Schnalz. A doença afeta árvores jovens, maduras e velhas.

Danos à macieira, como cavidades, rebarbas, rachaduras abertas, congelamento e queimaduras, servem como fontes de infecção. Os fungos são disseminados pelo vento e por besouros. Microrganismos patogênicos hibernam em brotos infectados como esporos. Alta umidade é necessária para o desenvolvimento bem-sucedido da doença. As macieiras são suscetíveis à citosporose no inverno e nos outonos chuvosos.

secagem de galhos

Fogo bacteriano

Agentes bacterianos se espalham pela árvore através da seiva celular, penetrando através de feridas contaminadas com pólen de macieiras doentes. Brotos e flores verdes secam rapidamente, como se tivessem sido queimados. A casca racha, liberando uma massa pegajosa e esbranquiçada que depois escurece.

O câmbio avermelhado e morto é visível. Partes do matagal e até mesmo árvores morrem em 1 a 2 anos.

Nos estágios iniciais da doença, a planta pode ser salva removendo os ramos afetados com uma ferramenta desinfetada. Pulverizar regularmente com o produto biológico Fitolavin ou o antibiótico Ampicilina cinco vezes durante a estação de crescimento também ajuda.

Rachaduras de geada e queimaduras solares

Esses danos consistem em necrose e rachaduras na casca, às vezes se estendendo parcialmente para dentro da madeira. Ocorrem devido a geadas e mudanças climáticas repentinas no inverno e na entressafra. Em março, os raios solares aquecem os troncos escuros ao serem refletidos na neve branca. As geadas noturnas resfriam rapidamente o tecido da planta, causando deformação, morte parcial e descascamento da casca. As melhores medidas preventivas incluem o plantio de variedades resistentes ao inverno e a caiação. Se já houver feridas, elas são desinfetadas e seladas.

queimadura de sol

Cozinhando no vapor

A podridão da casca ocorre quando os tecidos estão mal amadurecidos no outono e se deterioram durante o inverno devido à umidade e às mudanças climáticas. Às vezes, a causa é um porta-enxerto fraco ou uma cobertura de neve profunda. Mudas e árvores jovens são mais suscetíveis à podridão. Quando a casca seca e descasca em um padrão circular, após um clima mais quente, a macieira afetada pode começar a brotar, consumindo as reservas de nutrientes armazenadas no tronco. As raízes interrompem o fluxo de seiva e a planta seca gradualmente. Se a doença for detectada precocemente, a árvore pode ser salva por enxertia.

Pragas

Rachaduras na casca de uma macieira podem indicar a presença de pragas no caule, como cupins, besouros-da-casca, besouros-da-casca e roedores. Essas pragas podem matar a árvore, exigindo tratamento imediato com inseticida.

pragas de árvores

Besouros do alburno

O besouro-da-casca-das-frutas é um besouro marrom-avermelhado, com 3,5 a 4 mm de tamanho. O inseto ataca macieiras enfraquecidas, mas também pode infestar árvores saudáveis. Os sintomas incluem pequenos buracos redondos. Quando a praga infesta macieiras severamente, rachaduras se tornam visíveis.

Traças carpinteiras

As larvas da broca-da-macieira vivem no interior da macieira, cavando buracos e perfurando os tecidos internos. Isso interrompe o suprimento nutricional da árvore. Os brotos danificados pelas larvas perdem sua elasticidade e resistência naturais, quebrando-se facilmente com rajadas de vento. Se o dano for grave, a macieira pode morrer. Os sintomas de infestação incluem a presença de um buraco de minhoca avermelhado ou marrom na superfície da casca, que as larvas expelem do buraco. As larvas, com 5 a 7 mm de diâmetro, começam a atacar as árvores quando a temperatura do ar ultrapassa 10 °C.

praga de borboletas

Danos causados ​​por besouros da casca

O besouro-da-casca é uma praga séria em pomares. Durante uma infestação em massa, os insetos podem destruir até mesmo uma macieira adulta em 1,5 a 2 meses. A árvore fica desidratada e pode secar durante o verão.

Como salvar uma árvore

Se forem detectadas rachaduras ou bolhas na casca de uma macieira, é necessária uma ação imediata. Abaixo estão os passos necessários para cada condição específica.

