- Característica
- História da aparência
- Descrição geral
- Qualidades de sabor
- Propriedades benéficas
- Vantagens e desvantagens
- Usos culinários
- Contraindicações
- Função decorativa
- Variedades
- Verde
- Anão
- Líder
- Charme
- Simbir
- Salada
- Um tesouro de saúde
- Valsa
- Características da semeadura
- Tempo
- Preparação do material da semente
- Diagrama de plantio
- Requisitos do site
- Predecessores
- Tomates
- Pepinos
- Batata
- Repolho
- Rabanete
- Cultivo em estufa com mudas
- Preparação do solo
- Copos de fita cassete
- Diagrama de plantio
- Cuidado
- Capina e afrouxamento
- Cobertura superior
- Rega
- Cobertura morta
- Propagação vegetativa
- Crescendo no inverno
- Forçando para os verdes
- Doenças e pragas
- Limpeza e armazenamento
- Conselhos
- Avaliações
Na natureza, esta erva perene é nativa da Sibéria, comum nas Montanhas Altai e cresce no Cazaquistão e nas repúblicas da Ásia Central. As folhas suculentas desta planta suculenta têm raízes poderosas e folhas largas e planas, com 20 a 30 cm de comprimento e pontas arredondadas. A planta perene produz pequenos bulbos comestíveis, mas o principal valor das folhas suculentas não são as folhas, mas sim a sua polpa.
Característica
No meio do verão, a planta, com caules caídos e folhas glaucas, produz flores que lembram bolas de rosa claro, lilás e roxo claro.
História da aparência
A planta-limo é nativa da Ásia Central, onde esta erva perene ainda pode ser encontrada em colinas, encostas e prados. Ela se estabeleceu na Sibéria, nas Montanhas Altai, e pode suportar temperaturas de até -40 °C (-40 °F), mesmo quando o solo não está coberto de neve.
As pessoas notaram que os animais apreciavam as folhas da lesma e começaram a plantá-las em campos e quintais. Ao contrário das variedades de cebola, os pequenos bulbos e os cachos verdes não eram tão populares e não eram servidos nos banquetes de imperadores e faraós, mas tinham uma composição única e propriedades curativas.
Descrição geral
A cebola siberiana, também conhecida como cebola-de-lodo, distingue-se por um caule grosso e caído que se endireita quando as flores aparecem. As folhas glaucas, que se estendem a partir da base, têm uma superfície lisa e secretam uma seiva mucilaginosa quando quebradas. Os bulbos cilíndricos, cobertos por uma fina película, estão presos à raiz. O pedúnculo floral atinge uma altura de 60 a 70 cm e se endireita, como o caule, quando a umbela se abre.
Qualidades de sabor
Os nutrientes se acumulam no rizoma, e os bulbos falsos são comestíveis. A lesma produz folhagem verde abundante, com um toque de alho em suas folhas tenras e suculentas. Saladas feitas com as lesmas são preparadas o ano todo. A planta é resistente à geada e produz folhagem verde muito cedo.

Propriedades benéficas
A cebola é rica em tiamina, riboflavina, ácido ascórbico e caroteno. As folhas da planta contêm polissacarídeos e oligoelementos como:
- magnésio;
- molibdênio;
- zinco.
A cebola é rica em ferro, que ajuda a combater a anemia e aumentar os níveis de hemoglobina. A polpa de cebola fortalece o sistema imunológico, remove resíduos e toxinas, estimula a digestão e normaliza a acidez. As folhas, aplicadas em escoriações ou feridas, aliviam a dor. Quando consumidas como folhas verdes:
- Os vasos sanguíneos e as unhas são fortalecidos.
- O excesso de colesterol sai.
- O coração funciona melhor.
Em termos de teor de vitaminas e ácidos orgânicos, as cebolas superam as maçãs. No início da primavera, as penas protegem as pessoas de resfriados e estresse.

Vantagens e desvantagens
Para evitar deficiências de aminoácidos e minerais, consuma 270 mg de cebolinha diariamente. Os benefícios da cebolinha incluem:
- surgimento precoce da vegetação;
- a capacidade de crescer por mais de um ano;
- presença de aroma agradável;
- a presença de uma composição única;
- facilidade de cuidado.
As folhas são cortadas para consumo até o outono, pois não ficam duras nem fibrosas, o que as torna muito benéficas para crianças e idosos. A planta não tem período de dormência. As folhas mantêm a suculência por muito tempo e se recuperam após a geada. Uma desvantagem da planta-limo é o tamanho muito pequeno do bulbo.
Usos culinários
As folhas são usadas para temperar saladas, as folhas são adicionadas a diversos pratos para realçar seu sabor e são consumidas com creme azedo e óleo vegetal. As folhas são salgadas e os bulbos são conservados em conserva. As folhas são secas, picadas e usadas como tempero.

Contraindicações
Nem todos podem comer o slime. Se você tiver intolerância a um dos ingredientes do vegetal, desenvolverá uma alergia, e tanto as folhas quanto o bulbo devem ser descartados.
Os médicos não recomendam adicionar slime aos pratos durante a exacerbação de gastrite e outras doenças digestivas.
Função decorativa
As inflorescências esféricas e plumosas da cebola são lindas e atraem abelhas, borboletas e zangões. A planta é usada para decorar canteiros e é plantada em grupos em jardins e parques. Paisagistas também utilizam esta planta perene ornamental.
Variedades
Para garantir que as sementes de cebola germinem, você precisa comprá-las em uma loja especializada ou encomendá-las no site de um fornecedor, onde você pode escolher entre diferentes variedades.

Verde
A cebola Slizun, desenvolvida por criadores siberianos, resiste facilmente a geadas severas, não atrai pragas, é resistente à podridão branca e não é afetada pela murcha de penicillium. A cebola produz altos rendimentos por sete anos, após os quais é transplantada para outro terreno. São colhidos de cinco a seis quilos de cebola por metro quadrado.
Anão
Esta variedade de limo cresce em arbustos pequenos, mas seus caules curtos são densamente cobertos por folhas suculentas que chegam a quase 20 cm de comprimento e se enrolam em espiral. Esta planta anã prospera em qualquer clima e não tem medo de baixas temperaturas. As folhas têm um sabor picante, mas não cheiram a cebola.
Líder
Esta variedade responde bem à fertilização e à rega e prospera em solo solto. Folhas largas e grandes crescem novamente em um mês e mantêm sua beleza por muito tempo. Colha de 3 a 3,5 kg de folhagem perfumada por metro quadrado.

Charme
A cebola viscosa, com seu nome bonito, não oferece um alto rendimento, mas suas folhas longas têm um sabor forte e agradável, e o arbusto em si tem uma aparência única, cativante com suas inflorescências brancas como a neve e em formato de globo.
Simbir
Esta lesma de meia estação resiste a invernos rigorosos. Suas folhas largas e sulcadas são quase sem ondulações, revestidas por uma camada de purina e ricas em polissacarídeos e ácido ascórbico. Cada arbusto pesa de 35 a 40 g, e as folhas são consumidas frescas.
Salada
As folhas da cebola se formam 40 dias após a germinação. Folhas planas e escuras crescem até 30–35 cm de comprimento e 3 cm de largura. As folhas têm um sabor suave, mas um leve aroma de alho. Durante a estação de crescimento, a produção ultrapassa 3 quilos. A variedade Saladny é resistente a doenças e raramente infestada por insetos.

Um tesouro de saúde
As cebolas precoces brotam rápida e simultaneamente. As folhas longas não ficam duras, ásperas nem perdem a suculência. Elas oferecem um sabor delicioso e picante e são usadas como tempero.
Valsa
O amadurecimento precoce desta cebola é surpreendente; suas delicadas folhas em formato de espiral são colhidas em um mês. Um único arbusto produz de 600 a 900 g de folhagem. A variedade Vals é plantada não apenas por suas plumas, mas também para decorar canteiros e jardins de pedras.
Características da semeadura
Você pode propagar lesmas no seu jardim ou casa de campo usando bulbos. Este método de propagação é simples e você não precisará replantar a planta por vários anos. Outra opção envolve o uso de sementes, o que garante colheitas abundantes por muitos anos.

Tempo
As cebolas são semeadas para produzir mudas no início do primeiro mês da primavera. Antes da chegada do clima mais quente, as plantas terão tempo para crescer e se fortalecer, estabelecendo-se rapidamente no campo aberto.
Preparação do material da semente
Antes do plantio, as sementes de cebola são desinfetadas em permanganato de potássio, depois são embebidas no estimulante Epin por 16 a 18 horas e depois completamente secas.
Encha o recipiente com o substrato, faça furos de até 10 mm de profundidade, regue generosamente, coloque as sementes a cada centímetro, cubra com terra e borrife com um borrifador. Cubra o recipiente com filme plástico, removendo-o assim que as mudas emergirem.
Diagrama de plantio
Em maio, as sementes podem ser semeadas diretamente em campo aberto, em sulcos de 15 mm de profundidade. O espaçamento entre linhas deve ser de 40 cm e entre mudas, de 15 ou 20 cm.

Requisitos do site
As cebolas prosperam em solos argilosos férteis e em turfeiras. O local de plantio é escavado e as ervas daninhas são removidas. Húmus ou esterco são adicionados ao solo no outono. Na primavera, ureia e um fertilizante especial usado para alho são adicionados aos buracos. Não procure um local protegido dos ventos do norte; a planta não é afetada pelo frio, mas tolera água parada. Ela deve ser plantada em um canteiro elevado.
Predecessores
Para garantir que a colheita produza ameixas suculentas e aromáticas, a planta deve ser colocada no mesmo local onde os vegetais foram plantados na temporada passada.
Tomates
Cebolas e tomates não compartilham pragas comuns. As cebolas não são suscetíveis à requeima, à mancha marrom ou à podridão apical e prosperam na área onde foram cultivadas.

Pepinos
O vegetal atrai pulgões, que se alimentam da seiva das folhas e são suscetíveis ao oídio e à podridão das raízes. O muco é resistente aos fungos patogênicos que causam o míldio em pepinos, e os insetos microscópicos não gostam do sabor das penas.
Batata
O principal inimigo da planta solanácea é o besouro da batata do Colorado, que devora rapidamente as folhas suculentas; o verde pungente da cebola não atrai o parasita.
Repolho
As cabeças da cultura crescem tão rápido quanto as penas de um limo, e as raízes não extraem do solo todo o potássio e fósforo que as cebolas precisam.

Rabanete
Alguns jardineiros que cultivam hortaliças por suas folhas verdes exuberantes semeiam primeiro sementes de endro ou espinafre e, após a colheita, adicionam plantas suculentas ao canteiro. Cebolas também se dão bem depois de rabanetes.
Cultivo em estufa com mudas
Para colher as pontas suculentas da planta 15 a 20 dias antes e servir verduras frescas no inverno, as sementes são semeadas em recipientes tipo cassete para produzir mudas. Essas cebolas são cultivadas em estufas ou estufas.
Preparação do solo
Plantas jovens precisam de nutrientes e prosperam em solo solto e arejado. Este tipo de solo é criado pela combinação de partes iguais de:
- terra do jardim;
- turfa;
- areia;
- húmus.

Antes do plantio das sementes, a mistura é desinfetada para remover larvas de insetos. Para isso, o substrato é aquecido no forno ou regado com um fungicida ou solução de permanganato de potássio.
Copos de fita cassete
O recipiente de plantio de cebola é desinfetado, preenchido com terra, coberto com vidro e colocado em uma câmara de aquecimento ou simplesmente em um local aquecido até que a temperatura do solo atinja 25 °C. As sementes são colocadas em um pano envolto em plástico e, quando os brotos aparecem, são colocadas nas bandejas.
Diagrama de plantio
As sementes são colocadas em copos em meados de fevereiro. Três sementes são colocadas a 20 mm de profundidade em cada copo com substrato aquecido. A bandeja é preenchida com terra, umedecida, coberta com vidro e colocada em uma prateleira a 20 °C.
Os copos são arejados regularmente e, quando brotos verdes aparecem, eles são levados para um ambiente mais fresco e iluminado por 5 dias, depois devolvidos e a temperatura é mantida a 25°C durante o dia e 15°C à noite.

Cuidado
Para garantir que uma planta encante com sua vegetação exuberante, ela precisa ser cuidada — regada, alimentada, protegida de pragas e com prevenção de doenças.
Capina e afrouxamento
Não deixe o solo ficar com crostas, pois isso impedirá que o ar chegue às raízes, causando o apodrecimento do bulbo, e as plumas suculentas não serão um deleite. Os canteiros precisam ser afrouxados após a rega, e as ervas daninhas devem ser controladas para evitar que sufoquem as plantas.
Cobertura superior
No outono, adicione esterco ou composto ao solo na proporção de 7 a 8 kg por metro quadrado. Na primavera, fertilize cada arbusto com superfosfato e sal de potássio. A planta-limo também precisa desses nutrientes após o corte das penas.

Rega
O solo do canteiro não deve secar completamente, caso contrário, as folhas ficarão duras e perderão a suculência. Em dias quentes, regue as cebolas em dias alternados, garantindo que o solo permaneça úmido o tempo todo.
Cobertura morta
Os canteiros são cobertos com grama cortada, feno ou turfa, o que ajuda a proteger as plantações de ervas daninhas e reduz a evaporação da água após a rega ou chuva.
Propagação vegetativa
Você pode propagar lesmas-da-cebola não apenas por sementes, mas também a partir de bulbos e dividindo a planta. No primeiro ano, a planta produz dois novos brotos e, no quarto ano, esse número aumenta para 30. Recomenda-se propagar as cebolas dessa forma no final do verão ou início de setembro para permitir que as mudas se estabeleçam antes do início do tempo frio.

Crescendo no inverno
Alguns jardineiros desenterram as cebolas no outono, colocam-nas em uma caixa ou vaso cheio de terra para vasos e as mantêm no jardim até a geada chegar. Depois disso, a planta é levada para dentro de casa e cultivada no parapeito de uma janela. As pontas são colhidas após um mês.
Forçando para os verdes
Em um local, a planta da cebola produz uma colheita abundante por um longo tempo. Cebolas de dois anos são desenterradas no outono e colocadas em caixas cobertas com plástico. Em uma estufa ou apartamento, as plantas são transplantadas para o solo, com as raízes plantadas firmemente juntas. Após três semanas, podem ser cultivados até 5 kg de vegetação por metro quadrado.
Doenças e pragas
No jardim, os bulbos podem ser infectados por microrganismos patogênicos; também é possível que a planta não esteja sendo atacada por insetos. Para prevenir doenças, regue os bulbos com uma solução de permanganato de potássio e trate as pontas cortadas dos bulbos com a mesma solução.

As folhas da plantação atraem gorgulhos e moscas-da-cebola. Para repelir esses insetos dos canteiros, o lodo é tratado com uma composição feita de sabão em pó.
Limpeza e armazenamento
A última vez que as plumas são cortadas é em agosto, e a rega é interrompida para permitir que a planta acumule os nutrientes necessários. As folhas são coletadas em tempo seco, e as folhas verdes são colocadas em um saco plástico ou desenterradas junto com o bulbo e armazenadas em uma caixa de adega.
Conselhos
Para garantir que as plumas suculentas da lesma prosperem, mantenha o solo úmido. Jardineiros experientes recomendam cobrir o solo com grama cortada, que, ao apodrecer, não só protege contra ervas daninhas e retém a umidade, como também atua como fertilizante para os bulbos. As folhas devem ser cortadas quando atingirem 20 cm. O canteiro deve ser solto para evitar a formação de crostas no solo.

Avaliações
Muitas pessoas plantam essa plantação não apenas pela vegetação exuberante, mas também para decorar a área.
Tatyana Petrovna, Voronezh: "Cultivamos slizun em nosso jardim há 10 anos, mas ainda precisamos dividir os bulbos e semear, pois as rosetas mais velhas produzem menos folhas. Eu seco as folhas tenras para temperar e congelo. Gosto muito do sabor das folhas; elas não são tão picantes quanto as cebolas."
Viktor Sergeevich, Kineshma: "Eu uso a cebola principalmente para fins decorativos; ela fica linda em um jardim alpino quando suas inflorescências em forma de bola de lilás aparecem. Para evitar que ela cresça demais e perca sua beleza, eu aparo as pontas; minha esposa as usa para fazer um tempero."











