As batatas passam por vários estágios de desenvolvimento ao longo da estação, incluindo a formação de brotos. Muitos jardineiros questionam se é necessário remover as flores murchas das batatas durante a floração. Alguns dizem que sim, enquanto outros dizem que absolutamente não. Para entender isso, você precisa entender as características de desenvolvimento da planta e ouvir os conselhos de jardineiros experientes.
Fases e época de desenvolvimento do arbusto de batata
O ciclo de vida da planta é dividido em várias fases, cada uma delas importante para o desenvolvimento dos tubérculos:
- O surgimento das mudas acima da superfície do solo ocorre aproximadamente 3 semanas após o plantio.
- Formação de brotos – após 18-26 dias.
- A fase de floração começa 25-28 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
- Nos próximos 1,5 a 2,5 meses, os tubérculos crescem.
- A morte da parte aérea ocorre de 3 a 3,5 meses após o plantio do vegetal.
Quando as pontas murcham, o desenvolvimento dos tubérculos cessa. As condições de cultivo e os cuidados influenciam a duração do crescimento acima do solo.
Devo remover as flores das minhas plantas de batata?
Não há consenso entre jardineiros ou especialistas. Alguns acreditam que, como essa fase é projetada pela natureza, ela não deve ser interrompida. Outros acreditam que a floração desperdiça energia das batatas, que poderia ser usada para produzir frutos.
É possível determinar experimentalmente se a colheita das flores terá um impacto positivo ou negativo. Para isso, divida a área de plantio ao meio, colha flores de uma metade e deixe flores da outra. Com cuidado constante e contínuo, você verá qual parte produz a colheita maior e mais abundante.

Quando as flores da planta são removidas, ela começa a desenvolver brotos laterais ativamente, o que aumenta sua vida útil.
Por exemplo, os tubérculos devem ser colhidos em agosto, enquanto a parte aérea pode sobreviver até meados de setembro. No entanto, muito depende da variedade da batata e da região de plantio.
Informações adicionais: Na medicina popular, as flores da batata são usadas para preparar receitas curativas.
Por que você precisa colher flores?
Jardineiros que defendem a colheita de flores de batata explicam a necessidade do procedimento da seguinte forma:
- Se você não remover as pétalas durante o período de floração da batata, elas retirarão grande parte da energia que a planta precisa para desenvolver as pontas e as raízes.
- Ao plantar batatas tarde, colher flores ajudará a aumentar o rendimento dos vegetais.
- A remoção dos botões florais é especialmente importante se o vegetal for plantado em solo infértil. Este procedimento é necessário para aumentar a produtividade; caso contrário, ela diminuirá devido ao desvio de nutrientes destinados ao desenvolvimento das raízes pelas flores.

Além disso, especialistas acreditam que a presença de flores não colhidas reduz o teor de amido dos tubérculos. Se isso é bom ou ruim, cabe ao jardineiro decidir. Alguns preferem batatas macias, enquanto outros acreditam que o alto teor de amido promove doenças.
Quando fazer isso?
Ao realizar este procedimento, é importante monitorar as fases de formação dos brotos. Você pode retirá-los antes que comecem a abrir. A remoção das flores pode causar o ressecamento das folhas inferiores, o que reduzirá o rendimento da batata.
Regras para a condução do procedimento
Se um jardineiro decidir começar a colher flores de batata, ele deve seguir as seguintes regras:
- Não se deve remover inflorescências abertas, pois isso fará com que a planta gaste muita energia na recuperação.
- Se o tempo tiver passado, não corte uma flor em flor: isso pode contribuir para o desenvolvimento de doenças.
- É preciso movimentar-se entre as fileiras com cuidado para não danificar as folhas inferiores e não compactar o solo.

Dicas de jardineiros
Jardineiros e produtores de vegetais experientes dão os seguintes conselhos:
- Para evitar infectar plantas com doenças fúngicas, use somente ferramentas afiadas e desinfetadas para podar.
- Corte as flores na fase de brotamento; se perder esse período, retire os frutos que já estão se formando. A planta precisa deles para produzir sementes, que os jardineiros geralmente não usam para propagar batatas.
- Se o agricultor duvida da necessidade de realizar o procedimento, ele pode experimentar: remover as inflorescências de uma metade da parcela e não da outra.
Atenção! Remover sementes, que consomem muita energia da planta para se desenvolver, pode aumentar a produtividade.

O que precisa ser feito antes do início da floração?
Para que as batatas produzam muitos tubérculos grandes, elas precisam de cuidados durante toda a estação.
Hilling
Este procedimento afofa o solo, aumentando sua permeabilidade ao ar e à umidade. As batatas desenvolvem tubérculos próximos à superfície do solo e, se não forem amontoados, podem acabar no chão após algumas regas. Batatas sem solo retardam seu desenvolvimento e ficam verdes. Tubérculos de batata que mudaram de cor não devem ser consumidos, pois contêm uma substância tóxica chamada solanina.
Rega
Batatas não se desenvolvem sem umidade. A primeira rega deve ser feita após o surgimento dos primeiros brotos. Na próxima vez, regue o solo quando os brotos começarem a se formar. Para evitar a formação de crostas, que impediriam o ar de chegar às raízes, o solo deve ser solto após a rega.

Cobertura superior
Para promover o crescimento abundante dos tubérculos, a primeira fertilização é feita durante a semeadura. Uma mistura de húmus, cinzas de madeira e superfosfato é borrifada na cova de plantio. Quando os brotos atingem 10 centímetros, o solo é fertilizado com uma solução aquosa de verbasco e nitrato de amônio. Quando os ovários começam a se formar, as plantas de batata são alimentadas com uma mistura de potássio e fósforo.
Importante! Antes de fertilizar as plantas, o solo sob elas deve ser bem umedecido.
Remover ou não as flores de uma planta é uma decisão pessoal de cada jardineiro. Talvez, para aumentar a produtividade da batata, simplesmente seguir as práticas corretas de jardinagem, independentemente da presença ou ausência de flores, seja suficiente.











