O congelamento pode ajudar a conservar o produto para o inverno. Donas de casa com um cantinho no freezer podem fazer isso sem muita dificuldade. Muitas pessoas se perguntam como congelar peras corretamente para o inverno. A verdade é que não há nada de complicado nisso; basta seguir estes passos simples e um suplemento vitamínico fará as delícias da sua família em pleno inverno.
Peculiaridades do congelamento de peras para o inverno
Para congelar peras para o inverno, você precisa prepará-las adequadamente. Antes de começar a prepará-las, você deve determinar a variedade e quando colhê-las.
Se as peras estiverem muito verdes, não ficarão saborosas quando congeladas; se estiverem muito maduras, será difícil congelá-las.
Características do congelamento de frutas na geladeira:
- Recomenda-se cortar as peras; em alguns casos, a casca deve ser removida.
- A fruta mantém sua estrutura e sabor mesmo após o descongelamento. Suas propriedades benéficas também são preservadas.
- Antes de colocar o produto cortado, regue-o com suco de limão ou adicione ácido cítrico.
- Existem muitos métodos de congelamento, você deve escolher aquele que é mais adequado para sua família.
Não é preciso fazer nada de especial, basta seguir as proporções e recomendações de cozinheiros experientes. E esta preparação deliciosa e saudável durará pelo menos um ano.

Selecionando e preparando as peras antes de iniciar o processo
Existem muitas variedades de peras. Para congelar a fruta, você precisa escolher uma e esperar até que ela atinja a temperatura desejada. Depois, colha-a com cuidado e comece a prepará-la.
Primeiro, lave bem as peras e deixe-as secar. Para acelerar o processo, seque-as com uma toalha. O preparo posterior depende do método de congelamento escolhido.
As peras são cortadas em fatias, cubos ou quartos, o miolo é removido e o processamento posterior ocorre.
Preparando o congelador
Toda casa tem uma geladeira, mas nem toda dona de casa tem um espaço amplo para armazenar alimentos congelados. Quem consegue armazenar grandes quantidades desses alimentos congela todos os tipos possíveis de frutas, frutas vermelhas e vegetais.
Descongelados no meio do inverno, em pratos cozidos eles não têm um sabor muito diferente dos produtos recém-colhidos.
O congelador deve ser potente. Se for uma geladeira comum, a prateleira superior é usada para congelar as peras. É aqui que ocorre o processo de congelamento, e quanto mais rápido a pera congelar, mais nutrientes ela reterá.

Como congelar peras em casa: instruções passo a passo
Existem várias maneiras de realizar este procedimento. É importante escolher o método que melhor se adapta às necessidades da família.
Até frutas inteiras são congeladas. No entanto, elas só podem ser usadas posteriormente para fazer compotas, bebidas diversas e sucos de frutas.
Para recheios de tortas ou para decorar produtos assados, recomenda-se congelar frutas fatiadas com a adição de ingredientes adicionais.
Em calda
Quanto mais complexo o processo de preparação, mais saboroso será o produto final. É melhor gastar um pouco mais de tempo congelando em calda do que simplesmente adicionar pedaços fatiados.
Ingredientes:
- peras;
- água;
- açúcar;
- suco de limão.

Lave as frutas e corte-as em gomos. Ferva a água. Assim que ferver, adicione as frutas fatiadas e escalde por 5 minutos. Retire e distribua nos recipientes preparados.
Enquanto isso, cozinhe a calda. Para 2 kg de fruta, use 0,3 litro de água e 0,5 kg de açúcar. Leve à fervura. Retire do fogo.
Regue a fruta escaldada com 1 colher de chá de suco de limão e cubra com a calda. Deixe esfriar completamente e leve ao congelador para congelar.
Em fatias ou pedaços
Este método é um pouco mais simples e rápido de preparar. Primeiro, lave a fruta, seque-a e corte-a em pedaços pequenos.
Coloque-os em uma única camada sobre filme plástico e regue com suco de limão. Deixe secar um pouco em temperatura ambiente.
Algumas donas de casa usam vinagre de maçã em vez de suco de limão. Funciona da mesma forma: as peças não escurecem, mantendo uma aparência apresentável.
Coloque as fatias prontas em uma assadeira ou tábua de madeira e leve ao congelador por vários dias. Coloque os pedaços congelados em um saco plástico, retire o ar restante e guarde-os.

Em açúcar
Muitas donas de casa preparam frutas dessa maneira. Para este método, você precisará de um pouco de açúcar cristal e peras. Corte-as em fatias e disponha-as de forma que não se toquem. Polvilhe com açúcar por cima.
Coloque na geladeira e congele por vários dias. Depois, coloque em sacos e guarde no congelador.
Armazenar
Peras devidamente congeladas têm uma vida útil de até um ano. Se não forem submetidas a congelamentos e descongelamentos frequentes, as peras mantêm todas as suas propriedades benéficas. O descongelamento frequente reduz significativamente sua vida útil. Guarde as peras no congelador para que não interfiram com outros alimentos do dia a dia.
Descongelamento
Conservas devidamente preparadas e congeladas devem ser descongeladas corretamente. Para simplificar o processo, encha os sacos com porções dos ingredientes imediatamente, medindo a quantidade necessária para um único uso. Peras extras perderão o sabor ao serem congeladas novamente.
Se o produto for usado para fazer compotas, sucos de frutas, tortas ou assado em forma de torta, não descongele o produto. Coloque-o diretamente como está.
Se precisar das fatias preparadas para decorar bolos ou panquecas, descongele-as com antecedência, colocando-as em uma prateleira na geladeira por aproximadamente 3 a 4 horas. Só então deixe-as expostas na cozinha ou em outro cômodo.

Congelar peras é fácil; só exige um pouquinho de esforço, e essa delícia é sempre uma salvação no meio do inverno. Além de fazer bebidas e tortas, as peras também são usadas para fazer mingaus e outras sobremesas doces.











