Razões pelas quais o repolho não cresce e o que fazer a respeito, erros no cuidado

Às vezes, mudas robustas de vegetais começam a murchar no jardim, enquanto as vizinhas crescem rapidamente e já dão frutos, mesmo com solo semelhante. Este membro da família das crucíferas não tolera solos ácidos e cresce alto na sombra. É difícil saber o que fazer quando o repolho não cresce, mesmo plantado em solo fértil e recebendo pleno sol. Para evitar ficar sem cabeças suculentas, você precisa descobrir o que está errado e agir imediatamente.

Sinais de morte do repolho e retardo de crescimento

Quando o desenvolvimento da planta é interrompido, as folhas começam a amarelar e secar, e um cheiro podre surge no canteiro. A cabeça do repolho não se forma, formando uma roseta com o miolo seco. A parte apical do repolho cresce mal e fica viscosa se o plantio tiver sido feito com sementes polinizadas por cruzamento com sementes de vegetais da mesma família das Brassicaceae.


Quando o repolho está parado, e as folhas inferiores caem no chão, e as superiores murcham ao sol, é bem provável que ele esteja com alguma doença e, sem medidas urgentes, ele morrerá.

Fatores que desencadeiam o retardo do crescimento

Para restaurar o crescimento do repolho e melhorar a formação da cabeça, é necessário determinar o motivo pelo qual a cultura parou de crescer.

Plantar em área sombreada

Se a distância entre as cabeças de repolho em um canteiro for inferior a meio metro e entre as fileiras for de 40 a 60 cm, o repolho terá falta de luz, algumas plantas param de se desenvolver e as cabeças se desenvolverão mal. O vegetal cresce melhor em uma área ensolarada.

o repolho não está crescendo

Não conformidade com os requisitos do solo

O repolho se desenvolve bem na umidade, mas murchará se ficar encharcado. Antes de plantar, verifique a composição do solo. Um local que se desenvolva bem nas seguintes áreas não é adequado para repolho da família das crucíferas:

  • hortelã;
  • banana-da-terra;
  • alazão.

A gramínea perene prospera em solo altamente ácido, mas o repolho morre após o plantio.

Se não houver liberação de bolhas quando o vinagre atingir o solo, dilua o solo com giz, cal ou farinha de dolomita durante a escavação; 500 g são adicionados por 1 metro quadrado do terreno.

Cascas de ovos reduzem a acidez e enriquecem o solo com cálcio, manganês, ferro e fósforo.

o repolho não está crescendo

Temperatura

O repolho não reage bem ao calor. Em temperaturas tão baixas quanto 26–27 °C, a roseta seca, as folhas murcham e ficam amarelas, e as cabeças param de crescer. Se a umidade for insuficiente, a planta pode morrer em temperaturas tão baixas quanto 19 °C. Embora as cabeças recuperem a firmeza e o sabor após a geada, uma queda brusca de temperatura afeta negativamente as raízes, causando seu apodrecimento.

Condições climáticas inadequadas

O repolho é intolerante ao calor e à seca. Desenvolve-se bem em climas temperados, mas não se desenvolve bem em regiões onde as temperaturas ultrapassam 30°C. Não se desenvolve bem no norte, onde as primaveras são frias e os verões curtos. Um clima temperado é mais adequado para o cultivo ao ar livre.

o repolho não está crescendo

Erros agrotécnicos

As cabeças de repolho ficam pequenas se você plantar variedades de diferentes períodos de maturação no mesmo canteiro e ao mesmo tempo; as cabeças de repolho tardio amadurecem muito cedo e começam a rachar.O nitrogênio promove o aparecimento de pontas grossas, mas retarda o crescimento das cabeças; durante sua formação, a cultura necessita de fósforo e potássio.

Alguns jardineiros não amontoam o repolho, o que impede a formação das raízes laterais que fixam a planta ao solo, levando a infestações de insetos. Esta cultura crucífera atrai diversas pragas e, se os canteiros não forem pulverizados com Karbofos quando as mudas surgirem, as plantas ficam suscetíveis a lagartas-cortadeiras, besouros-pulgas e traças.

Danos ao sistema radicular

O repolho precisa ser capinado regularmente para evitar que ervas daninhas o sufoquem. Após a rega ou chuva, o solo precisa ser solto, mas isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes, o que pode causar o apodrecimento dos caules, o ressecamento das folhas e a morte da planta.

o repolho não está crescendo

Deficiência ou excesso nutricional

O repolho não prospera em solo pobre e esgotado. Assim que as mudas se estabelecem, elas são alimentadas com o fertilizante complexo "Kemira Combi".

Quando a roseta de folhas da planta começar a secar ou apodrecer devido ao clima adverso, regue-a usando um dos dois métodos a seguir. Dissolva 2,5 gramas de magnésio e boro em um balde de água, juntamente com 1 colher de sopa de Kristalin. Como alternativa, misture 2 colheres de sopa de sulfato de magnésio e superfosfato na mesma quantidade de água e adicione 3 gotas de iodo.

O excesso de nitrogênio promove o crescimento da parte superior, mas também dificulta a formação da cabeça. Nenhum fertilizante prejudica o repolho quando os nutrientes são aplicados na forma líquida ao solo irrigado.

mudas de causta

Rega incorreta

Não deixe o solo do canteiro secar, mas a plantação não tolera umidade excessiva e apodrecerá nesse tipo de solo. O repolho deve ser regado à noite a cada cinco dias; se estiver calor, a rega deve começar a cada dois dias ou dois. Quando o solo seca, o repolho não forma cabeças.

Pragas e doenças que afetam o crescimento do repolho

As folhas grandes e suculentas da plantação atraem insetos. Besouros-pulga atacam as plantas antes que elas tenham tempo de se estabelecer no jardim. As lagartas da traça-da-couve comem o miolo do ovário, causando seu apodrecimento.

Os pulgões, que aparecem com os primeiros dias quentes, não só sugam toda a seiva das folhas como também transmitem fungos patogênicos. Se houver sinais de podridão no repolho, a planta deve ser cortada e destruída.

o repolho está doente

Para combater traças, borrife o canteiro com Enterobacterin ou uma solução de arseniato de potássio. Os pulgões não gostam do cheiro do tabaco e abandonam as plantas quando tratados com sabão líquido e cinzas.

O repolho cai como se tivesse sido cortado quando infectado com crucíferas. O fungo vive no solo por anos, mas em condições de alta umidade e clima quente, ele se torna ativo, formando crescimentos brancos que causam o ressecamento das raízes e o apodrecimento das mudas. A planta doente não tem cura; ela é desenterrada e queimada.

O míldio é transmitido por sementes ou se desenvolve em plantações densas. As folhas do repolho ficam cobertas de manchas amareladas e os esporos do fungo se espalham para os pedúnculos e caules, formando um crescimento semelhante a mofo. Quando os sinais da doença aparecem, as plantas são tratadas com Ridomil Gold. Para prevenir o míldio, as sementes são embebidas em água quente e depois fria antes do plantio e, em seguida, tratadas com produtos químicos.

processamento de repolhoEm clima úmido, aparecem nervuras pretas nas folhas. A podridão de armazenamento se espalha de uma cabeça para outra. Antes de armazenar as cabeças, desinfete o porão ou a adega e desinfete as sementes antes de semear.A plantação sofre de perna preta; plantas doentes são arrancadas pela raiz e destruídas.

O que as mudas de repolho precisam: uma solução para o problema

Somente com condições ideais e cuidados adequados é possível esperar uma colheita de cabeças grandes e suculentas. Mas mesmo com cuidado, as cabeças de repolho podem não se formar se forem semeadas sementes de baixa qualidade. Para garantir um rápido estabelecimento, as mudas são endurecidas duas semanas antes do plantio. É importante lembrar que as variedades de maturação tardia e precoce precisam ser semeadas em épocas diferentes.

o repolho não está crescendo

Organizamos cuidados competentes para plantações de repolho

Cabeças grandes de sementes se formam quando as plantas têm luz, umidade e nutrientes suficientes. A planta não prospera em solo empobrecido. O crescimento das mudas depende em grande parte da alimentação que recebem. Adicione o seguinte em cada cova:

  • areia;
  • turfa;
  • húmus;
  • cinzas de madeira;
  • nitroammofoska.

Quando as cabeças de repolho se formarem, fertilize as plantas com fertilizantes orgânicos e minerais sem nitrogênio. O repolho se desenvolve bem com umidade, e produtores experientes recomendam regá-lo regularmente pela manhã ou após o pôr do sol. Evite usar água fria para irrigação. Ao cuidar das mudas, cubra cada planta com terra pelo menos duas vezes.

cinzas em uma pá

Tratamento e prevenção de parasitas e doenças

Folhas de repolho são usadas em saladas e rolinhos de repolho recheados, portanto, não é recomendado tratar a plantação com venenos. Para proteger as mudas de besouros-pulga crucíferos e lesmas, as cinzas são misturadas com pó de tabaco e polvilhadas nos canteiros. Pulverizar com uma infusão feita despejando meio balde de água sobre as folhas dos tomates ajuda a controlar pulgões e lagartas. A mistura é fervida por três horas, coada, misturada com sabão de alcatrão e diluída em água fervente.

Insetos não gostam muito do cheiro de cebola, então o repolho é tratado com uma infusão das cascas, adicionando detergente Faire. Para repelir lesmas e larvas de besouros, coloca-se geleia ou mel em um pote, adiciona-se água e o pote é enterrado no canteiro. O alimento atrai formigas, que rapidamente devoram as pragas, rastejando para dentro do recipiente doce.

o repolho não está crescendo

Recomenda-se plantar o seguinte próximo às culturas crucíferas:

  • manjericão;
  • sábio;
  • calêndula;
  • aneto.

O aroma das ervas e da calêndula perfumada não é atraente para pulgas e pulgões, mas atrai insetos que os destroem. A prevenção de doenças é realizada antes do plantio do repolho na horta. O solo é tratado com fungicidas e cinzas são adicionadas aos buracos. Muitas vezes, se afetadas por míldio ou canela-preta, as plantas são desenterradas e destruídas.

Para proteger o repolho do oídio, antes do plantio, as sementes são colocadas em água aquecida a 50°C e, após 15 minutos, são transferidas para água fria.

Pulverizar os canteiros com calda bordalesa ajuda a prevenir o desenvolvimento da requeima.A hérnia das crucíferas é muito difícil de controlar. As plantas são amontoadas e regadas com esterco quando as espigas já estão formadas e prestes a serem colhidas. Para prevenir a doença, pratica-se a rotação de culturas, a calagem do solo ácido e a escavação profunda da área, o que ajuda a destruir os esporos do fungo e a impedir o crescimento bacteriano.

cabeça de repolho

Para combater a podridão, a hérnia das crucíferas e a perna preta, use fungicidas sistêmicos "Topázio", "Trichodermin", "Fitosporina-M", mas não borrife as folhas com soluções, mas regue as raízes.

Transplante e cobertura de arbustos

Ao plantar repolho na horta, considere não apenas o tempo de amadurecimento, mas também o espaçamento. Os horticultores recomendam o plantio com o seguinte espaçamento entre os arbustos:

  • variedades tardias - 65 cm;
  • meia temporada - 50;
  • cedo - 35.

O espaçamento entre fileiras deve ser de 75 a 50 centímetros. As folhas do repolho jovem são muito delicadas. Inicialmente, as mudas precisam ser protegidas dos raios solares intensos. As variedades precoces são semeadas no final de abril, enquanto o repolho tardio é plantado no jardim no final de maio ou início de junho e cultivado a partir de mudas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata