Muitos jardineiros usam o tomate Lagidny para conservas — uma das variedades mais robustas e resistentes a rachaduras. Cultivar esta variedade não é particularmente difícil, mas para atingir o maior rendimento, você precisa seguir algumas diretrizes simples de cultivo.
O que é o tomate Lagidny?
A variedade Lagidny foi desenvolvida por criadores ucranianos. Há um quarto de século, é cultivada no Extremo Oriente da Rússia, na Região Central da Terra Negra e na região do Médio Volga. Especialistas recomendam o cultivo desta variedade ao ar livre ou em estufas.

Descrição e características da variedade Lagidny:
- O tomate é uma variedade de maturação precoce.
- Em média, leva cerca de 4 meses desde o momento em que os primeiros brotos aparecem até a colheita.
- Com os devidos cuidados, a planta produz uma colheita rica: cerca de 9 kg de tomates por 1 m².
- O arbusto não é padrão, seu crescimento é limitado, sua altura não ultrapassa 60 cm.
- O tomateiro tem folhas simples, de tamanho médio. A cor é verde-escuro intenso.
- No primeiro pincel, que se forma acima da 6ª folha do broto, formam-se cerca de 5 frutos maduros.
- Outros ovários são formados através de cada par de folhas.
- A planta tem um sistema radicular bom e forte.
Os frutos da variedade Lagidny são usados na culinária fresca, para enlatados e para fazer molhos e sucos.

A variedade Lagidny ganhou grande popularidade devido ao seu sabor. Tomates maduros são doces e ricos em açúcar. Além disso, esses tomates têm cascas muito resistentes, permitindo que sejam armazenados por muito tempo sem rachar. Graças a essas qualidades, os jardineiros podem não apenas fazer uma salada deliciosa, mas também conservas para o inverno, molhos ou suco de tomate.
Os frutos em formato de ameixa chegam a pesar 90 gramas. A cor é descrita como um vermelho intenso. Em seu interior, encontra-se uma polpa carnuda e muito saborosa. Avaliações de quem cultiva esta variedade indicam que os tomates suportam o transporte por longas distâncias sem perder a qualidade.

Entre as vantagens mais notáveis do tomate estão o amadurecimento simultâneo, a resistência à quebra da casca e a alta produtividade, mesmo em condições climáticas desfavoráveis. Os produtores também destacam sua boa resistência ao transporte em longas distâncias e sua relativa facilidade de cultivo.
Além disso, a variedade tem boa imunidade e pode resistir a manchas bacterianas.
Como cultivar tomates?
Ao cultivar esta variedade, trate bem as sementes com permanganato de potássio antes da semeadura e enxágue-as em água limpa e morna. Isso permitirá que as sementes germinem mais rápido e as protegerá do ataque de fungos.

Assim que as sementes germinarem, siga os seguintes passos: transplante as plantas para vários recipientes após o surgimento de algumas folhas. Nos locais permanentes, deixe um espaço de pelo menos 30 cm entre as plantas. Antes do aparecimento das inflorescências iniciais, é necessário alimentar as plantas três vezes com fertilizantes complexos.

Todos os brotos que se formam nas laterais devem ser removidos antes que o primeiro arbusto seja formado.
Os tomates precisam ser arrancados regularmente, deixando apenas um talo. O arbusto precisa de suporte, apesar do seu pequeno tamanho.









