O tomate Blueberry é o resultado de esforços contínuos de melhoramento genético para desenvolver tomates roxos. Esta variedade de maturação precoce apresenta frutos roxos, excelente sabor e resistência a doenças.
Vantagens da variedade
A variedade de tomate Blueberry foi desenvolvida por Jim Myers, professor do Departamento de Horticultura da Universidade Estadual do Oregon (EUA). A variedade roxa original foi usada como matéria-prima. um tomate chamado índigo Rosa. O tomate Blueberry é resultado de seleção.

Esta planta alta é indeterminada. Durante a estação de crescimento, requer poda e amarração a um suporte ou treliça. Esta variedade de maturação precoce começa a dar frutos 95 a 100 dias após a germinação.
Os tomates mirtilos são uma fonte de antioxidantes naturais que ajudam a:
- fortalecimento do sistema circulatório;
- reduzindo o risco de desenvolver doenças;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- melhorando a visão.
Os frutos desta variedade inovadora devem sua cor exótica à presença do pigmento roxo antocianina. Esta substância é encontrada em concentrações significativas nos mirtilos.

Os compostos de antocianina são essenciais para a manutenção da saúde em adultos. A necessidade desse pigmento natural surge em pessoas que vivem em regiões com verões longos e naquelas com predisposição genética a tumores malignos.
A variedade Blueberry é caracterizada pela formação constante de brotos, o que estimula o desenvolvimento de novos tomates. O longo período de frutificação permite um fornecimento constante de frutas frescas.
Este tomate é inadequado para cultivo em campo aberto em regiões com estação quente curta devido ao seu período de maturação tardio. Portanto, em regiões mais frias, a variedade é cultivada exclusivamente em estufas.
Ao cultivar esta variedade em ambientes fechados, você pode desfrutar de tomates frescos já no final de outubro. O hábito de crescimento do arbusto permite o uso eficiente do espaço alocado para o plantio.

Os tomates-mirtilo são redondos e brilhantes. Ao amadurecerem, adquirem uma tonalidade bordô intensa, característica tanto da casca quanto da polpa. Os frutos têm um sabor agradável. São usados em sobremesas.
O arbusto produz cachos longos e simples, contendo de 6 a 8 tomates maduros. Os tomates pesam de 150 a 180 g. Esta variedade é caracterizada por altos rendimentos.
Os tomates são caracterizados por ombros roxos que se estendem até a metade do fruto. Os tomates verdes adquirem uma cor bordô escura à medida que amadurecem.
As características e a descrição da variedade indicam resistência excepcional a doenças. Durante a estação de crescimento, os arbustos não são afetados pela requeima.
Tecnologia agrícola para o cultivo de tomates
A chave para uma boa colheita é a qualidade das sementes. As sementes da empresa agrícola Biotekhnika estão disponíveis em embalagens premium. Avaliações de produtores de vegetais indicam que a descrição da variedade corresponde totalmente às características declaradas.

O material da semente é calibrado e apresenta alta taxa de germinação. Para o cultivo das mudas, são utilizados recipientes alveolares, preenchidos com solo ou substrato preparado.
As sementes são dispostas em fileiras uniformes sobre a superfície do solo umedecido e cobertas com uma fina camada de turfa (4-6 mm). Para criar um efeito estufa e evitar que a superfície do solo seque, o recipiente é coberto com filme plástico até que as mudas emerjam.

Para garantir a germinação uniforme das sementes e a formação de mudas saudáveis, mantenha uma temperatura constante de 22 a 24 °C. Quando as primeiras a duas folhas verdadeiras estiverem formadas, as mudas são separadas em recipientes individuais.
Vasos de turfa são usados para esse fim, pois facilitam o transplante das mudas para o local definitivo. Antes do plantio, as plantas são endurecidas, baixando a temperatura para 19 °C por 7 a 10 dias. Quando os primeiros pedúnculos se formam, as mudas são transferidas para o solo.
Cuidando de tomates mirtilo
O solo para o plantio é preparado com antecedência, solto e fertilizantes orgânicos são adicionados. Ao plantar, é importante considerar a rotação de culturas. Feijão, milho, repolho e pepino são considerados os melhores precursores do tomate.

Antes de plantar, adicione o seguinte em cada buraco:
- composto - 0,5 l;
- superfosfato - 2 colheres de chá;
- sulfato de potássio - 1 colher de chá;
- ureia (carbamida) - 1 colher de chá.
Após o plantio, regue os arbustos com água morna, principalmente nas raízes. Após cada rega, recomenda-se amontoar as plantas para regular a umidade e o equilíbrio do ar ao redor do sistema radicular e estimular o desenvolvimento das plantas.
Os tomates são plantados a uma distância de 50 a 55 cm um do outro, com espaçamento de 70 cm entre fileiras. Durante a estação de crescimento, diversas misturas de nutrientes são utilizadas para garantir o desenvolvimento normal da planta, estimulando o crescimento e a formação de frutos.

A composição do fertilizante varia em diferentes estágios de crescimento. Antes da formação dos primeiros cachos florais, utilize fosfato monopotássico. À medida que os botões frutíferos se desenvolvem, a mistura de fertilizantes deve incluir nitrogênio, fósforo e potássio em proporções iguais. Durante o período de maturação, a composição quantitativa da mistura de nutrientes é ajustada.
As plantas são fertilizadas de acordo com suas condições. Durante o crescimento ativo, o nitrogênio é eliminado da mistura e o teor de fósforo é aumentado. O fertilizante é aplicado nas raízes em intervalos de 14 dias.
Ao regar as plantas, é importante manter a regularidade e evitar molhar os caules e as folhas. Para regular os níveis de umidade e evitar que a camada superficial do solo seque, aplique cobertura morta com fibra preta não tecida.
O uso de materiais orgânicos (palha, folhas e serragem) como cobertura morta fornece nutrição adicional para as plantas. No cultivo de tomates, atenção especial é dada à formação dos arbustos, o que envolve a regulação do número de brotos.











