Muitos jardineiros preferem cultivar variedades de tomate de baixo crescimento. Essas variedades baixas e compactas economizam espaço na estufa e eliminam muitas tarefas adicionais de manutenção. Entre as variedades de baixo crescimento, o tomate anão da Mongólia se destaca por suas principais qualidades. Apesar de seu pequeno porte, as plantas produzem excelentes frutos e são fáceis de cuidar.
Descrição da variedade
Esta variedade miniatura de tomate foi desenvolvida recentemente por criadores e ainda não está registrada no Registro Estadual. No entanto, já conquistou popularidade entre os apreciadores de tomate. Seu principal objetivo é o cultivo em climas rigorosos. Esta nova variedade é amplamente cultivada no Extremo Oriente e nos Urais, bem como na Sibéria.

Esse a variedade de tomate é classificada como superdeterminadaO arbusto atinge uma altura de 20 a 25 cm. Após atingir essa altura, os caules começam a se curvar para baixo. O caule principal geralmente apresenta muitos brotos laterais, nos quais se desenvolvem os ovários. Os brotos não são amarrados. O arbusto cresce até 1 m de largura. As folhas dos arbustos são estreitas, densamente pubescentes e densas.
Os tomates anões da Mongólia amadurecem muito cedo. A primeira colheita ocorre já no final de junho. As características dos frutos incluem o seguinte:
- os tomates são vermelhos brilhantes e redondos;
- os tomates são grandes, pesando em média 200 g;
- os frutos têm um sabor doce, com um leve azedume, a polpa é suculenta;
- A variedade tem alto rendimento: até 10 kg de tomates podem ser obtidos de uma planta.
Crescente
As sementes das mudas são semeadas entre 20 de março e 5 de abril. Nas regiões do sul, elas podem ser semeadas diretamente no solo.
Jardineiros experientes recomendam verificar a qualidade das sementes antes da semeadura. Para isso, mergulhe-as em uma solução salina. Descarte as que flutuarem na superfície, pois não produzirão brotos de qualidade. Deixe as mudas restantes de molho por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio e enxágue com água limpa.
Para a semeadura, compre terra pronta em uma loja especializada ou prepare você mesmo. Coloque as sementes no solo a uma profundidade de 1 cm, deixando 4 a 5 cm entre cada sulco. Cubra o recipiente com filme plástico até os primeiros brotos aparecerem e deixe-o em um local aquecido. Assim que as mudas germinarem, remova o filme plástico e coloque-o em um local mais próximo da luz solar. Assim que as mudas desenvolverem duas ou três folhas verdadeiras, elas podem ser repicadas.

Esta variedade tem características próprias. Uma delas é que as mudas não crescem muito. No entanto, baixa estatura não significa desenvolvimento deficiente; elas podem ser plantadas com segurança em solo preparado no final de maio ou início de junho. Às vezes, as mudas demoram muito para crescer, mas de repente crescem tanto na vertical quanto na horizontal.
O plantio em solo protegido é feito um pouco mais cedo. A variedade "anã" tolera bem geadas leves e de curta duração. Basta cobrir os arbustos com filme plástico.
Nas regiões do sul, os tomates-anões são cultivados sem mudas, plantando as sementes diretamente no solo. Em áreas com solo pesado, esses tomates produzem pouco.
Antes do plantio, adicione 10 gramas de superfosfato e uma pequena quantidade de composto em cada cova. Deixe uma distância de até 80 cm entre as covas, pois os arbustos crescem amplamente. Regue as mudas durante o plantio, mas depois disso, elas podem ficar sem água por uma semana até criarem raízes. Plante as mudas ligeiramente inclinadas, cobrindo as raízes e parte do caule com terra.

Características de cuidado
A planta anã da Mongólia é fácil de cuidar. Regue com moderação e não deixe o solo secar. Para garantir que as plantas absorvam melhor a umidade e os nutrientes, o solo nos buracos de plantio deve ser revolvido regularmente.
Arbustos em miniatura se beneficiam de fertilização adicional. Isso aumenta a resistência da planta a doenças e permite frutos maiores.
Durante a estação, os arbustos são fertilizados três vezes. O primeiro fertilizante é aplicado algumas semanas após o plantio das mudas, e o restante é necessário durante o processo de amadurecimento. Jardineiros experientes recomendam fertilizar as plantas com uma solução de cinzas de madeira ou uma infusão de grama cortada.

Como os brotos dos arbustos rasteiros se espalham pelo solo, a cobertura morta é essencial. Serragem, palha ou filme plástico podem ser usados como cobertura morta. Você também pode colocar tábuas de madeira sob os arbustos. Essas medidas protegerão os frutos do apodrecimento e de diversas pragas.
Vantagens e desvantagens
A variedade Mongol Dwarf tem seus prós e contras. As vantagens desta variedade incluem o seguinte:
- A Mongolian Dwarf é uma variedade de alto rendimento. Com os devidos cuidados, cada planta pode render um balde de tomates.
- Qualquer jardineiro novato pode cuidar de arbustos baixos de forma simples.
- O tomate é caracterizado pela sua resistência ao frio e resistência ao vento, precipitação e seca.
- O amadurecimento precoce permite que você aproveite tomates deliciosos em um momento em que outras variedades estão apenas começando a produzir ovários.

A variedade praticamente não apresenta desvantagens. A única desvantagem que os jardineiros consideram é que sementes genuínas de tomate anão da Mongólia não estão disponíveis em nenhuma fonte. Elas podem ser encomendadas pelo correio ou online, mas há o risco de receber uma falsificação. Vendedores inescrupulosos vendem sementes de qualquer tomate anão como sementes de tomate anão da Mongólia. Portanto, você deve comprar material de plantio em lojas confiáveis.
Pragas e doenças
Uma das qualidades positivas do tomateiro é sua resistência a diversas doenças. Devido ao seu amadurecimento precoce, o tomateiro anão da Mongólia é resistente à requeima. Se a planta for infectada pela requeima, isso ocorre apenas em grau moderado e no final do outono, quando o tempo frio se instala.
A cobertura morta do solo protege os arbustos de pragas e lesmas.
Colheita e armazenamento
Os tomates de arbustos anões são colhidos do final de junho até a primeira geada. Os frutos são fáceis de armazenar e transportar e não racham nem apodrecem.
Os jardineiros observam que, se necessário, os frutos podem ser colhidos no estágio leitoso de maturação. Amadurecem bem em ambientes fechados.

Os tomates desta variedade são versáteis. São usados em saladas frescas, lecho, sucos e outras conservas.
Avaliações de jardineiros
Os tomates miniatura recebem avaliações positivas dos jardineiros. Esta variedade amadora é adequada para qualquer região, exceto aquelas com solos ácidos ou pesados. De acordo com as avaliações, estes tomates crescem e produzem mais frutos em campo aberto do que em estufa. Isso ocorre porque eles não gostam de excesso de umidade. Outras vantagens desta variedade anã incluem o seguinte:
- Além de regar, afofar a terra e fertilizar, os tomates não exigem cuidados especiais. É por isso que alguns os chamam de "a variedade para donas de casa preguiçosas".
- Jardineiros que se arriscam a plantar uma variedade anã desfrutam de tomates deliciosos antes dos outros.
- Esta variedade é um verdadeiro achado para os amantes de tomate que vivem em regiões do norte com verões curtos.
A Mongolian Dwarf é a melhor opção para quem não tem habilidade ou tempo para cultivar canteiros. Esta variedade de baixo crescimento, mas resistente, não vai te decepcionar.












Cultivo apenas estes tomates há muito tempo e consigo pelo menos 8 quilos de um único pé. Eu uso o produto "BioGrow"O medicamento é completamente seguro.