- As principais causas da deformação das folhas da groselha
- Se as pragas são as culpadas: sinais de parasitismo
- Enrolador de folhas
- Estufa de groselha
- Pulgão-da-galha
- Ácaro-aranha
- Métodos de controle de insetos
- Meios para processamento de arbustos
- Remédios populares
- Aditivos biológicos
- Produtos químicos
- Cronograma e instruções passo a passo para a realização dos tratamentos
- Doenças que causam o enrolamento das folhas
- Spheroteka
- Ferrugem colunar
- Ferrugem de cálice
- Antracnose
- Como tratar as colheitas de frutos silvestres
- Preparações para medidas terapêuticas
- Quando as plantações devem ser pulverizadas?
- Tratamentos preventivos
A groselha é uma planta fácil de cuidar que produz frutos saborosos e saudáveis. Naturalmente, os jardineiros tentam cultivá-la, mas às vezes pode ser desafiador. Especificamente, se as folhas da groselha enrolarem, qual tratamento deve ser usado? O tratamento depende do tipo de doença e das causas subjacentes. Portanto, é importante identificar essas condições primeiro, em vez de recorrer a tratamentos químicos.
As principais causas da deformação das folhas da groselha
A deformação foliar indica a presença de pragas ou a disseminação de uma doença. Se ignorada, a planta começará a murchar. Suas folhas secarão e cairão, e seu desenvolvimento será prejudicado. Consequentemente, groselhas pretas ou vermelhas não produzirão frutos; elas simplesmente não terão tempo de amadurecer a tempo.
As folhas superiores se enrolam desde o início, e só então a doença começa a se espalhar para as folhas do meio e inferiores. Recomenda-se aos jardineiros que inspecionem regularmente os arbustos de groselha para evitar a propagação da doença. Somente o tratamento oportuno pode preservar a saúde da planta e, por fim, produzir uma colheita saborosa e abundante.
Se as pragas são as culpadas: sinais de parasitismo
Muitas pragas preferem se alimentar de folhas frescas de groselha. É por isso que as folhas externas são mais suscetíveis ao ataque — elas são ricas em nutrientes e microelementos. Os insetos prestam menos atenção às folhas mais velhas e as atacam por último.
Você pode identificar os efeitos do inseto pelos seus sinais característicos. Primeiro, surge uma leve camada, semelhante a uma camada de poeira. A folha, antes lisa, começa a enrolar, mesmo que não completamente. Se a folha se enrolar fortemente e a superfície já estiver enrolada, ela deve ser desenrolada. O inseto será encontrado, sua aparência será identificada e o tratamento será iniciado.

Enrolador de folhas
As folhas se enrolam com mais frequência por esse motivo. Um sinal disso é a presença de borboletas de asas escuras, com envergadura de até 2 centímetros, voando acima dos arbustos. As borboletas depositam ovos nas folhas, e as lagartas e larvas se alimentam delas. Os insetos permanecem no casulo até o outono. As peças danificadas devem ser queimadas.
Estufa de groselha
As folhas se enrolam quando uma borboleta começa a pôr ovos na casca da groselha. estufa de groselhaA lagarta sai do buraco e começa a comer o miolo dos galhos.
Pulgão-da-galha
As folhas são retorcidas e protuberantes. O pulgão-das-galhas cava tocas sob a casca para depositar seus ovos. As larvas só emergem na primavera.
Ácaro-aranha
Caracterizados por manchas que causam descoloração, os ácaros são transportados pelo vento, e as folhas ficam cobertas por uma fina teia.

Métodos de controle de insetos
Medidas preventivas são essenciais para groselhas pretas e vermelhas. O pré-tratamento minimiza o risco.
Meios para processamento de arbustos
Qualquer produto deve cobrir a maior área possível da planta. Portanto, é importante remover previamente quaisquer partes danificadas, doentes ou ressecadas. Usar vários tratamentos proporciona maior confiança. No entanto, certifique-se de considerar a compatibilidade dos ingredientes — as informações podem ser encontradas na embalagem.
Remédios populares
Formulações baseadas em ingredientes facilmente disponíveis são seguras e baratas. No entanto, se utilizadas após a praga já ter se espalhado, serão ineficazes. As seguintes formulações são utilizadas:
- refrigerante - misture 1 colher de sopa de refrigerante com 1 colher de sopa de sabão em pó e 2 litros de água;
- água fervente - despeje através de um regador de ferro, amarre os galhos em um maço;
- Sabão verde - sabão misturado com água, a espuma resultante inibe a atividade dos insetos.
Pulverizar com água de alho, infusão de tabaco e celidônia também são métodos populares.
Aditivos biológicos
Este tipo é dividido em bacteriano e fúngico, com base no principal ingrediente ativo. Observação:
- a composição é usada dentro de 2 horas após a preparação;
- aplicar de manhã cedo ou à noite;
- a temperatura do ar não deve exceder 30 graus.
Produtos populares de controle de pragas incluem Fitoverm, Lepidocide, Bitoxibacilina, Dendrobacilina e Trichodermin. As composições não destroem as pragas, mas impedem seu desenvolvimento.

Produtos químicos
Eles são usados para matar pragas. Os produtos químicos são agressivos e a planta precisa de fertilização e nutrição após o uso.
Entre os compostos químicos, os mais populares são amônia, ureia, calda bordalesa e sulfato de cobre.
Cronograma e instruções passo a passo para a realização dos tratamentos
O método de tratamento depende do uso pretendido do produto e de sua agressividade. Por exemplo, a amônia deve ser usada apenas em dias nublados; usá-la em dias ensolarados queimará as plantas. Produtos biológicos são menos ativos e mais suaves para as plantas. No entanto, em qualquer caso, o tratamento deve ser realizado nos estágios iniciais da emergência dos insetos, escolhendo dias longe do sol máximo, sem chuva e sem vento. Aplique os produtos à noite ou pela manhã. Observe que os resultados podem não ser imediatos — alguns produtos levam de 1 a 2 dias para fazer efeito.

Doenças que causam o enrolamento das folhas
Outro grupo de causas são as doenças. Normalmente, há outras consequências e defeitos externos, além das folhas enroladas.
Spheroteka
Os sintomas da doença incluem uma camada pulverulenta e esverdeada que eventualmente se torna vermelha. Isso ocorre durante o período de brotação. Não afeta a nutrição, mas as groselhas adquirem uma aparência semelhante à do feltro.
Ferrugem colunar
Os brotos alaranjados aparecem durante a fase de crescimento. Se não forem tratados, as folhas da groselha cairão completamente no final da temporada.

Ferrugem de cálice
As folhas ficam vermelhas e surgem protuberâncias irregulares (que parecem xícaras ao microscópio). Chuva e umidade são o ambiente ideal para a proliferação de micróbios.
Antracnose
Caracteriza-se por manchas escuras e depressões. Espalha-se mais rapidamente em condições úmidas. Trate não apenas a plantação, mas também as plantas próximas.
Como tratar as colheitas de frutos silvestres
O que exatamente precisa ser feito é decidido dependendo da doença identificada.

Preparações para medidas terapêuticas
Uma ampla gama de produtos pode ser usada para combater doenças da groselha. Fungicidas, produtos químicos e compostos contendo cobre são recomendados. Se desejado, estes podem ser combinados com métodos tradicionais.
Certifique-se de seguir as instruções dos medicamentos. As frutas só podem ser consumidas após um determinado período (indicado na embalagem).
Quando as plantações devem ser pulverizadas?
O tratamento preventivo é necessário assim que os brotos aparecerem. O ideal é inspecionar as plantas diariamente ou em dias alternados e, se detectar algum defeito, identificar imediatamente a sua natureza e iniciar o tratamento.
O horário ideal é de manhã cedo ou à noite. Evite a luz solar direta sobre as folhas, pois pode causar queimaduras.

Tratamentos preventivos
As groselhas devem ser plantadas a pelo menos 70 centímetros de distância. Isso garantirá que os arbustos fiquem bem ventilados e aquecidos. Além disso, você deve:
- remova ervas daninhas - elas são um habitat para insetos;
- cavar o solo durante a entressafra;
- Remova e queime os frutos e folhas infectados;
- não deixe que o formigueiro se espalhe por perto;
- Você precisa plantar plantas perfumadas que repelem insetos nas proximidades.
Medidas preventivas contribuem para uma excelente colheita. Mantê-las em mente reduz o risco de infecção.











