- Descrições de culturas
- Histórico de seleção
- Principais semelhanças e diferenças
- Características comparativas de Ivan da Marya e Ivan da Shura
- O que é melhor: principais vantagens e desvantagens
- Tecnologia de plantio e cuidado de variedades
- Prazo para conclusão das obras
- Preparando o local e os tubérculos
- Métodos de plantio
- Por plantio direto
- Após o plantio sob palha
- Rega
- Afrouxamento e amontoamento
- Fertilização: O que e quando alimentar suas plantas
- Proteção contra doenças e insetos
- As nuances da colheita
- Avaliações de variedades de produtores de vegetais
No mundo moderno, inúmeras variedades de batata foram desenvolvidas a partir do cruzamento de diferentes cultivares. Normalmente, espera-se que as hortaliças híbridas possuam características únicas que reduzem os custos de cultivo e manutenção. E quanto mais moderno o melhoramento genético da batata, mais resiliente e fácil de cultivar essa cultura se torna.
A batata Ivan da Marya, descrita abaixo, não é uma novidade, mas comprovou-se ao longo dos anos que é uma batata de alto rendimento, com aparência única e sabor excelente.
Descrições de culturas
Esta hortaliça amadurece tardiamente, de 120 a 150 dias após o plantio em campo aberto. Os arbustos são eretos e altos, com pouca ramificação e folhagem abundante, grande e verde. Durante a floração, surgem inflorescências, revelando flores brancas ou creme. Os rizomas das plantas são robustos, com 12 a 25 raízes grandes amadurecendo sob cada arbusto. Os tubérculos são uniformes, pesando de 70 a 160 gramas, com casca lisa e manchas amarelo-avermelhadas, e um teor de amido de 8 a 13%.
Histórico de seleção
A variedade de batata Ivan da Marya, assim como a variedade Ivan da Shura, foi desenvolvida por criadores amadores em meados da década de 1980. As variedades escocesas e holandesas de batata serviram de base. O resultado é uma nova variedade, Ivan da Marya, bastante incomum tanto em aparência quanto em sabor. Embora raramente plantada comercialmente hoje em dia, é cultivada ativamente por jardineiros e horticultores.

Principais semelhanças e diferenças
A principal diferença entre as variedades as batatas estão amadurecendo e é hora de colher Colheita. Enquanto a batata Ivan da Shura está pronta para a colheita em 70 a 75 dias após o plantio, a variedade Ivan da Marya leva cerca de quatro meses para amadurecer completamente. Fora isso, essas variedades de batata são comparáveis.
Características comparativas de Ivan da Marya e Ivan da Shura
Cada tipo de cultura vegetal tem características distintas que a tornam popular e conhecida.

Principais características e características de Ivan da Marya:
- O material de plantio se degenera rapidamente, por isso as batatas dessa variedade precisam ser constantemente cultivadas.
- Excelentes qualidades de sabor permitem o uso de batatas para preparar qualquer prato.
- A variedade é universal e pode ser plantada tanto em quantidades industriais quanto em canteiros e hortas.
- A variedade é resistente a nematoides e doenças cancerígenas.
- Armazenamento de longo prazo de raízes maduras e possibilidade de transporte de longa distância.
- Não requer muitos cuidados.
Principais características de Ivan da Shura.
- Altas características de sabor.
- Amadurecimento precoce de raízes.
- Possibilidade de armazenamento a longo prazo.
- Resistente à seca e às altas temperaturas.
- Com os devidos cuidados, a variedade produz uma grande colheita.
- Imunidade natural à maioria das doenças.

Com base nas características comparativas, fica claro que as variedades Ivan da Marya e Ivan da Shura são praticamente indistinguíveis uma da outra, com exceção do tempo de amadurecimento das raízes.
O que é melhor: principais vantagens e desvantagens
Embora essas variedades de batata não estejam incluídas no registro estadual, são populares entre agricultores e jardineiros. Como qualquer hortaliça, essas variedades de batata têm suas vantagens e desvantagens. Ambas as variedades não requerem cuidados agrícolas especiais. No entanto, a Ivan da Shura prefere umidade e fertilização moderadas e tolera bem a seca.
Ivan da Marya exige cuidadosa observância dos trabalhos de irrigação, especialmente na ausência de precipitação e calor extremo.
Sem umidade suficiente no solo, as plantas murcham e param de se desenvolver, o que impacta negativamente a colheita.
A variedade Ivan da Marya também é considerada mais suscetível a certas doenças e pragas. A principal diferença entre as variedades é a época de colheita. Se você ainda não cultivou esses vegetais, experimente plantar as duas variedades e escolha a que mais lhe agrada com base nos resultados da colheita.
Tecnologia de plantio e cuidado de variedades
O principal requisito para as hortaliças é a sua produtividade. Sem plantio e práticas agrícolas adequadas, uma boa colheita é impossível. Portanto, para cultivar batatas, você precisa seguir certas regras.

Prazo para conclusão das obras
O momento do plantio depende das condições climáticas da região onde as batatas são cultivadas. No sul, o plantio começa já em abril, na região central, no início de maio, e nas latitudes do norte, assim que o solo atinge 8-10 graus Celsius.
Preparando o local e os tubérculos
As batatas são plantadas em áreas abertas, bem ventiladas e iluminadas. O preparo do solo começa no outono. O solo destinado ao plantio é cavado a uma profundidade de 3 a 40 cm e misturado com composto. O solo é então completamente solto e deixado lá até a primavera.
Na primavera, os canteiros são recavados e o solo é misturado com fertilizante orgânico. Os tubérculos para plantio em campo aberto são preparados com antecedência. O material de plantio é selecionado de colheitas anteriores ou adquirido em viveiros. O material de plantio é cuidadosamente inspecionado em busca de danos graves e sinais de mofo ou podridão. Os tubérculos danificados são descartados.

