- Composição, formas de liberação existentes e a que se destina
- Princípio de funcionamento
- As principais vantagens do fungicida
- Como preparar uma solução funcional?
- Taxas de consumo para diferentes tipos de culturas
- Instruções de uso
- Precauções de segurança no trabalho
- Grau de fitotoxicidade
- Há resistência?
- Possível compatibilidade
- Regras de armazenamento e prazo de validade
- Análogos
Oídio, sarna, podridão, ferrugem e outras doenças perigosas nas culturas levam à perda de safra. Para combater doenças fúngicas, os agricultores utilizam produtos sistêmicos. Um desses produtos é o fungicida "Bayleton", cujas instruções detalham o preparo da solução de trabalho, as doses de aplicação e as áreas de aplicação.
Composição, formas de liberação existentes e a que se destina
O principal ingrediente ativo é o triadimefon, disponível na dosagem de 250 gramas por quilo. Este componente pertence à classe dos triazóis e tem efeito sistêmico. O fungicida é fornecido na forma de pó, embalado em sacos de 1, 5 e 25 quilos.
O fungicida sistêmico "Bayleton" é utilizado no tratamento de culturas de frutas e bagas. É eficaz contra:
- ferrugem;
- oídio;
- podridão;
- sarna;
- rincosporiose;
- fusário;
- septoria;
- manchas e outras doenças.
O pesticida é igualmente eficaz em solos abertos e fechados. Após a pulverização, o Bayleton demonstrou ser eficaz contra besouros-das-folhas e pulgões. No entanto, neste caso, é usado em conjunto com outros produtos químicos.
Graças à sua embalagem prática, pode ser usado em fazendas agrícolas grandes e pequenas.
Princípio de funcionamento
O componente principal penetra através da folhagem, movendo-se acropetalmente em direção ao sistema radicular. A microflora patogênica é destruída pela formação de haustórios, vesículas e apressórios. A ação ativa do triadimefon ocorre na fase gasosa. Portanto, o pesticida é amplamente utilizado para proteger culturas cultivadas em ambientes internos.

O produto tem um efeito inseticida pronunciado. Para matar pragas que se alimentam das partes verdes das plantas, ele é combinado com outros pesticidas.
As principais vantagens do fungicida
Uma das principais vantagens do produto químico é a ausência de fitotoxicidade. Quando aplicado de acordo com as dosagens e instruções de aplicação, o produto não causa impacto negativo nas culturas. Suas vantagens incluem:
- falta de resistência;
- forma conveniente de aplicação;
- excelente compatibilidade com outros tipos de inseticidas, pesticidas, herbicidas;
- baixa toxicidade, o produto químico não representa uma ameaça aos seres humanos, insetos, pássaros e vida aquática;
- disponibilidade, que consiste em um preço baixo e uma pequena dosagem do produto;
- seletividade, o produto químico pode ser usado sem restrições.

Como preparar uma solução funcional?
O pó é diluído em água imediatamente antes do uso. Adicione uma pequena quantidade de água ao recipiente, dissolvendo 1 grama do pó. Misture bem e adicione água até o volume desejado. Misture bem os componentes novamente e despeje no tanque do pulverizador. Agite bem o recipiente fechado antes de usar.
Taxas de consumo para diferentes tipos de culturas
Dependendo do tipo de planta cultivada, as taxas de consumo de pó e solução de trabalho variam:
- Culturas de grãos: são necessários 0,5 a 0,7 kg do produto por hectare de terra para preparar uma solução de trabalho de 300 litros. O intervalo entre os tratamentos é de 20 dias.
- Milho – a taxa de consumo de pó é de 0,5 kg por hectare. A solução de trabalho é usada na proporção de 300 a 400 litros.
- Para pepinos cultivados em campo aberto, são necessários 0,06 a 0,12 kg do produto químico para preparar 400 a 600 litros de líquido por hectare. Pulverize até quatro vezes por estação.
- Pepinos em solo protegido são tratados com uma solução a uma taxa de 1.000 a 2.000 litros por hectare. A mistura requer 0,2 a 0,6 kg de pó. Os tratamentos são realizados em intervalos de 5 dias.
- Para tomates em solo protegido, a taxa de aplicação é de 1 a 2,5 kg por hectare de solo. O consumo da calda é de 1.000 a 1.500 litros por 100 metros quadrados de área. São permitidas até cinco aplicações por safra. O intervalo entre as aplicações é de 10 a 12 dias.

Instruções de uso
Agite a solução recém-preparada e inicie o processo de aplicação. Isso deve ser feito ao ar livre, longe de crianças e animais. Pulverize as culturas de 1 a 4 vezes por estação. O número de aplicações depende da variedade da cultura e da gravidade da infestação. Recomenda-se usar o produto durante a estação de crescimento.
Precauções de segurança no trabalho
O pesticida pertence à classe de perigo 3, portanto, as regras de segurança padrão devem ser observadas ao trabalhar com ele:
- Os trabalhadores devem usar roupas de proteção, cobertura para a cabeça, máscara e luvas de látex enquanto estiverem no local. É preferível usar roupas de material grosso.
- É proibido fumar, beber líquidos e água durante o tratamento.
- Antes de reabastecer, verifique o funcionamento do pulverizador.
- Não é permitido pulverizar plantas em dias nublados ou com chuva.
- Após o trabalho com o produto, o tanque do pulverizador é desinfetado com uma solução de soda ou sabão a 5%.
- O tratamento não é permitido para menores, mulheres grávidas ou lactantes.

Grau de fitotoxicidade
O produto não é fitotóxico quando usado conforme as instruções e na dosagem recomendada. O produto químico é inofensivo para humanos, animais e insetos.
Há resistência?
Não foi observada resistência à tolerância a pragas com o uso repetido do fungicida. Sua eficácia permanece inalterada mesmo com o uso repetido ao longo de várias safras.
Possível compatibilidade
Bayleton é compatível com a maioria dos tipos de pesticidas desenvolvidos para proteger plantações de frutas e bagas. Recomenda-se testar a compatibilidade dos componentes antes do uso.

Regras de armazenamento e prazo de validade
O produto químico deve ser armazenado em local separado, fora do alcance de crianças e animais. Não armazene alimentos, água potável ou ração animal próximo ao produto. Armazene o produto longe da luz solar; a temperatura ambiente ideal não deve exceder 25 graus Celsius. O prazo de validade é de 4 anos a partir da data de fabricação.
Análogos
Produtos alternativos com composição química semelhante incluem:
- "T-rex" é um fungicida sistêmico combinado para proteção de culturas de grãos;
- "Byzafon" é um agente protetor contra a maioria dos patógenos de doenças fúngicas;
- "Privent" é um fungicida sistêmico para proteger plantações contra ferrugem e oídio.
O fungicida "Bayleton" ajuda a proteger as plantas e aumentar a produtividade das colheitas. Além disso, é seguro e econômico, exigindo apenas uma ou duas pulverizações por safra. Todas essas vantagens tornam o "Bayleton" popular entre os agricultores.











