10 MELHORES receitas para congelar cerejas para o inverno no congelador ou na geladeira

Você colheu uma grande safra de cerejas e não sabe o que fazer com elas? Ou simplesmente adora essa fruta e quer comê-la o ano todo? A melhor maneira de preservá-las é congelá-las. Isso preservará a maioria das vitaminas encontradas nas cerejas frescas, direto da árvore. Hoje, vamos discutir como congelar cerejas para o inverno.

As cerejas podem ser congeladas para o inverno?

Algumas pessoas duvidam da capacidade de congelar cerejas. Outros podem temer, com razão, que o resultado não seja o melhor: as frutas perderão o sabor, o formato ou até mesmo virarão mingau. É claro que cerejas descongeladas serão diferentes das frescas, mas se todas as condições de congelamento forem atendidas, essas diferenças serão tão sutis que você dificilmente as notará.

Preparando o congelador

Para garantir os melhores resultados, prepare o congelador antes de congelar as cerejas. Ajuste a temperatura: as frutas vermelhas devem ser armazenadas entre -18 e 23 °C (-64 e 73 °F). Certifique-se de que o compartimento de pré-congelamento esteja livre de outros alimentos (especialmente aqueles com odor forte). Isso ocorre principalmente porque as cerejas absorvem os aromas do ambiente durante o congelamento. Além disso, a bandeja onde as cerejas serão armazenadas deve estar nivelada para evitar que rolem ou grudem umas nas outras.

É claro que o freezer deve passar por uma limpeza padrão: as gavetas devem estar limpas, sem pedaços de neve e gelo nas paredes.

Considere o tipo de recipiente em que você planeja armazenar as cerejas – isso determinará quanto espaço você precisa liberar para as frutas.

cerejas congeladas

Métodos para congelar cerejas em casa

Existem várias opções para congelar cerejas. Ao escolher uma, baseie-se nas suas preferências pessoais e no uso que você fará do produto congelado. Por exemplo, cerejas sem caroço dificilmente são adequadas para assar, mas são excelentes para compotas.

Com açúcar

As cerejas congeladas dessa forma mantêm todo o seu sabor. São perfeitas para tortas, vareniki e outros assados, e também podem ser adicionadas a sobremesas. Guarde essas cerejas apenas em um recipiente.

Coloque as frutas sem caroço preparadas em uma única camada no fundo do recipiente. Polvilhe com açúcar e pressione levemente. Repita as camadas até que haja espaço. Certifique-se de deixar o açúcar por cima. Assim que o recipiente estiver cheio, feche-o hermeticamente e guarde imediatamente no congelador.

Com um osso

Esta é a maneira mais fácil de conservar frutas vermelhas para o inverno. Coloque as frutas preparadas em uma bandeja forrada com filme plástico, tomando cuidado para que não toquem umas nas outras. Coloque a bandeja com cuidado no congelador por 1 a 2 horas. Coloque os recipientes ou sacos no congelador para armazenamento.

Após esse tempo, retire as frutas do congelador e despeje-as rapidamente nos recipientes preparados e resfriados. Retire o máximo de ar possível dos sacos e feche os recipientes com tampas herméticas. Se fizer isso corretamente, você terá uma excelente conserva de frutas inteiras que poderá ser usada posteriormente para fazer compota. Resfrie os recipientes ou sacos para evitar que as cerejas derretam quando expostas ao calor.

cerejas congeladas com frutas vermelhas

Com caroço

Apesar da simplicidade do método anterior, é melhor congelar as cerejas sem caroço. Se você congelar cerejas inteiras, provavelmente ainda precisará remover os caroços, e isso é muito mais fácil com cerejas frescas.

Primeiro, retire os caroços das cerejas preparadas. Disponha as cerejas em uma única camada em uma bandeja, certificando-se de que não se toquem, e deixe-as descansar por um tempo. Em seguida, coloque-as no congelador por algumas horas para congelar pela primeira vez. Não se esqueça de deixar o recipiente esfriar também. Após o tempo especificado, retire as cerejas, transfira-as para recipientes de armazenamento ou um saco e congele-as pela última vez.

Essas frutas são mais versáteis: podem ser usadas em assados, sobremesas, compotas e também comidas como um prato separado.

Em calda de açúcar

Ingredientes:

  • açúcar – 3 quilos;
  • água – 2 litros;
  • cereja.

Modo de preparo.

Misture o açúcar com a água e leve ao fogo até dissolver. Deixe a calda esfriar. Coloque as cerejas sem caroço preparadas em recipientes e despeje a calda resultante sobre elas. Deixe descansar em temperatura ambiente por algumas horas. Em seguida, feche os recipientes (certifique-se de usar recipientes herméticos) e guarde no congelador.

cerejas sem caroço em uma tigela

Para coquetéis

Se você adora beber coquetéis e gosta de decorá-los lindamente, então este método de congelar frutas vermelhas é para você.

Ingredientes:

  • água;
  • hortelã;
  • cereja.

Preparação.

Coloque uma folha de hortelã em cada forma de gelo. Adicione uma fruta de cada vez e cubra com água. Leve ao congelador até congelar completamente. Depois que as formas de gelo estiverem prontas, retire os cubos de gelo com as frutas e transfira-os para sacos plásticos.

Purê de cereja

Triture as cerejas preparadas até formar uma polpa usando um liquidificador ou moedor de carne. Adicione um pouco de açúcar, se desejar. O segredo é não exagerar. Misture bem e despeje em recipientes pequenos. Lembre-se de que este produto não pode ser congelado novamente, então tente usar um recipiente separado para cada porção. Feche a tampa e congele.

Se você estiver usando o purê como recheio de torta, nem precisa descongelá-lo. Basta retirar o bloco do recipiente — ele descongelará e liberará o suco no forno.

purê de cereja em uma tigela

Cerejas congeladas podem ser enlatadas?

A resposta a esta pergunta é clara: sim, você pode. A única coisa que pode influenciar a decisão de conservar frutas vermelhas congeladas é a possível deformação após o descongelamento. Não há outras restrições. Portanto, podemos concluir que congelar essas frutas é a melhor opção para a conservação no inverno. Embora seja verdade que compotas ou geleias não podem ser congeladas, cerejas congeladas podem ser conservadas, se desejado.

Armazenamento adicional

A melhor maneira de armazenar frutas vermelhas é em sacos especiais a vácuo com fecho de correr ou em recipientes herméticos. Isso minimizará a quantidade de ar que pode afetar negativamente a validade da fruta. Além disso, você não precisará se preocupar com xarope ou purê derramando e manchando o congelador.

Claro, você também pode usar recipientes comuns ou sacos plásticos. No entanto, neste caso, certifique-se de que a superfície onde as cerejas serão armazenadas esteja nivelada e que os sacos estejam bem fechados. Verifique se há bolhas de ar nos recipientes.

Quanto tempo duram as frutas congeladas?

Se armazenadas corretamente, as cerejas devem ser consumidas em até um ano. Atenção especial deve ser dada às cerejas inteiras congeladas com caroço. Infelizmente, com o tempo, os caroços liberam ácido cianídrico, extremamente prejudicial a qualquer pessoa. Por isso, é melhor consumir essas frutas o mais rápido possível.

Não se esqueça de etiquetar a data da embalagem. Não confie na sua memória, principalmente se este não for o seu único armazenamento de inverno. Esta etiqueta ajudará você a ficar de olho na data de validade do produto.

Regras de descongelamento

Acontece que descongelar cerejas nem sempre é necessário. Por exemplo, se você estiver fazendo compota ou planejando usá-las em assados ​​(exceto bolos e caçarolas), pode usar cerejas congeladas. Descongelar também não é necessário ao adicionar cerejas à maioria das sobremesas.

cerejas em uma bandeja

Mas se você precisar descongelar as cerejas, é melhor fazê-lo gradualmente. Retire as cerejas com antecedência (aproximadamente 24 horas) e coloque-as na prateleira de cima da geladeira. Descongelá-las em temperatura ambiente, especialmente no micro-ondas, não é recomendado. Lembre-se de que recongelar está fora de questão, portanto, preste atenção à quantidade que você usa.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata