- O que significa pepino partenocárpico?
- Vantagens e desvantagens
- Diferenças entre pepinos partenocárpicos e autopolinizadores
- Variedades populares
- Valentão
- Uma pilha de pequenos F1
- Canalha F1
- Kuzya F1
- Meva
- Pyzhik F1
- Fluxo
- Uglich F1
- Zircão F1
- Avançar
- Herman F1
- Adão F1
- Sogra F1
- Coragem F1
- Furor
- Características de cultivo e cuidados
- Em campo aberto
- Em condições ambientais
- Dentro de casa
- Doenças e pragas
Pulverizar os campos com produtos químicos e usar inseticidas mata não apenas pragas, mas também insetos benéficos que polinizam as flores. O número de abelhas e zangões está diminuindo a cada ano, afetando a produção de frutas e vegetais. Para resolver esse problema, os produtores começaram a trabalhar no desenvolvimento de híbridos que não requerem polinização, e os cientistas obtiveram sucesso. Pepinos partenocárpicos não precisam de abelhas para serem cultivados. Eles crescem bem em estufas, produzem excelentes colheitas e frutificam abundantemente.
O que significa pepino partenocárpico?
Híbridos, que foram criados recentemente, produzem apenas flores femininas. Os pepinos não contêm sementes, portanto, a polinização não é necessária. Pepinos partenocárpicos crescem bem em peitoris de janelas, varandas ou galerias, onde as abelhas não conseguem alcançá-los.
Os primeiros híbridos criados por criadores destinavam-se apenas ao cultivo em ambientes internos. Agora, existem variedades de pepino que prosperam no jardim. Os híbridos partenocárpicos produzem flores sem polinização. Para garantir um alto rendimento e uma frutificação duradoura, é importante modelar adequadamente o arbusto e remover os brotos principais.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem das variedades partenocárpicas é que podem ser cultivadas em ambientes internos sem polinização. Os pepinos não têm sementes e não apresentam amargor. Os híbridos se distinguem por:
- frutificação longa e abundante;
- bom gosto;
- excelente apresentação;
- pepinos do mesmo tamanho;
- resistência a doenças.
Os vegetais não amarelam e não são danificados durante o transporte de longa distância. Têm longa vida útil e mantêm uma bela tonalidade esmeralda.

As desvantagens dos híbridos partenocárpicos incluem o fato de que eles formam brotos longos que exigem cuidados especiais, regulação constante da densidade do arbusto e pinçamento obrigatório dos brotos.
Nem todas as variedades toleram flutuações bruscas de temperatura; as sementes de pepino partenocárpico são caras; coletar as sementes você mesmo é impossível, pois os frutos não produzem sementes.
Diferenças entre pepinos partenocárpicos e autopolinizadores
Antes de comprar sementes para cultivar hortaliças em estufa, peitoril de janela ou varanda, você precisa entender as condições para as quais elas são adequadas. Pepinos partenocárpicos produzem frutos sem a ajuda de insetos benéficos, mas esses híbridos não produzem sementes. Os melhoristas também desenvolveram variedades que possuem flores masculinas e femininas, mas são polinizadas de forma independente, sem a ajuda de abelhas.
Variedades populares
Lojas especializadas e quiosques vendem sementes de híbridos partenocárpicos produtivos, sendo as mais populares as variedades próprias para conservas. O pepino Advance F1 apresenta alta produtividade, com maturação precoce.

Jardineiros foram atraídos pela descrição do híbrido Zircon. Os frutos crocantes desta variedade são adequados para conserva, a planta prospera em solo aberto, tolera flutuações de temperatura e produz consistentemente uma excelente colheita.
Valentão
Pepinos híbridos amadurecem em pouco mais de 40 dias. Quando a planta começa a florescer, até quatro entrenós se formam nos brotos laterais, e cerca de cinco pepinos são formados em um único ovário. Quando maduros:
- Os frutos assumem um formato cilíndrico.
- A pele fica coberta de listras esbranquiçadas.
- A polpa fica suculenta e crocante.
Esses pepinos partenocárpicos amadurecem até a geada e são adequados para conservas e conservas. Em climas temperados, a variedade Zabiyaka é cultivada a partir de mudas.
Uma pilha de pequenos F1
Este híbrido partenocárpico é caracterizado por altos rendimentos e um longo período de frutificação. A superfície dos pepinos, que amadurecem precocemente, é coberta por pequenos tubérculos. Os pepinos apresentam excelente sabor, crescem até 9 cm de comprimento e pesam de 70 a 80 g.

Se você plantar este híbrido em uma estufa de policarbonato, poderá colher até dois baldes de pepinos por metro quadrado. A variedade Kucha é resistente ao oídio, mosaico e mancha-de-oliva. Os pepinos são adequados para conserva e não têm sabor amargo.
Canalha F1
Este híbrido partenocárpico produz frutos em campo aberto na Moldávia e na Ucrânia, e é cultivado em estufas na Rússia central. A produção de pepino chega a 18 kg por metro quadrado. Os pepinos pesam até 100 gramas e possuem:
- formato cilíndrico;
- superfície ligeiramente nervurada;
- cor esmeralda.
Os arbustos altos de Kanalya raramente são afetados por doenças. Os pepinos amadurecem cedo e são usados em saladas.
Kuzya F1
Esta variedade, que compartilha o mesmo padrão de polinização de outros híbridos partenocárpicos, é apreciada pelo excelente sabor e aparência de seus pepinos, que amadurecem pouco mais de um mês após a germinação. Os ovários são formados em cachos de 5 a 6 pepinos. Os pepinos Kuzya pesam 90 g. Independentemente do clima, amadurecem suculentos e crocantes, não amarelam e são adequados para conservas, marinadas e enlatados.

Meva
Esta planta indeterminada e ramificada prospera com pouca luz, é resistente à cladosporiose, ao oídio e ao vírus do mosaico. Duas flores femininas se formam por nó na planta híbrida Meva. Os pepinos cilíndricos amadurecem em dois meses. Os pepinos maduros pesam aproximadamente 2 gramas e têm uma superfície lisa. A produção em solo protegido é de aproximadamente 25 kg por metro quadrado.
Pyzhik F1
Este híbrido de origem russa foi desenvolvido para plantio em estufas de vidro e policarbonato. O caule atinge até 3,5 metros de altura, com cachos de vários frutos por axila. Os pepinos da variedade Pyzhik amadurecem em 40 dias. A casca é escura, decorada com listras claras e borradas e coberta de tubérculos. Um balde e meio de frutos são colhidos de cada arbusto.

Fluxo
Este híbrido, criado para cultivo no clima rigoroso da Sibéria, produz frutos sem polinização. Os ovários das plantas de médio porte se formam nos nós. Os pepinos verde-escuros e oblongos pesam aproximadamente 50 gramas e são densamente cobertos por tubérculos. A variedade "Rucheek" é resistente à podridão, ao mosaico e ao míldio, e raramente sofre de oídio. A produção em estufa é de 30 a 35 kg de pepinos por metro quadrado, sendo utilizada para conservas.
Uglich F1
Este híbrido partenocárpico precoce pode ser plantado em canteiros ou em estufas cobertas com plástico. Os ovários se formam nas axilas das folhas. Pepinos verde-escuros começam a ser colhidos após 45 dias. Após a floração, uma única planta produz cerca de um balde de pepinos com caroços, pesando 100 gramas. O uglich é cultivado por meio de mudas ou as sementes são semeadas diretamente no solo. Os pepinos são facilmente transportáveis e têm longa vida útil.

Zircão F1
Esta variedade partenocárpica apresenta alta produtividade e um longo período de frutificação, sendo adequada tanto para cultivo em campo aberto quanto em estufa. Arbustos indeterminados produzem brotos laterais onde os pepinos se desenvolvem. Os pepinos amadurecem precocemente, pesam 60 g, são cobertos por espinhos pretos e são adequados para conserva.
Avançar
Uma variedade polinizada por abelhas, originária da Holanda, é apreciada por sua alta produtividade e versatilidade no uso dos frutos. Os pepinos longos e lisos possuem uma pequena câmara para sementes e a superfície é coberta por tubérculos. Os frutos amadurecem em 50 dias, pesam 100 gramas e são adequados para conserva, fermentação e enlatamento. Esta planta de desenvolvimento indeterminado é resistente à mancha-da-oliva e à podridão-da-oliveira.

Herman F1
Este híbrido partenocárpico é resistente a infecções bacterianas e virais e produz consistentemente uma alta produtividade. Os pepinos formam cachos de vários indivíduos, amadurecem rapidamente e têm um sabor agradável. A casca é coberta por espinhos brancos. Os frutos cilíndricos têm aproximadamente 10 cm de comprimento e 30 mm de diâmetro.
Adão F1
Este híbrido holandês com flores femininas encanta com pequenos pepinos durante todo o verão. Esta variedade não produz sementes, cresce indefinidamente e produz frutos durante toda a estação quente. Os pepinos amadurecem em 50 dias, não crescem demais, não são amargos e pesam menos de 100 g. A superfície dos pepinos é áspera devido aos numerosos espinhos, mas isso não impede que sejam conservados.
Sogra F1
Esta variedade, desenvolvida por criadores russos para plantio nas regiões sul e norte do país, é imune a infecções fúngicas. Aproximadamente dois baldes de pepinos em conserva são colhidos por metro quadrado em uma estufa ou canteiro. Pepinos pequenos e frutos totalmente maduros são colhidos, conservados e salgados.

Coragem F1
Esta variedade híbrida possui arbustos altos com raízes fortes. Os frutos amadurecem cedo, formando cachos. Um metro quadrado rende até 20 kg de pepinos. É preciso cuidado adequado para colher uma produção tão alta.
Furor
Esta variedade precoce não requer polinização; seus arbustos robustos são praticamente resistentes a doenças e apresentam flores agrupadas. O híbrido partenocárpico Furore oferece inúmeras vantagens:
- Crescendo e se desenvolvendo rapidamente.
- Resiste a baixas temperaturas.
- Dá frutos continuamente.
Vários pepinos são colocados em um nó; eles não são amargos, são fáceis de transportar, não mudam de cor quando maduros demais e são usados para conserva.
Características de cultivo e cuidados
Nem todos os jardineiros entendem o que significa um híbrido partenocárpico, como plantar esses pepinos ou quão difícil é cuidar deles.
Em campo aberto
Lojas especializadas e quiosques vendem sementes de variedades não polinizadas que crescem e dão frutos no jardim. Nas regiões do sul, elas são semeadas diretamente em terreno aberto; em climas temperados, são semeadas para mudas.
Os pepinos partenocárpicos florescem no caule principal, e a pinça é realizada nas axilas não de uma, mas de todas as cinco folhas, e os brotos são removidos. Seis ramos laterais são encurtados para 25 cm, e os brotos subsequentes são cortados para 40 cm. O caule central é fixado a um suporte e a parte superior é pinçada.

Em condições ambientais
Pepinos, que não requerem polinização, são cultivados no parapeito de uma janela. Para colher os vegetais até dezembro, semeie as sementes em setembro. O plantio recomeça após seis semanas. No inverno, são necessárias luzes de cultivo adicionais para iluminação. Uma temperatura de 22–23 °C (72–73 °F) é suficiente para o desenvolvimento do pepino. Esta é a temperatura típica de um apartamento. Recomenda-se borrifar as folhas da planta diariamente, mas para evitar água parada, deve-se adicionar uma camada de drenagem ao recipiente onde os pepinos são plantados.
Quando 5 ou 6 folhas aparecerem, apoie os caules com suportes em forma de escada ou prenda uma haste na parte superior da janela e amarre uma corda nela. A densidade e o comprimento dos brotos são controlados por pinçamento.
Para aumentar a frutificação, os arbustos são alimentados com complexos minerais que são vendidos em lojas.
Dentro de casa
Se não for realizado em tempo hábil formação de híbridos partenocárpicos de pepino em estufa, formarão verdadeiros arbustos. Os frutos jovens levarão muito tempo para amadurecer e não haverá nutrientes suficientes para o desenvolvimento de novos brotos.

As flores em variedades não polinizadas são plantadas no caule principal, de modo que os brotos são removidos das axilas das cinco primeiras folhas, seis brotos laterais são encurtados para 20 cm e os ramos subsequentes também são pinçados, mas deixados um pouco mais longos. O caule principal é fixado a uma treliça. O processo de formação do arbusto é semelhante para todos os híbridos partenocárpicos.
Doenças e pragas
Se você ler avaliações de jardineiros que cultivam pepinos não polinizados, poderá concluir que eles têm maior imunidade a vírus e são menos suscetíveis a infecções bacterianas do que as variedades comuns.
Para proteger plantações híbridas partenocárpicas de míldio e manchas:
- Durante a estação de crescimento, os arbustos são tratados com a preparação "Fitolavin-300".
- Quando as primeiras folhas aparecem, os pepinos são regados com a mesma solução.
- Pulverizar com fungicidas "Gamair", "Fitosporin".
Para prevenção infusões de pontas de batata são usadas para tratar doenças e tomates.
Para combater os pulgões do melão, utiliza-se pó de tabaco; vermes-arame e besouros-pulga crucíferos são combatidos com inseticidas.











