- Características gerais dos pepinos
- Características da variedade Teshcha
- Características do híbrido Zyatek F1
- Vantagens e desvantagens
- Nuances crescentes
- Tratamento de sementes pré-semeadura
- Semeadura para mudas
- Cultivo de um híbrido por semeadura direta no solo
- Como cuidar de pepinos
- Fertilização e rega
- Afrouxamento e capina
- Amontoamento e beliscões
- Doenças e pragas de plantas
- Colheita
- Avaliações de jardineiros experientes
Pepinos são uma hortaliça cultivada em todo o país, em diversas regiões. Entre as muitas variedades, destacam-se as híbridas, adaptadas a zonas climáticas específicas. Variedades universais de pepino, como Zyatek ou Teshcha, são particularmente populares devido à sua alta produtividade.
Características gerais dos pepinos
Pepinos são plantas anuais. Seus caules geralmente se estendem pelo solo, com gavinhas primárias e secundárias. Os jardineiros usam essa estrutura de caule para moldar as plantas usando suportes.
As folhas do pepino são grandes, ásperas e com cinco pontas. Os frutos maduros contêm grande quantidade de água. A polpa é verde e suculenta. A casca é verde-escura, densa e coberta de espinhas. Diferentes variedades de pepino apresentam diferentes formatos, tamanhos e tempos de amadurecimento.
Os pepinos são caracterizados por um alto teor de água, contendo até 97%. Eles também contêm clorofila, caroteno, vitaminas do complexo B e macronutrientes, incluindo altos níveis de potássio e magnésio.
Os compostos orgânicos encontrados nos pepinos têm um impacto significativo nos processos metabólicos do corpo humano. Pepinos frescos aumentam a acidez estomacal. Micro e macronutrientes ajudam a melhorar a função cardíaca. O teor de água do pepino é benéfico devido às suas propriedades diuréticas.

As propriedades curativas dos pepinos são amplamente utilizadas na medicina, na preparação de cosméticos industriais e caseiros e na culinária. Eles são preparados de diversas maneiras: tradicionalmente consumidos à medida que a colheita amadurece ou conservados para o inverno em conserva ou marinada.
Características da variedade Teshcha
Entre os híbridos modernos, a variedade Teshcha é muito popular. Criadores de Moscou a criaram há mais de 10 anos.
Características da variedade:
- comprimento do fruto – até 13 centímetros;
- o peso de um pepino chega a 130 gramas;
- colheita de 1 arbusto – até 6,5 quilos.
A variedade é considerada partenocárpica, o que significa que os pepinos Teshcha não requerem polinização.

Características do híbrido Zyatek F1
Este híbrido foi desenvolvido por criadores de Moscou, juntamente com o híbrido Teshcha. As sementes dessas variedades são frequentemente mencionadas juntas, e alguns produtores vendem sementes de ambos os híbridos na mesma embalagem.
Características da variedade:
- os frutos crescem até 10-12 centímetros de comprimento;
- pesam cerca de 100 gramas;
- Até 7 quilos de colheita são coletados de 1 arbusto.
Esta é uma variedade favorita entre os jardineiros. É apreciada por seu tamanho compacto e alto rendimento.

Vantagens e desvantagens
As descrições dos pepinos Zyatek F1 e Teshcha F1 destacam suas vantagens e desvantagens.
As vantagens das variedades incluem:
- capacidade de crescer em estufas e em campo aberto;
- não requerem polinização;
- o período do plantio à colheita é de aproximadamente 45 dias;
- altas taxas de rendimento;
- apresentam resistência a infecções comuns entre culturas vegetais;
- Os frutos são pequenos, adequados para consumo fresco, conservas e salga.
Entre as desvantagens, os jardineiros citam o aumento do custo do material e a necessidade de cumprir certas condições especiais durante o cultivo.
Nuances crescentes
O cultivo de pepinos é feito de duas maneiras: plantando mudas ou semeando sementes em campo aberto. Esta última opção não é adequada para climas com baixas temperaturas noturnas no final da primavera ou início do verão.
Tratamento de sementes pré-semeadura
O material de plantio para mudas é adquirido com antecedência. As variedades Zyatek e Teshcha são consideradas de maturação precoce, portanto, a semeadura não deve ser feita antes do início ou meados de abril.
Antes da semeadura, as sementes passam por:
- calibração;
- desinfecção;
- molho.
Recomenda-se germinar as sementes dessas variedades antes do plantio. Para isso, coloque as sementes em uma superfície plana coberta com um pano úmido, cubra com uma segunda camada e deixe em local aquecido. Esse procedimento aumenta as taxas de germinação.

Semeadura para mudas
As sementes são colocadas em recipientes individuais. Para isso, escolha entre bandejas de plástico ou vasos de turfa. Pepinos não são plantados em recipientes comunitários porque não toleram o transplante.
Para as mudas, selecione uma camada de drenagem e uma mistura de solo adequada para hortaliças. As sementes são plantadas a 1,5 cm de profundidade e, em seguida, umedecidas com um borrifador. Coloque as mudas em um local aquecido até que os brotos apareçam. Assim que as folhas surgirem, elas precisarão de pelo menos 12 horas de luz solar. Tempo nublado por vários dias pode retardar o crescimento das mudas.
O plantio ao ar livre começa quando 3 ou 4 folhas aparecem, levando em consideração as condições climáticas. O solo deve estar bem aquecido para o plantio.
Os jardineiros definiram a temperatura mínima do solo para o plantio de pepinos em +15 graus.

Cultivo de um híbrido por semeadura direta no solo
A semeadura em campo aberto é praticada apenas nas regiões do sul do país; a cultura requer um verão longo e quente para formar e produzir frutos em tempo hábil.
O solo para o plantio começa a ser preparado com antecedência. Ele é cavado, fertilizado e as covas são preparadas. Antes da semeadura, 1 colher de sopa de cinzas de madeira é adicionada ao solo. A semente é colocada a uma profundidade de no máximo 5 centímetros, coberta com terra e cuidadosamente regada com um sistema de irrigação por gotejamento.
Como cuidar de pepinos
O cultivo de variedades de pepino requer técnicas agrícolas acessíveis a qualquer jardineiro. A produtividade depende do cumprimento de regras básicas relacionadas às características dos híbridos.

Fertilização e rega
Após o plantio, os pepinos precisam de rega regular. A frequência e a quantidade dependem das condições climáticas. Essas variedades podem sobreviver a períodos de seca quando as videiras estiverem totalmente formadas. No entanto, durante a fase de crescimento e frutificação ativa, as plantas não precisam de estresse.
Durante o período de floração ativa, jardineiros experientes recomendam reduzir a irrigação para evitar o atraso na frutificação. A irrigação por gotejamento ou pelas raízes é o método preferido para regar pepinos. A irrigação por aspersão é completamente evitada para essas variedades.
Informação! Regar pepinos é especialmente eficaz no início da manhã ou no final da tarde.

Para fertilizantes minerais são escolhidos para alimentar essas variedades de pepinos, regue as raízes. De três a cinco vezes por estação, mais frequentemente durante a floração e a frutificação. Tipos de fertilizantes:
- complexos com potássio e fósforo;
- misturas orgânicas (de esterco, fezes de pássaros);
- cinzas de madeira e complexos contendo nitrogênio no plantio.
Afrouxamento e capina
A soltura do solo é realizada antes do crescimento do broto central. Após a fertilização das raízes, o solo é solto, independentemente das condições do arbusto.

O controle de ervas daninhas é essencial para o desenvolvimento e crescimento das raízes. As ervas daninhas ao redor da cerca principal são removidas assim que aparecem.
Amontoamento e beliscões
As variedades de pepino Teshcha e Zyatek compartilham uma característica semelhante: o caule principal pode crescer indefinidamente. Essa característica garante altos rendimentos. Para controlar essa característica, recomenda-se pinçar o caule principal.
A pinçada do caule principal começa a uma altura de pelo menos 2 metros. Os brotos laterais são pinçados conforme necessário.
Para essas variedades, recomenda-se o uso de um sistema de estacas e a instalação de suportes adicionais. Os caules altos prosperarão acima do solo. Amontoar pepinos promove o desenvolvimento de um sistema radicular forte. Isso é feito após a formação do segundo ou terceiro estágio de crescimento.

Doenças e pragas de plantas
A vantagem das variedades é sua resistência a doenças como o oídio. O perigo está nas infecções fúngicas que podem afetar a cultura devido a mudanças bruscas de temperatura ou violações das regras de irrigação.
O míldio pode afetar variedades de pepino. Devido ao excesso de água. Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas marrons nos caules, lâminas foliares ou frutos. As partes afetadas das videiras são removidas e as restantes são pulverizadas com soluções especiais. Soluções de ureia são consideradas a principal opção. Entre os remédios populares, a pulverização com uma solução de leite é popular.
No verão, os pepinos são atacados por pulgões, tripes, lesmas e outros insetos. Inseticidas populares são usados para controlá-los. A pulverização preventiva é considerada o melhor método de controle de pragas.

Colheita
Os frutos são colhidos no meio do verão, utilizando o método padrão de plantio em campo aberto, seja a partir de sementes ou mudas. O intervalo entre as colheitas é de dois dias. A não remoção imediata dos frutos maduros das videiras pode inibir o desenvolvimento de novos ovários.
Uma característica distintiva dessas variedades é a ausência de sinais de crescimento excessivo. Jardineiros experientes determinaram que os pepinos dessa variedade não aumentam de tamanho durante o crescimento prolongado, mas, em vez disso, enrolam-se para dentro, adquirindo a forma de gancho.
Antes da conserva, as frutas são deixadas de molho em água fria para preservar suas propriedades benéficas e sabor.
Avaliações de jardineiros experientes
Opiniões de jardineiros experientes sobre as variedades de pepino Teshcha e Zyatek indicam que elas têm inúmeras vantagens.
Dicas coletadas de avaliações dos pepinos Zyatek F1 e Teshcha F1 ajudam a evitar erros durante o cuidado.
- A variedade é prejudicada pelo excesso de fertilização; aplicar fertilizantes minerais em excesso pode levar à morte do broto principal.
- Nas regiões do sul, de acordo com moradores do verão, as sementes germinadas têm melhores taxas de germinação em campo aberto.
- Recomenda-se plantar sementes e mudas a uma distância de pelo menos 50 centímetros uma da outra.
- Ao cultivar pepinos, é recomendável fertilizar o solo com infusões de cebola.
O cumprimento das regras permite que você obtenha uma colheita contínua de pepinos durante toda a temporada.