Tratamento de feridas

O tratamento da casca danificada da macieira pode prevenir diversas doenças. Permanganato de potássio e sulfato de cobre são usados ​​para desinfecção:

  • diluir 2 colheres de sopa de sulfato de cobre em 1 litro de água morna;
  • solução rosa escura de permanganato de potássio;
  • 2 colheres de sopa de sulfato ferroso são dissolvidas em 1 litro de água;
  • A solução de calda bordalesa é preparada misturando 1,5 colher de sopa de sulfato de cobre em 500 ml de água;
  • A cal é diluída separadamente - 1,5 colheres de sopa para cada 0,5 litro de água, a solução final será azul claro.

processamento de árvoresPara evitar queimaduras nas mãos, use luvas e uma escova para limpar os cortes. Escolha um dia seco e sem vento.

Massa de vidraceiro

Os cortes devem ser selados para evitar a entrada de água e bactérias nas rachaduras. Sem selante, os brotos podem começar a secar. O fluxo de seiva é interrompido e a umidade evapora. Resina de jardim, uma mistura de argila e esterco de vaca ou tintas à base de água podem ser usadas para selar as feridas. Em casos de danos graves, a ferida é selada com cimento.

Desinfecção

Tratar macieiras com inseticidas é um método eficaz de controle de besouros.

  1. O Confidor é amplamente utilizado. Sua eficácia dura 20 dias.
  2. O medicamento "Aktara" é usado na estação quente em paralelo com fungicidas.
  3. O produto "Iskra" tem ação rápida; é pulverizado nas macieiras 4 vezes com intervalo de 14 dias.

processamento de árvoresO último tratamento com qualquer produto químico é realizado 30 dias antes da colheita.

Limpando a rachadura

As áreas danificadas são cuidadosamente limpas com uma ferramenta desinfetada, evitando a casca saudável. Em seguida, são lavadas com permanganato de potássio, verde brilhante ou peróxido de hidrogênio. Assim que as rachaduras estiverem secas, elas podem ser envoltas em plástico, estopa ou outro tecido facilmente disponível para evitar infecções. Após esse tratamento, as feridas cicatrizarão, a casca começará a se regenerar e o corte será fechado. A casca descascada é removida do local.

Enxertia de árvores

Antes da enxertia, a madeira morta é removida. A macieira é enxertada usando uma "ponte" ou um anel de casca. Ferimentos menores são protegidos até que o tecido saudável seja exposto e, em seguida, cobertos com selante ou filme plástico transparente até a cicatrização.

decapagem de madeira

Como tratar rachaduras em uma árvore jovem

Macieiras jovens frequentemente apresentam rachaduras na casca. Essas rachaduras permitem a entrada de infecções e precisam ser seladas.

  1. As partes rachadas são cortadas até a casca saudável, a 2 cm de profundidade.
  2. Elas são regadas com 3-5% de sulfato de ferro ou 2% de sulfato de cobre.
  3. Eles lubrificam com graxa e branqueiam o cano.
  4. Todos os detritos são removidos do terreno. Antes do inverno, a área ao redor da árvore é desenterrada.

Antes da floração da primavera, as árvores jovens são fertilizadas com boro e magnésio.

Poda sanitária

Com a chegada da primavera, a casca rachada é cuidadosamente removida com uma faca. A macieira doente é tratada com uma solução de sulfato de cobre e coberta com piche de jardim.

poda sanitária

Tratamento de doenças e controle de pragas

As macieiras devem ser tratadas enquanto a seiva flui lentamente. Caso contrário, o excesso de umidade impedirá a cicatrização das feridas e criará condições favoráveis ​​ao crescimento de fungos. As partes afetadas devem ser cortadas com superfícies saudáveis ​​e tratadas com Topsin M e Funaben. O tratamento deve ser realizado em tempo seco.

Prevenção de fissuras

As medidas preventivas incluem os seguintes aspectos:

  • no outono, remova restos de plantas e folhas caídas;
  • as macieiras são devidamente alimentadas e regadas;
  • Limpe as áreas danificadas com uma faca e trate-as com sulfato de cobre.

No início da primavera, é útil realizar tratamentos preventivos com fungicidas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata