Como alimentar e colher cebolas durante um verão chuvoso

Condições climáticas desfavoráveis ​​podem afetar o processo de colheita de culturas agrícolas. Se o verão for chuvoso, colher cebolas nessas condições certamente não será uma experiência agradável para os jardineiros. O excesso de umidade pode afetar negativamente as cebolas. Felizmente, existem algumas regras que podem ser seguidas para ajudar a preservar a colheita.

A colheita de cebolas na horta é uma tarefa simples que começa no final de julho e continua até o início de agosto. A maturidade da plantação é determinada por fatores externos. Os caules secam completamente e ficam amarelos. O bulbo, ainda no solo, fica coberto de crostas marrons.

Por que um verão chuvoso é perigoso?

Para que qualquer cultura agrícola cresça e se desenvolva normalmente, é necessário proporcionar condições favoráveis. O tempo quente deve alternar periodicamente com dias nublados e chuvosos. Mas o que fazer quando as chuvas torrenciais continuam durante todo o verão?

Para as cebolas, isso pode levar às seguintes consequências:

  1. Em solo úmido, as raízes morrem com o tempo.
  2. Durante o tempo chuvoso, o bulbo permanece subdesenvolvido, continuando a produzir massa verde. Isso frequentemente faz com que a planta não tenha uma transição nítida da parte subterrânea para os caules. No entanto, o colo permanece suculento e espesso.
  3. A cultura é suscetível a diversas doenças. A mais comum é a disseminação de manchas acinzentadas nas folhas. Estes são sinais de míldio. Ignorar o problema pode levar à perda da colheita.

Cebolas cultivadas em solo úmido não se conservam bem durante o inverno. Normalmente, os bulbos estão podres e as raízes e caules ainda estão vivos. Nessas condições, o vegetal dura de 3 a 4 semanas. Depois disso, ele estraga completamente.

Colhendo cebolas em um verão chuvoso: dicas para jardineiros

Os humanos não têm controle sobre o clima. Portanto, precisamos nos adaptar às condições predominantes. Cultivar uma cultura como cebola durante a estação chuvosa é perfeitamente possível. Além disso, se o jardineiro seguir certas diretrizes, isso não afetará a planta de forma alguma.

A escolha certa de variedades

A cebola é uma daquelas culturas cuja época de colheita frequentemente coincide com a estação chuvosa. Para evitar chuvas fortes e tempo úmido, recomenda-se escolher variedades precoces. As cebolas de maturação precoce têm um curto período de crescimento, o que ajuda a prevenir muitas doenças e afastar pragas. O mercado agrícola oferece muitos híbridos adequados para cultivo em ambientes fechados. Entre a ampla seleção, você pode escolher entre cebolas brancas e roxas.

Um saco de cebolas

Cuidar de plantas bulbosas é simples e não requer nenhuma técnica especial. Depois de escolher uma planta, você se depara com um novo desafio: como plantá-la. O processo é o mesmo. As diferenças são mínimas e residem em algumas nuances.

Preparando as camas

O local para o plantio de cebolas deve ser escolhido com antecedência. É melhor fazê-lo no outono. O plantio adequado e na hora certa facilitará os cuidados subsequentes durante o tempo chuvoso:

  1. O canteiro destinado às cebolas deve estar localizado em um local ensolarado.
  2. Nunca plante cebolas em áreas baixas. Durante as estações chuvosas, essas áreas são propensas a alagamentos.
  3. Os canteiros devem ser elevados, em áreas bem ventiladas, mas sem correntes de ar.
  4. Para cultivar hortaliças na horta, dê preferência a solos soltos e leves.
  5. As cebolas não devem ser plantadas na sombra. É melhor plantá-las longe de arbustos e árvores.

Se o solo de um terreno for ácido, ele precisa ser desacidificado. Isso é feito adicionando cal ou cinzas.

Conformidade com as regras de desembarque

Para colher cebolas e apreciá-las até a primavera, você precisa saber como plantá-las corretamente. A primeira e mais importante regra é que o canteiro não deve ser plano. Os canteiros devem ser elevados. Essa abordagem garante a secura dos bulbos e a umidade das raízes.

Cultivo de cebolas

Ao plantar, tente não plantar os bulbos de cebola muito fundo. A parte superior deve ficar saliente acima do solo. À medida que o bulbo cresce, metade dele ficará no solo, garantindo boa ventilação.

Essa abordagem reduz o risco de apodrecimento. É importante deixar espaço suficiente entre os canteiros.

Muitas informações úteis sobre como cuidar de cebolas podem ser encontradas no calendário lunar do jardineiro. Desenterrar cebolas promove a secagem rápida da parte verde da planta, acima do solo. Para facilitar o uso e evitar danos aos bulbos, use um forcado. Insira-o profundamente no solo e tente desenterrar as cebolas, mas não até o fim. Embora as cebolas permaneçam no solo, o sistema radicular é perturbado e as pontas secam muito mais rápido.

Prevenção de doenças

O sabor, a cor, o tamanho e muito mais de um vegetal dependem do clima. Para proteger a plantação de doenças fúngicas, é necessário pulverizar com preparações especiais. Este tratamento é realizado em uma planta saudável. É melhor pulverizar preventivamente do que lidar com as pragas mais tarde.

Lâmpadas no chão

Se a colheita não estiver planejada para um futuro próximo, use calda bordalesa ou solução de sulfato de cobre. Essas preparações são fortes e podem ser prejudiciais aos humanos. No entanto, as cebolas ainda podem ser consumidas, só que muito mais tarde. Após o tratamento, as folhas verdes e os bulbos são consumidos após três semanas.

Fertilizando cebolas Durante a estação chuvosa, a pulverização não é necessária. O vegetal recebe nutrientes do solo úmido. É melhor concentrar todos os seus esforços no tratamento de doenças da planta. Produtos antifúngicos também são adequados para esse fim. A pulverização preventiva é suficiente duas vezes por estação. A primeira é realizada quando as penas verdes aparecem e a segunda, durante a formação dos bulbos.

Se uma doença fúngica se espalhar por um canteiro de bulbos, tratamentos periódicos são realizados até que a doença seja eliminada. Não mais do que um tratamento por semana.

Colheita de cebola

Quando colher cebolas

A colheita de cebolas, assim como a de outros vegetais, é feita em dias ensolarados. Quando você deve colher cebolas se chove todos os dias? Nesse caso, siga estes passos:

  • escolha um dia em que não haja precipitação ou parte do dia;
  • uma semana antes da colheita, cave o solo para ajudar as pontas a secarem mais rápido;
  • desenterrar vegetais dos canteiros;
  • sacuda qualquer resto de terra para não danificar os bulbos;
  • deixe-o secar sob um dossel (pode ser um sótão ou uma varanda).

Os bulbos colhidos devem ser deixados ao ar livre por pelo menos duas semanas. Durante esse período, os bulbos são inspecionados regularmente em busca de sinais de deterioração. Bulbos podres ou danificados são removidos. A não observância dessa recomendação pode resultar na deterioração dos bulbos restantes.

Cebolas

Pelo menos uma vez por dia, quando não houver chuva forte, leve as cebolas ao sol para secá-las melhor. Se o tempo não permitir, deixe a colheita na varanda ou em outro local adequado. Isso aumentará o tempo de secagem em 1 a 2 semanas. Assim que as cebolas estiverem suficientemente secas, corte todas as pontas.

Para obter uma colheita boa, de alta qualidade e duradoura, é importante selecionar a variedade certa. Essa seleção é feita levando em consideração as condições climáticas, pois isso afeta o tempo de maturação do vegetal. Muitas vezes, a deterioração da cebola não é causada pelas condições climáticas, mas pela falta de cuidado do jardineiro. Portanto, antes do plantio, é importante considerar as características do vegetal e seguir as práticas agrícolas adequadas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Olia

    Durante esse período eu sempre uso o bioativador "BioGrow"Serve como um bom nutriente, ajudando as cebolas a se recuperarem rapidamente. Ainda não encontrei um remédio melhor, e é barato.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata