Como fazer tomates secos ao sol em um desidratador de vegetais em casa e armazená-los

Tomates secos ao sol se destacam entre os métodos mais comuns de conservação de tomates para o inverno. Este prato tem origem na culinária mediterrânea. Um pote comprado pronto é caro, mas durante a temporada, você pode facilmente fazer o seu próprio. Os tomates secos ao sol são baseados no método mais antigo de conservação de frutas para o inverno: a secagem. A maneira mais rápida e fácil de preparar tomates secos ao sol é em um desidratador elétrico de vegetais moderno.

Benefícios da secagem de tomates em um desidratador elétrico

Tradicionalmente, os vegetais eram secos naturalmente ao sol. Hoje, as condições domésticas na maioria das regiões da Rússia não permitem que isso seja feito adequadamente. A secagem de tomates ao ar livre requer uma temperatura estável de pelo menos 30 graus Celsius por vários dias, baixa umidade e ausência de insetos. Este método é usado apenas em áreas ensolaradas e em quintais ou jardins particulares.

Os tomates também podem ser secos em um forno a gás convencional, mas muitas vezes queimam e ressecam porque o forno não consegue manter a temperatura necessária. Além disso, um fogão ligado por várias horas cria calor no ambiente, o que é especialmente desagradável no verão.

Um fogão elétrico é uma boa opção, ainda melhor se tiver um forno de convecção. Ele permite regular a temperatura para cerca de 100 graus Celsius e mantê-la até que os tomates estejam prontos. A desvantagem é que esse tipo de aparelho consome muita energia e pode elevar a temperatura do ambiente.

Se você faz conservas caseiras regularmente, a melhor solução é comprar um desidratador elétrico específico. Suas vantagens incluem:

  • leva rapidamente os frutos ao estado desejado;
  • consome eletricidade economicamente;
  • pode ser usado em casa ou no campo;
  • possui vários modos, um controlador de temperatura para diferentes peças de trabalho.

secadora elétrica

Selecionando e preparando o ingrediente principal

Tomates pequenos — cereja, coquetel ou ameixa — são os melhores para secar ao sol. Eles devem estar maduros, firmes e carnudos.

Lave e seque bem os tomates, retire os talos e corte-os ao meio. Algumas receitas recomendam remover todo o miolo, incluindo sementes e membranas, deixando apenas as paredes para secar. Para aumentar o volume do produto final, use uma colher de chá para retirar apenas as sementes e o líquido.

ramos de tomate

Como escolher uma secadora

Ao comprar um eletrodoméstico, você deve se concentrar principalmente nas suas necessidades. Todos os desidratadores são divididos em convecção, que seca vegetais usando calor e ar, e infravermelho. Estes últimos são significativamente mais caros, mas usam temperaturas mais baixas e preservam mais os nutrientes dos produtos frescos.

A potência é um parâmetro importante. Uma unidade de 350-400 W é adequada para uso doméstico; unidades mais potentes podem processar grandes quantidades de produtos em pouco tempo, mas consomem muita energia. Para colher algumas frutas e verduras da sua horta a cada estação, um desidratador potente não é necessário.

Você também deve prestar atenção ao método de controle do dispositivo, ao número de modos, à presença de um termostato (importante!) e ao volume das bandejas.

Por segurança, os dispositivos modernos são equipados com desligamento automático após um determinado período de tempo, proteção contra interrupções em sistemas elétricos e proteção contra superaquecimento.

secadora elétrica

Preparação

Primeiro, você precisa selecionar todos os ingredientes de acordo com a receita, separar os tomates e as verduras, verificar sua qualidade e pesá-los.

Vegetais

Lave os tomates, seque-os com papel-toalha ou pano, corte-os ao meio e retire a polpa.

Especiarias

Sal, pimenta-do-reino moída e especiarias secas são usados ​​durante o processo de secagem. Manjericão, tomilho, orégano e alecrim, ingredientes tradicionais do Mediterrâneo, combinam bem com tomates. Páprica moída, coentro e raiz de aipo também são usados. Uma mistura pronta de ervas provençais ou italianas moídas também é conveniente.

Se você planeja armazenar tomates secos em potes com óleo, pode adicionar alho fresco e manjericão. Para conservar a seco, use alho em pó.

O processo de secagem de tomates para o inverno

As fatias de tomate são dispostas com o lado cortado para cima nas bandejas de secagem. Outra vantagem dessa técnica é que não é necessário papel-alumínio, pergaminho ou outro material para a secagem. As fatias de tomate são salgadas e temperadas de acordo com a receita. Deve haver espaço entre elas para permitir a circulação de ar. A temperatura necessária é de 70 a 80 graus Celsius (165 a 175 graus Fahrenheit). O tempo de secagem é de 6 horas.

A chave para o processo de secagem é retirar os tomates no momento certo. O tempo de cozimento depende do teor de umidade dos tomates frescos, do tamanho das fatias e das características específicas do seu desidratador. Após 6 horas, abra o aparelho e inspecione os tomates, retire os que estiverem prontos e continue secando por mais 2 a 3 horas. A fatia final deve estar elástica, mas não úmida, nem crocante nem seca demais. Não deve haver marcas na polpa ao ser prensada.

tomates em uma secadora elétrica

É especialmente importante escolher o momento certo para que preparar tomates secos ao sol Sem marinar. O líquido oleoso tem propriedades conservantes, e fatias secas são mais suscetíveis a mofo se não forem bem secas. Tomates muito secos ficarão sem sabor.

Se você estiver secando tomates no aparelho em várias bandejas, é recomendável trocar suas posições a cada 2-3 horas, pois o aquecimento em diferentes níveis pode ser irregular.

Leia sempre as instruções do seu desidratador elétrico e leve em consideração suas características específicas, pois as receitas são elaboradas para um aparelho típico. Modelos específicos podem ter suas próprias particularidades!

Preparando o recheio e colocando-o no pote

Deixe os tomates secos esfriarem e coloque-os em potes esterilizados. Recipientes pequenos de 300 a 500 ml são ideais. Embale bem as fatias, intercalando-as com fatias finas de alho, manjericão e um raminho de alecrim (um por pote), se desejar.

Encha os potes até a borda com azeite. O azeite de oliva é tradicionalmente usado, mas o óleo de girassol, que é mais barato, também funciona. Feche os potes com tampas de nylon ou de rosca e guarde em local fresco. Após 3 a 4 semanas, os tomates estarão marinados e prontos para consumo.

Tomates secos marinados têm uma ampla gama de usos na culinária caseira. São deliciosos sozinhos, como aperitivo ou como cobertura de sanduíches. Também podem ser usados ​​em saladas e pratos principais. O óleo aromático não é desperdiçado; ele também funciona bem como molho para muitos pratos.

tomates secos em uma jarra

Armazenamento adicional

Potes de tomates secos ao sol em óleo devem ser armazenados na geladeira ou na adega a uma temperatura não superior a 5 °C (41 °F). Tomates bem secos, sem alho fresco, podem ser armazenados por até seis meses em temperatura ambiente, longe da luz direta.

Guarde as fatias, sem óleo, em recipientes herméticos na geladeira. Elas podem ser deixadas de molho brevemente em água antes de serem consumidas. Essa mistura também pode ser transformada em um pó adequado para sopas, risotos e pilafs.

O prazo de validade, independentemente do método de conservação, é de 8 meses. Após abertos, retire os tomates apenas com uma colher ou garfo limpo e seco.

tomates secos ao sol na secadora

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata