- Descrição biológica da praga
- Ciclo de vida e reprodução
- Sintomas de danos à groselha
- Que perigo isso representa para o mato e para a colheita?
- Métodos de controle
- Produtos químicos e inseticidas
- Remédios populares para se livrar de parasitas
- Uso de medicamentos biológicos
- Métodos agrotécnicos
- Inimigos naturais
- Tempo e tecnologia de processamento de groselha
- Frequência e duração do tratamento
- Prevenção
- Seleção de variedades resistentes de groselhas vermelhas e pretas
- Conformidade com as práticas agrícolas
A larva-de-vidro nas groselhas de jardim pode causar danos significativos ao arbusto e até mesmo deixar os jardineiros sem colheita. Com a chegada da primavera, os galhos das plantas saudáveis murcham e secam. Se forem cortados, o miolo preto fica claramente visível. Esses sinais indicam a presença da larva-de-vidro. Livrar-se dela é possível com algum esforço.
Descrição biológica da praga
Na aparência, a asa-de-vidro-da-groselha assemelha-se bastante a uma vespa. Possui asas estreitas e listras amarelas proeminentes nas laterais. Seu corpo atinge 1 cm de comprimento. Curiosamente, as fêmeas têm três listras claras, enquanto os machos têm quatro.
A traça-de-vidro começa a botar ovos na segunda dezena de maio. Um único inseto pode botar até 50 ovos, cada um com 70 mm de comprimento. É durante esse período que a praga se enterra sob a casca dos galhos da groselha, sempre perto de um broto jovem, causando doenças no arbusto.
Ciclo de vida e reprodução
Os ovos do inseto eventualmente eclodem e se transformam em lagartas bege ou brancas, medindo 2,5 cm de comprimento. Essas lagartas causam os maiores danos aos brotos de groselha. Com a chegada do clima mais quente, a lagarta emerge e se transforma em pupa, dando origem a uma nova geração. Já em junho, quando a temperatura média diária atinge 16 °C, surge um novo verme-de-vidro. Sua atividade continua por 40 dias e seu ciclo de vida dura dois anos.
Sintomas de danos à groselha
No primeiro ano, é difícil distinguir os ramos afetados da groselha dos saudáveis. Seus frutos e folhas ficam menores. No segundo ano, no final da floração ou formação dos ovários, os brotos danificados murcham e secam.Se você começar a removê-los, pequenos buracos com paredes pretas ficarão visíveis nos locais cortados. Ao cortar o caule longitudinalmente, você poderá ver a própria lagarta ou os excrementos deixados durante sua permanência.

Que perigo isso representa para o mato e para a colheita?
A traça-de-vidro pode destruir até metade dos ramos de groselha preta e até 30% (às vezes até 47%) dos ramos de groselha vermelha e branca. A extensão dos danos depende diretamente do clima.
Métodos de controle
As medidas de controle da traça-da-groselha devem ser abrangentes, visto que o ciclo de vida da praga ocorre dentro da planta da groselha. Essas medidas incluem:
- tratamento com preparações biológicas e pesticidas;
- usando remédios populares contra pragas de jardim;
- aplicação de métodos de agricultura orgânica;
- prevenção regular de doenças e pragas.

Produtos químicos e inseticidas
Livrar-se de traças-de-vidro usando apenas remédios biológicos e populares é impossível, portanto, o uso de produtos químicos é inevitável. As principais recomendações dos jardineiros para esse fim incluem:
- "Carbofos";
- Fufanon;
- "Fagulha";
- "Triclorometafos";
- Kemifos.
Remédios populares para se livrar de parasitas
A salicórnia também pode ser erradicada com remédios populares. Recomenda-se plantar os seguintes itens entre os arbustos de groselha:
- calêndula;
- cebola;
- alho;
- calêndula;
- chagas;
- sabugueiro.

Mas a cerejeira, ao contrário, atrai pragas para o jardim.
Durante a migração das borboletas, recipientes cheios de areia embebida em querosene são colocados entre as plantas. As groselhas devem ser borrifadas com infusões de odor forte (por exemplo, absinto, tanásia ou agulhas de pinheiro).
Uso de medicamentos biológicos
O controle da traça-da-groselha também pode ser feito por meio de tratamentos biológicos na forma de suspensões aquosas. Entre eles, estão o "Nemabakt" e o "Entonem-F". Eles são usados para tratar as mudas imediatamente antes do plantio. O "Entonem-F" também é usado para irrigar as plantas durante a brotação.
Métodos agrotécnicos
Os métodos de controle agronômico são mais eficazes durante o período de pupação das lagartas. Em maio e junho, o solo deve ser constantemente revolvido, com adição de cinzas de madeira ou tabaco. A poda adequada pode reduzir significativamente o número de mariposas e larvas. Se o arbusto estiver completamente infestado de insetos, os galhos devem ser podados até a base. Novos brotos crescerão a partir das raízes. Se aparecerem apenas sintomas isolados, os brotos devem ser podados até o tecido saudável.

Inimigos naturais
O principal inimigo natural da lagarta-de-vidro é a vespa parasita. Ela põe ovos em outras lagartas e vive como parasita. O pólen de endro pode ser usado para atrair a vespa para sua propriedade.
Tempo e tecnologia de processamento de groselha
Os arbustos de groselha devem ser tratados contra a traça-de-vidro assim que as primeiras folhas aparecerem. O método de tratamento depende do produto específico escolhido.
Use de 1 a 1,5 litro da solução preparada por arbusto. Se necessário, o tratamento pode ser repetido no outono, mas isso não produzirá resultados significativos.
De acordo com avaliações de jardineiros, a pulverização de primavera é a mais eficaz.
Frequência e duração do tratamento
Com a chegada da primavera, os brotos congelados e enegrecidos devem ser removidos pela raiz, sem deixar sequer um toco. O mesmo procedimento se aplica aos galhos caídos no chão. Antes do início do tempo frio, podar os arbustos para fins sanitários, removendo todos os brotos secos e subdesenvolvidos. Vedar as áreas cortadas com piche de jardim.

Tratamentos preventivos com inseticidas são realizados com o início do tempo quente, antes da frutificação. Se necessário, as groselhas podem ser tratadas novamente após duas semanas. Após o derretimento da neve, o solo é solto e polvilhado com mostarda, absinto ou cinza. Antes do início do tempo frio, os arbustos são pulverizados novamente com produtos químicos. Fertilizar as plantas para aumentar sua imunidade também é uma boa ideia.
Prevenção
Jardineiros experientes prestam muita atenção à prevenção de pragas em seus jardins. Eles já desenvolveram planos e métodos específicos que produzem resultados positivos.
Seleção de variedades resistentes de groselhas vermelhas e pretas
Ainda não é possível desenvolver variedades de groselha completamente imunes à traça-do-vidro. No entanto, algumas variedades apresentam maior resistência a essa praga. Entre as groselhas negras, estas incluem:
- Residente de verão;
- Perun;
- Nuclear;
- Sechenskaya – 2.

Entre as variedades vermelhas, as seguintes são as mais resistentes a pragas:
- Jonker Tets;
- Doce precoce;
- Natália.
Conformidade com as práticas agrícolas
Uma medida preventiva importante é a adesão rigorosa às práticas agrícolas no cultivo de groselhas. Recomenda-se plantar sabugueiro, cebola, alho, calêndula e outras plantas aromáticas nas proximidades para repelir pragas. É importante plantar flores e alho diretamente entre os arbustos de groselha para que o cheiro não permita que o inseto detecte as plantações e crie seus filhotes nelas.











