- Tipos de dispositivos
- Projeto e instruções de uso da autoclave
- Preparação para enlatamento
- Receitas deliciosas para autoclave
- Carne enlatada
- Preparações de aves
- Peixe enlatado
- Preparação de cogumelos
- Conservas de vegetais
- Molhos de tomate
- Ensopado de porco
- Carne moída
- Cevada com cordeiro
- Mingau com arroz e carne de porco
- Como e por quanto tempo você deve armazenar os preparativos de inverno?
Receitas simples para conservas caseiras em panelas de pressão são uma verdadeira bênção para qualquer cozinheiro amador. Este dispositivo simples pode acelerar significativamente o processo de enlatamento. Além disso, não é necessária experiência; você pode obter boas conservas na primeira tentativa. Centenas de receitas foram desenvolvidas para panelas de pressão, mas as mais populares são para aves, peixes, carnes, diversos molhos de tomate e ensopados.
Tipos de dispositivos
Uma autoclave é um dispositivo usado para conservar alimentos caseiros com bastante rapidez. Sua principal característica é elevar a temperatura de cozimento dos 100 graus Celsius padrão para pelo menos 120 graus Celsius. Isso é conseguido gerando uma pressão mais alta.
A utilização deste equipamento permite-lhe:
- preserva muito mais vitaminas e nutrientes no produto, em comparação ao método de enlatamento padrão;
- o tempo de exposição é reduzido, como resultado, a dona de casa fechará os potes rapidamente e poderá cuidar de seus negócios;
- O sabor é rico e original - a característica especial de usar uma autoclave é que não são necessários ingredientes adicionais como açúcar, sal, essência de vinagre ou ácido cítrico para o preparo.
Claro, tal dispositivo seria útil em qualquer casa. Mas vale a pena considerá-lo especialmente para quem cria gado e aves em sua propriedade ou no campo.
Projeto e instruções de uso da autoclave
O enlatamento em autoclave em casa é sempre feito a vácuo, o que significa que não entra ar nos potes durante o processo. Os potes são hermeticamente fechados.

Existem vários tipos de autoclaves. Entre eles:
- aqueles que não criam pressão antecipadamente;
- aqueles que criam excesso de pressão antecipadamente.
O primeiro tipo, que não bombeia ar automaticamente, é equipado com cassetes especiais ou simplesmente grampos. Você precisará colocá-los em pratos de metal e, em seguida, pressioná-los com outro prato. Esse encaixe seguro é necessário para evitar que as tampas sejam arrancadas dos potes durante o cozimento. Isso, é claro, pode não apenas estragar a comida, mas também causar ferimentos.
Autoclaves que pressurizam automaticamente os potes não precisam bombear ar para fora. Basta fechar os potes e aplicar a pressão necessária usando uma bomba especial. É claro que a pressão no frasco nesse momento será significativamente menor, então a tampa não poderá ser fisicamente arrancada.
Preparação para enlatamento
O enlatamento em autoclave é realizado de acordo com um algoritmo ligeiramente diferente, em contraste com o clássico, quando são utilizados potes comuns.

Necessário:
- coloque o recipiente na autoclave;
- encher com água;
- bombear ar para uma atmosfera;
- trate os sensores, a válvula e o bico com uma solução de sabão;
- Se as vedações não estiverem bem apertadas, bolhas aparecerão - esse problema precisa ser resolvido.
Uma autoclave é principalmente um dispositivo para produção em massa em casa. É indispensável para fazendeiros que criam carne e para pescadores cuja paixão é saciada todos os fins de semana no lago. Cozinhar alimentos em uma autoclave é um processo rápido e totalmente descomplicado.
Receitas deliciosas para autoclave
Você pode conservar diversas conservas e enlatados para o inverno em uma autoclave. O segredo é seguir à risca a receita e evitar a entrada de ar.

Carne enlatada
Você precisa levar:
- 1 kg de carne bovina;
- 100 g de ossos;
- 100 g de banha;
- 2 cabeças de cebola;
- 1 cenoura;
- a gosto: louro, pimenta-do-reino, cominho, sal.

Primeiro, você precisa fazer um caldo com os ossos da carne. Pique o ingrediente principal e frite-o em uma pequena quantidade de óleo vegetal. Coloque os legumes e temperos picados ou desfiados no fundo do recipiente. Coloque a carne frita em potes, certificando-se de que não haja espaços vazios. Em seguida, despeje o caldo. Em uma panela de pressão, o cozimento leva duas horas a 120 graus Celsius (250 graus Fahrenheit). Você saberá quando a mistura estiver pronta: o caldo se transformará em um gel.
Preparações de aves
A beleza desta receita é que ela pode ser feita com qualquer tipo de ave. Frango é delicioso, mas você também pode usar pato, ganso, peru ou até mesmo combinar o frango com outras carnes. Há uma grande variedade de combinações, então você pode experimentar diferentes versões.

Para um quilo do ingrediente principal tomamos:
- 2 cabeças de cebola;
- louro;
- 1 colher de chá de sal grosso, não iodado;
- pimenta-do-reino preta.
Corte a carne em pedaços pequenos — cerca de 2 centímetros de comprimento e largura. Coloque-a crua em um recipiente, adicione cebola fatiada ou cortada ao meio, temperos e temperos no fundo e na parte superior. A mistura cozinhará em apenas meia hora em uma panela de pressão a 110 graus Celsius.
Vale a pena prestar atenção ao fato de que a carne de ganso e de peru contém gordura, por isso ela serve como um óleo natural quando derretida para fritar. Há um mínimo disso no frango, então você precisa adicionar um pouco de água fervida.
Peixe enlatado
Peixes enlatados de carpa prateada, sargo, cavala e gobies são muito saborosos; eles podem ser adicionados à sopa de peixe ou usados como um complemento a um acompanhamento padrão.

Para um quilo de peixe preparado:
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de sopa de óleo vegetal;
- 10 grãos de pimenta-do-reino;
- temperos para peixes (você pode ficar sem eles).
Retire as tripas do peixe, remova as escamas e espinhas grandes (se necessário e possível). Em seguida, corte em pedaços (3 ou 4 cm de largura) e coloque-os no fundo do recipiente. Misture cada camada com os temperos. Guarde em uma panela de pressão por 45 minutos a 110 graus Celsius.
Preparação de cogumelos
Você pode enlatar qualquer cogumelo em uma panela de pressão. Primeiro, limpe-os, apare-os e pique-os, se necessário. Retire o excesso de líquido fritando-os em óleo vegetal.

Em seguida, coloque os cogumelos no fundo do recipiente, adicione cebola e cenoura picadas finamente (se desejar), temperos e sal (uma colher de chá por quilo de cogumelos). Cozinhe na panela de pressão por aproximadamente 50 minutos a 110 graus Celsius.
Conservas de vegetais
Legumes da estação também ficam deliciosos em panelas de pressão. Podem ser consumidos como ensopado comum, adicionados a massas e grãos, ou usados como refogado para uma deliciosa sopa ou borscht durante os meses mais frios. Você precisará de:
- 3 quilos de berinjelas;
- 2 quilos de pimentões doces de cores variadas;
- 1 quilo de tomates densos;
- 1 quilo de cenouras;
- meio quilo de cebolas;
- 2-3 colheres de chá de sal;
- óleo vegetal para fritar.
O segredo é fritar os vegetais com frequência. Assim, eles não escurecem e mantêm o formato mesmo quando armazenados em potes por muito tempo.

Primeiro, frite a berinjela por 4 minutos e reserve em uma tigela separada. Refogue os pimentões fatiados no azeite restante. Após 5 minutos, adicione a cebola e a cenoura. Assim que a cebola estiver dourada, adicione os tomates picados.
Os temperos são colocados no fundo dos potes; raminhos de endro podem ser usados e alho pode ser adicionado. Os vegetais são dispostos em camadas, lembrando-se de polvilhar sal entre cada camada. A esterilização em autoclave é incompleta — apenas 20 minutos em temperatura média.
Molhos de tomate
Para enlatar você precisará levar:
- 3 kg de tomates;
- 20 g de sal;
- 1 colher de chá de açúcar;
- alho, cravo, noz-moscada, pimenta-do-reino, canela a gosto;
- vinagre - algumas colheres de sopa.
Os tomates são selecionados quando estão o mais maduros e suculentos possível, com casca fina. Os vegetais são picados e cozidos em uma frigideira ou recipiente esmaltado até reduzirem à metade do seu volume original. Outros vegetais também são picados — com faca, liquidificador ou moedor. Tudo é misturado e despejado em potes. A esterilização leva pelo menos meia hora a 110 graus Celsius.

Ensopado de porco
Para os preparativos leve:
- 1 kg de carne de porco;
- 2 cebolas grandes;
- 1 colher de chá de sal grosso;
- pimenta-do-reino a gosto, louro.
Você pode fritar a carne, mas não é necessário. Esta última opção resultará em um prato mais macio e suave. Pressione a carne em camadas, misturando-a com os temperos, e cubra com água. Coloque em uma panela de pressão por 45 minutos a 110 graus Celsius.
Carne moída
Coloque a carne moída preparada em potes esterilizados. Adicione água – 4 a 5 colheres de sopa por quilo são suficientes. Esterilize por 50 minutos a 110 graus Celsius.

Cevada com cordeiro
Eles levam:
- 1 kg de cordeiro;
- 4 xícaras de cevada perolada seca;
- pimentão, cebola e cenoura a gosto;
- especiarias, incluindo louro e pimenta.
O cordeiro é fatiado finamente e frito até dourar levemente. Os potes são enchidos até um quarto da capacidade. Em seguida, os grãos lavados são adicionados até que toda a mistura preencha metade do pote. Água é adicionada até que os potes estejam três quartos cheios. Esterilize por 40 minutos a 120 graus Celsius.

Mingau com arroz e carne de porco
Necessidade de:
- 2 kg de carne de porco;
- 200 g de banha;
- 120 g de arroz por frasco;
- cebolas, cenouras, especiarias.
A carne é frita e a banha é derretida em uma frigideira. Disponha a carne em camadas com os temperos, preenchendo no máximo metade do recipiente. Esterilize por 50 minutos a 110 graus Celsius.
Como e por quanto tempo você deve armazenar os preparativos de inverno?
Produtos autoclavados podem ser armazenados por até 3 anos. Armazene em local fresco e escuro.











