- Vantagens das variedades de frutos verdes
- Descrição botânica e habitat
- Tamanho do arbusto
- Especificidades da floração e frutificação
- Propriedades úteis das frutas vermelhas
- As variedades mais populares
- A Rainha da Neve
- Colar de esmeraldas
- Verti
- Ouro Inca
- Características do cultivo em um terreno
- Preparando o local e a cova de plantio
- Quais culturas são recomendadas para plantio?
- Cronometragem e processo passo a passo do trabalho de plantio
- Como cuidar de groselhas
- Regularidade da rega
- Fertilizante
- Aparar
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Doenças e pragas: prevenção e controle
- Reprodução
- Avaliações de jardineiros
As groselhas pretas e vermelhas são uma cultura básica de jardim há séculos. No entanto, nem todo mundo conhece as groselhas verdes. As groselhas verdes mantêm uma tonalidade verde vibrante mesmo quando maduras, mas isso não afeta o excelente sabor dessas frutas saudáveis.
Vantagens das variedades de frutos verdes
Variedades de frutas vermelhas com frutos verdes têm excelentes características e são facilmente cultivadas em quaisquer condições climáticas.
- Os arbustos híbridos são resistentes a invernos rigorosos e toleram facilmente as flutuações de temperatura da primavera.
- Frutas verdes não causam reações alérgicas, mesmo em pessoas propensas a elas.
- Arbustos com frutos verdes têm excelente imunidade a todas as doenças fúngicas e virais.
- A cultura raramente é atacada por pragas.
- Os frutos maduros têm sabor excelente e casca fina, porém densa, o que permite o armazenamento da fruta por longo prazo.
As vantagens das variedades de groselha verde incluem o grande tamanho dos frutos, chegando a 5g.
Importante! Devido à sua alta resistência a doenças, esta frutífera não necessita de tratamento químico.
Os frutos amadurecem por dentro e por fora sem impurezas e são ecologicamente corretos. A principal desvantagem dessa safra de frutos silvestres é o amadurecimento e a colheita tardios. Os frutos só estão prontos para consumo na segunda quinzena de agosto e, nas regiões do norte, no início de setembro.
Descrição botânica e habitat
A história do cultivo da groselha verde remonta à década de 1930. Foi nessa época que cientistas siberianos desenvolveram uma nova variedade da fruta. Embora a groselha verde exibisse características varietais superiores, ela nunca se tornou amplamente popular na Rússia.

No entanto, o novo desenvolvimento atraiu o interesse de criadores europeus, que posteriormente desenvolveram inúmeras variedades híbridas de frutos verdes baseadas na original. Agora, arbustos com grandes frutos verdes estão recuperando sua popularidade e são cada vez mais encontrados em jardins e propriedades rurais na Rússia e países vizinhos. A natureza pouco exigente da groselha permite que as groselhas híbridas sejam cultivadas em qualquer clima.
Tamanho do arbusto
Dependendo da variedade e da região de cultivo, os arbustos de groselha verde variam em tamanho de 1,5 a 1,8 metros. As folhas, galhos e brotos são semelhantes aos das variedades de groselha preta. No entanto, o aroma característico típico da groselha preta está completamente ausente, tornando os frutos verdes mais atraentes para o consumo.

Especificidades da floração e frutificação
Durante a estação de crescimento, cachos de 6 a 9 cm de diâmetro aparecem nos galhos, abrindo-se em pequenas flores que posteriormente se desenvolvem em ovários. Cada cacho produz de 10 a 20 frutos.
O fruto amadurece no final de julho em climas temperados e em meados de agosto em latitudes setentrionais. Um único arbusto rende até 5 kg de frutos verdes maduros, com sabor agridoce.
Propriedades úteis das frutas vermelhas
As groselhas verdes são tão benéficas quanto suas primas, as chokeberry. Elas contêm os mesmos altos níveis de vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras e açúcares saudáveis.

Os frutos e folhas da groselha são frequentemente utilizados na medicina popular. Infusões e decocções das folhas ajudam no tratamento de doenças virais e resfriados, enquanto os frutos estabilizam os sistemas cardiovascular e gastrointestinal.
Atenção! Variedades de groselha verde de maturação tardia estendem a estação para que o corpo receba frutas frescas, nutritivas e ricas em vitaminas.
As variedades mais populares
Atualmente, diversas variedades de frutas verdes foram desenvolvidas, diferindo em rendimento, sabor, tempo de amadurecimento e tamanho dos frutos.
A Rainha da Neve
A variedade de groselha verde Snow Queen é considerada uma das mais tardias a amadurecer. Os frutos amadurecem no início de setembro.

Os arbustos compactos são fáceis de cuidar e toleram geadas severas, oscilações de temperatura na primavera e secas de curta duração. A variedade é resistente a doenças fúngicas e virais e raramente é atacada por pragas. Uma única planta produz até 3 kg de frutos maduros, verde-claros.
Colar de esmeraldas
Esta variedade autofértil foi desenvolvida por criadores russos e é adaptada para cultivo nas regiões do norte. A planta é resistente a todas as doenças e pragas.
Os arbustos compactos desta variedade permitem o cultivo desta fruta em espaços limitados. Os frutos maduros são grandes, de cor amarelo-esverdeada e têm um sabor rico, agridoce.
Verti
A variedade de groselha verde Vertti foi desenvolvida por criadores finlandeses. Este arbusto frutifica no primeiro ano de cultivo ao ar livre. É considerada uma variedade de maturação precoce. Os frutos verde-claros amadurecem já no final de junho. Uma única planta rende até 4-5 kg de frutos maduros.

A groselha Verti tolera geadas de até -30 graus e flutuações de temperatura na primavera, além de ter imunidade natural a alguns tipos de fungos e vírus.
Ouro Inca
A variedade de groselha de frutos verdes "Ouro dos Incas" é mais comumente encontrada em jardins e hortas, e por um bom motivo. Os frutos grandes e doces, de cor verde-amarelada, amadurecem no início de julho e lembram groselhas na aparência.
Os arbustos compactos prosperam em qualquer solo, são resistentes a doenças e pragas e toleram facilmente temperaturas abaixo de zero. Uma única planta rende de 4 a 6 kg de frutos maduros.

Características do cultivo em um terreno
As recomendações para o cultivo e cuidado de groselhas verdes não são diferentes das regras para o cultivo de amoras pretas.
Preparando o local e a cova de plantio
Ao escolher um local, preste atenção primeiro à boa iluminação. Além disso, as groselhas não devem ser plantadas em áreas baixas, pantanosas ou com muito vento. Esta frutífera prefere solo fértil com acidez neutra.
- A terra é escavada, limpa de ervas daninhas e completamente solta.
- 3-4 semanas antes do plantio das mudas, fertilizantes orgânicos, húmus e minerais são adicionados ao solo.
- Em seguida, um buraco de plantio é cavado na área preparada.
- A profundidade do buraco é de 40 a 50 cm, a largura é de 60 cm.
- A distância entre os furos é de 80 a 100 cm, entre fileiras de 1,5 a 2 m.
- Coloque uma camada de húmus e solo fértil no fundo do buraco de plantio e regue.
Importante! Variedades de groselha verde não toleram solo muito úmido e água parada. A distância até o lençol freático deve ser de pelo menos 1,5 a 2 metros.
Quais culturas são recomendadas para plantio?
As groselhas são exigentes com seus vizinhos. Tomates, batatas, framboesas e árvores frutíferas dificultam bastante o crescimento e o desenvolvimento desta frutífera. No entanto, qualquer cereal, morangos de jardim, alho e groselhas prosperam com groselhas verdes.
Cronometragem e processo passo a passo do trabalho de plantio
Os arbustos de groselha são plantados no início da primavera ou do outono, 1 a 1,5 meses antes da primeira geada.
- As mudas de frutas vermelhas são colocadas em covas de plantio preparadas em um leve ângulo.
- As raízes das plantas são distribuídas uniformemente e cobertas com solo fértil.
- O solo sob o arbusto está bem compactado.
- O círculo do tronco da árvore é coberto com grama seca, turfa ou serragem.
- No dia seguinte, os arbustos são regados.
Importante! Se o solo na cova de plantio começar a se acomodar, adicione mais cobertura morta ou substitua-a completamente.
Como cuidar de groselhas
Cuidar de arbustos de groselha verde envolve regar, fertilizar e podar na hora certa.
Regularidade da rega
Durante a irrigação, até 15 litros de água morna e sedimentada são despejados sob cada arbusto frutífero. Os arbustos de frutas vermelhas são regados conforme o solo seca. No entanto, durante os estágios iniciais da vegetação, quando ocorrem a floração e o amadurecimento dos frutos, a frequência de rega é aumentada.

