O método de cultivo de pepinos em estufa depende da variedade plantada e difere ligeiramente do cultivo em canteiros abertos. Para realizar o procedimento corretamente, você precisa seguir uma série de etapas consistentes e seguir as recomendações de jardineiros experientes. A poda do arbusto e do caule é realizada em estágios específicos do desenvolvimento da hortaliça.
Por que é necessário moldar pepinos?
Se você não moldar seus pés de pepino, os galhos crescidos interferirão no desenvolvimento normal da planta:
- o processo de polinização é prejudicado, pois é difícil para os insetos alcançarem as flores através dos arbustos;
- todas as partes da planta recebem pouca luz e ar, criando condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças e pragas;
- toda a energia e nutrientes serão direcionados para o crescimento dos ramos laterais, e não para a formação da cultura.
Para evitar que todos esses problemas surjam, os jardineiros recomendam amarrar os caules em tempo hábil, ajustar o ponto de crescimento e remover os brotos laterais.
Quando isso deve ser feito?
A formação dos pés de pepino começa quase imediatamente após o plantio em estufa ou canteiro. Após cinco dias, comece a amarrá-los ao suporte e, após mais alguns dias, remova o excesso de galhos laterais.
O momento certo para realizar este procedimento é quando quatro pares de folhas verdadeiras se formarem no caule. Recomenda-se podar todos os brotos laterais da parte inferior do caule.

Qual é a diferença entre a formação de plantas em uma estufa e em campo aberto?
A questão de como cultivar pepinos em campo aberto costuma ser um problema para os cultivadores iniciantes. O processo em si não é diferente daquele realizado em ambientes fechados. Existem algumas outras diferenças:
- Jardineiros que cultivam pepinos em estufas observam que a plantação cresce com mais vigor e rapidez, por isso a modelagem deve ser feita com mais frequência.
- Em condições de estufa, as mudas precisam de menos dias para enraizar. As raízes ganham força mais rapidamente e começam a formar novos ramos, por isso o processo de plantio deve começar mais cedo.

Como moldar pepinos corretamente?
É importante moldar os pepinos corretamente; para isso, você precisa seguir algumas regras:
- É necessário colher flores estéreis a tempo;
- o instrumento deve estar afiado e desinfetado;
- É melhor realizar a modelagem nas primeiras horas da manhã (as feridas poderão cicatrizar durante todo o dia);
- Trabalhe com cuidado com os ramos superiores centrais, pois se danificados, o arbusto pode morrer completamente;
- as folhas da fileira de baixo são removidas;
- folhas secas, galhos danificados e frutos ruins precisam ser colhidos do arbusto;
- Não deixe tocos depois do corte, pois isso aumenta o risco de infecções fúngicas.
O procedimento de formação em uma estufa de policarbonato é realizado regularmente, em intervalos de 7 dias ou até mais.

O processo de modelagem começa com a amarração do arbusto a um suporte. Existem três métodos para a amarração correta:
- Para o método horizontal, duas estacas de madeira ou metal (é importante que sejam altas) são instaladas no chão em cada lado do canteiro. Uma corda é esticada entre elas.
- Se o treinamento vertical for planejado, uma corda é esticada entre as estacas no topo. Um pedaço de tecido é então passado dessa corda até cada arbusto, permitindo que as videiras de pepino subam por ele.
- Há também a opção de liga combinada. Nesse caso, uma rede é instalada perto do canteiro, e as videiras se agarram a ela com seus tentáculos.
Os enteados são removidos seguindo uma série de etapas sequenciais especificadas nas instruções:
- os brotos laterais são removidos a partir da parte inferior do caule até a 5ª folha;
- a uma altura de 85 cm, devem ser deixados dois brotos (seu comprimento é reduzido para 20 cm) com duas folhas;
- a partir de uma altura de caule de 125 cm, o comprimento dos ramos laterais não deve exceder 40 cm (deixam-se 2 folhas e dois ovários);
- a uma altura de 155 cm, 4 folhas e o mesmo número de ovários são deixados nos brotos;
- então a parte superior é comprimida.

Todas essas etapas ajudarão a formar um arbusto limpo e produtivo. Isso garantirá livre acesso de ar e luz a todas as partes da planta. Os brotos resultantes serão doces, crocantes e uniformes.
Variedades partenocárpicas
Variedades híbridas de pepino partenocárpicas (autopolinizadoras) não requerem polinização por insetos, pois produzem apenas inflorescências femininas. A maioria das inflorescências está localizada no caule principal, portanto, todos os esforços devem ser direcionados ao seu desenvolvimento.

Variedades de pepino autopolinizadoras ganham folhagem rapidamente. A muda lateral começa três semanas após o plantio na estufa. Nesse momento, 5 a 6 folhas verdadeiras devem aparecer e a planta deve atingir 35 cm de altura.
O esquema de formação do arbusto é simples:
- Nas axilas das cinco primeiras folhas da fileira de baixo, devem ser removidas flores e ovários.
- Em seguida, você precisa deixar seis brotos. Eles são encurtados, deixando um comprimento de 25 cm. Uma folha é deixada em cada galho e os brotos são removidos.
- A pinça começa a partir do 9º broto. Deixe duas folhas e dois ovários. Os brotos devem ter aproximadamente 45 cm de comprimento.
- Assim que o arbusto atinge a altura do suporte instalado, a parte superior é direcionada para baixo e cortada.

Variedades polinizadas por abelhas
Variedades de pepino polinizadas por abelhas Sem polinização, os pepinos não formam ovários. Variedades de pepino polinizadas por abelhas requerem um treinamento ligeiramente diferente. Este grupo de vegetais difere na forma como os ovários e os frutos se formam nos ramos laterais. Na maioria dos casos, inflorescências masculinas e flores estéreis aparecem no caule principal. Portanto, é melhor treinar dois ou três caules.
Essas variedades são mais adequadas para cultivo em canteiros abertos, mas com o treinamento adequado também podem ser cultivadas em estufa.
Instruções passo a passo ajudarão você a realizar o procedimento corretamente:
- o caule central não é pinçado até atingir um ponto alto;
- nas axilas das 5 folhas inferiores, retire enteados, ovários e flores;
- nas duas axilas seguintes, apenas os rudimentos dos ramos laterais são removidos;
- em seguida, os ramos laterais de dois níveis são pinçados, deixando um comprimento de 20 cm;
- os brotos seguintes são encurtados para que seu comprimento permaneça 40 cm;
- mais perto do topo do caule principal, o comprimento dos ramos deve ser de 52 cm;
- A parte superior do arbusto é direcionada para baixo e comprimida.
Se você treinar os pepinos adequadamente e seguir todas as recomendações, você poderá ter uma boa colheita.











