- Características climáticas da região
- As melhores variedades para os Urais e a Sibéria
- Variedades de estufa
- Touro Amarelo
- Cacatua
- Red Bull
- Casablanca
- Cláudio
- Culturas para terrenos abertos
- Veselinka
- Novosibirsk
- Sultão
- Bogatyr
- Tritão
- Como cultivar mudas de alta qualidade em casa
- A melhor época para semear sementes
- Preparamos a mistura de solo em um recipiente para plantio.
- Estratificação e preparação do material da semente
- Condições para germinação
- Transplante para solo aberto e cuidados adequados
- Regando pimentas
- Afrouxamento
- Cobertura superior
- Beliscando os brotos laterais e modelando o arbusto
- Tratamentos preventivos
- Plantando mudas em estufa
- Cuidados e formação de plantas
- Colheita e armazenamento
Nos Urais, plantar pimentas e cuidar das mudas é uma tarefa árdua que pode não dar resultado. O problema é que o clima da região não é muito adequado para essa planta que gosta de calor. Como resultado, apesar de todo o esforço, os jardineiros podem acabar com nada além de arbustos cobertos de flores. Apesar dos esforços dos produtores para desenvolver variedades resistentes à geada, as pimentas ainda consomem muito tempo e esforço.
Características climáticas da região
Dado o clima dos Urais, nem sempre é possível colher as safras rapidamente. No sul, os verões são quentes, com temperaturas médias de 20 graus Celsius. Nas regiões norte e polares dos Urais, os verões são significativamente mais curtos, com temperaturas médias não superiores a 8 graus Celsius.Nessas condições, é difícil cultivar pimentas, mesmo em estufas, pois as plantas não têm luz solar e calor suficientes.
Na parte sul da região, o verão dura de 4 a 5 meses, mas na parte norte, não passa de 2 meses. 60 dias claramente não são suficientes para que os frutos se desenvolvam completamente e atinjam a maturidade. Portanto, ao plantar no solo ou em estufa, escolha variedades que amadureçam cedo e sejam resistentes à geada.
Vamos fazer uma análise comparativa das condições climáticas da região:
| Urais do Sul: | O verão nesta parte da região dura até cinco meses, e os invernos não são particularmente frios. As temperaturas médias diárias durante os meses mais quentes chegam a 20 graus Celsius. O ar é seco, mas sem ventos árticos, o que torna possível cultivar pimentas mesmo ao ar livre, desde que o regime de irrigação seja mantido. |
| Parte norte: | O clima não é particularmente quente, com temperaturas médias diárias raramente ultrapassando 15-16 graus Celsius durante os meses mais quentes. O verão não dura mais do que 60 dias, enquanto o inverno dura até seis meses. O ar úmido, porém frio, pode matar as mudas de pimenta. A primavera é curta, mas o outono é longo. |
As melhores variedades para os Urais e a Sibéria
Dadas as características específicas da região, dá-se preferência a variedades que amadurecem cedo e toleram bem a geada. Há culturas adequadas para cultivo em estufa e até mesmo para plantio ao ar livre. O segredo é plantar com calma e garantir que as pimentas, que gostam de calor, não congelem.
Variedades de estufa
Essas culturas não são plantadas ao ar livre, pois isso reduz drasticamente sua produtividade e pode fazer com que os jardineiros não vejam nenhum fruto. Cada variedade tem suas próprias características que devem ser levadas em consideração ao cuidar das culturas.

Touro Amarelo
Este pimentão é considerado um híbrido e possui excelentes características. Os jardineiros o apreciam por seus frutos grandes, de paredes grossas e casca fina. O pimentão médio pesa até 400 gramas. O sabor é excelente, com frutos macios e carnudos, além de um sabor adocicado. Quando maduros, os pimentões adquirem uma tonalidade dourada.
Cacatua
O formato alongado da fruta, assim como sua cor vermelha, surpreenderão os jardineiros. Os arbustos crescem altos e são plantados em estufas de vidro ou estruturas de policarbonato. Para atingir a maturidade plena, as pimentas precisam de pleno sol. Em condições favoráveis e com os devidos cuidados, a colheita começa em 130 dias.

Red Bull
Entre os jardineiros, esta variedade é conhecida como "gigante", devido ao grande tamanho de seus frutos. Quando tecnicamente maduros, os pimentões são verdes; quando totalmente maduros, são vermelhos brilhantes. Os frutos atingem 20 centímetros de comprimento, contêm várias câmaras e um pequeno número de sementes. A polpa da Red Bull é moderadamente firme, com paredes de até 10 milímetros de largura.
Casablanca
Os frutos amadurecem nos arbustos 95 dias após o plantio na estufa. Em condições favoráveis, esta variedade de pimenta também pode ser cultivada ao ar livre. As paredes dos frutos atingem 6 milímetros, e as pimentas em si são grandes e suculentas. A Casablanca é conhecida por sua boa produtividade.

Cláudio
Outro híbrido que se distingue pelo amadurecimento precoce dos frutos. Os pimentões amadurecem rapidamente e a colheita pode começar 72 dias após o plantio. O fruto tem um sabor excelente e os arbustos crescem altos e espalhados. Os pimentões maduros são vermelhos e grandes, com casca fina e polpa suculenta. As paredes atingem 7 milímetros e o fruto possui várias câmaras.
Culturas para terrenos abertos
Na parte sul da região, os pimentões podem ser cultivados ao ar livre. Recomenda-se plantá-los no solo quando as temperaturas voltarem ao normal. Essas variedades amadurecem mais lentamente e têm menor produtividade. No entanto, são resistentes a doenças virais e fúngicas e tolerantes ao estresse.

Veselinka
Esta variedade é adequada para plantio na região da Sibéria. O arbusto é de porte médio, então não espere grandes rendimentos. Em média, podem ser colhidos cerca de 3 quilos de frutos por metro quadrado. Quando totalmente maduros, eles ficam amarelos. O peso médio de um único grão de pimenta não passa de 80 gramas.
Novosibirsk
Esta variedade fácil de cultivar apresenta uma boa produtividade: com os devidos cuidados, podem ser colhidos até 10 quilos por metro quadrado. Os frutos vermelhos e cilíndricos oferecem sabor agradável e aroma vibrante, sem amargor ou outros sabores desagradáveis.

Sultão
Esta variedade de pimentão leva muito tempo para amadurecer, com os frutos prontos para a colheita 135 dias após o plantio. Em condições favoráveis, a colheita pode começar após 165 dias. As plantas não são particularmente altas, raramente atingindo 50 centímetros. Os jardineiros podem ser atraídos pelos grandes grãos de pimenta, que amadurecem nas plantas e pesam de 180 a 200 gramas.
Bogatyr
Os fabricantes produzem sementes com este nome, que apresentam características diferentes. Na forma clássica Bogatyr é uma variedade de pimenta, caracterizada por tamanhos grandes, frutos vermelhos amadurecem rapidamente e a colheita pode ser feita em apenas 135 dias.

Tritão
Cultivar esta variedade de pimenta é fácil, pois é considerada uma variedade fácil de cultivar. O arbusto atinge 50 centímetros de altura, o que a torna uma planta de baixo crescimento. A produtividade é boa e os frutos são de tamanho médio. A Triton é uma variedade de maturação precoce.
Como cultivar mudas de alta qualidade em casa
Jardineiros cultivam mudas em vasos no parapeito das janelas. Esse período é considerado significativo, pois as plantas se desenvolvem e ganham força durante esse período. Híbridos modernos desenvolvidos por cultivadores, com os devidos cuidados, podem ajudar a otimizar a jardinagem e, por fim, render uma boa colheita, para os padrões regionais.

A melhor época para semear sementes
Se você plantar uma semente em campo aberto, não obterá uma colheita. Portanto, é importante preparar as mudas desde o início. É melhor plantá-las em meados de fevereiro ou início de março. A semente pode levar muito tempo para germinar, até várias semanas, então certifique-se de fazê-lo rapidamente.
Preparamos a mistura de solo em um recipiente para plantio.
Se você estiver plantando sementes em um recipiente comum, quando elas desenvolverem 3 a 4 folhas, transplante as pimentas para vasos ou xícaras individuais. É uma boa ideia aplicar o primeiro fertilizante após o transplante das mudas do recipiente comum para as xícaras. Você pode tratar as sementes com uma solução de permanganato de potássio ou uma fitossolução.

Estratificação e preparação do material da semente
Para preparar sementes para plantio, siga estas regras:
- Separe o material de plantio e depois mergulhe as sementes em água morna ou em uma solução levemente salgada.
- As sementes que se depositam no fundo podem ser usadas para cultivar a planta.
- Lave as sementes, deixe-as de molho por 20 minutos e guarde-as na geladeira ou na adega. Isso ajudará a aumentar as taxas de germinação.
- Antes do plantio, as sementes são tratadas com um estimulante de crescimento, que pode ser comprado em uma loja especializada.
Condições para germinação
Para germinar as sementes, envolva-as em um pano grosso (pode ser gaze). Primeiro, deixe-as de molho em água com um pouco de cinza de madeira.
Importante! Pimentões precisam de luz para crescer adequadamente. Portanto, é melhor germinar as mudas no parapeito de uma janela.
Antes de plantar em uma caixa ou copo, não se esqueça da drenagem; use solo enriquecido.

Transplante para solo aberto e cuidados adequados
O plantio no solo ocorre em meados de maio (se você estiver na região sul ou plantando em uma estufa). Se você planeja plantar diretamente no solo, plante mais tarde, em meados de junho.
Os pimentões precisam de tempo para amadurecer; se plantados tarde, não terão tempo de se desenvolver e a colheita será escassa. Se plantados muito cedo, dificilmente sobreviverão à geada.
Regando pimentas
A umidade insuficiente pode levar à perda da colheita, enquanto o excesso de umidade pode desencadear certas doenças fúngicas. A rega deve ser moderada, de preferência pelo menos três vezes por semana. Se não chover há muito tempo e estiver calor lá fora, regue diariamente.

Afrouxamento
Fornece oxigênio ao sistema radicular da planta; o solo deve ser solto antes do plantio e após cada rega.
Cobertura superior
Os fertilizantes desempenham um papel importante; se as pimentas não forem fertilizadas, você não terá uma boa colheita. Como alimentá-las:
- o primeiro procedimento é realizado após o plantio das mudas em copos; é feito com uréia e humato de sódio;
- a segunda alimentação é realizada 10 dias após a primeira, utilizando uréia e monofosfato de potássio;
- então você pode usar fertilizantes para mudas, de preferência solúveis em água;
- Você pode usar esterco de vaca ou de galinha diluído, bem como fertilizantes minerais, isso ajudará você a cultivar e colher uma boa safra.

Beliscando os brotos laterais e modelando o arbusto
A maioria das variedades descritas acima não requer poda, pois as plantas em si não a requerem. Se você quiser influenciar o crescimento e a formação dos arbustos, ou se achar que os brotos laterais estão sendo arrancados demais, remova os brotos inferiores. Não exagere, pois isso pode prejudicar os pimentões.
Dica: Se você estiver plantando a plantação no solo, considere fornecer suporte adicional; estacas podem servir para esse propósito.
Tratamentos preventivos
Uma infusão de tabaco repelirá ácaros de pimentões, enquanto uma infusão de dente-de-leão ajudará a livrar a planta de pulgões. Leite desnatado protegerá os pimentões de doenças virais. No entanto, a fertilização oportuna das plantas pode ajudar a evitar esses problemas. A fertilização também tem um efeito preventivo, se feita corretamente e em tempo hábil.

Plantando mudas em estufa
Se as mudas forem plantadas em caixas ou vasos, plante-as em solo com um pouco de areia. Fertilize as plantas após o plantio e não se esqueça de regá-las. A temperatura do solo deve ser de pelo menos 15 graus Celsius, enquanto a temperatura do ar deve ser de pelo menos 20 graus Celsius. Se houver preocupação com geadas, considere fornecer cobertura adicional dentro da estufa.
Cuidados e formação de plantas
Como estamos falando de uma cultura que gosta de calor e que requer rega, recomendamos que os jardineiros sigam as seguintes regras:
- Após regar, solte o solo para garantir a circulação de ar.
- Certifique-se de que a quantidade de umidade seja moderada e não excessiva, porém, as pimentas não toleram bem a seca.
- Para obter uma colheita decente, você precisará fertilizar suas plantas, capiná-las e manter a boa qualidade do solo. Se possível, regue suas plantas com água morna, de preferência água da chuva.
- Antes de plantar em uma estufa, remova os brotos laterais e inferiores, deixando no máximo 7 a 8 folhas no arbusto.

Variedades plantadas no solo ou em estufas são caracterizadas por boa imunidade. Caso contrário, não seriam capazes de sobreviver nas condições climáticas dos Urais e da Sibéria.
Colheita e armazenamento
Se o clima não for propício ao sol e ao calor, a colheita deve começar quando os pimentões atingirem a maturidade real, e não biológica. Os pimentões amadurecerão no parapeito de uma janela. Isso ajudará a aumentar a produtividade. Afinal, colher os pimentões cedo dá ao jardineiro a chance de desenvolver e amadurecer outros pimentões. A maioria das variedades descritas aqui é fácil de transportar e armazenar e mantém seu sabor ao longo do tempo.
Frutas maduras são armazenadas em local escuro, de preferência em caixas cobertas com jornal.Lembre-se de que os pimentões precisam de calor; eles adoram luz solar e não toleram bem geadas. Portanto, se você mora nos Urais, não se apresse em plantar suas plantas; certifique-se de que o clima não apresentará "surpresas desagradáveis" em um futuro próximo, como geadas ou mudanças bruscas de temperatura. Isso pode estragar as mudas e deixar você sem uma colheita.












