- O alho deve ser amarrado?
- Princípio do método
- Quando realizar o procedimento
- Para alho-poró
- Para culturas de inverno
- É necessário amarrar as folhas depois de quebrar os brotos?
- Instruções passo a passo para amarrar
- Cuidados pós-procedimento
- Regras de Colheita
- Quando você deve aparar depois de removê-lo do solo?
- Topos
- Raízes
- Ferramentas de poda
- Erros, consequências e como evitá-los
Muitos jardineiros se perguntam quando e como amarrar folhas de alho, e se isso é necessário. As opiniões divergem sobre o assunto. Nenhum desses procedimentos foi testado ou comprovado cientificamente, portanto, a decisão de realizar esse procedimento cabe ao produtor. A amarração das folhas é realizada no final da estação de crescimento, sete dias antes da colheita. Acredita-se que esse procedimento melhora a qualidade dos bulbos e aumenta a produtividade.
O alho deve ser amarrado?
As folhas de alho são amarradas antes da colheita. Há diversas opiniões sobre o assunto. Muitos se perguntam por que e se isso é necessário. Alguns jardineiros acreditam que isso ajuda a fortalecer as cabeças de alho e aumenta a produtividade, enquanto outros acreditam que esse procedimento é prejudicial à planta, e outros ainda acreditam que não afeta a produtividade e é prejudicial ao alho.
Princípio do método
A formação de folhas no alho estimula a formação de raízes. Toda a energia que a planta gastou na formação dos brotos é agora dedicada à formação dos frutos. Este procedimento é realizado de 5 a 7 dias antes da colheita. Durante esse período, os dentes aumentam de tamanho e número, absorvendo mais nutrientes.
Quando realizar o procedimento
O procedimento é realizado em épocas diferentes para cada variedade de alho. Há variedades de primavera e de inverno. As variedades de primavera são plantadas na primavera e amadurecem no final de agosto. As variedades de inverno são plantadas no outono, e os bulbos são arrancados em meados do verão. Este procedimento é mais difícil de realizar em escala industrial, mas em jardins particulares não leva muito tempo.

Para alho-poró
O alho-poró amadurece no final de agosto. Portanto, as folhas são colhidas por volta do dia 10 do último mês do verão. Se as folhas atingirem 35 cm de altura, faça um nó; se forem mais altas, faça dois nós. Use luvas durante esse processo, pois os brotos da planta são grossos e podem cortar suas mãos. As folhas são reunidas em um maço e amarradas com um nó. Elas também são trançadas em uma trança, semelhante a uma trança de cabelo, e amarradas na ponta.
Importante! Os nós são apertados para que não possam ser desfeitos.
Para culturas de inverno
O alho de inverno é propenso a espigar. Portanto, as folhas são formadas de acordo com o crescimento dos brotos. As folhas são formadas quando estão totalmente eretas. Use luvas grossas para evitar machucar as mãos ao manusear os brotos. Apare os brotos em ângulo com uma tesoura. Forme um maço de folhas e dê um nó bem apertado. Você também pode trançar o maço com um nó na ponta. Os brotos são aparados com uma ferramenta, não arrancados à mão, para evitar interromper o desenvolvimento da planta.

É necessário amarrar as folhas depois de quebrar os brotos?
A poda dos caules melhora o rendimento da cultura. Este procedimento é obrigatório. As opiniões divergem quanto ao desenvolvimento das folhas. Alguns jardineiros afirmam que isso fortalece as raízes e estimula sua formação.
Outros jardineiros acreditam que a planta já está sofrendo estresse após a remoção dos caules, e que amarrar as folhas piora sua condição.
Importante! O processo de ligação das folhas de alho não foi estudado por cientistas e não tem benefícios comprovados.
Instruções passo a passo para amarrar
Os brotos de alho são amarrados de acordo com um algoritmo específico, que deve ser seguido para não atrapalhar o desenvolvimento vegetativo das plantas:
- Três semanas antes da colheita, um arbusto é desenterrado para determinar a maturação da fruta.
- As cascas dos cravos devem ficar bem ajustadas, e os cravos em si devem permanecer densos.
- Use luvas grossas nas mãos, pois as folhas são grossas e afiadas e podem causar cortes nas mãos.
- Use uma tesoura para cortar as flechas em ângulo.
- As folhas são reunidas em um maço.
- Faça 1-2 nós ou faça uma trança com um nó na ponta.
- O nó deve ser amarrado firmemente para que não possa se desfazer sob a influência do vento e outros fatores.

Cuidados pós-procedimento
Após esse procedimento, o solo entre as fileiras e ao redor das raízes da planta é solto com uma enxada. A enxada é inserida alguns centímetros no solo e levantada suavemente. A área ao redor do caule é ligeiramente exposta para facilitar o monitoramento da maturidade dos bulbos. Quando forem desenterrados, os frutos devem ser facilmente removidos do solo e as cascas dos dentes devem se separar facilmente.
Regras de Colheita
O alho é arrancado com uma pá. Não é recomendado retirá-lo do solo, pois isso danificará os bulbos. Os bulbos são limpos da terra e movidos para uma área sombreada e bem ventilada para que as pontas, raízes e bulbos sequem um pouco. Eles são pendurados ou dispostos em pequenos grupos para acelerar o processo.
Para armazenamento posterior, as pontas e raízes dos bulbos são podadas. Isso prolonga sua vida útil. Os bulbos são coletados em caixas de papelão ou sacos de pano e armazenados em local seco e aquecido. Parte da colheita é processada e consumida em breve. O restante é guardado para sementes e uso no inverno.

Quando você deve aparar depois de removê-lo do solo?
O momento da poda das pontas e das raízes é o mesmo. Os procedimentos são realizados simultaneamente, mas cada um tem suas especificidades. O momento da poda depende da época da colheita.
Topos
Se precisar limpar rapidamente sua plantação de alho, corte-a 3 a 4 dias após a colheita. O momento ideal para remover as pontas é 7 a 8 dias após a escavação. O ideal é que as pontas estejam completamente secas. Elas ficarão leves e poderão ser removidas sem muito esforço.
A preservação das folhas não afeta a qualidade do armazenamento da colheita. O procedimento de poda economiza espaço no armário de armazenamento.
Raízes
A poda das raízes é um procedimento obrigatório e tem um prazo determinado. Elas devem ser removidas dentro de um mês após a escavação. Se isso for negligenciado, o alho começará a brotar durante o armazenamento, os dentes ficarão pequenos e ressecados, pois todos os elementos benéficos serão absorvidos pelo caule. O momento ideal para esse procedimento é de 7 a 8 dias após a colheita. Se desejar, você pode podar as raízes de 3 a 4 dias após a escavação.

Ferramentas de poda
Ao podar, cada jardineiro escolhe a ferramenta mais adequada. As mais comumente utilizadas são:
- Tesouras de poda de jardim. São projetadas para cortar galhos densos de árvores. Não são particularmente fáceis de usar, mas jardineiros experientes ainda as utilizam.
- Uma faca. Esta ferramenta facilita a poda, mas aumenta o risco de ferir a mão. Trabalhe com cuidado, usando uma faca afiada. Um objeto cego só complicará e retardará o processo.
- Tesoura de papelaria. A opção mais prática. É adequada para aparar topos e raízes. Use tesouras para papelão ou papel grosso; elas são as mais resistentes e ideais para o trabalho.
Erros, consequências e como evitá-los
Plantar folhas muito cedo enfraquecerá a planta. Parte dos nutrientes fornecidos ao bulbo pela folhagem será cortada, levando ao enfraquecimento e à morte da planta.
A remoção das folhas no momento da formação das folhas enfraquece as culturas e, em alguns casos, leva à infecção. A doença se espalha rapidamente para o caule da planta e ataca os dentes recém-formados. Isso pode levar à perda parcial da colheita. Para evitar isso, recomenda-se monitorar cuidadosamente o tempo de amadurecimento da cultura e realizar o procedimento com cautela.











