Os mirtilos são uma fonte de inúmeros micronutrientes benéficos que auxiliam o coração, os vasos sanguíneos e o sistema nervoso. O consumo desta fruta tem um efeito positivo no pâncreas. Preparando compota de mirtilo para o inverno Fornece microelementos benéficos durante a estação fria. Existem diversas receitas para esta bebida.
As sutilezas de fazer compota
Ao preparar uma bebida de mirtilo, é recomendável seguir algumas dicas:
- Mirtilos inteiros são adequados para esta bebida. Eles devem ser bem lavados e secos antes de serem preparados.
- Potes de três litros são adequados para conservas. Recipientes de um litro produzem uma bebida mais concentrada.
- Os potes devem ser esterilizados. Isso pode ser feito no vapor (por 20 a 30 minutos) ou no forno a 150 graus Celsius (300 graus Fahrenheit). Neste último caso, os potes devem primeiro ser secos. Em seguida, coloque-os em um forno frio e, após a esterilização, retire-os assim que esfriarem.
- Todas as preparações devem ser pasteurizadas, para isso os recipientes são colocados em uma panela com água, cujo fundo é forrado com uma toalha, e mantidos em água fervente por vários minutos.
Recomenda-se o uso de água mineral no preparo deste produto. É importante seguir as proporções exatas e adicionar a quantidade necessária de açúcar. Caso contrário, o produto final ficará muito doce ou muito ácido.
Preparando o ingrediente principal
Ao colher mirtilos, é recomendável ter cuidado para não danificar a casca. Os frutos devem ser limpos de qualquer sujeira antes da colheita.
Para fazer isso, primeiro remova as folhas e outros detritos, depois coloque os mirtilos em uma peneira e mergulhe-os em água limpa várias vezes.
Uma receita simples para o inverno
Esta receita requer 2 quilos de mirtilos (congelados) e 550 gramas de açúcar. Coloque o açúcar em uma panela com 700 mililitros de água. Leve a mistura para ferver (o açúcar deve dissolver completamente), cozinhe a calda em fogo baixo por 10 minutos e despeje em potes com frutas secas. Algumas pessoas adicionam o suco de um limão à bebida durante o preparo.

Compota de framboesa e mirtilo
Esta receita é usada para preparar:
- um quilo de framboesas;
- meio quilo de mirtilos;
- 1,2 quilos de açúcar;
- um litro de água.
O xarope é preparado de acordo com a receita descrita acima. As frutas vermelhas são colocadas em potes (2 framboesas para cada 1 mirtilo). O xarope é despejado nos recipientes e selado com tampas de metal.

Compota de mirtilo e mirtilo
Ambas as frutas são consumidas em proporções iguais. Não é necessário mais do que 1 xícara de açúcar para cada litro de água. As frutas são misturadas e colocadas em potes. A água é despejada nos potes para medir o volume necessário. Em seguida, a quantidade necessária de açúcar é adicionada ao líquido e o xarope é fervido. Uma vez concluído o processo, todos os ingredientes são misturados, selados e pasteurizados.
Compota de maçã e mirtilo
Para cada litro de água limpa, você precisará de 150 gramas de maçãs, mirtilos e açúcar. Também é recomendável adicionar 1 grama de ácido cítrico.

O processo de preparo desta bebida permanece praticamente o mesmo. Maçãs descascadas e sem sementes são adicionadas à calda e fervidas em fogo baixo por 6 minutos. A mistura é então misturada com as frutas vermelhas e o ácido cítrico. Após a fervura, a bebida é resfriada antes de ser despejada em jarras.
Compota de mirtilo e cereja
A receita para fazer a bebida permanece a mesma. Para a compota, você precisará de cerejas e mirtilos sem caroço — um quilo cada. Recomenda-se também adicionar meia xícara de açúcar e 2,5 litros de água. As frutas descascadas são colocadas em potes esterilizados, alternando camadas. Cada camada deve ter 3 centímetros de espessura. Encha os potes até cerca de 4 a 5 centímetros acima do topo. O xarope preparado é despejado nos potes. Os potes são então pasteurizados em água aquecida a 60 graus Celsius.

Recomenda-se o consumo de compotas de cereja após 2 a 3 meses. Posteriormente, os caroços começam a liberar substâncias tóxicas para o organismo.
Compota de mirtilo sem esterilização
Para 1,5 quilo de mirtilos, você precisará de 500 gramas de açúcar e 600 mililitros de água limpa. Depois de preparado, o xarope é despejado em potes contendo as frutas. Os potes são selados com tampas de metal e deixados para esfriar por cerca de um dia. Por fim, os potes são colocados em um local fresco para armazenamento durante o inverno.
Compotas refrescantes
Para a estação fria, uma bebida feita com os seguintes ingredientes é adequada:
- 1,5 kg de mirtilos;
- 400 gramas de açúcar;
- 2 cravos;
- cardamomo (a gosto).

Os potes são preenchidos com especiarias (dispostas no fundo) e mirtilos. Água morna é então despejada nos potes. A mistura é deixada em infusão por 15 minutos, após os quais o líquido é drenado. Açúcar é adicionado à infusão. Essa mistura é fervida em fogo baixo por 5 minutos até formar um xarope. Por fim, o xarope é despejado nos potes junto com os outros ingredientes.
Uma compota feita com um quilo de mirtilos e açúcar ajuda a refrescar. Esta bebida também requer:
- um quarto de limão;
- 30 gramas de folhas de hortelã;
- 1,25 litros de água.

Adicione hortelã e frutas vermelhas à calda. Deixe a mistura ferver por 5 minutos. Após esse tempo, adicione o suco de limão e despeje a compota em potes.
Como armazenar compota de mirtilo?
Antes de fechar os potes de compota, esterilize todas as tampas de metal. Isso garante o armazenamento da bebida por muito tempo. Os potes de compota devem ser armazenados em locais frescos e escuros, longe da luz solar.
A bebida também é pasteurizada antes do armazenamento. Se essa regra for seguida, a vida útil da compota é praticamente ilimitada.











