O tomate Glacier é resistente a baixas temperaturas e produz uma produção bastante alta. É cultivado ao ar livre até o final do verão. Os tomates Glacier podem ser consumidos frescos ou inteiros em lata. Esses tomates produzem suco de tomate de alta qualidade e uma pasta excelente.
A variedade foi desenvolvida por criadores siberianos para as condições do norte. As primeiras amostras foram obtidas em 1999, e o registro estadual desta variedade de tomate para cultivo ao ar livre foi obtido em 2000.
Breve descrição da planta
Características e descrição do tomate Glacier f1:

- variedade precoce;
- do momento do plantio das mudas até o surgimento dos frutos, leva de 80 a 100 dias;
- a planta cresce bem em solo aberto e desprotegido, mas também pode ser cultivada em estufas;
- todo o grupo de tomates incluídos na variedade Glacier (Garden Pearl, Tarpan e outros) se distinguem por sua alta produtividade;
- Após a maturação, os frutos da planta descrita adquirem uma coloração vermelho vivo;
- o formato dos frutos desta variedade é redondo, ligeiramente achatado nas laterais;
- o peso médio de cada fruto é de 0,1-0,15 kg, embora se você realizar a primeira colheita depois que os tomates amadurecerem, a maioria dos exemplares será de tamanho médio e pesará até 0,2-0,3 kg;
- os frutos coletados podem ser armazenados por muito tempo;
- pode suportar transporte de longo prazo.

A variedade de tomate Lednik cresce bem nas regiões sul da Rússia e na parte central do país. Jardineiros que cultivam esta variedade nas regiões do norte são aconselhados a cobrir as plantas em campo aberto com filme plástico, enquanto no Extremo Norte, é melhor cultivar Lednik em estufas bem aquecidas.
Se todas as práticas agrícolas forem realizadas corretamente, você pode obter de 7 a 8 kg de tomates de cada arbusto e, se usar o método de plantio em ninho (4 arbustos/1 m² de canteiro), poderá colher até 30 kg de tomate.
As avaliações da variedade de tomate Glacier são positivas, mas os jardineiros também observam suas desvantagens, além de suas vantagens. Os produtores relatam a alta resistência dos tomates a diversas doenças, sua capacidade de suportar quedas bruscas de temperatura e o excelente sabor da fruta. No entanto, os jardineiros observam que os arbustos Glacier são exigentes em termos de composição do solo e requerem fertilização intensiva durante a estação de crescimento.

Recomendações para o melhoramento da variedade descrita
Para evitar que os galhos se quebrem após a frutificação, eles precisam ser amarrados e apoiados. Em estufas, duas plantas são usadas para a formação do arbusto, enquanto em campo aberto, três são usadas. Em todas as fases de crescimento, o arbusto deve ser alimentado com fertilizantes complexos contendo quantidades suficientes de potássio e fósforo.

Esta variedade de tomate tolera bem doenças fúngicas e raramente desenvolve podridão radicular. Para eliminar os sintomas desta doença, recomenda-se afofar o solo, reduzir a cobertura morta e a irrigação.
Os arbustos podem adoecer devido a cuidados inadequados, por isso é importante seguir rigorosamente um cronograma de rega e afofar regularmente o solo sob cada arbusto. Além disso, ao cultivar tomates em estufas, garanta ventilação adequada. Estufas também são suscetíveis a infestações de mosca-branca. Essa praga pode ser controlada com Confidor.
Esta variedade pode ser suscetível a pulgões e tripes do melão. Para combater essas pragas de jardim, recomendamos o uso de Zubr.

Quando cultivada nas regiões do sul do país, a planta pode ser suscetível ao ataque do besouro da batata-do-colorado. Para controlar essa praga, use Prestige.
Se o tomate for cultivado em terreno aberto, há risco de morte da planta por causa da lagarta-cortadeira. Para combater essa praga perigosa, é importante remover rapidamente as ervas daninhas onde a lagarta-cortadeira se desenvolve. O produto Zubr mencionado acima é o mais indicado para eliminar a lagarta-cortadeira.










