Qualquer cultura de hortaliças é suscetível a doenças devido a cuidados inadequados ou condições climáticas adversas. Para uma boa colheita, você precisa entender as principais doenças da cebola e seus métodos de tratamento. O controle de patógenos de plantas requer uma abordagem abrangente, incluindo a pulverização de mudas e a adesão a práticas agrícolas rigorosas.
As doenças mais comuns da cebola
Ao cultivar cebolas, a maioria dos jardineiros enfrenta problemas semelhantes. Conhecer os sintomas de doenças comuns ajudará você a tratar as plantas ao primeiro sinal e a preservar sua colheita. Doenças em mudas têm sintomas e consequências diferentes, mas são tratadas com métodos semelhantes.
Míldio da cebola
A doença é causada por um fungo e afeta as partes aéreas das plantas. Os principais sintomas incluem crescimento deficiente das folhas, amarelecimento, murcha, ressecamento e quebra dos caules das flores. O míldio apresenta esses sintomas quando o fungo penetra no jardim a partir de restos vegetais deixados após a colheita. O oídio se desenvolve mais frequentemente no início da estação de crescimento em climas chuvosos.

Para evitar o desenvolvimento de infecções nos bulbos, é importante seguir certas regras. Entre elas:
- Desinfete o material de plantio antes da semeadura.
- Remova os restos de plantas dos canteiros e não os deixe para o inverno.
- Não plante cebolas no mesmo local por vários anos seguidos.
- Após remover as ervas daninhas, trate o solo com uma solução de calda bordalesa a 1%.
- Ao fertilizar, evite usar grandes quantidades de fertilizantes nitrogenados. Fertilizantes minerais são uma alternativa adequada.
- Durante chuvas prolongadas, cubra os canteiros com polietileno.
- Remova imediatamente os bulbos afetados dos canteiros e destrua-os.
Ferrugem da cebola
Quando a ferrugem se desenvolve penas de cebola ficam amarelas Mudas, o que resulta em crescimento atrofiado. O fungo que causa a doença é causado por ervas daninhas em decomposição que permanecem nos canteiros. Para prevenir a doença, é necessário remover imediatamente as pontas e outros detritos vegetais do solo após a colheita.

A cultura também é suscetível à ferrugem se plantada em áreas muito densas. Deve-se deixar espaço entre as fileiras para permitir que o sistema radicular cresça livremente. Durante todo o período de crescimento, as mudas exigem cuidados regulares e cuidadosos, em conformidade com as práticas agrícolas básicas. As plantas devem ser regadas pelas raízes para evitar danificar as folhas e criar condições para o crescimento de fungos.
Podridão de Fusarium do fundo
A podridão por fusarium em mudas ocorre devido a uma infecção que se desenvolve no solo. Como resultado da doença, as bases dos bulbos começam a apodrecer durante o crescimento, seguido pela queda das folhas e destruição do sistema radicular.

As causas da doença incluem:
- umidade excessiva do solo durante o período de maturação;
- colheita tardia;
- tempo seco e superaquecimento do solo.
Os bulbos danificados devem ser removidos dos canteiros para evitar que a infecção se espalhe para outras plantas. Para preservar a colheita, a parte aérea das mudas também deve ser tratada com uma solução desinfetante. Se surgirem sinais de doença, uma série de medidas deve ser tomada, incluindo: fertilizando cebolas, controle da frequência de rega, remoção de ervas daninhas.

Podridão do pescoço das cebolas
A podridão do colo aparece nas mudas quando as folhas ficam planas na superfície do solo e há chuvas prolongadas. É praticamente impossível detectar a doença no jardim, pois os sintomas aparecem durante o armazenamento. De um a um mês e meio após a colheita, o colo da cebola é atacado por um fungo, causando o alagamento da fruta. Se as cebolas afetadas não forem destruídas, suas cascas ficarão completamente cobertas de mofo.

Após a colheita, recomenda-se aquecer as cabeças durante o dia a uma temperatura de 30 a 40 graus Celsius. O tratamento com giz proporciona proteção adicional. Essas medidas combatem a infecção e ajudam a combater as consequências negativas.
Podridão bacteriana mole e podridão negra
À medida que a estação de crescimento se aproxima do fim, o risco de podridão bacteriana aumenta. Pequenas rachaduras aparecem nas pontas dos bulbos, permitindo que a doença penetre na fruta. Se você cortar uma fruta afetada no sentido do comprimento, encontrará escamas translúcidas com uma superfície viscosa. Com o tempo, a plantação infectada pelo vírus apodrecerá completamente e desenvolverá um odor desagradável, portanto, esses bulbos devem ser removidos do jardim.

A podridão bacteriana é causada por danos às mudas durante o afrouxamento ou amontoamento. A doença também pode ser desencadeada por fatores como exposição direta constante aos raios ultravioleta, mudanças repentinas nas condições climáticas e presença de ácaros e tripes no solo.
Para evitar o desenvolvimento da doença, é necessário usar sementes desinfetadas no plantio, ter cuidado durante os cuidados e destruir as pragas prontamente.
Mosaico de cebola
Um sinal da doença do mosaico da cebola é o aparecimento de listras amarelas na superfície das folhas. Devido à infecção, as folhas das mudas desenvolvem uma superfície ondulada ou enrugada, e a folhagem eventualmente fica completamente amarela e seca. Como resultado, as plantas murcham gradualmente, caem no chão e morrem.

A doença pode ocorrer se forem utilizados mudas de baixa qualidade ou se ácaros e pulgões forem transferidos de outras plantas. A principal característica da doença é que ela é incurável, portanto, os vegetais afetados devem ser removidos dos canteiros e destruídos. Para prevenir a infecção, é recomendado o uso de suplementos minerais e agentes de controle de parasitas durante o tratamento.
Mofo verde
O mofo verde danifica a parte aérea e o sistema radicular das mudas. A doença pode ser detectada por inspeção visual — as folhas da planta ficam cobertas de manchas escuras que aumentam com o tempo. Inspecionando regularmente o jardim, você pode monitorar a progressão da doença e tratar as partes verdes das cebolas com uma solução desinfetante.

Métodos de tratamento
Para tratar doenças da cebola, você pode usar remédios populares comuns ou métodos comprovados com preparações especializadas. O principal método popular envolve a aceleração artificial do processo de amadurecimento, aumentando a fertilização com potássio e fósforo. Essa fertilização levará ao rápido desenvolvimento e fechamento do colo do bulbo antes que a infecção se instale.

Você também pode combater os sintomas de doenças em mudas das seguintes maneiras:
- ao regar, adicione sal de cozinha à água a cada 2-3 semanas na proporção de 300 g por 10 litros de líquido;
- polvilhe a superfície dos canteiros com cinzas de madeira ou uma mistura de cal apagada e pó de tabaco;
- Durante todo o período de crescimento da cultura, solte o solo e faça uma inspeção visual para detectar e remover ervas daninhas;
- use preparações fungicidas para combater o fungo causador e as infecções.
Medidas preventivas
Para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças nos bulbos, medidas preventivas devem ser tomadas.

As medidas mais eficazes incluem o seguinte:
- O material da semente deve ser aquecido e desinfetado antes do plantio, pois a maioria das doenças e parasitas são transmitidos por meio de mudas infectadas.
- Repolho, tomate ou pepino devem ser escolhidos como precursores da cebola. A rotação adequada de culturas ajudará a enriquecer o solo com nutrientes benéficos. Para proteger as culturas, também é recomendável não plantar cebola no mesmo local por vários anos consecutivos.
- Como infecções e pragas podem permanecer no solo e nos restos vegetais, no outono, are bem os canteiros e trate-os com uma solução desinfetante. Não utilize os restos de plantas plantadas anteriormente para compostagem.
A prevenção e o controle oportunos de doenças de plantas ajudam a obter bons rendimentos e a manter alta qualidade do solo.












O cuidado adequado e o plantio na hora certa são muito importantes, mas você também precisa escolher o fertilizante certo. Nos últimos dois anos, tenho usado BioGrow – um bioativador do crescimento vegetal. Cresce bem e é resistente a doenças.