- Histórico de seleção
- Descrição e características da variedade
- Altura de uma árvore adulta
- Período de floração e maturação
- Produtividade
- Transportabilidade
- Resistência à seca
- Resistência à geada
- Aplicações de bagas
- Polinizadores
- Vinca
- Amadurecimento precoce
- Valéry Chkalov
- Bigaro Burlat
- Vantagens e desvantagens
- Como plantar
- Prazos recomendados
- Escolhendo um local
- Preparando a cova de plantio
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Requisitos para vizinhos
- Diagrama de plantio
- Características de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura e fertilização
- Formação da coroa
- Primeiro ano
- Segundo
- Terceiro
- Quarto
- Quinto
- Cal
- Poda sanitária
- Pulverização
- Preparando-se para o inverno
- Capina e afrouxamento
- Doenças e pragas
- Moniliose
- Mancha marrom
- Pulgão
- Ácaro da fruta
- Reprodução da cultura
- De sementes
- Estacas
- Camadas
- Colheita e armazenamento
A variedade de cereja amarela Priusadebnaya é um grande presente dos criadores russos para jardineiros, agricultores e horticultores. Graças ao seu amadurecimento muito precoce, esta variedade abre a temporada de frutas vermelhas todos os anos. Esta cereja híbrida se caracteriza por sua capacidade de autopolinização e tolerância a baixas temperaturas, possibilitando o cultivo de árvores frutíferas mesmo nas condições adversas das regiões do norte.
Histórico de seleção
A variedade cereja foi desenvolvida e obtida no final dos anos 90 do século passado por biólogos russos do Instituto de Pesquisa Michurin.
A nova variedade híbrida foi desenvolvida utilizando a cereja Zolotaya Loshitskaya e a cultivar de frutas Leningradskaya Krasnaya. Após a primeira colheita, as sementes da nova variedade híbrida foram tratadas com partículas neurais, o que resultou na aquisição de propriedades e características únicas.
A cereja amarela Priusadebnaya rapidamente ganhou popularidade entre jardineiros e agricultores e agora é cultivada em várias zonas climáticas da Rússia e países vizinhos.
Descrição e características da variedade
Para cultivar uma cerejeira saudável e frutífera, você precisa ter informações completas sobre suas características e propriedades.

Altura de uma árvore adulta
As cerejeiras sempre foram conhecidas por seu porte alto, e a Priusadebnaya Yellow não é exceção. Sem a poda e o corte da copa em tempo hábil, a árvore pode atingir mais de 5 metros de altura, complicando significativamente a manutenção e a colheita dos frutos maduros.
Período de floração e maturação
A safra de frutas vermelhas entra na fase de floração no início de maio. Grandes flores brancas aparecem nos ramos do buquê.
O amadurecimento das cerejas amarelas brilhantes depende das condições climáticas da região onde a cultura híbrida é cultivada. Nas regiões do sul, as cerejas são colhidas nos primeiros dez dias de junho. Em climas temperados, as bagas amadurecem no final do mês.
Importante! A variedade de cereja amarela Priusadebnaya começa a dar frutos no sexto ano de cultivo ao ar livre.
Produtividade
Esta frutífera é conhecida por sua alta produtividade. Com os devidos cuidados e condições climáticas favoráveis, uma única cerejeira pode render até 30 a 35 quilos de frutos maduros e saudáveis.

Transportabilidade
Cerejas suculentas, doces e ácidas são cobertas por uma casca grossa, o que permite que a colheita da cereja seja transportada por longas distâncias sem danificar a fruta.
Resistência à seca
Em áreas com climas quentes e secos, as culturas frutíferas exigem medidas adicionais de irrigação.
Resistência à geada
A resistência a baixas temperaturas e geadas primaveris é um dos atributos mais fortes da cerejeira amarela Priusadebnaya. As árvores sobrevivem facilmente a temperaturas de até -25 °C (-25 °F) e, com os devidos cuidados e preparação para o inverno, a temperatura crítica pode atingir de -30 °C (-22 °F) a -35 °C (-32 °F).
Aplicações de bagas
As cerejas amarelas contêm um alto teor de ácidos e nutrientes benéficos. São recomendadas para consumo fresco. Também podem ser congeladas, secas ou usadas para fazer geleias e conservas.

As cerejas são frequentemente usadas para fazer sucos, compotas, sobremesas e assados. Também são utilizadas comercialmente na produção de doces e laticínios, incluindo iogurtes deliciosos e saudáveis.
Observação: a variedade de cereja amarela Priusadebnaya é considerada um produto dietético que não causa reações alérgicas.
Polinizadores
A forma híbrida da árvore frutífera, "Priusadebnaya Yellow", é capaz de autopolinização. No entanto, para garantir uma colheita abundante e de alta qualidade, recomenda-se plantar variedades de cerejeira com períodos de floração e frutificação semelhantes nas proximidades.
Vinca
Esta variedade, desenvolvida por criadores ucranianos, é resistente a baixas temperaturas e raramente afetada por doenças fúngicas. Os frutos são vermelho-escuros, pesando até 7 gramas, com polpa suculenta e doce. A maturação ocorre na segunda quinzena de junho.

Amadurecimento precoce
Os primeiros frutos da variedade de cereja Skorospelka são colhidos já no final de maio. Esta variedade tolera bem as oscilações de temperatura no inverno, tornando-a adequada para cultivo em regiões com amplas variações climáticas.
Valéry Chkalov
Uma variedade de cereja produtiva e de amadurecimento precoce. Os frutos são grandes, pesando até 8 gramas, com polpa suculenta e doce. Uma única árvore rende mais de 50 quilos de frutos maduros.
Bigaro Burlat
Esta variedade de frutas de alto rendimento foi desenvolvida por criadores franceses, mas se consolidou com sucesso em jardins por toda a Rússia e países vizinhos. Os frutos vermelhos têm sabor adocicado e polpa suculenta e amadurecem em meados de junho. Uma única árvore rende até 100 quilos de frutos maduros.

Vantagens e desvantagens
Cada cultura de frutas híbridas tem muitas vantagens, mas não se deve esquecer das desvantagens que podem se tornar um obstáculo ao cultivar e cuidar das cerejas.
Vantagens:
- Frutificação anual e alto rendimento.
- Amadurecimento precoce dos frutos.
- Alto limiar de resistência ao congelamento.
- As árvores raramente são suscetíveis a doenças fúngicas.
- Os frutos maduros não racham e não caem dos galhos do buquê.
- Excelente sabor e linda apresentação dos frutos silvestres.
Importante! As vantagens desta variedade incluem o alto teor de ácidos benéficos e vitaminas nos frutos maduros.
As desvantagens incluem baixa tolerância à alta umidade e ataques frequentes de moscas-das-cerejas nas frutas.

Como plantar
As principais condições para o cultivo de cerejas saudáveis e frutíferas são observar as datas de plantio e escolher o terreno certo.
Prazos recomendados
Em latitudes temperadas e meridionais, o plantio é recomendado no outono, de 4 a 6 semanas antes da primeira geada. Em regiões com invernos precoces, as cerejeiras são transplantadas para o exterior na primavera.
Escolhendo um local
As cerejeiras devem ser plantadas em áreas planas e ensolaradas, protegidas dos ventos do norte e de correntes de ar fortes. As cerejeiras não prosperam em terras baixas ou solos pantanosos, e a distância até o lençol freático deve ser de pelo menos 2,5 a 3 metros. As cerejeiras preferem solo chernozem leve e solto, com acidez e umidade neutras.
Dica! Se o solo da região for predominantemente ácido, misture-o com uma quantidade generosa de cal ou cinzas de 6 a 8 meses antes do plantio.

Preparando a cova de plantio
4 a 6 semanas antes do plantio planejado das mudas, a terra é arrumada e covas de plantio são cavadas:
- O solo é cuidadosamente escavado, removendo todos os detritos e ervas daninhas ao longo do caminho.
- A área é solta, o solo é misturado com húmus, matéria orgânica e um complexo mineral equilibrado.
- No local preparado, são cavados buracos de plantio, com 60 a 80 centímetros de profundidade e largura.
- A distância entre as plantações é deixada de 2 a 3 metros, entre fileiras de 4 a 5 metros.
- Uma camada de drenagem de pequenas pedras e areia é colocada no fundo dos buracos, mistura de solo fértil é despejada por cima e a planta é regada generosamente.
Uma estaca de suporte é colocada em cada buraco de plantio.
Como selecionar e preparar material de plantio
Recomenda-se comprar mudas de cerejeiras híbridas varietais somente de viveiros confiáveis.
Plantas de dois a três anos se estabelecem e enraízam melhor. As mudas são inspecionadas quanto a danos, apodrecimento e crescimento de fungos. As raízes estão bem umedecidas e livres de brotos quebrados ou danificados. Brotos ou folhas verdes são essenciais no caule principal.

Antes do plantio em terreno aberto, as mudas são colocadas em água morna e sedimentada por 6 a 8 horas e, em seguida, as raízes são tratadas com uma solução de manganês.
Requisitos para vizinhos
O crescimento, o desenvolvimento e a frutificação das cerejeiras dependem de uma rotação adequada de culturas. Não é recomendado plantar damascos, maçãs, framboesas, groselhas e peras perto de cerejeiras. No entanto, cerejeiras e ameixeiras são excelentes vizinhas para esta frutífera.
Recomenda-se plantar ervas melíferas, hortelã, erva-cidreira, prímulas, alho ou cebola sob as árvores.
Observação: o alho e a cebola têm propriedades antissépticas, limpando o solo de fungos, vírus e parasitas, e muitas pragas não gostam do cheiro de hortelã.
Diagrama de plantio
No dia do plantio, os rizomas das mudas são podados, deixando apenas os ramos mais desenvolvidos e longos:
- A muda é colocada no meio do buraco de plantio.
- As raízes são distribuídas uniformemente no buraco e cobertas com solo fértil.
- O solo sob a árvore é compactado e completamente regado.
- A muda é amarrada a um suporte.
Após a conclusão das atividades de plantio, o círculo do tronco da árvore é coberto com húmus ou grama seca.
Características de cuidado
A qualidade e a quantidade da colheita dependem do cuidado oportuno e adequado da cerejeira amarela Priusadebnaya.
Modo de rega
As árvores frutíferas são regadas de 3 a 4 vezes ao longo da estação de crescimento. A primeira rega intensa é feita antes da floração, com até 15 baldes de água aplicados sob cada árvore adulta. A próxima rega ocorre quando os brotos dos frutos começam a se formar. A última rega é feita no outono, com até 100 a 120 litros de água aplicados sob as árvores.
Importante! Em regiões de clima árido, as cerejeiras precisam de rega adicional e, durante períodos prolongados de chuva, a rega deve ser evitada completamente.
Cobertura e fertilização
Como qualquer cultura frutífera, as cerejas exigem alimentação e fertilizantes adicionais.
No início da primavera, matéria orgânica é adicionada ao solo. Antes da floração e durante a frutificação, as árvores são alimentadas com um complexo mineral contendo fósforo e potássio. Com a aproximação do outono, o solo é misturado com húmus, esterco e fertilizantes minerais complexos.
Formação da coroa
Esta árvore de crescimento rápido requer poda anual para manter sua forma. Esse trabalho é realizado no início da primavera, antes do início da estação de crescimento.

Primeiro ano
No primeiro ano de crescimento, o topo da muda é cortado até o nível de 6-7 brotos no condutor.
Segundo
No segundo ano de crescimento em campo aberto, a árvore desenvolve seus primeiros ramos esqueléticos. Para isso, 3 a 4 dos brotos mais saudáveis e fortes são deixados no tronco, e o restante é removido. O topo do tronco é aumentado em 4 a 5 gemas.
Terceiro
No terceiro ano de crescimento em campo aberto, forma-se um segundo nível de ramos esqueléticos, deixando de 3 a 4 brotos laterais em cada ramo esquelético. Todos os ramos e brotos restantes são podados.
Quarto
No início da quarta estação, uma terceira fileira de ramos esqueléticos é plantada nos brotos. Os ramos devem ser direcionados para cima, em um ângulo de 45 graus em relação ao tronco principal.
Quinto
A quinta estação é a última, quando a copa da árvore é formada e nivelada.
Cal
Uma solução de cal ou giz é usada para caiar o tronco e os galhos esqueléticos. A caiação protege as árvores frutíferas de doenças, pragas, queimaduras causadas pelo frio e queimaduras solares.

