O tomate Spasskaya Tower foi desenvolvido por criadores russos e registrado oficialmente apenas recentemente. Esta variedade reúne todas as melhores qualidades dos tomates, incluindo sua resistência a variações extremas de temperatura e capacidade de tolerar horas de luz solar limitadas. Ao mesmo tempo, os novos híbridos mantêm seu sabor e rendimento.
Descrição da variedade
Apesar de seu curto histórico de cultivo, a variedade Torre Spasskaya recebeu muitos comentários positivos de jardineiros e agricultores. Este tomate é considerado um vegetal único, pois produz uma grande quantidade de frutos deliciosos com o mínimo de cuidado.

A estrutura do arbusto é interessante e faz jus ao seu nome. Os frutos estão dispostos em um caule médio de 1,5 metro de altura, formando uma torre, assim como a videira Spasskaya.
O sistema radicular do tomateiro é subdesenvolvido e o crescimento do caule é limitado. Como uma variedade padrão, requer suporte, caso contrário, os brotos quebrarão com o peso dos frutos.
A descrição do tomate é a seguinte:
- Os frutos são formados em cachos de 5 a 6 frutos cada.
- O peso de uma fruta chega a 500 gramas, raramente mais.
- A cor é rosa intenso com um tom avermelhado.
- O sabor é realmente parecido com o do tomate, doce e com um leve toque azedo.
- A pele é elástica e não rompe durante o transporte.
A variedade Torre Spasskaya é altamente produtiva. Um único arbusto pode render até 8 a 10 quilos de tomates maduros. Os tomates estão prontos para serem colhidos de 95 a 115 dias após a germinação.

Crescente
O método de mudas é o mais popular para o cultivo de tomates Spasskaya Bashnya F1. É melhor e mais confiável cultivá-los você mesmo do que comprá-los de vendedores particulares.
65 dias antes plantar tomates em campo aberto ou em estufa, plantar sementes em Recipientes com solo solto, fértil e neutro. Antes do plantio, as sementes passam pelo seguinte procedimento:
- imersão em uma solução de um por cento de permanganato de potássio;
- tratamento em solução de fertilizantes líquidos como Agricola ou Effecton por uma hora;
- endurecendo na geladeira por 2 dias.
A mistura de solo é preparada com partes iguais de húmus e terra de jardim. Adicione 1 colher de chá de cada fertilizante a um balde de substrato: superfosfato, sulfato de potássio e ureia. Para desinfetar o solo, despeje água fervente sobre ele ou asse no forno por 25 minutos. Após a desinfecção, deixe o solo descansar por uma semana para que ele seja infundido com microrganismos benéficos.

Semeie sementes de tomate com 2 centímetros de distância, plantando-as a 1 centímetro de profundidade.
Durante dois meses, as mudas precisam receber:
- temperatura do ar 18–22 graus;
- umidade entre 75–80 por cento;
- horas de luz do dia às 12 horas;
- rega regular;
- aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais 1–2 vezes.
Se as mudas se desenvolverem em uma caixa, elas serão transplantadas para recipientes individuais quando 2 folhas verdadeiras aparecerem.
Ao serem plantadas no solo, as mudas não devem estar muito crescidas. O ideal é que os caules sejam fortes e tenham até 8 folhas verdadeiras. Mudas saudáveis devem ter caules e folhas uniformemente verdes, sem manchas marrons.

Prepare a área de plantio de tomate com antecedência. Ela deve estar em um local bem iluminado. No outono, cave o solo, adicionando um balde de composto, 50 gramas de superfosfato e até 20 gramas de fertilizante potássico por metro quadrado.
Os melhores predecessores para o tomateiro Spasskaya Tower são pepinos, cebolas e repolho. Quinze dias antes do plantio, leve as mudas de tomate para fora para endurecê-las. Em maio, você pode começar a transplantá-las para o canteiro. Para isso, prepare covas de 30 x 30 x 30 centímetros. Adicione 500 gramas de húmus e 50 gramas de cinza de madeira. Misture tudo bem com o solo.
As mudas são cuidadosamente transferidas para o buraco, cobertas com uma camada de terra e regadas com 2 a 3 litros de água por planta. Recomenda-se plantar as mudas em ângulo para promover um sistema radicular mais forte e robusto. Mantenha uma distância de 60 a 70 centímetros entre as plantas. É melhor amarrar as plantas imediatamente para evitar que caiam.

Características de cuidado
A variedade Torre Spasskaya requer os mesmos cuidados que outros tomates. No entanto, o rendimento será melhor se:
- regar as plantas nas raízes com água morna na quantidade de 1 litro por arbusto;
- hidratar uma vez por semana;
- controlar ervas daninhas capinando ou cobrindo o solo com cobertura morta;
- aplicar fertilizantes orgânicos e minerais a cada 2-3 semanas, com inclusão obrigatória de potássio;
- forme arbustos em 2–3 hastes, removendo o excesso de brotos;
- amarre a um suporte 3-4 vezes durante o verão.
Se você estiver cultivando esta variedade em uma estufa, os cuidados são os mesmos. A única coisa que você precisa fazer é monitorar a temperatura ambiente para que ela não ultrapasse 30 graus Celsius. Caso contrário, os brotos cairão. A estufa deve ser ventilada regularmente. É melhor construir uma treliça para o suporte.

Vantagens e desvantagens
As avaliações dos produtores de vegetais sobre a variedade de tomate Spasskaya Tower estão repletas de aspectos positivos:
- Os frutos amadurecem rapidamente e estão prontos para consumo no início de agosto.
- O híbrido tolera bem todas as condições climáticas. Continua a crescer e a dar frutos em climas quentes e frios.
- O vegetal é resistente a doenças. Desenvolveu imunidade contra fusarium, cladosporiose e nematoides.
- Os tomates amadurecem tanto em áreas abertas quanto sob cobertura de filme.
- O rendimento não depende do nível de iluminação.
- Estes deliciosos tomates são perfeitos para saladas de verão, fatias e conservas de inverno. Eles mantêm sua integridade em marinadas e salmouras.
- Os tomates permanecem frescos por muito tempo após a colheita.

Muitos usam os tomateiros da Torre Spasskaya como plantas ornamentais. Eles são amarrados para formar um arco adornado com cachos de grandes frutos vermelhos.
Nenhuma desvantagem foi observada para esta variedade até o momento. Não é possível coletar sementes de um tomate porque ele é um híbrido.
Pragas e doenças
A Torre Spasskaya é mais frequentemente afetada pela requeima, um fungo comum na família das solanáceas. Se você planta tomates constantemente no mesmo local ou depois das batatas, a doença é inevitável.
O fungo ataca folhas, caules e frutos. Os tomates apodrecem e a colheita não pode ser salva. Para prevenir o risco de requeima, pulverize as plantas com Fitosporin. Como medida preventiva, trate as mudas com uma solução de calda bordalesa 10 dias após o plantio. Repita o tratamento 10 dias depois.

Se as práticas adequadas de cultivo de hortaliças forem seguidas, pragas raramente aparecem nos tomates. O único problema são as lesmas, que se alimentam da folhagem tenra da planta durante os verões chuvosos. O besouro-da-batata-do-colorado frequentemente aparece em canteiros de tomate se houver uma plantação de batatas por perto. Às vezes, o besouro-espanhol e suas larvas podem destruir a plantação. Inseticidas são o melhor método de controle de pragas.
Colheita e armazenamento
Tomates maduros da variedade Torre Spasskaya devem ser colhidos regularmente. Isso ajudará os tomates restantes a amadurecerem mais rápido. Se alguns tomates não amadurecerem a tempo, devem ser colocados em caixas e mantidos em um ambiente com temperatura de 22 a 25 graus Celsius.
Frutas grandes sempre têm um lugar na dieta de verão. São adicionadas a saladas, usadas para fazer pratos principais maravilhosos e alimentos recheados. Mas, no inverno, também são usadas para fazer sucos, molhos e ketchup. São boas tomates em gelatina, em seu próprio suco.
Tomates frescos são usados até novembro, pois têm uma longa vida útil.

Avaliações de jardineiros
Vladimir, Omsk: Plantar e cultivar tomates é o melhor relaxamento para mim. Estou sempre atualizado com as inovações em melhoramento genético. Há um ano, comprei sementes de tomate Spasskaya Tower. A variedade me surpreendeu com a aparência. E colhi tantas frutas deliciosas do arbusto! Havia o suficiente para nossa família e até para os vizinhos. Os tomates têm um sabor excelente. Este é o segundo ano que compro sementes deste híbrido.
Natália, Krai de Krasnodar: Tomates varietais são deliciosos, mas eu adoro os híbridos. São resistentes a doenças e fáceis de cultivar. Recentemente, descobri uma nova variedade – a Torre Spasskaya. É uma planta incrível. Os tomates pendem em cachos vermelhos no caule. Lindos! Os tomateiros se tornam a principal atração do jardim. Os frutos são doces, têm poucas sementes e são carnudos. Todo mundo adora os tomates grandes. Eu os corto em fatias todos os dias e comemos todos rapidinho. Eu os uso para fazer suco de tomate para o inverno e ketchup. Eles são um milagre, não um tomate: tanto a planta em si quanto os frutos.











