Toda dona de casa se esforça para preservar um pouquinho do verão para o inverno. As compotas estão prontas, mas ainda sobram algumas frutas vermelhas. Como congelar mirtilos para o inverno, um jardineiro pode se perguntar. Não há nada de complicado nisso. Basta seguir as instruções à risca, respeitando as proporções indicadas na receita. Em troca, você receberá vitaminas deliciosas que certamente serão úteis durante os longos meses de inverno.
Os mirtilos congelados mantêm seu valor nutricional?
O objetivo de uma dona de casa não é apenas conservar os mirtilos, mas também apreciar seus efeitos benéficos no corpo. Os mirtilos são conhecidos por ajudar a combater resfriados, mas essa não é a única razão pela qual as pessoas os colhem e tentam conservá-los até a estação fria.
Os mirtilos tendem a reter seu valor nutricional mesmo após o congelamento. No entanto, para isso, precisam ser congelados rapidamente, na temperatura mais alta possível.
Além disso, são utilizadas técnicas adequadas de descongelamento, o que, por sua vez, ajuda a preservar o valor nutricional do produto. As frutas vermelhas são retiradas do congelador e colocadas na geladeira, retiradas após 2 a 3 horas e descongeladas novamente em temperatura ambiente.
Seguir essas técnicas garantirá que as frutas mantenham suas propriedades benéficas naturais e que os humanos encontrem uma utilidade para elas.

Preparando mirtilos para congelar
Metade do sucesso depende do preparo correto das frutas:
- Independentemente de você ter colhido ou comprado, é recomendável separá-los cuidadosamente. Remova quaisquer exemplares feios, frutos deformados ou doentes, e quaisquer caules ou folhas também devem ser removidos.
- É melhor colher frutas frescas e congelá-las imediatamente, sem demora. Quando expostas ao ar, elas perdem umidade e secam rapidamente, perdendo algumas de suas propriedades benéficas. Quanto antes congelarem, melhor.

- Lavar ou não os mirtilos é uma escolha pessoal. É importante lembrar que lavar os mirtilos os expõe a estresse mecânico, o que danifica sua estrutura. Além disso, adiciona excesso de líquido, o que é completamente desnecessário para congelar os frutos. No entanto, para sua tranquilidade, você ainda deve lavar os frutos comprados. Apenas tome cuidado ao fazer isso. A fruta deve estar completamente seca. Este é o segredo para um congelamento adequado.
- Lave os mirtilos aos poucos, aos poucos. Escorra em uma peneira e coloque-os sobre uma toalha para secar completamente.
As frutas estão prontas, prontas para a próxima etapa. Agora só falta você escolher como quer preservá-las para o inverno.
Como congelar mirtilos para o inverno em casa
Depois que os mirtilos estiverem preparados, inicie o processo de congelamento. Isso não deve ser difícil. Você não precisará fazer nada de especial. Basta seguir todas as instruções necessárias. Seguir rigorosamente as instruções de congelamento ajudará a prolongar a vida útil do produto final.
Sem açúcar
Coloque as frutas secas preparadas em um recipiente raso e leve ao congelador por pelo menos 1 a 2 horas. Assim que as frutas estiverem levemente firmes, coloque-as em um saco plástico. Retire o ar restante do saco plástico e guarde-o em um canto separado do congelador ou no compartimento inferior da geladeira.
Este método é o mais simples. Ele preserva o máximo valor nutricional das frutas. Devidamente congeladas, as frutas inteiras são adequadas para qualquer uso. Podem ser usadas para fazer compotas, geleias, tortas e muito mais.

Com açúcar
Qualquer quantidade de frutas vermelhas congeladas é colocada em camadas em um recipiente, polvilhado com açúcar. Os recipientes preparados são então colocados no congelador. A proporção de frutas vermelhas para açúcar é de 2:1.
O produto congelado dessa forma é usado como recheio de tortas, doces e vareniki. Também é usado na fabricação de kissel e compotas.
Purê congelado com açúcar
Este método é um pouco mais complicado; é feito com geleia crua. Esta geleia doce é usada como recheio de tortas. As proporções de açúcar granulado e frutas vermelhas dependem das preferências do cozinheiro e da família. Se preferir algo doce, use uma proporção de 1:1. Se preferir algo um pouco mais ácido, use uma proporção de 2:1, com 2 partes de frutas vermelhas e 1 parte de açúcar.
Em seguida, utilizando os utensílios disponíveis, as frutas e o açúcar são moídos ou triturados. A mistura resultante é colocada em recipientes ou outras tigelas e armazenada na geladeira. Se desejar, a mistura pode ser congelada, o que prolonga significativamente sua validade.
Purê sem açúcar
Para garantir não apenas o sabor delicioso, mas também o máximo valor nutricional, prepare um purê sem açúcar. As frutas secas são batidas no liquidificador ou processador de alimentos. A finura do purê depende do uso pretendido. Algumas mães usam esse purê para desmamar bebês, mas também há outros usos.
Despeje a mistura pronta em recipientes, cubra e leve à geladeira; o congelamento é opcional. Os mirtilos podem ser armazenados na geladeira por vários meses. Se desejar e houver espaço no freezer, a mistura pode ser congelada.
Suco de mirtilo congelado
De todos os métodos, este é o que leva mais tempo para preparar. Isso ocorre porque o suco precisa ser espremido. Isso pode ser feito usando qualquer método disponível, dependendo da sua preferência e dos equipamentos disponíveis na sua cozinha.

O suco pronto é despejado em copos ou outros recipientes e colocado no congelador para congelar. O produto final é armazenado lá.
Não é necessário encher o líquido até a borda; quando ele congela, ele se expande e transborda.
É melhor usar copos descartáveis para congelar o suco; você pode fechá-los usando plástico.
Armazenar
A qualidade do produto depende do armazenamento adequado. As frutas vermelhas não devem ser congeladas e descongeladas repetidamente. Depois disso, elas perdem suas propriedades benéficas e se tornam praticamente inúteis.
Mas se o regime de temperatura for observado, a baga mantém suas propriedades por 1 ano.
Mirtilos amassados com açúcar são armazenados na geladeira a uma temperatura de +2…+4 ⁰С por um ano inteiro.
A preservação de vitaminas requer armazenamento adequado.

Usando frutas congeladas
A fruta tem uma ampla gama de usos. Mirtilos inteiros são usados para decorar assados, panquecas, biscoitos e muito mais.
No meio do inverno, compotas são feitas com frutas descongeladas, e também são preparados kissels e sucos de frutas com elas.
Um dos principais benefícios dos mirtilos são seus benefícios à saúde, razão pela qual são usados não apenas em bebidas, mas também para fins medicinais. Adicioná-los ao chá quente cria uma bebida curativa que não só protege contra resfriados, mas também melhora o bem-estar geral.
Como descongelar mirtilos corretamente
Para preservar o máximo de nutrientes possível, descongele os mirtilos bem lentamente. Nunca os coloque no forno, micro-ondas ou banho-maria.
Após o congelamento, as frutas são colocadas na geladeira e depois de algum tempo colocadas em um ambiente com temperatura normal.
Congelar mirtilos para o inverno é fácil. Receitas simples que preservam os mirtilos frescos e os benefícios que eles trazem para a saúde não levam muito tempo. Você definitivamente deveria tentar conservá-los para o inverno. Os mirtilos são úteis não apenas para fazer guloseimas e decorar a mesa, mas também para prevenir resfriados em pleno inverno.