Quinze a 20 dias antes do plantio, coloque as batatas em um local quente e iluminado para germinar. Se os tubérculos secarem significativamente durante a germinação, borrife-os com um umidificador. Assim que brotarem de 1 a 3 cm, as mudas estarão prontas para o transplante para o solo. Antes do plantio, é aconselhável tratar os tubérculos com um agente antibacteriano. Isso aumentará a resistência das plantas a diversas doenças.
Importante! Cada raiz vegetal deve ter pelo menos 5 a 7 brotos. Se a raiz vegetal for cortada para plantio, cada pedaço deve ter 2 a 3 brotos.
Métodos de plantio
O método padrão para plantar batatas é colocar os tubérculos preparados e germinados em covas cavadas ou em uma grade de 10 a 12 cm de profundidade. A distância entre as covas é de pelo menos 30 a 35 cm, e entre as fileiras, de 60 a 80 cm. O material de plantio é enterrado a 5 a 8 cm de profundidade e coberto com terra. Existem também outros métodos. métodos de plantio de batatas.

Por plantio direto
As batatas são dispostas no solo a uma distância de 25 a 35 cm entre os tubérculos e de 60 a 70 cm entre os canteiros propostos. Em seguida, uma vala é cavada entre os canteiros, e esse solo é usado para cobrir os tubérculos dispostos para o plantio. É desejável que o solo de cobertura seja fértil. Os canteiros resultantes devem então ser soltos e amontoados.
Após o plantio sob palha
No plantio de batatas em campo aberto, utiliza-se o método de plantio de tubérculos sob palha. Muitos jardineiros e horticultores afirmam que esse método de plantio garante uma maior produtividade.
- O solo é completamente solto e todos os torrões são removidos.
- O solo é muito úmido.
- O material de plantio germinado é colocado em buracos ou grades.
- Os buracos são cobertos com uma espessa camada de palha.
Importante! Ao plantar vegetais sob palha, não os regue nem os amontoe.
Rega
As variedades Ivan da Marya e Ivan da Shura não requerem condições especiais de irrigação. Enquanto a Ivan da Shura é tolerante à seca, a Ivan da Marya sofre com a escassez de água durante períodos de seca. Em média, é necessária uma rega cuidadosa. regando batatas A irrigação é realizada três vezes ao longo da estação, sendo especialmente importante durante a floração.
Afrouxamento e amontoamento
A soltura do solo geralmente é programada para coincidir com a rega e a fertilização. O afrouxamento remove ervas daninhas e ajuda a reter a umidade. A amontoa dos canteiros de batata é realizada várias vezes ao longo da estação de crescimento.
Na primeira vez, eles enfileiram os canteiros com brotos novos que acabaram de emergir do solo.
O próximo processo de amontoamento ocorre durante o período de floração da batata. O amontoamento final é realizado após o término da floração das plantas. O amontoamento é realizado em solo bem umedecido, o que enriquece o sistema radicular da planta com oxigênio e umidade.

Fertilização: O que e quando alimentar suas plantas
Para garantir uma colheita boa e abundante, as hortaliças precisam ser alimentadas e fertilizadas. Vinte e cinco a 30 dias após o plantio em campo aberto, as batatas são alimentadas com fertilizantes de potássio e fosfato. A fertilização adicional é feita durante a formação dos brotos e após a floração.
Proteção contra doenças e insetos
Se os procedimentos de plantio forem realizados corretamente, essas variedades de batata são resistentes a doenças e pragas. Para evitar a exposição a doenças virais e fúngicas, o material de plantio é substituído a cada 3-4 anos. Enquanto a variedade Ivan da Shura possui imunidade natural a doenças e pragas, a variedade Ivan da Marya é frequentemente suscetível à requeima. Nesse caso, as plantas são tratadas com produtos profissionais à base de cobre.
Importante! O cuidado adequado e oportuno com as batatas ajudará a minimizar o risco de doenças nas plantas.
As nuances da colheita
As variedades de batata variam no tempo de amadurecimento, mas o processo de colheita e armazenamento é o mesmo. Assim que as pontas começam a secar e murchar, as raízes estão maduras. Sete a 10 dias antes da colheita, as pontas são cortadas. As batatas são desenterradas com um forcado, reduzindo assim o risco de danos aos tubérculos. As raízes são então secas por 10 a 14 dias e só então são embaladas em sacos ou caixas e armazenadas em local fresco e bem ventilado.
Avaliações de variedades de produtores de vegetais
Inga Sergeevna, região de Moscou
Vi e experimentei a batata Ivan da Marya pela primeira vez na dacha de uma vizinha. Ela compartilhou suas sementes comigo e, há três anos, toda a minha família colhe essa maravilha colorida. A única desvantagem é que esta batata é suscetível a várias pragas, mas conseguimos sobreviver.
Svetlana Pavlovna, Ulianovsk
Cultivamos a variedade Ivan da Marya há muitos anos e não temos planos de mudar. Atualizamos constantemente nosso estoque de sementes e aprendemos a cuidar delas. Ela é suscetível a vários insetos e requer tratamento contra a requeima. Mas isso não me incomoda, porque as batatas são deliciosas.
Nikolay, Perm
Estou muito satisfeito com a variedade Ivan da Shura. Tubérculos lindos e uniformes, maturação precoce e sabor único. O que mais você precisa para uma boa batata?











