Descrição e regras para o cultivo da uva Athos

A variedade de uva Athos foi desenvolvida recentemente, mas já atraiu a atenção e se tornou uma lenda. Variedades de uva híbridas cultivadas por produtores amadores sempre se destacam pelo excelente sabor e alta resistência a influências ambientais adversas. Isso provavelmente se deve ao amor e à dedicação genuínos ao necessário e importante processo de criação de novas formas híbridas de fruteiras.

Descrição e Características

A nova variedade de uva Athos será especialmente apreciada por aqueles que não querem esperar até o outono para saborear sua fruta favorita. Os frutos da Athos começam a amadurecer três meses após a abertura dos primeiros botões. Nas latitudes mais ao sul, os cachos maduros aparecem já em meados de julho.

Além disso, a nova forma híbrida da fruta apresenta resistência a infecções fúngicas, vírus e insetos nocivos.

Histórico de seleção

A uva Athos deve sua origem ao criador amador ucraniano V.K. Bondarchuk. Em 2009, este experimentador amador cruzou a conhecida variedade de baga Talisman com a uva Kodryanka. Três anos depois, o novo híbrido produziu sua primeira colheita.

Principais características

Com base em suas características e sabor, as uvas Athos são classificadas como variedades de mesa de frutas, com recomendações para uso universal de frutas.

Importante! Devido à juventude da variedade de uva Athos, muitas propriedades e características ainda não foram totalmente estudadas, por isso serão complementadas e alteradas ao longo do tempo..

Uvas Athos

Descrição do arbusto

As videiras maduras de Athos são altas, com brotos e galhos frutíferos fortes e robustos, o que é essencial para o plantio ao ar livre. As videiras são marrons, com nós avermelhados, e crescem até 7 metros durante a estação de crescimento, amadurecendo completamente.

As lâminas das folhas são arredondadas, com características próprias da fruticultura, em tons de verde intenso.

Descrição dos cachos e bagas

Os cachos de uvas são impressionantemente grandes, pesando de 700 a 1.500 g, de densidade média, de formato cônico ou cilíndrico, com bagas grandes e alongadas, pesando de 9 a 14 g e medindo até 4 cm. A casca é densa, mas não espessa, de cor azul-escura, quase preta, com uma camada protetora cerosa.

Dica! Uma vez maduras, as uvas Athos podem permanecer na videira por até 30 a 35 dias. As bagas secam e murcham ao sol, transformando-se em passas grandes e deliciosas.

cachos de uvas

Produtividade

A primeira frutificação da videira Athos ocorre no terceiro ano de cultivo ao ar livre. As videiras desenvolvem racemos com flores masculinas e femininas, permitindo a autopolinização completa.

Do início da estação de crescimento até o amadurecimento das uvas, leva de 90 a 105 dias. Na produção industrial, até 13 toneladas de cachos de uvas maduras podem ser obtidas em um hectare de terra. Em jardins particulares, com os devidos cuidados e clima favorável, a produção pode chegar a até 20 kg de frutos por arbusto.

Transportabilidade

Graças à polpa densa e à casca da fruta, as uvas Athos suportam facilmente o transporte de longa distância sem perder sua aparência ou sabor comercializáveis.

grupo enorme

Resistência à geada e à seca

As uvas Athos são recomendadas para cultivo nas regiões do sul, mas jardineiros experientes também cultivam esses arbustos de frutas vermelhas nos climas temperados da Rússia central. As plantas não são particularmente resistentes a baixas temperaturas, mas podem facilmente suportar temperaturas de até -23 °C (-23 °F). Em climas temperados, os arbustos de frutas vermelhas requerem um isolamento cuidadoso no inverno.

Mas Athos tolera facilmente a seca e o calor de curto prazo, sem causar danos às plantas e plantações.

Resistência a doenças

Segundo os viticultores, as uvas Athos possuem imunidade natural a diversas doenças fúngicas, virais e bacterianas. No entanto, se as práticas de cultivo não forem seguidas e os níveis de umidade forem altos, as videiras são frequentemente atacadas pelo mofo cinzento.

Dica! Para prevenir doenças e proteger contra insetos nocivos, recomenda-se tratar as plantas com pesticidas químicos e biológicos no início da primavera e após a colheita.

ramo de fruta

Qualidades de sabor

Segundo viticultores e jardineiros, as bagas de Athos possuem características de sabor únicas. Com um teor de açúcar de 19 a 21%, a fruta é completamente isenta de acidez. A polpa é densa, muito suculenta, de cor bordô, crocante ao ser consumida e contém de 2 a 3 sementes.

Quanto mais tempo os cachos de uva permanecem nos arbustos, mais doces as bagas se tornam.

Aplicações de bagas

Os frutos da variedade de uva Athos contêm uma grande quantidade de substâncias benéficas para o corpo e a saúde humana, por isso é recomendável comê-los frescos.

As frutas também são usadas para fazer sucos, néctares, geleias e marmeladas deliciosos e saudáveis. Na culinária, as uvas são usadas para fazer molhos, sobremesas, assados ​​e saladas. Elas também são enlatadas, secas e congeladas.

vitaminas aumentaram

Jardineiros e produtores de vegetais experientes produzem licores e licores caseiros de Athos e, para produzir vinho de alta qualidade, as uvas são misturadas com variedades de frutas industriais.

Prós e contras da variedade

Como toda forma híbrida, a variedade de uva Athos tem vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  1. Colheita precoce de frutos maduros.
  2. Fácil de cuidar.
  3. Frutificação estável e anual.
  4. Imunidade natural a infecções fúngicas, virais e bacterianas.
  5. Longos períodos de armazenamento e possibilidade de transporte da colheita por longas distâncias.
  6. Altas taxas de rendimento.

Outra vantagem da variedade de uva Athos é o excelente sabor de seus frutos.

Entre as desvantagens da variedade está sua resistência insuficiente às condições climáticas e meteorológicas.

Variedade Athos

Como plantar corretamente

A saúde do arbusto de frutas vermelhas e o rendimento futuro dependem de procedimentos de plantio corretos e oportunos.

Recomendações para escolha de prazos

Em climas quentes do sul, recomenda-se o plantio de mudas em campo aberto no outono. Isso é feito 40 a 50 dias antes da primeira geada. Em climas temperados, as uvas são plantadas na primavera, antes do início da estação de crescimento. Durante o verão, as plantas terão tempo para criar raízes e receber nutrientes adicionais do solo.

Importante! Após o plantio de outono, os pés de uva precisam de cobertura adicional, mesmo nas regiões do sul..

mudas de plantas

Como escolher e preparar um local

A variedade de uva híbrida Athos prefere áreas ensolaradas, ligeiramente elevadas, bem protegidas de correntes de ar fortes e ventos frios e rajadas.

A presença de água subterrânea é permitida a pelo menos 4 m do nível do solo, a acidez e o teor de umidade do solo são neutros.

Preparação do local:

  1. A área é profundamente escavada, solta e os detritos e ervas daninhas são removidos.
  2. O solo é misturado com um complexo mineral, húmus e matéria orgânica.
  3. 2 a 3 semanas antes do plantio, cave buracos de 60 a 70 cm de profundidade e largura.
  4. Considerando o grande tamanho dos arbustos, a distância entre os plantios é deixada em pelo menos 4-5 m, entre os sulcos de 6-7 m.
  5. Uma camada de drenagem é colocada no buraco, terra é adicionada e uma estaca é cravada.
  6. O buraco é enchido com água e deixado.

Importante! Plantas grandes e altas requerem suporte adicional na forma de treliças ou arcos.

nivelar o solo

Como selecionar e preparar material de plantio

Recomenda-se comprar material de plantio somente de viveiros comprovados e confiáveis:

  1. Selecione uma planta que tenha de 1 a 2 anos de idade.
  2. A muda é inspecionada para verificar se há danos, doenças e infestação de pragas.
  3. O tronco da planta é elástico, liso, brilhante, com presença obrigatória de brotos frutíferos ou folhas.
  4. As raízes são longas, com muitos ramos, bem umedecidas, sem crescimentos ou sinais de podridão.

Um dia antes de transferir as plantas para o terreno aberto, os rizomas são embebidos em uma mistura de água e argila e depois tratados com uma solução de manganês.

muda solitária

Diagrama de plantio

No dia do plantio, são cortados os ramos curtos, danificados e fracos dos rizomas das mudas de uva.

Ordem de plantio:

  1. A planta preparada é colocada no centro do buraco de plantio.
  2. As raízes são cuidadosamente distribuídas no buraco e cobertas com terra, não deixando espaços vazios.
  3. O solo ao redor da planta é compactado, regado e a muda é amarrada a um suporte.

Após o plantio, o círculo do tronco da árvore é coberto com uma camada de húmus ou grama seca.

plantadas de acordo com o esquema

Instruções de cuidado

Práticas agrícolas adequadas e oportunas ajudarão você a cultivar uvas Athos genuínas e produtivas.

Modo de rega

Para mudas jovens de uva Athos, regue de 2 a 3 vezes por mês durante os primeiros 2 a 3 anos de crescimento. Videiras maduras são regadas de 3 a 4 vezes ao longo da estação de crescimento. A irrigação é especialmente importante antes da floração e durante a formação dos frutos. Além disso, regue generosamente após a colheita, aplicando de 50 a 70 litros de água por planta.

Importante! Durante períodos de seca e calor, aumente a frequência de rega.

adição de água

Cobertura superior

As videiras gastam muita energia e força para crescer e amadurecer os brotos e as bagas dos frutos, por isso as plantas precisam de alimentação adicional.

No início da primavera, as plantações de frutas vermelhas são fertilizadas com matéria orgânica contendo nitrogênio. A próxima vez que os arbustos são alimentados com fósforo e potássio é durante a floração e a frutificação.

A última vez que a planta é fertilizada é após a colheita, adicionando matéria orgânica e um complexo mineral equilibrado ao solo.

Aparar

A poda formativa dos arbustos é realizada dependendo da região onde a fruticultura é cultivada. Nas regiões do sul, o arbusto é formado por quatro ramos principais; em climas temperados, dois ramos principais são suficientes. No outono, de três a cinco brotos são deixados em cada ramo, que servirão de base para o surgimento de novos brotos na estação seguinte.

podando o arbusto

Cobertura morta

Para enriquecer os rizomas das plantas com oxigênio, umidade e nutrientes essenciais, o solo é solto, capinado e a área do tronco da árvore é coberta com materiais naturais. Essas atividades são programadas para coincidir com a rega e a fertilização.

Pulverização preventiva

O tratamento preventivo de fruteiras contra doenças e insetos nocivos é realizado no início da primavera, antes do início da estação de crescimento e no final do outono, usando preparações químicas e biológicas.

Proteção contra pássaros e pragas

Uvas maduras são atraentes para os pássaros. Eles se aglomeram em grandes bandos nos vinhedos, causando danos irreparáveis ​​à colheita. Objetos brilhantes são usados ​​para espantar os pássaros, e as uvas são acondicionadas em redes de malha fina.

Produtos à base de inseticidas são usados ​​para controlar insetos.

rede no mato

Preparando-se para o inverno

No final do outono, os brotos são removidos de seus suportes e colocados sobre tábuas preparadas ou folhas secas. As plantas são cobertas com ramos de abeto e polvilhadas com terra. Os brotos preparados são cobertos com fibra ou filme especial. Assim que a primeira neve cai, um grande monte de neve se forma sobre o abrigo.

Desbaste

Após a colheita, os pés de uva são desbastados, removendo-se brotos novos, galhos e brotos velhos, lenhosos, deformados e quebrados.

Padronização

Para um arbusto maduro, 30 a 35 brotos frutíferos são considerados normais. O esforço excessivo na videira fará com que os frutos encolham e os cachos amadureçam mais rapidamente.

Métodos de reprodução

Para propagar a variedade de uva Athos em um canteiro de jardim, são utilizados métodos vegetativos.

propagação de plantas

Para propagar por estacas, pegue um broto forte e saudável de um arbusto maduro e divida-o em seções iguais, cada uma com 30 a 35 cm de comprimento, deixando de 3 a 4 brotos em cada estaca. As plantas são plantadas em vasos com solo fértil e depois transferidas para covas separadas na primavera ou no outono.

Você também pode propagar a fruta por meio de alporquia ou enxertia de uma muda no porta-enxerto de um arbusto velho.

Doenças e pragas

Erros nas regras de cuidado e condições climáticas desfavoráveis ​​aumentam o risco de os pés de uva serem danificados por doenças e pragas.

Podridão cinzenta

A infecção fúngica afeta todas as partes aéreas da planta, mas causa os maiores danos aos cachos de uva. Manchas amarronzadas e uma camada cinza e apodrecida aparecem nas folhas, brotos, botões, ovários e frutos.

podridão da baga

Preparações à base de fungicidas são usadas para controle.

Antracnose

O fungo ataca as folhas, os brotos e os cachos das uvas. Aparece como pequenas manchas marrons que crescem e se tornam roxas, destruindo completamente o tecido celular da planta.

Para controle e prevenção, arbustos e solo são pulverizados com pesticidas químicos e biológicos.

Mofo

Quando infectadas, manchas amareladas com base oleosa aparecem nas lâminas foliares. Uma leve camada pulverulenta se desenvolve nos brotos e frutos. Mais tarde, a planta começa a secar, e os ovários e as folhas caem.

manchas na folha

Produtos à base de fungicidas são usados ​​para controle.

Mancha preta

O fungo afeta toda a parte aérea da planta, manifestando-se como manchas pretas nas folhas, brotos e frutos.

Meios biológicos e químicos de proteção são utilizados para tratamento e tratamento preventivo.

Enrolador de folhas

Uma pequena mariposa, que representa uma ameaça especial na fase de lagarta. Para combater essa praga, as plantas são tratadas com inseticidas.

traça do rolo de folhas

Colheita e armazenamento

As uvas Athos amadurecem dependendo das condições climáticas. Nas regiões do sul, a colheita começa no final de julho. Em climas temperados, as uvas amadurecem apenas no final de agosto ou início de setembro.

Em uma geladeira ou em instalações de armazenamento especializadas, os cachos de uva podem ser armazenados por até 2 meses sem perder o sabor ou a aparência..

Dicas de jardineiros experientes

A variedade de uva Athos é uma cultura muito jovem e ainda estamos aprendendo sobre ela. No entanto, segundo jardineiros experientes, o cuidado adequado e oportuno é tudo o que é preciso para garantir uma colheita abundante e de alta qualidade.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata