Descrição da variedade de mirtilo Chandler, instruções de plantio e cuidados

Os mirtilos são nativos da América do Norte. Lá, crescem em encostas de montanhas, várzeas de rios e vegetação rasteira. Variedades selvagens de mirtilo foram desenvolvidas, diferindo no tamanho do arbusto, na produção de frutos e na resistência à geada. Os mirtilos Chandler foram criados por cultivadores europeus há mais de 25 anos. Esta variedade foi a primeira a aparecer no mercado doméstico.

Descrição da variedade de mirtilo Chandler highbush

Se você quiser plantar uma plantação em seu jardim, primeiro familiarize-se com suas características.

Os principais prós e contras das culturas de frutas vermelhas

Jardineiros têm opiniões mistas sobre o mirtilo Chandler. Seus méritos inegáveis ​​incluem:

  • frutificação longa e estável;
  • alta produtividade;
  • resistência à geada;
  • peso, alto sabor e suculência dos frutos;
  • resistência dos frutos ao sol;
  • tecnologia agrícola simples.

Uma desvantagem significativa do mirtilo Chandler é sua baixa tolerância à seca. A falta de umidade afeta negativamente a vegetação, a produtividade e o sabor dos frutos (os frutos ficam azedos, pequenos e macios).

Os mirtilos não são adequados para transporte de longa distância e frequentemente ficam doentes.

Arbustos de Chandler

Seleção e regiões de crescimento

Esta variedade de mirtilo é cultivada em regiões com invernos rigorosos e no sul. É cultivada para fins culinários e decorativos. O arbusto permanece verde da primavera ao outono. Em meados do outono, torna-se amarelo e depois bordô brilhante. As folhas caem com a primeira neve.

Condições climáticas necessárias para o cultivo de culturas

Os mirtilos Chandler são recomendados para cultivo em regiões do sul, pois podem congelar em latitudes médias e setentrionais se não forem protegidos por um abrigo especial.

Arbusto e sistema radicular

O mirtilo é uma planta perene decídua com frutificação tardia. Atinge uma altura de 1,5 a 1,7 metros. Os brotos são fortes e crescem rapidamente. O arbusto é ramificado e extenso, com uma copa de até 1,5 metro de altura. As folhas são grandes, brancas e rosadas.

A planta possui um sistema radicular superficial e pouco desenvolvido. As raízes são fibrosas e muito finas.

Frutificação

Vamos considerar as características de frutificação da cultura.

Frutas Chandler

Floração e polinização

A variedade Chandler começa a florescer no final de junho e continua até meados de julho. A cultura é parcialmente autoestéril, por isso os agrônomos recomendam o plantio de várias variedades de mirtilo de uma só vez.

Escolha variedades com o mesmo período de floração; por exemplo, Elizabeth e Bonus combinam bem com Chandler.

Tempo de maturação e colheita

A frutificação começa no final de agosto e continua até meados do outono. Isso geralmente leva cerca de um mês e meio. Um arbusto saudável pode produzir 8 kg de mirtilos. As frutas devem ser colhidas da base do arbusto, subindo gradualmente.

Sabor e usos das frutas vermelhas

Os mirtilos são amplamente utilizados na produção de vinho, conservas, geleias, frutas cristalizadas e como guarnição de sobremesas. Muitas pessoas preferem consumi-los crus. Eles têm um sabor agridoce. São suculentos e exalam um aroma agradável.

mirtilos

Propriedades benéficas e contraindicações da fruta

Os mirtilos são benéficos para todo o corpo. São usados ​​para tratar doenças oculares, cardíacas e vasculares, bem como problemas gastrointestinais e do sistema nervoso central. As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, vitaminas e microelementos. Seu teor de fibras tem um efeito positivo na digestão.

Apesar dos seus muitos benefícios, os mirtilos não são recomendados para pessoas que sofrem de:

  • hepatite;
  • problemas com as vias biliares;
  • tendência à trombose;
  • intolerância individual ao produto.

Suscetibilidade a doenças e insetos

Mirtilos não são resistentes ao fungo Phomopsis. As áreas afetadas do caule começam a secar e as folhas rapidamente ficam amarelas e caem. Topsin pode ser usado para controlar a praga. Como medida preventiva, recomenda-se tratar os arbustos com uma mistura de hidróxido de potássio e sulfato de cobre na primavera. Rolinhos-das-folhas e besouros podem infestar os arbustos; estes podem ser controlados com Iskra e Inta-Vir.

Resistência à seca e à geada

Com cobertura adequada, a Chandler pode tolerar temperaturas de até -28 graus Celsius. A variedade é suscetível à seca e começa a dar poucos frutos.

Características do plantio no local

Para garantir que os mirtilos dêem bons frutos, vários pontos importantes devem ser observados ao plantá-los.

pouso e freio

Selecionando e preparando um local

A frutificação e o crescimento do arbusto dependem diretamente da luz solar, portanto, mesmo a sombra parcial é inaceitável. Plante a planta em uma área aberta e bem ventilada. Antes de plantar, cave a área.

Se o solo não for ácido o suficiente, trate-o com enxofre coloidal.

Solo adequado

Mirtilos preferem solo solto com areia e turfa suficientes. O pH ideal é de 3,8 a 4,8. Podem ser plantados perto de hortelã, azedinha e cavalinha. Em níveis de pH de 6 ou mais, o crescimento da planta será significativamente retardado. Chandler pode morrer em solo neutro ou alcalino.

Datas e métodos de desembarque

Existem várias maneiras de plantar a cultura.

métodos de pouso

Para o cume

Remova uma camada de 10 centímetros de terra e espalhe-a ao redor da área onde você plantará os mirtilos. Preencha o buraco resultante com areia, turfa, perlita e serragem para criar um pequeno monte. Plante a muda sobre esse monte. Cubra a área de plantio com uma camada de 10 centímetros de serragem.

Em poços especiais

Cave um buraco de 50x50 cm com 40 cm de profundidade. Forre as laterais com tecido impermeável e preencha o fundo com turfa alta, serragem de pinheiro e areia de rio na proporção de 5:1:1. Antes do plantio, é uma boa ideia fertilizar a área com húmus de pinheiro na proporção de 2 baldes por 1 m² de solo e adicionar 30 g de nitroammofoska.

Em recipientes

Escolha um recipiente largo, várias vezes maior que o sistema radicular da muda adquirida. Para encher o recipiente, escolha uma das seguintes misturas:

  • turfa de pântano alto e areia de rio (1:1);
  • turfa, solo do local e areia (1:1:1).

Misture o solo selecionado com 50 g de enxofre coloidal e mexa. Deixe a muda de molho em água por uma hora antes do plantio. Encha um terço do recipiente onde os mirtilos crescerão com solo. Se as raízes da muda estiverem emaranhadas, endireite-as delicadamente e coloque-a no vaso, completando com o restante do solo. Compacte levemente, cubra com alguns centímetros de cobertura morta e regue abundantemente.

mirtilos em recipientes

Cuidados adicionais

O mirtilo é uma planta caprichosa e, portanto, requer cuidados especiais.

Modo de rega

Regue seus mirtilos duas vezes por semana. Use 10 litros de água sedimentada por arbusto. Evite usar água fria, pois isso afetará negativamente a saúde da planta. A rega regular garantirá uma boa colheita e a formação de brotos.

Você pode usar irrigação por gotejamento: ela umedecerá bem as folhas e protegerá o arbusto dos efeitos negativos das altas temperaturas.

Sem rega, a quantidade e a qualidade dos frutos diminuirão significativamente.

Quais fertilizantes devem ser aplicados?

Os arbustos precisam ser fertilizados com nitrogênio. Aplique a primeira metade do fertilizante no início da primavera e a segunda metade durante a floração e a frutificação. Aplique o fertilizante final antes de meados de julho para garantir que os mirtilos sobrevivam adequadamente ao inverno. É melhor evitar o uso de nitratos, pois são prejudiciais. para mirtilos e solo geralmente.

fertilizantes de nitrogênio

Podando uma planta

Pode os arbustos que se espalham quando atingirem 3 a 4 anos de idade. Até lá, apenas a poda sanitária é permitida. Certifique-se de remover galhos danificados, pendentes e sem frutos, pois estes prejudicam o crescimento e o enraizamento de brotos saudáveis.

Atenção! Um arbusto adulto deve ter 6 ramos. Ao atingir 5 anos, faça uma poda de rejuvenescimento.

Tratamento preventivo do arbusto

A cultura é mais frequentemente afetada pelo cancro do caule. A doença se manifesta como pequenas manchas vermelhas que escurecem gradualmente e se tornam ovais. Eventualmente, o caule morre. Existem várias maneiras de prevenir a doença:

  • não plante mirtilos em solo encharcado;
  • Não use nitrogênio em excesso.

Corte e queime os caules afetados. Trate o arbusto com uma solução de 0,2% de Euparen e Topsin. Borrife a planta três vezes seguidas por semana antes da floração e repita após a colheita.

A calda bordalesa é adequada para prevenção: borrife os arbustos com ela antes que as folhas apareçam e depois que elas caírem.

Cobertura morta e afrouxamento dos canteiros

Você pode cobrir a planta com feno, turfa, areia, serragem, folhas e palha. Certifique-se de cobrir os arbustos para protegê-los de flutuações de temperatura, doenças e pragas. A cobertura morta melhora a fertilidade do solo, torna-o mais solto e ajuda a reter a umidade.

Cobertura morta nas camas

Especialistas recomendam o uso de serragem para esse fim, por ser a mais durável. A camada de cobertura morta deve ter 10 cm de espessura.

Aplique a primeira cobertura morta após o plantio dos arbustos em seu local permanente. As coberturas subsequentes devem ser feitas conforme necessário, reduzindo a camada para 5 cm.

Transferir

Se precisar replantar um arbusto frutífero maduro, certifique-se de cavar o solo primeiro e verificar o pH. É melhor replantar a planta em um poço especial (descrito acima).

Preparando-se para o período de inverno

Apesar da resistência à geada, em regiões com climas rigorosos, recomenda-se cobrir os mirtilos com um pano leve ou estopa. É importante usar um tecido respirável. Em seguida, cubra-os com uma camada de neve.

Métodos de reprodução

O mirtilo Chandler é propagado de duas maneiras.

propagação de mirtilo

Sementes

Colete sementes de frutos maduros e de alta qualidade. Seque as sementes separadas e plante-as em covas rasas no outono. À medida que a planta cresce, ela precisa de capina, rega e fertilização regulares. Em seguida, transplante o arbusto jovem para o local permanente previamente preparado.

Estacas

Comece a se preparar para este método de propagação em novembro. Separe as mudas da planta-mãe, coloque-as na areia e mantenha-as em local fresco. Com os devidos cuidados, elas se tornarão mudas viáveis ​​em 24 meses. Plante as mudas em solo aberto preparado. Os primeiros frutos aparecerão em 12 meses.

Avaliações de jardineiros sobre a variedade Chandler

Jardineiros elogiam os mirtilos. Muitos destacam sua excelente frutificação, facilidade de cuidado e resistência à geada. Jardineiros que tentam cultivar a cultura em escala industrial dizem que é difícil e pouco lucrativo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata