Qual groselha é mais saudável, preta ou vermelha? Esta questão preocupa muitos apreciadores de frutas vermelhas. Cada tipo tem propriedades medicinais, e as plantas são usadas na medicina popular, produzindo decocções e tinturas curativas. As groselhas fortalecem as defesas do corpo e são benéficas tanto para crianças quanto para idosos. Para aproveitá-las ao máximo, você deve se familiarizar com as informações abaixo.
Composição química e valor nutricional das groselhas
Abaixo está a composição química e o valor nutricional das groselhas vermelha e preta.
Vermelho
100 g de groselha vermelha contêm 43 kcal, incluindo 0,6 g de proteínas, 0,2 g de gordura, 7,7 g de carboidratos, 3,4 g de fibra alimentar e 85 g de água. Não contêm colesterol nem álcool. A proporção de gordura, proteína e carboidrato é de 1:0,3:12,8. As frutas são ricas em ferro, potássio, vitaminas A, C e E, ácidos succínico e málico, pectina, substâncias nitrogenadas e selênio.
Preto
A groselha preta contém 44 kcal por 100 gramas, incluindo 7,3 mg de carboidratos, 4,8 mg de fibra alimentar, 0,4 g de gordura, 1 mg de proteína e 0,9 mg de cinzas. Não contém colesterol nem álcool. Contém 2% da ingestão diária recomendada de proteína, 1% de gordura e 5% de carboidratos. A groselha preta é rica em ácidos cítrico e málico, açúcares, flavonoides, pectinas, taninos, magnésio, fósforo, ferro, cálcio e potássio.

Existem diferenças significativas?
Existem várias diferenças entre a groselha preta e a vermelha em sua composição e seus usos na medicina alternativa. Abaixo, apresentamos fatos específicos sobre as diferenças entre as duas.
Onde há mais vitamina C?
A vitamina C está presente em todas as variedades da cultura, mas as groselhas pretas contêm mais dessa substância, até mais que os limões.As groselhas são amplamente utilizadas medicinalmente para resfriados. A maior concentração de vitamina C nas groselhas ocorre durante o período de amadurecimento. Quando a colheita não é feita na época certa, essas substâncias benéficas desaparecem.

Os benefícios e malefícios das culturas de frutas vermelhas
As groselhas, independentemente da variedade, ajudam a estimular e fortalecer o sistema imunológico do corpo. Suas principais propriedades benéficas incluem:
- aumento do nível de hemoglobina no plasma sanguíneo;
- prevenção do câncer;
- normalização dos níveis hormonais;
- efeito tônico geral;
- estimula a digestão, ajuda a combater a constipação;
- sacarose e frutose não fazem mal aos diabéticos;
- A groselha é um diurético eficaz para crianças e adultos;
- melhorando a capacidade do corpo de absorver proteínas.
Comer groselha preta, fresca ou em geleia, ajuda a restaurar o corpo. Reduz o risco de ataque cardíaco e derrame, fortalece o músculo cardíaco, elimina toxinas e trata problemas estomacais.
A groselha preta contém pouco açúcar e seu consumo não causa diabetes.
As frutas vermelhas também têm um efeito positivo na condição das unhas e dos cabelos. As groselhas negras são amplamente utilizadas em cosmetologia para restaurar o equilíbrio hídrico da pele e reduzir rugas.

Qual groselha é a mais benéfica?
As groselhas negras são consideradas mais benéficas. Elas contêm mais nutrientes do que as frutas vermelhas ou brancas e são mais facilmente absorvidas pelo organismo. O efeito terapêutico ocorre mais rapidamente. Para prevenir resfriados, é aconselhável consumir a planta em proporções iguais durante todo o verão. Isso fortalecerá significativamente o sistema imunológico.
Uso na medicina popular
Na medicina alternativa, a groselha negra é usada para todos os tipos de doenças. A fruta é eficaz para fins preventivos e ajuda a controlar a intoxicação durante o período perinatal. O principal é evitar alergias.
Bagas vermelhas
A groselha vermelha tem inúmeras propriedades benéficas para as crianças. Beber seu suco pode ajudar a reduzir a febre em crianças. O mesmo efeito é observado em adultos. A groselha vermelha é comumente usada para problemas respiratórios. A fruta contém uma riqueza de antioxidantes que podem combater células cancerígenas.

A groselha vermelha ajuda a aliviar a náusea e a estimular o apetite. Essas frutas são frequentemente recomendadas para idosos, pois previnem a aterosclerose e aumentam a energia.
Aronia preta
Comer groselhas negras ajuda a aliviar doenças gastrointestinais e é eficaz contra aterosclerose e edema. Uma quantidade suficiente de pectina e fibras torna a fruta um remédio eficaz para constipação, resfriados e gripes. As groselhas são praticamente isentas de alérgenos, o que as torna seguras para pessoas propensas a reações alérgicas.

Usando brotos, folhas e galhos
As folhas de groselha contêm muitas vitaminas, incluindo manganês, taninos, sais e cobre. Beber chá feito com as folhas ajuda a obter um efeito diurético, aliviar resfriados, melhorar o bem-estar mental e normalizar a digestão. A bebida acelera a recuperação após cirurgias e promove a formação de colágeno.
Também são feitas decocções com as folhas, galhos e brotos para criar cataplasmas. Estes são aplicados na pele para tratar doenças. Para garantir que as folhas, galhos e brotos possam ser usados durante todo o ano, eles devem ser colhidos e secos. Apenas as folhas verdes são usadas.









