Os pepinos Athos, descritos abaixo, foram desenvolvidos por criadores russos. Este híbrido é adequado para cultivo ao ar livre e em estufas de plástico. A planta não requer polinização por insetos. O pepino Athos f1 é um híbrido de pepino de maturação precoce. O Athos é consumido fresco, usado em saladas e enlatado para armazenamento no inverno.
Dados técnicos da cultura
As características e descrição da variedade de pepino Athos são as seguintes:
- A colheita completa ocorre 30 a 35 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Os frutos maduros aparecem na planta já em julho.
- O arbusto atinge uma altura de 1,5 a 2,1 m. O híbrido tolera bem mudanças bruscas de temperatura. A planta prospera em climas quentes e não morre por causa da seca.
- As folhas têm o formato característico de um pepino e tons escuros de verde. O arbusto tem um número médio de ramos.
- De três a cinco flores se desenvolvem em cada nó. A planta produz frutos em cachos. Um único arbusto pode, às vezes, produzir de 15 a 20 pepinos.
- Os frutos são verdes. As saliências na superfície são quase imperceptíveis. O interior do fruto é muito denso, pois não apresenta cavidades.
- Os pepinos têm até 100 mm de comprimento e 3 cm de diâmetro. O peso dos pepinos é de 70 a 100 g.

O feedback dos agricultores que cultivam o híbrido indica que é possível obter de 10 a 12 kg de frutos por metro quadrado. Um caminhão carregado de pepinos pode transportar a colheita por qualquer distância; o Atos pode ser armazenado em unidades de refrigeração por até 14 dias.
Na Rússia, este híbrido é cultivado em campo aberto na região sul do país. Na zona temperada, estufas de plástico são necessárias para o cultivo da planta. No Extremo Norte e na Sibéria, estufas aquecidas e canteiros são utilizados para o cultivo do Athos.
Como cuidar de um híbrido em crescimento
Os arbustos podem ser cultivados semeando sementes diretamente no solo ou utilizando mudas. Neste último caso, as mudas resultantes são transplantadas para canteiros permanentes no final de abril, quando não há risco de ondas de frio repentinas à noite. Se o agricultor optar pela semeadura direta, as sementes são plantadas a uma profundidade de 15 a 20 mm.
As plantas são plantadas em canteiros de 0,5 x 0,5 m. Recomenda-se amarrar os arbustos a uma treliça. Todos os brotos laterais acima de quatro folhas devem ser removidos semanalmente.

A soltura do solo para melhorar a aeração do sistema radicular do híbrido é feita imediatamente após a rega. Este procedimento acelera o crescimento dos arbustos. A cobertura morta do solo protege as plantas de certas infecções fúngicas. Também ajuda a matar pragas de jardim que se alimentam das raízes do híbrido.
Capinar seus canteiros ajuda a eliminar o risco de doenças transmitidas por ervas daninhas infectarem seus vegetais. Recomenda-se capinar a cada 10 dias. A capina mata os insetos que infestam as ervas daninhas, juntamente com as ervas daninhas.

As plantas são fertilizadas três vezes ao longo da estação. Fertilizantes orgânicos, como esterco de galinha e verbasco, são usados para esse fim. Misturas minerais (superfosfato e fertilizantes nitrogenados) são aplicadas durante o período de floração do híbrido e antes da formação dos primeiros frutos.
Regue os arbustos com água morna e ensolarada. Isso deve ser feito todos os dias, de manhã cedo ou no final da tarde. Regue o híbrido moderadamente. Evite a formação de poças d'água sob os caules, pois isso pode causar apodrecimento das raízes. Se entrar água nas folhas durante a rega, limpe-as para evitar que os arbustos queimem em um dia ensolarado.

Controle de doenças e pragas de jardim
Este híbrido possui forte imunidade. Athos é altamente resistente ao oídio e ao vírus do mosaico do pepino. Também é resistente ao míldio e à podridão radicular.
Para evitar que a planta seja infectada por fungos e bactérias, é recomendável manter 90% de umidade e uma temperatura do ar de 20-22°C na estufa.

Como medida preventiva, ventile a estufa duas vezes por semana. É uma boa ideia limpar as estruturas de vidro com água e sabão para remover qualquer sujeira.
Se o híbrido for cultivado ao ar livre, o agricultor deve garantir que o solo não fique encharcado para evitar doenças. O ressecamento do solo também é perigoso.
Quando insetos (pulgões, ácaros, pragas voadoras) aparecem no jardim, vários produtos químicos, como Vermex, são usados para controlá-los. Remédios populares também são eficazes no controle de pragas; por exemplo, uma infusão de alho é adequada para tratar canteiros com esse tipo de pepino.










