O tomate Staroselsky, cuja descrição indica que pode ser cultivado ao ar livre, é popular entre os produtores de vegetais. Esta variedade é fácil de cuidar e se adapta facilmente às condições climáticas. Estes tomates possuem aroma, sabor e versatilidade únicos.
Vantagens da variedade
O tomate Staroselsky é um projeto de agrobiólogos russos. A variedade é adaptada para cultivo em regiões quentes e temperadas, tanto em campo aberto quanto sob plástico. O arbusto determinado atinge uma altura de 100 cm durante a estação de crescimento.
A variedade de tomate Staroselsky se distingue pelo amadurecimento precoce dos frutos. As características e a descrição da variedade indicam a possibilidade de ajuste independente da coroa da planta para obter um alto rendimento.
O arbusto produz um número médio de folhas de tamanho médio, verde-escuro. A planta forma inflorescências simples. Seis a oito tomates amadurecem em cachos. Esta variedade é caracterizada por uma colheita uniforme. Os tomates maduros apresentam uma coloração vermelho-vivo com um tom alaranjado, sem manchas ou listras.
Os frutos têm superfície lisa, com leves nervuras perto do caule. Os horticultores relatam um aroma distinto de tomate e um sabor doce com uma acidez sutil. Os frutos não são propensos a rachar durante o amadurecimento.

A polpa do tomate é suculenta e carnuda, com textura açucarada quando cortada. Um corte horizontal revela um pequeno número de sementes. Os frutos pesam até 300 g e o rendimento é de 6 kg por metro quadrado. Os tomates colhidos são fáceis de armazenar e suportam o transporte por longas distâncias.
Tomates maduros são adequados para consumo fresco, suco, pasta e molhos. Os tomates enlatados mantêm sua forma.
Técnicas de cultivo
Recomenda-se cultivar a variedade de tomate Staroselsky a partir de mudas. Antes de plantá-las em um recipiente com solo preparado, mergulhe as sementes em uma solução aquosa de aloe vera.

Para garantir uma germinação uniforme e brotos saudáveis, trate as sementes com um estimulante de crescimento. Plante as sementes a uma profundidade de 1 cm e borrife o conteúdo do recipiente com água morna usando um borrifador.
Para germinar, as sementes são mantidas a uma temperatura de 23 a 25 °C. O recipiente com as mudas emergentes é exposto à luz, sendo virado periodicamente para garantir um desenvolvimento uniforme.
Recomenda-se fornecer iluminação adicional aos brotos com uma lâmpada fluorescente. As mudas jovens são alimentadas com fertilizantes complexos contendo nitrogênio e potássio.

Quando duas folhas verdadeiras estiverem formadas, transplante as mudas para recipientes individuais. Vasos de turfa podem ser usados para esse propósito, pois facilitam o transporte das mudas para o local definitivo.
Ao cultivar a variedade Staroselsky, preste atenção especial à composição do solo. Este tomate é muito exigente em nutrientes, por isso é recomendável preparar o local para as plantas com antecedência e aplicar fertilizante orgânico.
O plantio em campo aberto ocorre após o fim das geadas da primavera, na segunda quinzena de maio. Cinzas de madeira e composto são adicionados aos buracos preparados. As plantas são espaçadas em 40 cm, deixando 60 cm entre as fileiras.
Recomenda-se cultivar a planta em 2 a 3 hastes, removendo os brotos em excesso, levando em consideração as características do arbusto determinado. Os tomates requerem rega moderada com água morna.
Deixe a camada superficial do solo secar entre as regas. Fertilize os arbustos de 3 a 4 vezes por estação com fertilizantes orgânicos complexos e líquidos.

A variedade Staroselsky é resistente ao vírus do mosaico do tabaco e ao fusarium. Para fins preventivos, recomenda-se tratar as plantas com preparações biológicas com ação antifúngica.
Doenças radiculares podem ser prevenidas soltando o solo, removendo ervas daninhas e aplicando cobertura morta (mulch). A cobertura morta (fibra não tecida, palha ou grama) garante uma distribuição uniforme da umidade e o acesso do ar ao sistema radicular.
O controle biológico de pragas do tomate é realizado por meio de inseticidas, infusões de celidônia e cascas de cebola.











Este ano, experimentei cultivar esta variedade de tomate pela primeira vez e a produção foi uma surpresa agradável. Cultivei-a ao ar livre, não houve doenças e as mudas são resistentes a pequenas flutuações de temperatura.