Por que o alho no meu jardim está crescendo pequeno e não se separando em dentes? O que devo fazer?

Os bulbos de alho são apreciados por seu sabor picante e aroma característico, sendo usados ​​para conservas, conservas em conserva e como complemento a saladas e outros pratos. Os dentes do bulbo são ricos em polissacarídeos, caroteno e ácido ascórbico, além de conter alicina, que mata micróbios e previne o desenvolvimento de células cancerígenas. Muitos jardineiros plantam este vegetal maravilhoso, mas muitas vezes se perguntam por que cultivam alhos pequenos se compraram bulbos grandes no mercado.

Crescimento fraco

A cultura apresenta diferentes variedades, sendo as de inverno plantadas no outono, um mês antes do início do frio persistente. Elas podem ser distinguidas alho-poró Você pode usar dentes maiores, dispostos em uma única fileira a partir do caule. Embora ambas as variedades exijam quase os mesmos cuidados, o rendimento depende de outros fatores. Se uma variedade de inverno for plantada tarde, ela pode congelar e adoecer durante um inverno frio. Então, não se surpreenda se o seu alho não estiver crescendo.

Cultivo de alho

Os bulbos das frutas cítricas cultivadas na primavera, dispostos como gomos cítricos, são semeados no início da primavera, quando o solo ainda contém umidade e as temperaturas são amenas. Se o clima ficar muito quente, as raízes param de crescer e os bulbos grandes não se formam.

Ao plantar qualquer variedade, selecione cabeças grandes com dentes sem amassados ​​ou rachaduras. Sementes de baixa qualidade farão com que o alho fique menor. Ele também se degenerará se cultivado no mesmo canteiro por vários anos.

Rega insuficiente

A planta tem um sistema radicular pouco desenvolvido e os dentes são plantados a pouca profundidade, permitindo que a água evapore rapidamente. Nas regiões noroeste e central, onde as chuvas são frequentes, o alho não precisa de rega adicional. Nas regiões sul, onde os verões são secos e quentes, a rega regular é essencial, caso contrário, o solo se deforma e pequenos bulbos crescem.

Ao plantar culturas de primavera e de inverno, as regras de irrigação não podem ser ignoradas:

  1. Não há necessidade de umidificação se o ar não tiver aquecido até +13°C.
  2. É utilizada água morna e macia.
  3. O solo é solto após cada rega.

Regar alho

Durante o período de amadurecimento, é necessário regar com menos frequência, caso contrário, as cabeças demorarão muito para crescer, não terão tempo de amadurecer e seu sabor e cheiro se deteriorarão.

O alho precisa mais de água quando a estação de crescimento começa; cobrir os canteiros com cobertura morta evita a evaporação da água, mas a cultura não tolera umidade estagnada.

Material de semente de baixa qualidade

Não espere uma colheita de bulbos grandes se você plantar todas as sementes em fileira. Escolha bulbos sem rachaduras ou manchas escuras, com bases intactas e dentes com coloração uniforme. Os bulbos não devem ser moles. Alhos grandes crescerão a partir de dentes selecionados; jardineiros experientes recomendam evitar bulbos com menos de quatro dentes.

sementes de alho

Antes do plantio, é útil deixar as sementes de molho usando uma das seguintes soluções:

  • por 30 minutos em uma solução rosa de permanganato de potássio;
  • durante a noite em sulfato de cobre;
  • por uma hora, misturando um copo de cinzas em um litro de água.

O alho crescerá mais rápido se os dentes forem tratados com "Maxim". Vendido em ampolas, ele protege contra doenças durante todo o período de cultivo. "Fitosporin" é usado para tratar os bulbos de alho plantados para o inverno. Este fungicida aumenta a imunidade da planta.

Fungicida Maxim

Alhos grandes vendidos no mercado podem ser simplesmente recheados com matéria orgânica e geralmente morrem quando plantados no inverno, então é melhor colher os dentes você mesmo.

Terra estéril

Às vezes, você ouve jardineiros dizerem: "Eu cultivo pepinos, tomates e batatas no meu jardim. Os vegetais produzem uma boa colheita, e a única coisa de que não gosto é do alho, que produz cabeças grandes".

A planta se desenvolve bem em solo solto e quebradiço, rico em micronutrientes. Ela também se desenvolve bem em locais com solo fértil e neutro.

Brotos de alho

Solo denso deve ser diluído com areia ou turfa, dependendo de sua composição. A ureia é adicionada no início da primavera, pois é quando o alho precisa de nitrogênio. Quando as cabeças começam a se formar e crescer, outros nutrientes se tornam necessários. Nessa época, aplica-se superfosfato, que contém os seguintes compostos:

  • glândula;
  • flúor,
  • alumínio.

No final de julho, fertilize as plantas com sal de potássio ou polvilhe as pontas com cinzas. No outono, adicione matéria orgânica ao cavar o terreno. O alho de inverno cresce bem em solo argiloso, enquanto as variedades de primavera são melhor plantadas em solo franco-arenoso.

Outras razões

Provavelmente todos os proprietários de terras sabem que vegetais plantados na sombra não rendem uma boa colheita e, embora o alho amadureça no solo, ele precisa de bastante luz. Campos grandes e ensolarados produzirão bulbos maiores.

Alho amarelado

Às vezes, mesmo em solo preto, com umidade normal e fertilização regular, pequenas cabeças são desenterradas no outono. Depois de tomates, batatas e cebolas, a colheita fica desconfortável.

Plantar no lugar de tais predecessores também é uma das razões pelas quais o alho no jardim cresce pequeno.

Alguns jardineiros dão um nó nas folhas alguns dias antes de desenterrar os bulbos. Os cientistas não confirmaram que esse procedimento promova o crescimento dos bulbos, mas tem alguns efeitos positivos na folhagem:

  1. A parte seca do alho, acima do solo, forma escamas, o que impede a infecção de entrar na raiz.
  2. Os nutrientes não são direcionados para as folhas, mas para a cabeça.
  3. O bulbo para de crescer e não estraga por muito tempo.

Jardineiros experientes plantam alho depois de alfafa, pepino, trevo, feijão e repolho. Cenouras, berinjelas e rabanetes extraem nutrientes do solo, sugando tudo o que ele contém.

Alho no jardimO alho crescerá mal depois das cebolas, já que ambas as culturas são afetadas pelos mesmos microrganismos patogênicos e pragas.

Doenças que retardam o crescimento

Embora este vegetal picante atue como inseticida, protegendo as plantações de pimentão e morango de pragas, ele próprio sofre com fungos e é suscetível ao mofo preto e verde. O alho cresce mal e pode ser morto pela doença do mosaico, um vírus que destrói inflorescências e folhas.

A podridão branca, causada por um fungo, ocorre em plantas jovens; a parte superior morre, fazendo com que os dentes se deformem e desapareçam. Em calor extremo e altas temperaturas do solo, o vegetal fica suscetível à murcha de fusarium.

Ferrugem no alho: como tratá-la

Às vezes, listras amarelas ou manchas elevadas aparecem nas folhas da planta, que aumentam rapidamente de tamanho.

Ferrugem no alho

Os bulbos começam a apresentar falta de nutrientes, não se desenvolvem e não conseguem crescer, o que leva a:

  • reduzir em tamanho;
  • deterioração do paladar;
  • para armazenamento de curto prazo.

Quando aparece Ferrugem no alho: como tratá-la Nem todo mundo conhece a ferrugem do alho. Prevenir esta doença é muito mais fácil do que tratá-la. Os canteiros afetados são pulverizados com sulfato de cobre, mas isso nem sempre produz um resultado positivo. Para prevenir a ferrugem, antes de plantar alho, deixe os dentes de molho em uma solução de formalina por algumas horas e regue a área com Fitosporin.

O medicamento Fitosporina

Bacteriose ou podridão bacteriana

As doenças das plantas ocorrem principalmente durante a estação de crescimento. Alguns patógenos infectam os dentes, causando seu apodrecimento e impedindo a brotação. Microrganismos patogênicos, que prosperam nos caules restantes, penetram nos bulbos de alho e são transportados por insetos. A requeima bacteriana afeta os bulbos imaturos, fazendo com que os dentes fiquem translúcidos, rachem e apodreçam rapidamente.

podridão bacteriana

O desenvolvimento da doença é facilitado pelo enfraquecimento do sistema imunológico do alho, que ocorre quando cultivado em solo empobrecido ou devido a condições climáticas desfavoráveis. Para prevenir a podridão bacteriana, é necessário:

  • observar as regras de rotação de culturas;
  • cavar o solo profundamente;
  • adicionar fertilizantes de fósforo ao solo;
  • desinfete os dentes antes de plantar.

Você não deve colher bulbos verdes, eles continuarão a crescer e, quando amadurecerem, o alho não quebrará.

Míldio ou peronosporose

Verões chuvosos podem desencadear a ativação de um fungo microscópico que hiberna não apenas nos restos dos caules, mas também nos bulbos das hortaliças. Ele causa o míldio. As plantas afetadas desenvolvem uma camada de folhas, os caules param de crescer, os pedúnculos quebram e as cabeças não se formam. O alho resistente ao míldio ainda não foi desenvolvido.

oídio

Para evitar a ocorrência de míldio, é necessário tratar o material de plantio, seguir as regras de rotação de culturas e remover ervas daninhas do canteiro.

Murcha de fusário no alho: medidas de controle

Nas regiões do sul, onde os verões são quentes e os invernos amenos, a planta é suscetível a uma das doenças fúngicas mais graves. Ela se desenvolve quando os bulbos estão apenas começando a se formar. A murcha de Fusarium faz com que o caule fique amarelo e seco rapidamente, as folhas ficam cobertas por uma camada rosada e a planta é facilmente arrancada do solo, impossibilitando o crescimento. As bases dos bulbos ficam moles, amadurecem em menor número e o alho tem poucos dentes.

A prevenção da infecção por fusarium pode ser alcançada tratando as sementes com fungicidas antes do plantio, mantendo os intervalos de rotação de culturas e criando condições ideais de armazenamento para as raízes. Os canteiros infectados são pulverizados com Quadris.

Quadris de drogas

Podridão de mofo preto e verde

Má ventilação, altas temperaturas e alta umidade podem causar a deterioração do alho. Se a raiz não for seca o suficiente ou arrancada prematuramente, esporos podem se formar entre os dentes, e os bulbos podem se dividir em dentes, que amoleceram e apodreceram.

Para evitar o mofo preto, 2 ou 3 semanas antes da colheita, os canteiros onde a cultura cresce são pulverizados com calda bordalesa.

Com a murcha do penicillium, manchas amarelas aparecem nos dentes de alho; com o tempo, a cabeça seca, os dentes enrugam e viram pó.

mofo podre

Medidas necessárias para impulsionar o crescimento

Todo jardineiro desfruta de uma boa colheita, mas nem todos compartilham os segredos do cultivo de vegetais ou aconselham o que fazer se o alho não estiver crescendo bem.

Use apenas dentes grandes e saudáveis ​​para semear. Deve haver muitos deles em uma cabeça, não apenas três. Se você desinfetar os dentes e mergulhá-los em uma solução estimulante de crescimento antes do plantio, o alho crescerá bem.

Se o solo do seu jardim for muito ácido, você pode polvilhar um pouco de cinzas. Os canteiros precisam ser fertilizados com nutrientes orgânicos e minerais, regados regularmente e capinados para que o alho cresça grande.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Kate

    Para o alho, é essencial usar ativadores de biocrescimento; assim, esses problemas não acontecerão. Eu compro o produto.BioGrow", é completamente natural e tem um efeito maravilhoso no solo.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata