A cebola é uma cultura que exige muita mão de obra e exige muito esforço, e nem todos a cultivam bem. O moderno híbrido Daytona F1 (cebola anual) não apresenta problemas para os produtores de hortaliças. Esta variedade comercial, criada na Holanda, é cultivada na Rússia há muitos anos.
Características gerais da planta
Ao contrário das variedades tradicionais, a Daytona pode ser cultivada diretamente a partir de sementes em uma única estação, eliminando a necessidade de cultivar mudas e armazená-las durante o inverno. Este híbrido é muito conveniente para o horticultor amador, pois elimina tanto a necessidade de trabalho extra quanto a necessidade de comprar mudas para o plantio.

As vantagens da variedade incluem alta tolerância ao calor e à seca, bem como sua capacidade de suportar flutuações de temperatura. Os bulbos não produzem hastes florais mesmo em ondas repentinas de frio no início do verão, tornando o híbrido cada vez mais popular nas regiões dos Urais e da Sibéria. A maturação precoce da variedade permite a colheita mesmo durante o curto verão.
Leva cerca de quatro meses entre a semeadura e a colheita do produto comercial, portanto, na Rússia, a colheita ocorre um pouco mais tarde do que com as variedades cultivadas tradicionalmente (em conjuntos). No entanto, esse método também tem sua vantagem: os jardineiros têm acesso a um suprimento de vegetais ricos em vitaminas praticamente durante todo o verão. Cebolinhas e bulbilhos jovens são colhidos durante o processo de crescimento do nabo, durante o desbaste das plantações.

A planta é resistente à podridão rosa, é praticamente imune à murcha de fusarium e pode suportar outros tipos de infecções bacterianas da cebola. As plantações sofrem significativamente apenas com ataques de pragas, mas os canteiros podem ser tratados com mosca-da-cebola e outros inseticidas, conforme necessário.
O rendimento desta variedade é estável, com uma média de 6 a 7 kg de produto comercializável por metro quadrado. Este rendimento pode variar ligeiramente devido às condições do solo ou aos cuidados com a planta. Seguindo as práticas adequadas de cultivo para cebolas anuais, o produtor de hortaliças sempre poderá obter um bom retorno sobre seus esforços.
Qualidades de consumo das cebolas
Os bulbos são redondos, cobertos por 2 a 3 camadas de densas escamas marrons. Isso protege o interior do bulbo de danos durante o transporte e do murchamento. O peso médio de um bulbo varia de 80 a 110 g. Bulbos de tamanho médio são fáceis de armazenar e usar na culinária.

A polpa do vegetal é branca como a neve, com um aroma forte e característico. O teor de matéria seca chega a 10%, dependendo das condições de cultivo. Seu sabor é excelente. Avaliações de produtores amadores de vegetais destacam o sabor agradável, levemente adocicado e moderadamente picante da polpa da cebola Daytona.
Este híbrido tem um uso versátil: pode ser consumido fresco, enlatado ou armazenado durante a estação fria. Seu sabor doce e picante complementa praticamente qualquer prato de vegetais frescos, por isso anéis de cebola são frequentemente incluídos em saladas de verão. No entanto, cebolas frescas também são usadas em aperitivos de carne, peixe e ovos. Este vegetal picante é útil não apenas como um bom tempero, mas também como um suplemento vitamínico e uma fonte de fitoncidas, que são usados para tratar resfriados.

A cebola é tradicionalmente incluída em uma variedade de pratos quentes. Quando salteada, o aroma do vegetal é sutilmente alterado e enriquece o sabor de sopas, molhos e ensopados. A pasta de cebola é usada para marinar carnes para kebabs e adicionada a carnes moídas, peixes e vegetais.
Cebolas pequenas podem ser conservadas inteiras em conserva, adicionando-as a pratos de legumes. Cortadas em rodelas ou gomos, podem ser usadas em marinadas e picles, e como tempero. Também são usadas em saladas e aperitivos de inverno, adicionadas ao lecho (um tipo de ensopado) e a diversos molhos e aperitivos. Sem este vegetal, não se pode fazer um delicioso caviar de legumes.
Os nabos colhidos no final da temporada podem ser armazenados em local fresco e seco por 3 a 4 meses. Para armazenamento, podem ser colocados em caixas de malha, sacos ou amarrados em tranças e pendurados em uma despensa fresca. Devidamente preparadas para o inverno, as cebolas não estragam nem brotam.

Tecnologia agrícola da variedade
Para garantir uma boa colheita de cebola, o terreno deve ser previamente corrigido e fertilizado com fertilizantes orgânicos ou misturas minerais. Isso pode ser feito durante a lavoura de primavera. Adicione 10 kg de húmus, 500-600 g de cinzas de madeira e 1-1,5 kg de giz moído ou farinha de dolomita por metro quadrado. Se o solo for muito denso e salino, podem ser adicionados 2 a 3 baldes de areia fina. As sementes de cebola são pequenas, por isso os jardineiros devem quebrar cuidadosamente quaisquer torrões grandes que possam interferir na germinação.

Cebolas não crescem em áreas pantanosas. É melhor escolher um local com boa drenagem natural e, se isso não for possível, crie canteiros elevados com solo leve e fértil. O híbrido de Daytona requer bastante luz, por isso não deve ser plantado na sombra.
As sementes de cebola Daytona precisarão ser compradas anualmente, pois o híbrido de primeira geração não manterá suas qualidades parentais se tentar se reproduzir de forma independente. Para matar quaisquer esporos de fungos e bactérias remanescentes no material de plantio, deixe as sementes de cebola de molho em uma solução de permanganato de potássio ou Fitosporina por 30 a 40 minutos. Em seguida, escorra a água e seque as sementes em papel até que comecem a fluir livremente.

Sulcos de 5 cm de profundidade são cavados no canteiro, espaçados aproximadamente 30 cm. Espalhe as sementes ao longo dos sulcos, com 4 a 5 cm de distância, e cubra com terra. Programe a semeadura para que as mudas jovens não fiquem expostas a geadas subsequentes. Os canteiros devem ser irrigados diariamente se não houver precipitação natural.
Trinta dias após a semeadura, as cebolas podem ser fertilizadas adicionando uma solução de fertilizante mineral (Ammophoska Universal, Agricola Vegeta, Kemira Lux, etc.) à água de irrigação. A fertilização deve ser repetida a cada 2 a 3 semanas. Interrompa a fertilização um mês antes da colheita.

Quando as penas atingem uma altura de 10 a 15 cm, estão prontas para consumo. Para garantir bulbos grandes, deixe cerca de 7 a 10 cm entre eles. Assim, o excesso de plantas é arrancado pela raiz e usado como vegetais ricos em vitaminas.
Você pode saber quando as cebolas estão maduras pelo acamamento da parte aérea. Elas são arrancadas ou desenterradas e secas por vários dias. Você pode saber quando estão prontas para armazenamento pela condição do pescoço (a área na parte superior da cebola onde as folhas emergem). Ao pressionar com os dedos, o pescoço deve parecer oco e completamente seco por dentro.











