- A história da seleção da groselha branca de Versalhes
- Descrição e características da cultura
- Arbustos e folhas
- Bagas e sua posterior venda
- Imunidade a doenças
- Resistência a temperaturas abaixo de zero
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Pousar
- Momento das operações de plantio
- Selecionando um local e preparando uma cova de plantio
- Esquemas e regras para plantio de mudas
- Cuidados necessários
- Rega
- Fertilizante
- Poda e modelagem de copa
- Abrigo para o inverno
- Doenças e pragas: proteção e tratamento
- Métodos de reprodução
- Estacas
- Camadas
- Dividindo o mato
- Opiniões dos jardineiros sobre a variedade
Bagas de Versalhes groselha branca conforme descrição As características varietais são semelhantes às de outras plantas relacionadas. No entanto, a variedade, originária da França, distingue-se pela maior produtividade e sabor. Os jardineiros conhecem esta cultura há mais de 100 anos. Durante esse tempo, os amadores puderam constatar em primeira mão os benefícios desta variedade, que pode ser cultivada em toda a Rússia, incluindo os Urais e a Sibéria.
A história da seleção da groselha branca de Versalhes
A história do desenvolvimento desta variedade remonta ao final do século XIX. Tecnicamente, trata-se de uma variedade de groselha vermelha com frutos brancos. Desenvolvida por agrônomos franceses, gradualmente ganhou popularidade em todo o mundo. Suas principais vantagens são os frutos grandes, a alta produtividade e a baixa manutenção. Desde 1959, esta variedade de groselha está incluída no Registro de Conquistas de Melhoramento da Rússia. É recomendada para uso nas regiões central e noroeste, na região do Volga e nos Urais.
Descrição e características da cultura
O arbusto possui folhas características de groselhas: verde-brilhante, cinco lóbulos, com pecíolo bem definido e cravo central. Um único arbusto rende até 3 quilos de frutos maduros, amarelo-leitosos. Esta variedade de groselha tem resistência limitada à geada e é suscetível à antracnose e a pragas de jardim. As inflorescências são de tamanho médio, os cachos têm pecíolos alongados e são pubescentes.
Arbustos e folhas
As groselhas de Versalhes crescem em arbustos eretos, ligeiramente espalhados, com caules flexíveis. Em geral, raramente ultrapassam 1,5 metro de altura. As folhas são as clássicas da groselha, pubescentes na parte inferior. A base é arredondada e os dentes serrilhados são curtos e rombudos.

Bagas e sua posterior venda
Os frutos são perfeitamente arredondados. As groselhas têm até 10 milímetros de diâmetro e pesam, em média, cerca de 1 grama. A casca é macia e firme, mas praticamente imperceptível ao paladar. A cor do fruto é cremosa, às vezes com um leve tom amarelado. Por dentro, a baga é repleta de polpa suculenta, agridoce. Cada groselha contém:
- açúcar – até 8%;
- ácidos – não mais que 2,3%;
- matéria seca – até 18%.
As groselhas são uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo ácido ascórbico. São apreciadas por adultos e crianças. As frutas são usadas para fazer sucos de frutas, indispensáveis no calor do verão, e para fazer conservas.

Imunidade a doenças
Infelizmente, esta variedade não é 100% resistente a doenças (antracnose, oídio e ferrugem), mas com medidas preventivas, pode resistir bem a elas. A alta umidade também favorece o desenvolvimento de fungos e apodrecimento.
Resistência a temperaturas abaixo de zero
Os arbustos de groselha desta variedade são moderadamente suscetíveis ao frio, tornando-os adequados para o cultivo em grandes extensões. Se cuidadosamente preparados e cobertos para o inverno, os arbustos resistirão facilmente às fortes geadas dos Urais.

Vantagens e desvantagens da variedade
As groselhas são consideradas, com razão, um tesouro de nutrientes, um verdadeiro coquetel vitamínico para crianças e adultos. Esta variedade combina harmoniosamente seus benefícios com um número moderado de desvantagens.
A variedade Versalhes apresenta resistência ao oídio e produz uma colheita decente. Os arbustos de groselha são autoférteis e autopolinizadores. Os frutos permanecem presos às videiras por muito tempo, ajudando a preservar a colheita.
Há também algumas desvantagens: a variedade tende a se espalhar e é suscetível à antracnose.
Pousar
O plantio desta variedade de groselha exige o cumprimento de certas regras para garantir que os arbustos criem raízes e comecem a dar frutos. É preciso tomar cuidado imediatamente, incluindo rega, fertilização e, em seguida, poda e cobertura antes do inverno.
Momento das operações de plantio
As groselhas de Versalhes são plantadas duas vezes por ano – na primavera ou no outono. No primeiro caso, este é o período antes dos brotos começarem a abrir ativamente, e no segundo, em setembro-outubro. Esta escolha garantirá que os arbustos de groselha se adaptem rapidamente ao local.

Selecionando um local e preparando uma cova de plantio
As groselhas precisam de sol pleno; a sombra é prejudicial. A falta de cuidado resultará em frutos azedos na colheita futura. O local deve estar livre de correntes de ar. A variedade Versalhes não gosta de áreas pantanosas e próximas a lençóis freáticos. Solos leves e permeáveis (argilosos, arenosos) com reação química levemente ácida são preferíveis.
A cova para os arbustos de groselha é preparada 14 dias antes do plantio. Ervas daninhas e detritos são removidos e fertilizantes (húmus, superfosfato, cinzas de madeira) são adicionados.
Esquemas e regras para plantio de mudas
A muda deve ter até cinco raízes lenhosas de 15 a 20 centímetros de comprimento. As raízes são inspecionadas com especial cuidado, pois determinam o crescimento do arbusto. As plantas vizinhas são separadas por pelo menos 1 metro, e o espaçamento entre fileiras é de até 1,5 metro.

O colo da raiz deve ficar acima do solo, aproximadamente 10 centímetros. Ao colocar a muda no buraco, endireite cuidadosamente as raízes, cubra com terra e compacte levemente.
Cuidados necessários
Os cuidados mínimos incluem poda, rega, fertilização e controle de pragas. Isso garantirá uma produção normal de frutos, maior resistência a pragas e um crescimento mais vigoroso.
Rega
Ao plantar, uma muda precisa de 1 a 2 baldes de água. Lembre-se de uma regra simples: o arbusto precisa de rega regular, mas evite que o solo fique encharcado. É melhor regar a groselha de manhã e à noite, despejando um balde de água na zona da raiz. Repita este procedimento três vezes por semana.

Fertilizante
No terceiro ano de crescimento, o arbusto precisa de "vitaminas" — ureia, esterco de galinha, misturas prontas ou caseiras. Por exemplo, permanganato de potássio com ácido bórico e sulfato de cobre. A fertilização é feita quando os raios solares não estão tão fortes, em clima calmo.
Poda e modelagem de copa
Quando 6 a 7 ramos formam o esqueleto do arbusto (após um ano), a poda é realizada. Restam exatamente metade, os mais fortes, e o restante é removido com tesouras de poda. Isso é feito anualmente. Ramos doentes, danificados e secos devem ser removidos. Brotos que causam crescimento excessivo do arbusto também são removidos. A copa é moldada para enfatizar a predominância de ramos retos e frutíferos.

Abrigo para o inverno
Assim que o arbusto perder as folhas, corte os galhos doentes e velhos até o chão, e os brotos com um ano de idade em um terço do seu comprimento. Durante geadas severas, recomenda-se dobrar os galhos até o chão e cobri-los com escudos ou pedaços de ardósia.
Doenças e pragas: proteção e tratamento
A antracnose pode ser tratada com calda bordalesa e solução de enxofre coloidal. O oídio pode ser tratado com Fitosporina. A ferrugem caliciforme é resistente a Ziram, Captan e calda bordalesa.
As groselhas são suscetíveis a pragas como pulgões, traças e moscas-serra. As partes danificadas são removidas e queimadas, e a planta é pulverizada com malatião ou uma infusão de casca de cebola.

Métodos de reprodução
É fácil propagar groselhas em um terreno - usando estacas, camadas ou dividindo o arbusto.
Estacas
As mudas de groselha são selecionadas a partir de sementes ou preparadas a partir de arbustos de groselha. Cada haste deve ter até 7 brotos (pelo menos 5). Elas são plantadas em um ângulo de 45 graus.
Camadas
Na primavera, sulcos são formados ao redor do arbusto, onde os brotos selecionados são colocados. Eles são então cobertos com terra e compactados. Com o tempo, o galho criará raízes e poderá ser separado do arbusto-mãe.

Dividindo o mato
Este método requer precisão. Retire cuidadosamente as groselhas e divida-as no número necessário de pedaços, deixando 2 a 3 ramos com raízes.
Opiniões dos jardineiros sobre a variedade
Os jardineiros apreciam a groselha branca de Versalhes por seus frutos deliciosos e abundantes. Elas são usadas para fazer sucos, compotas e conservas de inverno. Os frutos não caem por muito tempo. A planta é moderadamente resistente a doenças e ao frio, o que a torna uma escolha ideal para um jardim.











