- É possível congelar ervilhas para o inverno?
- Quais ervilhas são melhores para congelar?
- Preparando a geladeira
- Como congelar ervilhas em casa
- Congelando ervilhas cruas
- Pré-branqueado em vagens
- Em bandejas de gelo
- Prazo de validade e regras de armazenamento para produtos congelados
- Como descongelar ervilhas corretamente
Congelar vegetais, frutas e bagas é uma maneira popular para muitas donas de casa preservarem todas as propriedades benéficas dos produtos para o inverno e reduzirem o tempo de processamento. ervilhas verdes, que é então usado em pratos de vegetais e saladas. Armazená-lo no congelador permite preservar totalmente o sabor e os nutrientes. Não há dificuldades particulares no preparo do produto semiacabado, mas antes congelar ervilhas verdes para o inverno, é recomendável entender todas as sutilezas e truques do processo.
É possível congelar ervilhas para o inverno?
Se você perguntar a um bom cozinheiro doméstico experiente sobre congelar ervilhas, a resposta será clara: não só é possível, como até necessário. Baixas temperaturas preservam todos os nutrientes que essas ervilhas contêm. Outra vantagem do congelamento é que ele preserva completamente o sabor e a cor das ervilhas.
Quais ervilhas são melhores para congelar?
Recomenda-se armazenar ervilhas jovens no congelador durante o inverno. Escolha vagens totalmente formadas e verde-brilhantes.
Não deve haver sinais de danos ou podridão; isso indica que a matéria-prima é de má qualidade, o que pode afetar o sabor do prato final.
É importante lembrar que ervilhas verdes que não são tratadas termicamente em tempo hábil perdem sua aparência comercial. Elas murcham e sua cor fica mais opaca. O congelamento deve ser feito imediatamente após a colheita.

Preparando a geladeira
O primeiro passo antes de colher ervilhas é preparar o congelador. Como o armazenamento será longo, recomenda-se descongelar completamente o congelador e limpar as prateleiras e gavetas. Ligue o congelador novamente somente depois que estiver completamente seco. Se estiver armazenando uma grande quantidade de ervilhas, esvazie a gaveta. Se estiver planejando armazenar uma pequena quantidade, um pequeno canto do congelador será suficiente.
Como congelar ervilhas em casa
Existem várias maneiras de preparar produtos semiacabados, cada uma com suas próprias vantagens. O congelamento pode ser feito:
- cru;
- pré-escalde as vagens;
- Escalde as ervilhas descascadas.

Decida com antecedência como você usará os produtos. Se você planeja preparar sopas ou pratos principais, é melhor estocar vegetais crus. Para saladas, congelá-los e escaldá-los primeiro é a maneira mais fácil.
Congelando ervilhas cruas
A maneira mais fácil de estocar este ingrediente saudável é congelar ervilhas frescas. O processo é simples e rápido:
- Enxágue bem as vagens pré-selecionadas em água corrente fria.
- Seque as vagens em um guardanapo, deixando o líquido escorrer.
- Depois que as ervilhas são descascadas, não há necessidade de lavá-las, o que reduz significativamente o tempo de processamento.
- Coloque os produtos acabados em pequenos sacos ou recipientes.
- Coloque no congelador.

Durante o congelamento, mexa as ervilhas várias vezes para evitar que grudem. Isso simplificará significativamente o cozimento, eliminando a necessidade de descongelamento. Adicione a quantidade necessária de ervilhas à sopa e retorne o restante ao congelador.
Pré-branqueado em vagens
Um método mais trabalhoso para preparar ervilhas verdes é escaldar as vagens primeiro. Este método é recomendado apenas para variedades de ervilha-de-açúcar, que não possuem a membrana resistente dentro das vagens.
Processo passo a passo:
- Lave as vagens, separe-as, remova as danificadas, as que estão começando a apodrecer ou as que estão estragadas.
- Remova os talos (de ambos os lados) com uma faca afiada e corte as vagens que estiverem muito grandes em 2 a 5 pedaços.
- Escalde em pequenas porções (2-4 minutos), após ferver a água coloque imediatamente em água fria (isso evitará a perda da cor brilhante).
- Após um quarto de hora, retire a matéria-prima para um guardanapo para remover qualquer umidade restante.

Após a secagem, coloque as vagens em recipientes pequenos e leve ao congelador. Durante o congelamento, mexa regularmente para evitar que congelem.
Em bandejas de gelo
Formas de gelo também são recomendadas para congelar produtos semiacabados. Este método é adequado para ervilhas pequenas; não é necessário pré-aquecimento.
Preparação passo a passo do congelamento:
- Descasque as ervilhas, lave-as, não precisa secar.
- Preencha os moldes com as matérias-primas preparadas.
- Ferva e deixe esfriar a água e o caldo.
- Despeje o líquido sobre as ervilhas (lembre-se de que o líquido aumentará de volume quando congelado, não encha as formas até a borda).
- Coloque no congelador por 24 horas.
- Retire os cubos prontos dos moldes e coloque-os em sacos ou recipientes grossos.

Coloque os cubos no congelador. Para preparar o prato, basta adicioná-los à panela ou frigideira e cozinhar até ficarem prontos.
Prazo de validade e regras de armazenamento para produtos congelados
A vida útil das ervilhas, independentemente de terem sido cozidas antes da refrigeração, não é superior a 10 meses. Para evitar erros com as datas, recomenda-se etiquetar as ervilhas escrevendo a data exata na embalagem. Mesmo que tenha conseguido colher uma grande quantidade, terá de deitar fora as sobras se não as tiver utilizado dentro do prazo recomendado. Para evitar deitar fora ervilhas vencidas, é importante determinar com antecedência quantas ervilhas irá precisar para o inverno.
A temperatura de armazenamento recomendada para ervilhas é de no mínimo 18 graus Celsius. Em temperaturas mais baixas, ocorrem processos irreversíveis nas ervilhas — alguns compostos são destruídos, o que afeta o sabor e reduz significativamente o valor nutricional do produto.
Ao armazenar ervilhas, certifique-se de evitar oscilações de temperatura no congelador, pois isso inevitavelmente fará com que as ervilhas congelem. Se precisar descongelar o congelador, certifique-se de que isso não afete o armazenamento das ervilhas, movendo-as para um local mais fresco.

Ervilhas congeladas podem ser descongeladas apenas uma vez e usadas imediatamente. Portanto, recomenda-se congelá-las em recipientes pequenos, permitindo o consumo de uma única porção.
Durante o armazenamento, não é recomendado retirar os recipientes com ervilhas do congelador por longos períodos, pois isso causará condensação. A umidade dentro do recipiente rapidamente transformará as ervilhas soltas em grumos. Isso terá um impacto negativo no cozimento subsequente — você terá que descongelar todos os ingredientes e adicioná-los imediatamente a sopas ou saladas.
Como descongelar ervilhas corretamente
Usar ervilhas na culinária é fácil, especialmente se você as congelou pré-escaldadas. Nesses casos, adicione-as à sopa ou aos pratos principais diretamente do congelador; não é necessário descongelar. Após ferver, cozinhe em fogo baixo por 2 a 4 minutos. As ervilhas estarão completamente cozidas.

Para preparar saladas, as ervilhas precisam ser descongeladas. Recomenda-se não fazer isso em temperatura ambiente; é melhor usar a prateleira inferior da geladeira. Retire as ervilhas do congelador com bastante antecedência; elas levarão cerca de 24 horas para descongelar completamente.
Ao descongelar ervilhas, use apenas a geladeira. Em temperatura ambiente, elas ficarão moles, sem sabor, perderão a cor verde e ficarão pálidas. Ao adicionar ervilhas congeladas a um prato durante o cozimento, lembre-se de que o tempo de cozimento será maior do que com ervilhas descascadas. Cozinhe sopas e ensopados por pelo menos dez minutos.
As ervilhas são um ingrediente indispensável nas saladas mais populares e nas sopas deliciosas. Não precisa gastar dinheiro com este ingrediente saudável; você mesmo pode prepará-las congeladas facilmente. Para obter ótimos resultados, basta um pouco de conhecimento: como preparar as ervilhas corretamente, quais as melhores receitas e como armazená-las corretamente. Os resultados certamente agradarão; as ervilhas ficarão tão boas quanto as compradas prontas, com uma diferença: reterão muito mais nutrientes.











