- Sinais de podridão do alho no jardim
- Causas comuns e métodos de combate à podridão
- Não cumprimento de requisitos e condições crescentes
- Infecções fúngicas e bacterianas
- Míldio ou peronosporose
- O alho pode infectar outras plantas?
- Ferrugem nas folhas
- Podridão do pescoço
- Fusarium ou podridão do fundo
- Podridão branca ou esclerotínia
- Mofo verde ou penicilose
- Mofo preto ou aspergilose
- Doenças virais
- Nanismo amarelo
- Mosaico
- Prevenção de apodrecimento
- Cumprimos os prazos de plantio e colheita
- Seleção de material de plantio
- O lugar ideal
- Rotação de culturas
- Melhorando a fertilidade do solo
- Desinfecção de sementes e solo
- Fertilização
- Controle de pragas e doenças
É difícil imaginar o jardim de um jardineiro moderno sem canteiros de alho. Este vegetal aromático é um complemento saboroso para pratos de carne. Cultivar alho é fácil, desde que você siga as práticas agrícolas e as diretrizes de cuidado adequadas. No entanto, às vezes, as plantas de alho ficam doentes. Por que o alho apodrece no jardim, o que está acontecendo e o que você pode fazer? É importante determinar rapidamente a causa e salvar a colheita futura.
Sinais de podridão do alho no jardim
Quanto mais cedo a causa da podridão for determinada, maior parte da colheita poderá ser salva.
Os principais sinais de apodrecimento do alho no jardim:
- As pontas e caules começam a perder a intensidade da cor, ficam amarelados e ficam próximos ao chão.
- Os dentes de alho ficam cobertos por uma camada branca.
- As plantas estão com crescimento lento, as raízes estão apodrecendo.
- O colo do caule fica preto.
- Aparecem manchas nas folhas.
- Os cravos ficam aquosos e macios.
Todos esses sinais indicam que seu vegetal favorito está doente. Você deve desenterrar a parte subterrânea da planta com folhas amareladas e inspecionar o bulbo. O alho pode estar infectado com fungos e bactérias perigosos; os bulbos de alho doentes precisarão ser removidos.
Antes de semear, preste atenção à qualidade e aos sinais de podridão nas sementes. Se as sementes estiverem contaminadas, não importa como você gire os canteiros, surtos de infecção não podem ser evitados.

Causas comuns e métodos de combate à podridão
A maioria das causas da podridão do alho são atividades fúngicas e bacterianas. A infecção entra nos canteiros pelos seguintes motivos:
- Foi utilizado material de plantio infectado de baixa qualidade.
- O solo dos canteiros não foi desinfetado.
- Surtos de infecções fúngicas foram observados nesta área no passado.
- As regras de rotação de culturas foram violadas.
- Estagnação de água se formou nas raízes.
- Restos vegetais não foram removidos dos canteiros.
- Houve uma supersaturação de plantações com fertilizantes orgânicos.
Ao cultivar alho em seu terreno, é necessário respeitar as épocas de semeadura e as práticas agrícolas. Atenção! Certifique-se de seguir as recomendações de rotação de culturas. O alho não deve ser plantado após plantas bulbosas ou cenouras. Os melhores predecessores são pepinos, repolho, feijão, ervilha e favas.

Não cumprimento de requisitos e condições crescentes
É importante escolher o local certo para seus canteiros de alho. O local deve ser ensolarado, elevado e evitar alagamentos ao redor das raízes. Aqui estão algumas orientações básicas de cuidado para o cultivo de alho:
- Capina, afrouxamento e remoção de ervas daninhas de canteiros de alho.
- Cumprimento dos períodos de semeadura e colheita.
- Preparação e desinfecção do solo antes do plantio.
- Rega regular sem excesso de umidade.
- Remoção de hastes florais em épocas específicas.
Práticas agrícolas adequadas e cuidados regulares são essenciais para uma colheita saudável. Para evitar surtos, recomenda-se inspecionar regularmente os canteiros em busca de sinais de doenças.

Infecções fúngicas e bacterianas
Condições climáticas incomuns e a falta de manutenção regular criam um ambiente favorável à proliferação de microrganismos patogênicos. Os principais responsáveis pelo apodrecimento das plantas são diversos tipos de fungos e bactérias.
Míldio ou peronosporose
O agente causador é o fungo Peronospora destructor Casp. O primeiro sinal da doença é a formação de manchas ásperas, branco-leitosas, de formatos variados, nas folhas do alho. A folhagem começa a enrolar e cair. A infecção se espalha rapidamente. Os surtos são mais graves durante verões frios e estações chuvosas prolongadas.
O alho pode infectar outras plantas?
Os esporos do fungo podem ser transportados pelo vento para outras plantas da mesma família. A doença progride rapidamente e infecções secundárias são possíveis.

Ferrugem nas folhas
A doença começa nas folhas, onde se formam pequenas manchas ásperas, elevadas e marrom-alaranjadas. A infecção então se espalha para o caule e o bulbo. A planta começa a receber nutrientes insuficientes, o arbusto fica amarelado e as folhas se enrolam. A doença pode se espalhar rapidamente por todo o canteiro, infectando outras plantas.
Podridão do pescoço
O agente causador é o fungo B. squamosa. Jardineiros experientes notam os primeiros sinais da doença ainda durante a estação de crescimento.
Pequenas manchas perfuradas com um halo verde aparecem nas folhas inferiores, na base do caule. Depois de alguns dias, o arbusto fica amarelo.
Manchas úmidas e acinzentadas aparecem na cabeça do alho. A doença se espalha rapidamente para o bulbo, onde o mofo se desenvolve.
Fusarium ou podridão do fundo
Sinais óbvios da doença podem ser detectados ao desenterrar o bulbo. As plantas doentes desenvolvem uma camada rosada nos dentes, que secam, perdem a seiva e ficam mumificados. As raízes apodrecem completamente. As principais causas da doença são sementes infectadas, excesso de água e seca.

Podridão branca ou esclerotínia
O arbusto afetado fica completamente amarelo. A folhagem seca e morre. O bulbo apodrece e os dentes ficam encharcados. As raízes morrem e caem. Normalmente, a doença se espalha para o alho a partir do solo contaminado. Baixas temperaturas combinadas com alta umidade desencadeiam um surto.
Mofo verde ou penicilose
O agente causador é o fungo microscópico Penicillium expansum. A doença é identificada pelo seu odor característico, semelhante ao da penicilina. Manchas úmidas, amarelo-claras, aparecem nos bulbos, que posteriormente ficam cobertos por uma camada áspera, verde-azulada. Os dentes murcham, secam e mumificam. A doença geralmente se espalha para o alho a partir do solo.
Mofo preto ou aspergilose
Uma poeira característica de "carvão" se forma nos bulbos de alho, e os dentes ficam moles e aquosos. A podridão logo se espalha para os bulbos vizinhos. Sem tratamentos antifúngicos, a colheita não pode ser salva.

Doenças virais
O segundo flagelo das plantações de alho são as doenças virais. O vírus infecta a planta, sobrevive e se reproduz ativamente por meio dos sucos nutritivos do alho.
Nanismo amarelo
O vírus mais comum que afeta os canteiros de alho pertence ao gênero Potyvirus. A doença do nanismo amarelo é transmitida por diversas espécies de pulgões, ácaros e nematoides do solo.
O vírus não é transmitido pelo contato entre plantas.
Sinais: aparecem manchas amarelas nas folhas, o alho começa a ficar muito lento no crescimento, as folhas dobram nos entrenós, os caules e as pontas ficam deformados.
Mosaico
O vírus ataca as inflorescências e folhas. As plantas de alho caem no chão. Áreas secas, brancas, listradas e salpicadas aparecem nas pontas. Caules e folhas se deformam, as inflorescências se fundem e pequenos bulbos podem se formar em vez de flores. O vírus se espalha rapidamente, geralmente por ácaros.

Prevenção de apodrecimento
Para preservar o alho e evitar perdas na colheita devido a doenças fúngicas e virais, é importante implementar um conjunto abrangente de medidas preventivas para combater microrganismos patogênicos. A prevenção é mais fácil do que o tratamento a longo prazo.
Cumprimos os prazos de plantio e colheita
Dependendo da região de cultivo e da variedade de alho, o momento de semear as sementes no solo varia.
Não plante cravos muito cedo ou muito tarde. Cada hortaliça tem seu próprio ciclo biológico e, se ele for interrompido, a planta perde a imunidade e enfraquece rapidamente.
Seleção de material de plantio
Compre material de plantio em lojas confiáveis; evite comprar alho para plantar em feiras livres. Você pode escolher a variedade errada, sementes de baixa qualidade, sementes contaminadas com fungos, sementes que não foram desinfetadas ou sementes armazenadas em condições insalubres.

O lugar ideal
Os canteiros de alho devem ser colocados em áreas elevadas e bem iluminadas. Evite cultivar alho em áreas sombreadas ou baixas. A seleção adequada dos parceiros de plantio e a adesão às diretrizes de rotação de culturas são essenciais na escolha do local ideal para o cultivo de alho.
Rotação de culturas
Os melhores predecessores do alho são leguminosas, pepinos, batatas temporãs e repolho. Não é recomendado cultivar alho depois de membros da sua família ou de outras raízes.
Melhorando a fertilidade do solo
O alho prefere solo leve, franco-arenoso. Evite adicionar esterco fresco aos canteiros. Antes do plantio, melhore o solo com areia e crie drenagem com argila expandida. Se o alho for plantado em solo argiloso, adicione superfosfato, composto e sal de potássio.

Desinfecção de sementes e solo
Antes de plantar os dentes de alho no solo, desinfete as sementes e o solo. Cave os canteiros com água fervente ou regue-os com uma solução de permanganato de potássio ou verde brilhante. Recomenda-se expor as sementes ao sol ou a uma lâmpada ultravioleta por três horas. Os dentes também são mergulhados em um balde com solução morna de permanganato de potássio.
Fertilização
As plantas de alho precisam de fertilização. A cultura responde bem a fertilizantes nitrogenados. Entre os remédios populares para melhorar a fertilidade do solo, o mais eficaz é regar os canteiros com uma infusão diluída de excrementos de pássaros ou esterco de vaca. Essa fertilização é feita duas vezes por estação.
Controle de pragas e doenças
Os canteiros de alho devem ser tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio várias vezes durante a rega. É importante que a solução caia diretamente sobre a parte superior das plantas. Mostarda em pó e cinzas de madeira são usados para controlar pragas. Em casos de infestações graves, são utilizados inseticidas e fungicidas.
Cultivar alho saudável no seu jardim é fácil. É importante seguir as práticas agrícolas adequadas e o momento certo para o plantio. Ao primeiro sinal de doença, tome medidas imediatas para preveni-la, o que lhe permitirá salvar a maior parte da sua colheita.












O problema da podridão é frequentemente causado por locais de plantio mal escolhidos. Esta cultura não gosta de solo úmido e umidade, podendo apodrecer à menor perturbação. Isso geralmente ocorre após a requeima, como após a batata ou o tomate.