Descrição do tomate cereja de alto rendimento Ira F1 e cultivo em horta

O tomate-cereja Ira, de frutos pequenos, é um verdadeiro achado para os amantes de mini hortaliças. Este híbrido de maturação precoce, testado há 18 anos, é pouco exigente em termos de cuidados e condições de cultivo.

Descrição geral da planta

As características do arbusto indicam um desenvolvimento indeterminado do caule: os tomates de estufa crescem sem restrições e podem atingir uma altura de 3 metros. Em campo aberto, as videiras devem ser podadas aproximadamente um mês antes do final da temporada. A floração e a frutificação podem continuar até as primeiras geadas de outono, mas os frutos que não atingiram a maturidade técnica são inadequados para a colheita. Portanto, o crescimento do caule é restringido artificialmente para permitir que os ovários formados amadureçam completamente. Eles podem ser colhidos ainda verdes.

Um galho com tomates

O híbrido é resistente à murcha de verticillium e à fusarium, mas é suscetível à requeima tardia, especialmente em anos frios e chuvosos. É resistente à podridão apical e à queima de nematoides. Quando cultivado ao ar livre, a produtividade permanece praticamente inalterada, mesmo em anos desfavoráveis ​​para o tomateiro. Jardineiros relatam que o sabor dos frutos é afetado, mas a produtividade permanece a mesma.

Para aumentar o rendimento de uma plantação, os tomates-cereja devem ser conduzidos em 1 a 3 hastes. A videira precisa ser estaqueada em uma treliça e pinçada durante toda a temporada. O arbusto produz numerosos brotos, portanto, não é recomendável deixar esse processo sair do controle. Descrições da variedade por aqueles que já a cultivaram enfatizam que, sem pinçadas, o tomate se transforma em um feixe de hastes e praticamente não dá frutos.

Descrição do tomate

Plantando de 3 a 4 pés de tomate por metro quadrado, um jardineiro pode esperar uma produção média de 14 a 15 kg por unidade de área. Plantar muito perto uns dos outros só reduzirá a produção. Para economizar espaço em uma estufa, pés de tomate altos podem ser intercalados com minitomates, como Monetka, Pinóquio e outros, ou você pode cultivar ervas.

Além do tomate-cereja Ira, existem variedades híbridas chamadas Irina e Irishka. São tomates de maturação precoce, de baixo crescimento e com frutos grandes. Eles diferem da variedade Ira F1 tanto no tipo de arbusto quanto na aparência dos tomates.

Características da fruta

Esta variedade de maturação precoce leva de 90 a 95 dias da semeadura à primeira colheita. A frutificação ocorre em cachos, com cachos ramificados e complexos, cada um produzindo até 30 tomates pequenos, de tamanho quase uniforme. O peso médio do fruto não ultrapassa 40 g. Os tomates-cereja Ira são alongados, ovoides, com uma protuberância acentuada no ápice.

Tomates Ira

A casca é muito densa; os frutos não racham durante o amadurecimento e o enchimento, permanecendo intactos durante o enlatamento. Os tomates-cereja Ira F1 suportam bem o transporte e o armazenamento a longo prazo quando maduros. Sua coloração escarlate brilhante e borlas são muito decorativas quando maduras.

A polpa é bem colorida, sem manchas claras. A consistência é firme e suculenta, e o tomate contém duas câmaras de sementes com suco e sementes abundantes. O sabor é muito apreciado: os frutos são doces, sem acidez pronunciada, com um agradável aroma de tomate.

Um galho com tomates

Essas frutas têm um uso versátil. Podem ser consumidas frescas em uma variedade de saladas e pratos para fatiar. Esses tomates em miniatura são perfeitos para uma mesa de bufê, guarnecendo canapés e aperitivos, servindo-os em sanduíches criativos ou decorando coquetéis. A polpa brilhante e saborosa pode servir de base para gaspacho ou sopa de tomate, e pode ser adicionada a qualquer prato quente.

Tomates pequenos também são perfeitos para conservas caseiras. Frutas vermelhas calibradas ficam deslumbrantes quando combinadas com pepinos em conserva e vegetais pequenos. Elas mantêm sua textura mesmo em conserva ou salgadas de qualquer forma. Se desejar, podem ser usadas para fazer suco ou pasta de tomate com um sabor clássico. Tomates pequenos são fáceis de secar e congelar. Frutas verdes podem ser usadas para fazer geleias inusitadas e bonitas.

Como cultivar tomates-cereja no seu jardim?

Cultivar tomates-cereja não é diferente de cuidar de tomates comuns. Ao escolher a época de plantio, considere a precocidade dos tomates Ira e planeje o período de plantio: dois meses antes do transplante previsto. Você pode comprar terra pronta ou criar um substrato com partes iguais de terra fértil, húmus e areia fina. Para cada 10 kg de mistura, adicione 2 colheres de sopa de casca de ovo moída ou giz.

Antes da semeadura, o solo deve ser desinfetado: aquecido a alta temperatura no micro-ondas ou forno, despejado com água fervente, etc. Uma solução quente e rosa-escura de permanganato de potássio produz bons resultados. Sature bem o substrato, disposto em caixas, com o líquido. Depois que esfriar à temperatura ambiente, você pode começar a semear.

Cereja Ira

Uma característica especial dos híbridos de primeira geração (F1) é que as sementes devem ser compradas do produtor anualmente. Sementes colhidas de suas próprias plantas não retêm suas qualidades parentais na geração seguinte. As sementes de tomate devem ser colocadas diretamente na superfície do solo úmido e cobertas com uma camada de 0,5 cm de areia ou terra seca. Cubra o recipiente com vidro ou filme plástico, deixando 2 a 3 aberturas para circulação de ar. Coloque as sementes em um local bem aquecido, com temperatura mínima de 25 °C. Quando as mudas aparecerem, remova o filme plástico.

Plantas que atingiram o estágio de 2 a 3 folhas (exceto cotilédones) devem ser replantadas em vasos individuais. Após o replantio, certifique-se de que 1 cm da camada superficial do solo esteja seco e regue as mudas regularmente. Não é necessário fertilizar.

Cultivo de tomates

Mudas de variedades de maturação precoce têm muito vigor, por isso frequentemente se esticam e parecem frágeis. Para facilitar o plantio, use o método horizontal: os caules são colocados em uma vala com cerca de 20 cm de profundidade, com 3 a 4 pares de folhas superiores permanecendo acima da superfície. Deve haver cerca de 40 cm entre as partes acima do solo e 70 cm entre as fileiras.

Os tomates são alimentados com fertilizantes nitrogenados (uma vez, uma semana após o plantio). Quando um cacho se forma, fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados. Após duas semanas, a mesma fertilização é repetida.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata