A hortelã, erva picante, tem inúmeras aplicações na medicina herbal, medicina popular e culinária. Como é amplamente encontrada na natureza ou cultivada em jardins domésticos, encontrar os ingredientes certos é fácil. Mas a questão permanece: como secar a hortelã corretamente para que ela mantenha sua aparência e aroma durante todo o inverno.
Preparando hortelã
O primeiro e mais importante passo é preparar corretamente as matérias-primas.
Se você precisa não apenas de uma erva, mas de uma planta com propriedades picantes e medicinais, existem algumas regras simples para a coleta:
- Não é recomendado colher perto de estradas e áreas industriais. A hortelã cultivada nesses locais contém vários compostos químicos que não trazem benefícios à saúde.
- Brotos jovens também não são adequados para secagem: secam rapidamente e perdem o aroma. Plantas com flores, que contêm a maior quantidade possível de óleos essenciais, são as mais indicadas.

- Um terço do comprimento do caule principal é usado para corte. Isso não prejudica a planta; ela pode crescer novamente e produzir uma nova "colheita".
- Não é possível colher plantas doentes ou danificadas, pois elas perdem suas propriedades medicinais.
- Quando colhida em clima úmido, a especiaria requer um longo tempo de secagem. Isso faz com que as folhas fiquem marrons, o que afeta sua aparência comercial. O clima quente também não é ideal para a colheita, pois as folhas de hortelã murcham por falta de umidade.
Se as folhas da planta estiverem cobertas de poeira, é melhor fazer uma aspersão artificial antes da colheita, deixar as folhas secarem e só então começar a colheita.
Quando colher hortelã para secar
A melhor época para colher hortelã é de junho a julho. Isso depende da região específica onde a colheita é realizada. O principal critério é o início da brotação. Nessa época, as folhas, ricas em óleos essenciais, são colhidas. Durante a floração, as folhas e os brotos são adequados para a colheita. No entanto, após a floração, a colheita deve ser interrompida, pois a quantidade de nutrientes diminui e os brotos tornam-se ásperos e duros.
O horário ideal para a colheita é de manhã e à noite, quando não há chuva ou calor extremo. É neste período que se obtém matéria-prima de alta qualidade, adequada para posterior armazenamento.
Desde os tempos antigos, a hortelã é seca, adicionada a pratos, usada como remédio e para perfumar casas. Mas seu uso mais popular era como infusão de chá.

Secando a planta
Após a coleta das ervas aromáticas, elas são lavadas, levemente secas, dispostas sobre toalhas de papel (pano) e então começa o processo de secagem propriamente dito:
- em casa, se a hortelã for coletada com talos, os cachos soltos são amarrados e amarrados com cordas;
- as folhas são espalhadas em uma camada uniforme sobre papel ou tecido sob um dossel em uma corrente de ar (eu uso um sótão, varanda ou galpão);
- Sombra e boa ventilação são as principais aliadas na hora de secar matérias-primas medicinais;
- certifique-se de que não haja nenhuma estrada por perto e que não caia poeira sobre as matérias-primas:
- As folhas são periodicamente mexidas e viradas, caso contrário, elas ficarão mofadas.
É importante manter as plantas longe da luz solar direta, caso contrário, elas perdem algumas de suas propriedades benéficas. As folhas podem ser cobertas e os tufos de grama podem ser cobertos com papel. As coberturas devem ser colocadas de forma solta para permitir a circulação do ar.
Para secar hortelã, a temperatura ideal é em torno de +20, +30 C.
Às vezes, a secagem acelerada é usada em um forno convencional ou desidratador elétrico. A temperatura é ajustada para, no máximo, 30 °C. Em temperaturas mais altas, os odores aromáticos "evaporam". Este método está longe de ser o ideal e é usado apenas em verões chuvosos. As condições naturais para o preparo das matérias-primas são consideradas as melhores.
Se necessário, use um desidratador de alimentos, um desidratador ou um micro-ondas. Ao usá-los, é importante conhecer os procedimentos adequados de secagem para evitar danos ao material vegetal.

Características da secagem de hortelã
Existe uma técnica especial usada pelos apreciadores de chá de menta: a fermentação. Esse processo destrói a estrutura da folha, liberando seu suco. Para isso, as folhas são enroladas entre as palmas das mãos, moídas em um moedor de carne ou congeladas. A seguir:
- o processo de fermentação é iniciado sob a influência de bactérias;
- ocorre oxidação das folhas;
- com o tempo, a cor da massa fermentada muda;
- o cheiro se torna especialmente intenso.
As folhas obtidas pela fermentação devem ser secas e armazenadas durante o inverno para a produção de chás aromáticos. Para um chá de ervas, você pode criar um buquê perfumado de folhas de hortelã, groselha, framboesa e cereja. Você também pode criar suas próprias combinações com base nos seus sabores favoritos.
Como armazenar hortelã seca
Todo o processo de secagem leva cerca de uma semana. Se a hortelã estiver pronta para armazenamento, as folhas farfalham, quebram-se facilmente e esfarelam. Tudo isso é sinal de que a hortelã foi bem seca.
Geralmente, é moída em pó para uso no inverno, facilitando o armazenamento. No entanto, é preferível conservar os caules com as folhas, pois isso preserva o sabor. A maneira mais prática de armazenar ervas secas é em potes com tampa hermética ou sacos de linho. Recipientes herméticos de cerâmica ou madeira também são adequados.
Não é aconselhável usar sacos plásticos, de papel ou recipientes de papelão, pois eles extraem o aroma de menta e, consequentemente, o prato com a adição do tempero perderá seu rico aroma.

Escolha um local de armazenamento escuro e seco, longe de aparelhos de aquecimento. A validade é de 2 anos. Durante esse período, verifique seus suprimentos e etiquete os potes ou recipientes com a data de coleta.
É uma pena jogar fora hortelã vencida que ainda tem aroma; ela pode ser usada para perfumar banhos. Isso não só proporciona aromaterapia, como também beneficia a pele.
Secar hortelã é fácil e, no inverno, é uma delícia apreciá-la com um chá saboroso ou um prato saboroso. Pequenos sachês de hortelã espalhados pela casa trarão o aroma do verão para dentro de casa. Este tempero caseiro proporcionará momentos agradáveis, raros em nossas vidas.











