TOP 10 receitas para congelar tomates para o inverno no congelador em casa, em pedaços e inteiros

Durante o verão, os cardápios de almoço são variados, graças à abundância de frutas e vegetais que amadurecem ao mesmo tempo. Boas donas de casa resolvem isso preparando seus próprios produtos em casa. Tentando estocar o máximo possível de vegetais, elas realizam diversas manipulações com eles. Mas é difícil comparar o sabor de frutas processadas com produtos frescos congelados, e toda dona de casa econômica quer saber como congelar tomates da melhor forma para o inverno.

É possível congelar tomates para o inverno?

Com o advento de dispositivos de congelamento aprimorados, a capacidade de submeter congelando todos os tipos de produtos vegetais aumentou. É geralmente aceito que frutas com alto teor de líquido não podem ser congeladas. Isso não é verdade.

Acontece que existem algumas sutilezas importantes no processo de congelamento e, depois de entendê-las, você pode conservar tomates usando o método de congelamento profundo. Este método oferece inúmeras vantagens. Em primeiro lugar, as frutas retêm seus micronutrientes e substâncias benéficas.

Tomates congelados mantêm todo o seu sabor e aroma. Recém-saídos do congelador, fatias ou gomos deliciosos podem realçar qualquer obra-prima culinária, enquanto em uma salada fresca, a diferença é quase imperceptível.

Recursos de congelamento

Antes de iniciar o processo de congelamento, examine cuidadosamente todas as características do vegetal. Apenas frutas firmes, mas não duras, são adequadas para congelamento. Uma inspeção preliminar identificará frutas danificadas ou amassadas que não são adequadas para congelamento.

tomates lavados em uma tábua

Qualquer tipo de tomate pode ser congelado, mas as variedades com menor porcentagem de líquido na polpa são as mais indicadas. Após o descongelamento, esses tomates são praticamente indistinguíveis dos tomates frescos e, para garantir que os vegetais congelados não decepcionem, os cozinheiros domésticos seguem estas regras básicas:

  • escolha variedades de tomate carnudas e com pouco suco, com frutos de certa maturação;
  • congele apenas vegetais pré-lavados e secos;
  • Os tomates são cortados com uma faca especial com entalhes na lâmina;
  • As frutas são congeladas em etapas.

Selecionando e preparando frutas adequadas

Os vegetais frescos são classificados por grau de maturação. Tomates verdes e imaturos, que ficam amargos após o descongelamento e são impróprios para consumo, são descartados imediatamente. Congelar essa colheita é inútil. Frutas com machucados, danos ou rachaduras também são inadequadas.

Todos os tipos de tomate são adequados para congelamento, desde que estejam no estágio certo de maturação. A variedade escolhida depende da receita e do método de congelamento escolhido. Se você tiver espaço suficiente no congelador, pode congelar os vegetais inteiros.

A opção ideal são os tomates-cereja pequenos: firmes, saborosos, doces, com polpa na medida certa.

Preparando a geladeira

Os processos tecnológicos estão em constante evolução. A cada ano, surgem novos modelos aprimorados de eletrodomésticos em diversas áreas, oferecendo uma ampla gama de funções e auxiliando as donas de casa. Freezers, armários congeladores e geladeiras modernos se enquadram nessa categoria.

geladeira com comida

Os freezers domésticos são equipados com uma seção de congelamento rápido, que permite que muitos tipos de vegetais, incluindo tomates delicados e delicados, sejam resfriados rapidamente. O congelamento preserva o valor nutricional e a aparência do produto.

Os processos preparatórios são realizados de forma padrão. A câmara é descongelada, lavada, seca e ventilada. Quaisquer odores estranhos são removidos dos compartimentos. O compartimento destinado ao congelamento de tomates deve estar vazio e ter o máximo de espaço livre possível.

As melhores maneiras de congelar tomates em casa

Cada dona de casa escolhe o método mais conveniente e adequado para congelar tomates. Existem muitos métodos, todos com suas vantagens e apreciados por quem os aplica. Somente um processo bem executado pode produzir bons resultados.

Frutas inteiras

Este é o método de congelamento mais prático e simples. Frutas inteiras congeladas conservam-se melhor e, após descongeladas, são adequadas para consumo fresco ou como complemento de pratos prontos.

O segredo do congelamento é escolher os tomates com sabedoria. Apenas tomates pequenos, como tomates-cereja ou tomates-cereja, são congelados inteiros. Tomates médios, como a variedade "De Barão", de maturação tardia, são particularmente bons para congelamento.

Tomates selecionados, bem lavados e secos são colocados em uma única camada em um saco plástico grosso, todo o ar é removido e colocados em um freezer, pré-configurado para o modo de congelamento instantâneo.

tomates inteiros congelados

Tomates inteiros também podem ser congelados sem a casca. Coloque cada tomate em água fervente por alguns segundos e, em seguida, retire rapidamente a casca. Coloque os tomates pelados sobre uma tábua de madeira e cubra com filme plástico. Congele os tomates por 24 horas antes de armazená-los. Em seguida, transfira-os para sacos plásticos para armazenamento.

Em fatias sem casca

Os tomates são congelados em fatias, descascados e cortados em gomos. Escolha variedades médias e bem carnudas para congelar. Para garantir um descascamento uniforme, coloque os tomates em água fervente por uma fração de segundo, retire-os e retire a pele do talo com um movimento rápido e brusco.

Usando uma faca afiada e especializada, corte as fatias em pedaços largos, que são dispostos sobre uma tábua de plástico e colocados no congelador. Após a etapa de pré-congelamento, os pedaços são removidos, rapidamente dispostos em uma única camada sobre filme plástico e embrulhados. As embalagens individuais são então colocadas no congelador.

Círculos de pizza

Para garantir que os tomates tenham o mesmo sabor dos frescos, eles são preparados em fatias. Tomates selecionados, carnudos e com casca grossa e firme, são lavados, secos e fatiados em rodelas uniformes de dez milímetros de espessura. Esse método evita que as partes fatiadas se espalhem.

Em seguida, os círculos são dispostos em uma bandeja, cada um separado por uma fina camada de filme plástico, e colocados no congelador pelas primeiras seis horas. Assim que os recheios de pizza ou sanduíche estiverem bem congelados, eles são removidos, divididos em porções em sacos individuais e armazenados no congelador.

anéis de tomate com cebola

Em pedaços

Tomates fatiados e preparados são adicionados aos pratos durante o cozimento. Esta opção de vegetal congelado é conveniente porque não requer descongelamento. Para tomates fatiados, escolha tomates carnudos, firmes e não muito aguados.

Congelar tomates em cubos é mais eficiente sem as cascas. Descasque os tomates inteiros, cozinhando-os no vapor, corte-os em pedaços grandes e iguais, retire o suco e coloque-os em sacos individuais herméticos antes de congelar.

Purê de tomate congelado em formas

Este método leva um pouco mais de tempo, mas os resultados compensam. As formas de tomate congeladas não precisam ser descongeladas. Podem ser retiradas do congelador e adicionadas imediatamente a borscht, saladas e pratos quentes.

Esta receita pede tomates ligeiramente maduros demais. Mesmo tomates descartados e de qualidade inferior podem ser processados, removendo-se quaisquer manchas e descascando-se a casca. Os tomates resultantes são picados. Metade do suco é descartada.

O purê pronto é colocado em formas de silicone. Lembre-se de que a mistura expande quando congelada, portanto, as formas não devem ser cheias até a borda. Os recipientes com o purê são colocados em uma bandeja e colocados na câmara. Após um dia, a mistura congelada é retirada das formas, embalada na quantidade necessária em sacos e, finalmente, congelada.

purê de tomate em uma tigela

Congelando tomates recheados

Os amantes de tomates recheados adorariam saborear seu prato favorito o ano todo, mas nem sempre é possível. A crescente popularidade dos vegetais congelados torna possível saborear tomates recheados até mesmo no inverno.

Os tomates mais firmes e compactos são selecionados para enlatamento. Uma pequena porção é cortada da extremidade do talo e a polpa é retirada. Os tomates são dispostos sobre uma tábua larga e congelados. Em seguida, são divididos em porções, colocados em recipientes ou sacos plásticos preparados e armazenados.

No congelador com pimenta

Fazer uma conserva de tomate e pimentão dá um pouco de trabalho. O processo leva algum tempo, mas o resultado final são esses deliciosos tabletes de vegetais, com sabor indistinguível do tomate fresco. Essas rodelas aromáticas e ricas em vitaminas podem adicionar um sabor maravilhoso a muitos pratos.

Qualquer fruta pode ser usada nesta receita, desde que bem lavada, seca e cortada em cubos. Pimentões e ervas requerem o mesmo preparo. Moa todos os ingredientes em um moedor de carne e misture bem. A mistura resultante pode ser temperada com sal.

Diversos moldes, como de silicone ou plástico, são usados ​​para congelar. Os moldes são preenchidos até a metade com a mistura de vegetais e colocados no congelador. A mistura congelada é retirada dos recipientes, dividida em porções em sacos e colocada no congelador para armazenamento a longo prazo.

legumes congelados

Suco de tomate

O suco de tomate caseiro é muito mais saudável e saboroso do que o comprado pronto. Graças à praticidade dos freezers modernos, você pode estocar esta bebida rica em vitaminas por muito tempo. Para prepará-lo, lave, seque, pique os tomates e bata-os no liquidificador.

A bebida nutritiva preparada é despejada em copos plásticos e congelada. O preparo é rápido e fácil, sem necessidade de conhecimento ou esforço especial. E, depois de descongelada, esta bebida rica em vitaminas será uma delícia para saborear nos meses mais frios.

Por quanto tempo e como armazenar tomates congelados

Se os requisitos aceitos para métodos de congelamento forem atendidos, os preparados de tomate no congelador podem ser armazenados indefinidamente.

Entretanto, durante o período de armazenamento, certas regras e regulamentos estabelecidos devem ser seguidos:

  • Armazene os produtos de tomate preparados somente em recipientes plásticos bem fechados, sacos de polietileno ou sacos a vácuo;
  • Para garantir que os tomates sejam armazenados pelo maior tempo possível e não absorvam odores estranhos, eles são mantidos em embalagens herméticas;
  • manter a proximidade dos alimentos também é um fato importante;
  • Os produtos não podem ser congelados novamente.

pedaços de tomate congelados em um saco

Descongelar frutas congeladas

Tomates inteiros congelados, sem pele, levam cerca de quinze minutos para descongelar. Depois, corte em fatias e adicione ao prato pronto. Se os tomates estiverem sem pele, retire-as e use conforme as instruções. Todos os outros tipos de preparações com tomate congelado não precisam ser descongelados.

Cada método é usado de acordo com as preferências de gosto e finalidade.

O que você sabe cozinhar?

Produtos congelados de tomate podem ser usados ​​para uma variedade de propósitos. O purê de tomate pode ser adicionado a borscht, sopas e ensopados de carne e legumes. Fatias são um delicioso complemento para um sanduíche de queijo ou presunto. Tomates-cereja inteiros ficam ótimos em uma salada de legumes. Fatias de tomate são perfeitas para fazer pizza caseira. Cada cozinheiro decide por si mesmo quais pratos são mais adequados para conservas de tomate congeladas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata