- Histórico de seleção
- Descrição e Características
- Características da variedade
- Resistência à seca
- Polinização
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Produtividade e frutificação
- Aplicações de bagas
- Resistência a doenças e pragas
- Altura de uma árvore adulta
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Polinizadores
- Pérola rosa
- Eu coloquei
- Tyutchevka
- Raditsa
- Ciúme
- Bryansk rosa
- Como plantar
- Prazos recomendados
- Escolhendo um local
- Preparação do local
- Como escolher e preparar uma muda
- Requisitos para vizinhos
- Plantas de mel
- Árvores e arbustos com frutas de caroço
- Não é adequado para crescer junto
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Capina e afrouxamento
- Poda sanitária
- Formação da coroa
- Cobertura superior
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
A variedade de cereja Ovstuzhenka é o resultado de anos de trabalho de criadores russos. Esta variedade se caracteriza pelo amadurecimento precoce dos frutos e pelo porte pequeno da árvore, o que a torna mais fácil de cuidar e colher. Sua maior resistência à geada permite que seja cultivada em climas mais frios.
Histórico de seleção
A variedade híbrida de cereja Ovstuzhenka foi desenvolvida no Instituto de Pesquisa Lupin no final do século passado pelo principal criador e renomado cientista M. V. Kanshina.
Para criar a nova forma híbrida, um Cereja Veniaminova compacta e variedade Leningradskaya Black.
Em 2001, os testes de variedades foram concluídos e a nova forma híbrida foi incluída nos registros estaduais de fruticulturas.
De seus ancestrais, a variedade híbrida adquiriu uma forte imunidade natural a doenças fúngicas e virais, alta resistência à geada e alto rendimento.
Descrição e Características
A principal diferença entre a cerejeira Ovstuzhenka e suas parentes é o tamanho diminuto da árvore, o que permite que ela seja cultivada até mesmo no espaço limitado de um pequeno terreno de jardim.
As lâminas das folhas são grandes, ovais, com bordas serrilhadas e ponta pontiaguda, em tons de verde intenso.

Os frutos maduros são de cor bordô escuro, pesam até 7 gramas, têm polpa suculenta e doce e um pequeno caroço que se separa facilmente da polpa.
Importante! As cerejas são cobertas por uma casca densa, porém fina, que não racha mesmo em alta umidade.
Características da variedade
Graças a muitos anos de trabalho dos criadores, o novo híbrido adquiriu excelentes características varietais.
Resistência à seca
A cerejeira Ovstuzhenka foi criada para cultivo em climas temperados da Rússia central, portanto, sua tolerância à seca é média. No entanto, as árvores de frutos silvestres sobrevivem facilmente às geadas de inverno. As especificações indicam que a cerejeira Ovstuzhenka pode sobreviver a temperaturas de até -35 graus Celsius.
De acordo com jardineiros e produtores de vegetais, árvores com isolamento adicional podem suportar geadas de até -45 graus.
Polinização
A variedade Ovstuzhenka não possui a capacidade de autopolinização completa. Sem os vizinhos certos, apenas 6 a 10% dos ovários são fertilizados, o que afeta negativamente a frutificação e a produtividade.
Importante! Variedades de cerejeira com períodos de floração e frutificação semelhantes devem ser usadas como polinizadoras.
Período de floração
A forma híbrida da fruta de caroço entra na fase de floração na primeira quinzena de maio. Inflorescências de 3 a 4 flores surgem nos ramos do buquê. O período de floração não dura mais de 10 dias.
Tempo de maturação
O amadurecimento completo das cerejas depende dos cuidados e das condições climáticas da região onde são cultivadas. Nas regiões do sul, as frutas estão prontas para consumo já em meados de junho, enquanto nas latitudes do norte, a maturação ocorre na segunda dezena de julho.
Produtividade e frutificação
A primeira colheita ocorre na quarta ou quinta temporada de cultivo de cerejas em campo aberto. Uma única planta rende de 15 a 30 quilos de frutas. Na produção industrial, um hectare de terra rende entre uma e 20 toneladas de frutas maduras.
Aplicações de bagas
A forma híbrida Ovstuzhenka é classificada como uma variedade frutífera universal. As bagas são recomendadas para consumo fresco ou processado.

Frutas maduras são usadas para fazer sucos, néctares ricos, geleias e doces, compotas, secas ou congeladas.
Donas de casa experientes usam frutas vermelhas para fazer licores e licores caseiros.
Importante! As cerejas são ricas em um conteúdo único de vitaminas e nutrientes essenciais para estabilizar as funções do corpo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade de cereja Ovstuzhenka desenvolveu imunidade reforçada à coccomicose, clasterosporiose e moniliose. O cuidado adequado com esta frutífera reduz significativamente o risco de ataques de pragas.
Altura de uma árvore adulta
Uma árvore madura não cresce mais do que 2,5-3 metros, com uma copa exuberante e arredondada que requer desbaste anual.
Vantagens e desvantagens da variedade
Para evitar erros ao cultivar e cuidar da variedade de cereja Ovstuzhenka, é importante entender todos os prós e contras possíveis desta fruta híbrida de caroço.

Vantagens:
- Altas taxas de rendimento.
- Sabor de sobremesa e uso versátil de frutas vermelhas.
- Capacidade de sobreviver em baixas temperaturas.
- Datas de colheita antecipada.
- Aumento da imunidade a algumas doenças e pragas.
- O tamanho compacto da árvore facilita o cuidado com a planta e a colheita.
- Estabilidade da frutificação.
- Longa vida útil de armazenamento da colheita, o que permite o transporte de frutas por longas distâncias.
Outra vantagem desta variedade é a sua despretensão em termos de condições de cultivo e cuidados posteriores.
Imperfeições:
- Para obter uma colheita grande e de alta qualidade de frutas, são necessários vizinhos polinizadores.
- As árvores não toleram bem as geadas recorrentes da primavera se elas ocorrerem durante o período de floração.
Importante! Os polinizadores devem estar localizados a no máximo 50 metros de Ovstuzhenka.
Polinizadores
Os polinizadores mais adequados para cerejeiras híbridas são variedades com períodos de floração semelhantes.
Pérola rosa
Uma variedade híbrida de cereja com frutos grandes e rosados, pesando até 7 gramas. Esta fruta tolera facilmente as geadas de inverno em climas temperados e tem maior imunidade a certas doenças e pragas.

Eu coloquei
Esta variedade compacta de cerejeira cresce até 3-3,5 metros, com uma coroa alongada e frutos grandes, pesando até 9 gramas. Tolera bem as oscilações de temperatura e é altamente resistente ao calor e a certas doenças. Uma única árvore de frutos maduros produz até 40 kg de frutos maduros.
Tyutchevka
Esta variedade híbrida é resistente a baixas temperaturas e infecções fúngicas. Os frutos são grandes, pesando até 7 gramas, vermelho-escuros, com polpa suculenta e doce. Uma única árvore produz até 40 quilos de frutos.
Raditsa
Árvores compactas são fáceis de cultivar, mesmo em espaços limitados. Esta variedade de maturação precoce é tolerante à temperatura e produz altos rendimentos.
Ciúme
Esta variedade híbrida apresenta alto rendimento, adapta-se facilmente a baixas temperaturas e raramente é afetada por fungos e vírus. Os frutos são grandes, pesando até 8 gramas, de cor bordô escuro, com polpa suculenta e agridoce.

Bryansk rosa
Uma variedade de cereja resistente à geada, com excelente imunidade natural a doenças fúngicas. Os frutos são grandes, pesando até 6 gramas, suculentos e doces, com casca fina e densa, de cor rosada.
Como plantar
A escolha do local correto para o plantio e o cumprimento dos prazos de execução dos trabalhos são requisitos básicos para o crescimento e desenvolvimento das cerejeiras.
Prazos recomendados
O momento do plantio depende da região onde as árvores frutíferas crescem. Em latitudes mais ao sul, o plantio é planejado para o outono.
Em climas do norte, as cerejas são plantadas na primavera, assim que o solo aquece até +12 graus.
Escolhendo um local
Para plantar a cerejeira Ovstuzhenka, escolha locais ensolarados e secos, protegidos de correntes de ar e rajadas de ventos do norte. Evite plantar cerejeiras onde o nível do lençol freático esteja a menos de 2,5 metros da superfície do solo, ou em terras baixas ou áreas pantanosas. Um local ligeiramente elevado com exposição ao sul ou sudoeste é uma excelente escolha.

Preparação do local
O terreno para o plantio de árvores frutíferas é preparado com antecedência. As cerejeiras preferem solo solto e fértil, com pH e umidade neutros.
Preparação do local:
- 4 a 6 semanas antes do trabalho planejado, a área é escavada, as ervas daninhas são removidas e o solo é solto.
- Areia e húmus são adicionados ao solo argiloso, e o solo arenoso é diluído com turfa e uma pequena quantidade de argila.
- O solo é diluído com esterco e húmus, e substâncias minerais balanceadas são adicionadas.
- No local preparado, são cavados buracos de plantio de até 70 centímetros de profundidade e largura.
- A distância entre covas de plantio é deixada de 2,5 a 3 metros, entre fileiras de até 4 metros.
Importante! Misture solo altamente ácido com cal ou cinzas. Este trabalho deve ser realizado de 4 a 6 meses antes do plantio planejado das cerejeiras.
Como escolher e preparar uma muda
O rendimento e a frutificação futuros de uma árvore dependem da qualidade da muda. Mudas híbridas são adquiridas em viveiros especializados ou centros de jardinagem. Atenção especial é dada aos rizomas da planta. As raízes estão bem hidratadas, livres de partes quebradas, doentes ou danificadas, e livres de mofo ou crescimento de fungos. O tronco da muda é reto, com brotos ou folhas maduras.

Um dia antes de serem transferidas para as covas de plantio, as mudas são colocadas em recipientes com argila e água e depois tratadas com um agente antibacteriano.
Requisitos para vizinhos
O crescimento, o desenvolvimento e a saúde das frutas dependem dos vizinhos certos.
Plantas de mel
Para aumentar a frutificação, plantas melíferas que atraem abelhas são plantadas sob as árvores, como hortelã, trevo doce, tomilho e erva-cidreira.
Árvores e arbustos com frutas de caroço
As cerejeiras prosperam com qualquer variedade de cerejeira ou ameixa. As árvores de frutas vermelhas também prosperam com uvas, sabugueiros e sorveiras.
Importante! Ao plantar árvores frutíferas e arbustos de caroço, é fundamental manter o espaçamento adequado entre as plantações. As plantas maduras não devem bloquear a luz solar que atinge a plantação de frutas.
Não é adequado para crescer junto
Muitas árvores frutíferas e arbustos representam uma ameaça às cerejeiras devido a doenças e pragas semelhantes.

Beladona
As hortaliças da família das solanáceas costumam ser portadoras de doenças fúngicas e virais perigosas para as cerejeiras. Portanto, não é recomendado plantar tomates, berinjelas, pimentões e girassóis perto de fruteiras.
Groselhas, framboesas, groselhas
A maioria dos arbustos de frutas vermelhas possui rizomas fortes e desenvolvidos, que drenam os nutrientes e vitaminas necessários para o crescimento e desenvolvimento da cerejeira. As framboesas, por outro lado, costumam ser portadoras de doenças e pragas perigosas para as árvores de frutas vermelhas.
Espinheiro-marinho
Sistema radicular o espinheiro-marinho esgota o soloPortanto, cerejeiras plantadas ao lado de espinheiro-marítimo secam e morrem rapidamente.
Diagrama de plantio
No dia do plantio em campo aberto, os rizomas das mudas são podados, deixando apenas galhos longos e desenvolvidos:
- Uma estaca de suporte é colocada no buraco de plantio preparado e um monte de solo fértil é despejado.
- Uma muda é colocada no topo do monte.
- As raízes são cuidadosamente distribuídas no buraco e cobertas com terra.
- O solo sob a árvore plantada é compactado e completamente umedecido.
- A muda é amarrada a um suporte.

Dica! Após concluir o trabalho, cubra a área do tronco da árvore com uma mistura de turfa e serragem ou húmus.
Instruções de cuidado
Para obter uma colheita anual abundante e de alta qualidade, a cereja híbrida Ovstuzhenka requer rega, fertilização adicional e poda sanitária e formativa oportuna.
Modo de rega
As árvores frutíferas são regadas de 4 a 5 vezes ao longo da estação. A rega é especialmente importante durante a floração e o amadurecimento das frutas. Até 10 baldes de água são despejados sob uma planta adulta e um pouco menos sob árvores jovens.

Durante as secas, a rega é aumentada; durante períodos de chuvas prolongadas, o trabalho de irrigação é completamente abandonado.
Capina e afrouxamento
As ervas daninhas não só roubam nutrientes e vitaminas do solo, como também carregam insetos e doenças perigosas para as árvores frutíferas. Por isso, a área do tronco da árvore é capinada e completamente solta várias vezes por estação. Esse trabalho é combinado com irrigação e fertilização. Soltar o solo ajuda a enriquecer os rizomas com oxigênio e minerais essenciais.
Poda sanitária
A poda sanitária das árvores é recomendada antes do início da estação de crescimento ou no final do outono, antes do início do tempo frio. Galhos e brotos velhos, deformados, danificados, quebrados e danificados pela geada são removidos das cerejeiras.

Formação da coroa
Durante os primeiros 3 anos de crescimento da árvore em campo aberto, a poda formativa é realizada anualmente:
- No primeiro ano, 3-4 ramos são deixados na muda, o resto é completamente cortado.
- Durante a segunda estação de crescimento da cerejeira, os galhos e o condutor são cortados em 10-15 centímetros, deixando 2-3 brotos nos galhos laterais.
- No terceiro ano de crescimento, a cerejeira também é podada, mas vários brotos também são deixados nos galhos do segundo nível.
Nas estações seguintes, a árvore passa apenas por podas sanitárias e rejuvenescedoras.
Cobertura superior
Se as mudas foram plantadas de acordo com todas as regras, a primeira alimentação é realizada apenas no 3º ou 4º ano de crescimento da cerejeira.
Com a chegada da primavera, matéria orgânica é adicionada ao solo. Durante a floração e a formação dos frutos, as cerejeiras são alimentadas com complexos de fósforo e potássio. No outono, o solo é misturado com húmus, turfa e matéria orgânica.
Preparando-se para o inverno
A forma híbrida tem alta tolerância a baixas temperaturas. Árvores maduras não necessitam de isolamento adicional, mas a parte inferior do tronco deve ser protegida de danos causados por pequenos animais e roedores.
No final do outono, as árvores são generosamente regadas, o solo ao redor das plantas é coberto com uma espessa camada de composto, o tronco é tratado com cal e coberto com tela ou feltro.

Também é recomendável isolar árvores jovens com fibra especial ou estopa.
Dica! Assim que a primeira neve cair, remova os montes de neve profundos sob as plantas. Isso fornecerá isolamento natural para os rizomas.
Proteção contra doenças e pragas
A cerejeira Ovstuzhenka herdou boa imunidade a algumas doenças fúngicas de suas variedades progenitoras, mas o tratamento preventivo das árvores contra pragas e doenças é realizado duas vezes por ano.
Na primavera, as árvores são pulverizadas com inseticidas e fungicidas. No final do outono, antes do início do frio, as plantas também são tratadas com pesticidas químicos e biológicos.
Colheita e armazenamento
A colheita da cereja Ovstuzhenka depende das condições climáticas da região de cultivo. Em climas do sul, as bagas amadurecem em meados de junho; em climas temperados, as cerejas são colhidas no final de junho.
Para prolongar a vida útil das cerejas, as frutas são colhidas da árvore com os talos. Isso evita que o suco vaze, e as frutas podem ser armazenadas por até 10 a 12 dias sem perder o sabor ou a aparência.











