O tomate híbrido Torquey, cujas características e descrição indicam que foi criado na Holanda, foi introduzido na Rússia em 2007. Esta variedade de tomate foi patenteada por Beyon Zaden e é recomendada para cultivo comercial. As regiões com clima ideal para a variedade Torquey incluem as regiões de Rostov, Vologda e Krasnodar, bem como a República da Adiguésia.
Principais características da variedade
Os tomates Torquay F1 são considerados uma variedade de maturação precoce, já que o intervalo de tempo entre a germinação das sementes e o primeiro amadurecimento do fruto é de aproximadamente 120 dias.

A planta desta variedade apresenta as seguintes características:
- pertence ao tipo determinado de culturas vegetais, a altura do arbusto varia de 50 a 100 cm;
- a planta é padrão, tem muita folhagem, cresce compactamente;
- as folhas são estreitas, geralmente de tamanho pequeno e variam em cor do verde claro ao verde escuro;
- tem inflorescência simples, com até 5-7 frutos formados em 1 pincel;
- os frutos são pequenos, têm formato cilíndrico alongado;
- o peso de 1 tomate atinge 60-80 g;
- Os tomates têm casca fina e forte e polpa densa com 2 ou 3 câmaras.
Os tomates Torquay F1 são adequados para qualquer tipo de processamento, bem como para consumo fresco.
Os melhoristas destacam que os tomates dessa variedade se destacam pelo alto teor de licopeno, substância benéfica ao corpo humano, pois reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Vantagens da variedade
Uma característica marcante da variedade Torquay, além do seu longo período de frutificação, é a sua alta produtividade, praticamente inalterada por condições climáticas adversas. Mesmo nas piores condições, é possível colher até 5 kg de tomates em 1 m². Além disso, este tomate é resistente ao calor, tolera bem o transporte e, em condições adequadas, pode ser armazenado por um longo período.

A variedade híbrida de tomate F1 é resistente a diversas doenças, incluindo murcha de verticillium, podridão do caule e da raiz e murcha de fusarium. Essas propriedades a tornam indispensável para quem busca cultivar hortaliças em escala industrial.
Dicas para cultivo e cuidados
Avaliações de jardineiros experientes indicam que o rendimento e o sabor de uma variedade dependem em grande parte da qualidade do seu cultivo. A imunidade da planta depende diretamente do plantio adequado, rega oportuna, fertilização e outros cuidados.

Recomenda-se semear as sementes em março. Elas devem ser plantadas em solo morno e levemente compactado. Após a semeadura, cubra o solo com uma camada de 1 cm. Regue as sementes com água morna usando o método de gotejamento. Cubra as bandejas de mudas com filme plástico e deixe-as dentro de casa a uma temperatura de aproximadamente 25 °C.
Assim que os primeiros brotos aparecem, as caixas são descobertas e movidas para um ambiente bem iluminado. Durante a primeira semana, é importante manter a temperatura de pelo menos 15 a 16 °C. No entanto, nas semanas seguintes, a temperatura é aumentada para 20 a 22 °C.
As plantas são repicadas depois que 2-3 folhas aparecem nos arbustos jovens.
As mudas são transplantadas para o local permanente em campo aberto ou estufa no início ou meados de maio. Nos meses seguintes, as plantas precisam de rega regular, capina, fertilização com fertilizante completo e remoção dos brotos laterais. O número ideal de hastes para esta variedade de tomate é de 2 ou 3.
Os tomates Torquay são deliciosos e pouco exigentes. No entanto, muito depende da qualidade das mudas utilizadas.