Poda sanitária
A poda sanitária das árvores é realizada na primavera e no outono, removendo galhos e brotos deformados, quebrados, danificados e com crescimento anormal. Também é recomendável remover qualquer vegetação rasteira que interfira no crescimento e desenvolvimento da árvore.
Pulverização
A pulverização preventiva das cerejeiras é realizada na primavera, antes da abertura dos brotos, e no final do outono, usando pesticidas químicos e biológicos.
Preparando-se para o inverno
Mudas jovens precisam de preparação cuidadosa para o inverno. Uma estrutura é construída sobre as árvores, coberta com uma fibra especial e coberta com galhos de abeto.
Árvores maduras são regadas generosamente, o círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de húmus e com galhos de abeto.
O tronco é envolto em estopa e rede para proteger contra roedores e pequenos animais.
No início da primavera, as coberturas são removidas das plantas.

Capina e afrouxamento
As ervas daninhas são as principais portadoras de insetos nocivos, esporos de fungos e vírus. Portanto, a capina e a remoção do solo ao redor dos troncos das árvores são realizadas várias vezes por estação, combinadas com rega e fertilização.
Doenças e pragas
Condições climáticas desfavoráveis e cuidados inadequados com as fruteiras muitas vezes causam o desenvolvimento de doenças e provocam ataques de pragas.
Moniliose
A infecção fúngica se espalha rapidamente e pode destruir não apenas a plantação, mas também a própria árvore. Manifesta-se pelo escurecimento e ressecamento das partes aéreas da planta. Uma camada putrefativa aparece nos frutos.
Fungicidas balanceados e biopreparações à base de cobre são usados para prevenção e tratamento.
Mancha marrom
A doença se manifesta como manchas marrons nas folhas. As folhas secam e caem. Solução de sulfato de cobre e fungicidas são usados para tratamento e prevenção.

Pulgão
A praga aparece no início da primavera, alimenta-se da seiva das folhas novas e depois chega aos ovários das bagas.
Para tratamento e prevenção, são utilizados preparados à base de inseticidas, além de métodos tradicionais de controle de pulgões.
Ácaro da fruta
A praga se alimenta do suco das folhas e frutos, o que acaba levando à necrose e à morte das lâminas foliares e das plantações.
Para combater a praga, são utilizados agentes de controle químico e biológico.
Reprodução da cultura
Para obter mudas jovens, costuma-se utilizar métodos vegetativos de propagação de fruteiras.
De sementes
A cerejeira híbrida amarela Priusadebnaya foi desenvolvida ao longo de anos de pesquisa por biólogos. Portanto, quando propagada por sementes, a árvore frutífera não retém suas qualidades e características varietais.

Estacas
Para obter novas mudas de cerejeira, um broto forte e saudável é podado de uma planta adulta no início do verão e dividido em seções iguais contendo brotos ou folhas. As mudas são plantadas em recipientes com solo fértil. No outono, as mudas terão enraizado e se tornado fortes, então são transferidas para covas de plantio separadas.
Camadas
Para A alporquia pode ser usada para propagar cerejas.Para isso, selecione um broto forte de uma árvore madura e faça um corte circular de dois lados na casca, no centro. O corte é tratado com um estimulante de crescimento radicular e envolto em filme plástico com solo fértil, fixado firmemente com fita adesiva ou fita isolante. No outono, o filme é removido e o broto enraizado é cortado da planta-mãe e plantado em um buraco separado.
Colheita e armazenamento
Não é recomendado deixar cerejas maduras na videira por muito tempo. A colheita ocorre assim que amadurecem. As cerejas são colhidas com os talos intactos, o que permite que permaneçam firmes e mantenham seu sabor e aparência por muito tempo.