Fertilizante
Toda primavera, os arbustos são fertilizados com uma solução de nitrato de amônio. Durante o crescimento e amadurecimento dos frutos, as plantas são alimentadas com um complexo mineral. No outono, fertilizantes orgânicos e minerais contendo potássio e fósforo são adicionados ao solo.
Aparar
Após o plantio das mudas, comece a modelar os arbustos. Os brotos jovens são podados e aparados anualmente, deixando de 5 a 7 galhos fortes no caule principal. No início da primavera e antes da dormência de inverno, faça uma poda sanitária, removendo todos os galhos e brotos secos, quebrados, danificados e danificados pela geada.
Importante! Para evitar a propagação de infecções virais e fúngicas, trate os cortes com piche de jardim.

Afrouxamento e cobertura morta do solo
A soltura do solo e a remoção de ervas daninhas são feitas simultaneamente à rega. Isso permite que a umidade chegue às raízes das plantas mais rapidamente, ajudando-as a obter oxigênio. A cobertura morta da área do tronco da árvore ajuda a manter a umidade essencial do solo, inibe o crescimento de ervas daninhas e protege os arbustos de doenças e pragas.
Doenças e pragas: prevenção e controle
As variedades de groselha verde apresentam excelente imunidade a doenças fúngicas e pragas. No entanto, como medida preventiva, os arbustos frutíferos são tratados com preparações ou infusões especiais na primavera e no outono.

Reprodução
As groselhas híbridas são propagadas exclusivamente vegetativamente. Isso pode ser feito dividindo o arbusto, retirando estacas ou usando alporquia.
- As mudas são colhidas no outono. Ao podar os arbustos, um broto saudável e espesso é removido e dividido em várias mudas. De dois a três brotos frutíferos são deixados em cada planta. As mudas são plantadas em recipientes com solo fértil e depois transplantadas para o campo aberto na primavera.
- Na propagação por alporquia, 2 a 4 brotos de um arbusto maduro são dobrados em direção ao solo e cobertos com terra, deixando a parte superior do ramo exposta. Durante a estação de crescimento, os brotos são mantidos úmidos e, no outono, são desenterrados e separados do arbusto-mãe, juntamente com as raízes formadas.
- A divisão do arbusto de groselha serve tanto para propagação quanto para rejuvenescimento. O arbusto maduro é cuidadosamente desenterrado e as raízes são divididas em 2 a 3 partes iguais. Brotos ou folhas frutíferas devem permanecer em cada planta. As mudas são plantadas em covas separadas.
Observação: quando variedades híbridas de groselha são propagadas por sementes, as características varietais da fruta são perdidas.
Avaliações de jardineiros
Victoria Alexandrovna, 50 anos, Saratov
Eu já ouvia falar de variedades de groselha verde há muito tempo, mas descobri que era impossível encontrá-las em viveiros ou lojas de jardinagem. Minha filha encomendou algumas online e, finalmente, há dois anos, meu sonho se tornou realidade. Tornei-me proprietária de duas variedades de frutos verdes. Agora, "Ouro dos Incas" e "Lágrimas de Ísis" estão crescendo e dando frutos lindos no meu jardim. Os frutos são excelentes em sabor e qualidade, têm longa validade e podem ser congelados facilmente.
Sergei Pavlovich, 62 anos. Oblast de Riazan
A fruta favorita da nossa família é a variedade de groselha verde "Colar de Esmeralda". Um vizinho nos deu algumas mudas há alguns anos. Os arbustos são completamente despretensiosos, sobrevivem bem ao inverno e se recuperam rapidamente na primavera. As frutas amadurecem em agosto, o que proporciona uma longa temporada de frutas vermelhas. Minha esposa faz uma deliciosa geleia com as groselhas verdes, as conserva em compotas e as adiciona a assados.











