TOP 10 receitas para secar peras em casa no forno ou desidratador elétrico para o inverno

Conservar alimentos para o inverno é um passo necessário na preparação para a estação fria para qualquer dona de casa. Isso é especialmente importante para quem tem sua própria horta. Alguns produtos são congelados, outros enlatados, outros transformados em geleia ou compota e outros ainda secos. Para garantir que a colheita dure todo o inverno, você precisa abordar o processo de conservação com responsabilidade. Como secar peras corretamente é discutido abaixo.

Peculiaridades da secagem de peras para o inverno

Existem algumas regras simples que, se seguidas, darão um resultado delicioso.

  • As variedades de pera de verão são melhores para secagem. Frutas de maturação tardia e aquelas com sabor adstringente não são recomendadas.
  • Escolha frutas inteiras, ligeiramente verdes. Elas devem ser firmes, elásticas e não muito suculentas.
  • Frutas pequenas ou médias são adequadas. É melhor ter o mínimo de sementes possível.
  • Não tente secar peras muito maduras, podres ou com vermes.
  • Se a fruta atender a todos os requisitos, mas apresentar pequenos danos, basta removê-la para prepará-la para a secagem.

peras inteiras

Preparando frutas para secagem

Primeiro, selecione peras verdes e lave-as com água. Seque as peras lavadas e, em seguida, retire os talos e os talos. Coloque as peras em água fervente e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Se quiser um pouco de doçura, adicione um pouco de açúcar.

Após o tempo especificado, escorra a água e deixe as frutas esfriarem. Nesse momento, separe-as novamente: remova as partes estragadas e descarte as impróprias para secagem. Em seguida, corte as peras: as pequenas em 2 ou 4 pedaços e as grandes em pedaços de 1 a 1,5 cm. Remova as sementes.

No entanto, este procedimento não é adequado para todas as variedades de pera. Se você decidir secar peras silvestres, deve primeiro colhê-las do chão e deixá-las descansar até que a casca escureça. Depois disso, elas também devem ser lavadas e fatiadas. Pule as etapas de escaldamento e semeadura. Muitas pessoas preferem secar peras inteiras.

Métodos para secar peras em casa

Existem várias opções para secar peras. Ao escolher uma, considere fatores como o ambiente da sua casa (por exemplo, secar frutas ao ar livre pode não ser adequado para todos), o equipamento da sua cozinha e a facilidade do processo para você.

No forno

Este método é adequado para quase todos, já que poucos cozinheiros domésticos não têm forno. Coloque as frutas preparadas em uma única camada sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Seque as frutas a uma temperatura não superior a 60 graus Celsius (140 graus Fahrenheit). Após duas horas desse processo, aumente a temperatura do forno para 80 graus Celsius (176 graus Fahrenheit). Assim que os pedaços diminuírem de tamanho, reduza a temperatura para 55 graus Celsius (131 graus Fahrenheit) e cozinhe em fogo baixo até ficarem macias. Isso é facilmente comprovado: se as peras não soltarem suco ao serem pressionadas, estão prontas.

Lembre-se de mudar periodicamente a posição da fruta e virá-la para garantir uma secagem uniforme. O processo de secagem levará de 12 a 15 horas se você usar peras fatiadas e até 24 horas se você secar peras inteiras.

pêra seca

Não há especificações especiais para o forno: um fogão elétrico ou a gás serve. O principal é que a temperatura pode ser ajustada. É melhor colocar a assadeira na grade do meio. A desvantagem desse método de secagem é a perda de algumas vitaminas durante o cozimento.

No microondas

Esta é provavelmente a maneira mais rápida de secar peras. Mas você precisa monitorar tudo cuidadosamente para fazer tudo corretamente. No micro-ondas, há um alto risco de obter carvão em vez de frutas secas.

Coloque as peras preparadas em um prato raso forrado com papel-manteiga. Como antes, disponha-as em uma única camada. Ligue o micro-ondas a 200 watts e desidrate por 2,5 minutos. Se o tempo for curto, continue o processo, verificando as peras a cada 30 segundos.

Dessa forma, uma porção é preparada em no máximo 5 minutos. Não deixe o preparo das frutas secas sem supervisão para evitar o descarte de frutas estragadas.

Em uma secadora elétrica

Coloque as frutas em uma única camada nas bandejas, deixando algum espaço entre cada pedaço. Ajuste a temperatura do aparelho para 70 graus Celsius.

Troque periodicamente as posições das bandejas para garantir uma secagem uniforme das frutas.

Em média, leva 12 horas para secar peras usando um desidratador elétrico. O tempo exato depende do modelo específico, se você está secando as peras inteiras ou não e do tamanho dos pedaços (se as peras forem fatiadas). Não há necessidade de virar as peras com este método.

pedaços de pera seca

Secagem ao ar

Se você tiver espaço e tempo, pode secar as peras ao ar livre. Esse processo é demorado, mas preservará o máximo de vitaminas da fruta. Você precisará de um fio grosso (de preferência de náilon). Basta passá-lo pelos pedaços de fruta e pendurá-los em um local conveniente, como uma guirlanda.

Certifique-se de que as frutas não toquem umas nas outras.

O ambiente onde as peras serão secas dessa maneira deve ser seco e ventilado. A luz solar é o ideal. O tempo de secagem levará pelo menos uma semana. O tempo exato de secagem depende da espessura das fatias — quanto mais grossas, mais longas. Quando as peras mudarem ligeiramente de cor e voltarem ao formato original quando pressionadas, você poderá colhê-las.

No armário de secagem

Este método de secagem é praticamente idêntico à secagem de peras em um desidratador elétrico. No entanto, não há necessidade de virar a fruta ou manuseá-la até que esteja completamente seca. Ao contrário de um desidratador elétrico, onde o ar é fornecido principalmente por baixo, o forno de secagem utiliza fluxo de ar vertical, permitindo a secagem uniforme de todas as bandejas.

O tempo de secagem das frutas depende diretamente do tamanho das frutas, mas geralmente leva de 10 a 15 horas.

armário de secagem

No sol

Proprietários de casa podem secar peras naturalmente. Coloque a fruta preparada em uma bandeja e deixe-a em um local que receba o máximo de luz solar durante o dia. Cubra a fruta com um pano fino à noite e, se possível, leve-a para dentro de casa. Algumas pessoas também cobrem a fruta com gaze durante o dia para protegê-la da sujeira e de insetos. Certifique-se de virar os pedaços ao longo do dia.

Assim que notar que as peras secaram, leve-as para um local seco e bem ventilado e continue secando por mais alguns dias. Em média, isso levará mais 3 dias.

Armazenamento de frutas secas

Secar frutas não é suficiente; também requer armazenamento adequado. Um local seco e escuro é o ideal. Coloque as frutas secas em sacos de tecido natural ou em um pote de vidro, certificando-se de vedá-lo hermeticamente. A validade não deve ser superior a 1 ano. Evite armazenar frutas secas perto de aquecedores ou radiadores, pois isso pode estragá-las. E não se esqueça de verificar periodicamente as peças em busca de mofo, mosquitos e outros problemas.

Como você pode ver, não há nada de complicado em conservar peras para o inverno dessa maneira. Com um pouco de esforço, você terá frutas deliciosas e saudáveis ​​na sua mesa. Você pode fazer compotas com elas, adicioná-las a sobremesas ou apreciá-las sozinhas.

frutas secas

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata