Características do tomate Mashenka e regras para o cultivo de uma boa colheita

Os tomates Mashenka, de acordo com suas características e descrição, são considerados de alto rendimento e frutos grandes. Esta variedade de tomate de crescimento indeterminado não apresenta restrições de crescimento, por isso é normalmente cultivada em estufas, pois os arbustos podem atingir 2 metros de altura, facilitando sua fixação no telhado. No entanto, alguns jardineiros também plantam esses tomates em terreno aberto, usando estacas longas ou treliças para sustentar os arbustos. No geral, esta variedade prospera tanto em ambientes internos quanto externos.

Descrição da variedade

Os tomates Mashenka são conhecidos por sua alta produtividade. Jardineiros experientes observam que a produtividade ideal é alcançada quando as plantas são cultivadas em dois caules.

Sementes de tomate

Mashenka é uma variedade de meia estação: os frutos amadurecem de 110 a 115 dias após a germinação. Os tomates crescem até um formato redondo e liso, vermelhos, com casca densa e brilhante, pesando de 210 a 260 g. Alguns frutos podem chegar a 600 g. O miolo é carnudo e denso, e há muitas sementes — até 6 câmaras de sementes em um único tomate. Esses tomates têm um sabor agridoce.

As avaliações indicam unanimemente que os tomates Mashenka são muito grandes e têm um sabor agradável, por isso muitos os comem frescos, mas esses tomates também são bons para fazer sucos e molhos.

Vantagens e desvantagens

Os tomates Mashenka têm uma série de qualidades positivas, como:

  • excelente rendimento (de 5,5 a 12 kg podem ser coletados de um arbusto e até 28 kg de 1 m2 de plantio);
  • um grande número de frutas grandes;
  • os frutos ficam bem firmes e amadurecem aproximadamente ao mesmo tempo (você pode colher muitos de uma vez);
  • grande massa de frutas;
  • sabor excelente;
  • Os tomates desta variedade também apresentam características como resistência a condições climáticas adversas e a muitas doenças e pragas.

Brotos em vasos

Com base nas qualidades listadas, fica claro que os tomates Mashenka apresentam muitas vantagens em relação a outras variedades. As desvantagens incluem:

  1. Requisitos de cuidado: Como os arbustos crescem muito altos, eles exigem estacas e podas.
  2. As frutas não têm uma vida útil longa - apenas 2 a 3 semanas.
  3. Um alto rendimento só pode ser alcançado se a variedade for cultivada em estufa.

Cultivo adequado

Para cultivar uma variedade de tomate como a Mashenka, basta seguir práticas agrícolas gerais; além de amarrar, não há instruções especiais de cuidado.

Semeie as sementes 60 a 65 dias antes da data prevista para o plantio dos tomates em seu local definitivo. Para cultivar as mudas, use recipientes individuais para cada planta ou uma bandeja grande o suficiente para acomodar várias plantas. Use solo de tomate de uso geral. Antes do plantio, mergulhe as sementes em uma solução de permanganato de potássio.

Tomates em estufa

O ambiente onde as mudas crescerão deve ser mantido a uma temperatura de +20 a +22 °C durante o dia e de +18 a +20 °C. A rega deve ser moderada e a fertilização deve ser feita conforme necessário.

Transplante as mudas para os canteiros no final de maio ou início de junho. Plante-as em fileiras, com 45 cm de distância entre elas e 65 cm de distância entre elas.

Fertilize os tomates de 2 a 3 vezes por estação. Para aumentar a produção de frutos, belisque a parte superior da planta quando ela tiver formado de 4 a 6 cachos.

O tomate Mashenka é resistente a uma série de doenças, mas se aparecerem sinais de lagartas ou pulgões nos arbustos, as plantas devem ser tratadas com inseticidas.

Como amarrar arbustos

Em uma estufa, amarrar arbustos altos é fácil — geralmente, cordas são amarradas de cima para baixo, e as plantas sobem nelas. No entanto, em terrenos abertos, dispositivos especiais de amarração costumam ser necessários.

Opções de ligas

Os arbustos também podem ser amarrados a estacas, mas, neste caso, você precisará de varas bem longas — cerca de 2 metros cada. O segredo é ter muitas — uma estaca para cada arbusto. Elas devem ser amarradas com uma corda macia ou rasgando um lençol velho em tiras finas. É melhor ferver o tecido primeiro para garantir que esteja estéril.

Usar uma treliça é mais fácil e eficaz para escorar tomates altos. Estacas de aproximadamente 2 metros de altura devem ser cravadas em intervalos de 4 metros. Um arame é esticado entre elas, conectando os pontos mais altos. Longas cordas de tecido são amarradas ao arame, ao longo das quais os tomates subirão. Evite puxar a corda com muita força, pois isso pode prender os caules e danificar o arbusto.

Há outra opção para amarrar as plantas a uma treliça. As estacas, como no exemplo anterior, são instaladas a uma distância de 4 metros uma da outra. Várias fileiras de arame são esticadas entre elas, espaçadas em aproximadamente 70 cm. Cordas de tecido são esticadas sobre a treliça em intervalos mais frequentes (cerca de 30 cm). Isso cria uma malha em torno da qual os arbustos irão trepar posteriormente.

Liga de tomate

O que dizem os jardineiros

Muitos que plantaram a variedade Mashenka ficaram satisfeitos com a colheita. Aqui estão algumas avaliações desses tomates.

Lidiya, 45, Torzhok: "Plantei a variedade Mashenka no ano passado. Estou encantada com estes tomates — são muito grandes e doces. Este ano, plantarei mais da metade do meu terreno com Mashenka."

Sergey, 63, Kaluga: "Fiquei muito satisfeito com a variedade Mashenka. É fácil de cultivar e muito produtiva."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata