Os amantes de variedades exóticas certamente apreciarão o tomate Shokoladka: é um novo híbrido delicioso e de cores incomuns, desenvolvido há vários anos. A variedade é adaptada às condições russas, levando em consideração as peculiaridades do nosso clima. É um híbrido (F1), então você precisará comprar sementes na loja todos os anos.
Características da planta
Este híbrido semideterminado cresce alto (até 150 cm). A planta produz pouca folhagem, mas os frutos são numerosos e agrupados em belos cachos, tornando os arbustos atraentes durante o período de maturação e amadurecimento. As plantas precisam de estacas e treinamento para formar 2 a 3 hastes.

Avaliações de quem já plantou tomates Shokoladka F1 observam a maior resistência da planta a doenças fúngicas. Ela é praticamente imune a doenças de verão (alternária, míldio e outras) e é resistente à requeima em estações mais frias. A colheita de tomates é possível sem perdas.
Como todos os tomates alongados, eles podem ser suscetíveis à podridão apical devido à deficiência de cálcio no solo. No entanto, esse problema é facilmente resolvido com a adição de suplementos adequados.
O híbrido Chocolate é um tomateiro de maturação precoce (110-120 dias da semeadura até a primeira frutificação). A frutificação é prolongada e os tomates podem ser colhidos em um período de 2,5 a 3 meses. A produção total é de aproximadamente 3 kg por arbusto.

A planta é adequada para cultivo em estufas e campos abertos, tolerando bem oscilações de temperatura e clima quente. As flores não caem e os frutos se desenvolvem uniformemente ao longo de todo o comprimento do cacho. Características e descrições da variedade. Aqueles que cultivam a variedade Shokoladka há várias estações observam que os frutos podem ficar mais ácidos durante chuvas excessivas e em anos frios. No entanto, em uma área bem aquecida, os frutos apresentam excelente sabor.
Descrição dos frutos do tomate
Um único caule produz de 6 a 7 cachos por estação. O formato dos ramos é simples e sem ramificações, com cada ramo produzindo até 10 a 11 frutos pequenos, porém do mesmo tamanho. O peso de um único tomate varia de 30 a 40 g. O formato é alongado e em forma de ameixa.
A casca do tomate Shokoladka é firme e bastante espessa. Os frutos não racham ao amadurecer, mesmo durante chuvas fortes. Eles também são resistentes ao tratamento térmico quando enlatados inteiros.

Na fase técnica, os tomates são verdes e de coloração irregular, com uma combinação de áreas claras e escuras. À medida que amadurecem, sua coloração bicolor exótica torna-se claramente visível. Quando totalmente maduros, os tomates adquirem uma coloração marrom-avermelhada, com listras e manchas verdes difusas.
A polpa é de uma cor vermelha intensa, sem centro claro. As câmaras de sementes (2-3) são grandes, repletas de sementes pequenas. As paredes das câmaras são grossas, de até 0,5-0,7 cm. A polpa é firme, suculenta e macia. Os tomates chocolate têm um teor de matéria seca bastante alto, conferindo aroma e sabor ricos. O teor de açúcar chega a 6-7%, e qualquer pessoa que cultive esta variedade apreciará o sabor adocicado dos tomates chocolate.
As crianças também vão adorar: os frutos pequenos, perfumados e doces lembram ameixas secas. Os jardineiros notaram que as frutas ficam ligeiramente azedas durante as estações frias.
Os tomates não duram muito quando maduros; precisam ser processados ou consumidos rapidamente. No entanto, quando colhidos escaldados, amadurecem bem e gradualmente, sem perder o sabor.

Os tomates Shokoladka são versáteis. Estes tomates exóticos ficam lindos quando fatiados e dão um toque único às saladas. São uma ótima guarnição para aperitivos e sanduíches, e a polpa vermelha é perfeita para pratos quentes. O excesso de fruta é fácil de reciclar:
- tomates listrados ficam espetaculares em uma travessa de vegetais;
- Você pode fazer um suco delicioso com elas e processá-las em purê para ketchup ou leite;
- tomates densos, doces e pequenos são adequados para secagem;
- Os tomates são congelados fatiados ou inteiros: adicionar esses vegetais aos pratos de inverno os torna semelhantes às opções de verão.
Além disso, a polpa vermelha dos tomates Shokoladka é um ótimo complemento para outras conservas. O aroma agradável e a cor rica deste ingrediente são especialmente adequados para caviar de legumes, molho borscht e outros pratos.
Como cultivar tomates no jardim?
A semeadura deve ser feita antes que as mudas tenham de 2 a 2,5 meses de idade quando forem plantadas no solo. Nesse caso, os primeiros tomates podem ser colhidos por volta do início de julho. Para a semeadura, use terra comprada em loja ou uma mistura de partes iguais de terra de jardim, húmus e areia. Antes da semeadura, o substrato deve ser bem embebido em uma solução quente de permanganato de potássio diretamente no recipiente onde os tomates serão cultivados.

Após o solo esfriar, espalhe as sementes sobre a superfície e cubra com uma fina camada de areia ou terra seca (0,5 cm). Cubra o recipiente com filme plástico com 2 a 3 furos e coloque em local aquecido. A uma temperatura do solo de 25 °C, as mudas aparecerão em 4 a 5 dias, mas em condições mais frias, o processo pode levar até 7 dias.
Repice as mudas quando elas tiverem 2 a 3 folhas verdadeiras, espaçando-as de 7 a 10 cm. Para cultivar plantas fortes, nada mais é necessário; basta regar os tomates regularmente. As caixas ficam melhor posicionadas em parapeitos de janelas voltados para o sul. Se a luz for insuficiente, considere fornecer iluminação suplementar: as mudas devem receber pelo menos 12 horas de luz natural.
Você pode plantar Chocolates em uma estufa já em meados de maio, mas eles são plantados em campo aberto somente nos primeiros dez dias de junho, colocando 3-4 arbustos por 1 m².
Uma semana após o plantio, amarre os tomates e remova todos os brotos laterais até que o primeiro cacho de flores apareça. Deixe um broto lateral acima dele.
Tomates semideterminados não apresentam topos, mas sim bifurcam-se a uma altura de cerca de 1,5 metro. Tomates Shokoladka cultivados ao ar livre podem ser completamente pinçados, impedindo que os brotos cresçam muito. Isso é feito para permitir que os últimos ovários amadureçam. No entanto, em uma estufa, a planta cresce um pouco mais, então um broto deve ser removido para permitir que o outro continue crescendo.











