O tomateiro cipreste muitas vezes se parece com uma planta ornamental. No entanto, esta variedade de tomate, além de sua aparência marcante, possui qualidades ainda mais importantes: alto rendimento e excelente sabor.
Descrição do tomate cipreste
Esta variedade de tomate é considerada meio-precoce, pois o período entre o plantio das mudas e o recebimento da primeira colheita é de cerca de 100 a 105 dias.

As características e descrição do tomate se resumem às seguintes características:
- o arbusto é de tamanho médio, atingindo uma altura de 80-95 cm;
- bem adaptado não apenas ao solo desprotegido, mas também aos abrigos de estufas;
- possui resistência complexa a diversas pragas;
- os frutos não são muito grandes, pesando de 85 a 120 g;
- em média 3-4 câmaras, cerca de 5% são substâncias secas;
- Com os devidos cuidados, um arbusto pode render até 8 kg;
- Os frutos podem ser colhidos antes da data prevista, pois amadurecem bem sozinhos e são facilmente armazenados e transportados.
O tomate cipreste foi cultivado na Rússia recentemente. Recebeu o registro estadual em 2013, quando foi aprovado como variedade para campo aberto e estufas. As avaliações de quem já experimentou esta variedade são quase universalmente positivas. Com base nas propriedades desta variedade, o tomate cipreste é melhor cultivado em campo aberto nas regiões do sul, enquanto em climas temperados deve ser coberto com plástico.
As condições climáticas mais favoráveis para o cultivo desta variedade de tomate são encontradas nas regiões de Belgorod, Voronezh e Astrakhan, bem como na Crimeia e Kuban.
Vantagens e desvantagens
Como esta variedade de tomate foi cultivada recentemente, sua descrição será atualizada com as características recém-descobertas. No entanto, seu alto rendimento já está entre suas vantagens inegáveis. Embora esta variedade seja considerada de baixo crescimento, com uma densidade de plantio de 3 a 4 plantas por metro quadrado, a produtividade pode chegar a 25 kg.

Outras vantagens indiscutíveis incluem o fato de que o tomate é uma planta bastante forte e, portanto, menos suscetível a doenças e tolerante à deficiência de umidade.
A principal vantagem do tomate Cypress é o seu sabor excelente. Graças ao seu equilíbrio ideal de açúcares e ácidos, esta variedade provou ser uma excelente escolha não só para conservas, mas também para conserva em barris.

Doenças e pragas
Como medidas preventivas para reduzir o risco de doenças, é necessário realizar regas oportunas, ventilação da estufa e aplicação de fertilizantes.
Em casos raros, doenças como mosaico do tabaco e manchas marrons foram detectadas durante o cultivo da variedade Cypress.

Se você for afetado pelo mosaico, corte todos os brotos afetados e lave as áreas cortadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Para manchas marrons, use "Zaslon" (Barreira), reduzindo a umidade e aumentando a circulação de ar.
Ao cultivar em uma estufa, há um alto risco de mosca-branca, que pode ser controlada com produtos químicos, incluindo Confidor.
Em terreno aberto, é possível o aparecimento de grilos-toupeira; a remoção completa de ervas daninhas do solo e o tratamento dos habitats dos insetos com uma solução de água e pimenta ajudarão no combate a eles.

Você pode se livrar dos ácaros lavando-os com água e sabão.
Apesar de a variedade ser jovem e pouco estudada, os tomates Cypress definitivamente merecem a atenção dos jardineiros.










