O tomate Tolsty Neighbor está incluído no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento como uma cultura recomendada para cultivo em campo aberto e estufas. Os tomates maduros se distinguem por seu sabor rico e alto teor de suco.
Vantagens de um híbrido
O tomate Tolsty Neighbor F1 é uma variedade de meia estação com um tempo de amadurecimento de 100 a 110 dias, desde a emergência das mudas até a primeira colheita. Quando cultivado em estufas aquecidas, a maturidade técnica é atingida de 1 a 2 semanas antes.

Durante a estação de crescimento, o arbusto atinge uma altura de 180 a 200 cm. O híbrido tem capacidade média de crescimento contínuo e formação de brotos laterais. As folhas do tomateiro têm formato padrão, são pequenas e de um verde intenso.
As plantas formam inflorescências simples. Os primeiros cachos produzem de 7 a 10 frutos. Os cachos subsequentes, cada um com estrutura regular, produzem de 4 a 6 tomates.
Avaliações de quem plantou este híbrido atestam o excelente sabor da fruta. Os tomates são vermelhos, sem a mancha característica perto do caule, com aroma rico, formato achatado e redondo, polpa e casca firmes e alto teor de suco.

Quando cortados horizontalmente, três a quatro câmaras de sementes são visíveis. Os tomates pesam de 150 a 190 g. Com rotação de culturas prolongada, o híbrido rende de 28 a 37 kg por metro quadrado. Na culinária, os tomates são usados frescos, em saladas e para a produção de sucos.
Os tomates podem ser colhidos verdes e amadurecidos em local aquecido. Os frutos maduros podem ser armazenados na videira e manter sua qualidade comercializável após a colheita. O híbrido é resistente ao vírus do mosaico do tabaco e à murcha de fusarium.
Técnicas de cultivo
O híbrido é cultivado a partir de mudas. As sementes são semeadas 55 a 60 dias antes da data prevista para o plantio. Antes do plantio, as sementes são tratadas com uma solução de aloe vera e um estimulante de crescimento.
Encha os recipientes de cultivo com substrato ou substrato preparado, compacte-o e regue com água morna de um borrifador. Coloque as sementes por cima, espaçadas, e cubra com uma camada de turfa usando uma peneira.
Após a rega, cubra o recipiente com filme plástico para criar um efeito estufa e leve-o para um local mais quente. Assim que os brotos surgirem, remova o filme e regue as mudas. Quando uma ou duas folhas verdadeiras estiverem formadas, transplante-as.

Para isso, recomenda-se o uso de vasos de turfa preenchidos com solo nutritivo. Ao transplantar, encurte a raiz principal em um terço para estimular o crescimento radicular.
As plantas são regadas e fertilizadas com um fertilizante complexo, de acordo com as recomendações do fabricante. Após atingirem 15 cm de altura, as mudas são transferidas para uma estufa. Os cuidados incluem amarrar os arbustos a um suporte adicional 10 dias após o plantio.
Para garantir que a planta utilize a maior parte dos seus nutrientes para a formação dos frutos, os brotos laterais precisam ser removidos periodicamente. Este híbrido requer muita luz, por isso é recomendado plantar os arbustos em pleno sol.

O cuidado com a cultura envolve a soltura oportuna do solo para garantir o acesso de ar ao sistema radicular. A rega é realizada à medida que a camada superficial do solo seca.
Amontoar os arbustos promove a formação de raízes adicionais. Recomenda-se capinar regularmente para prevenir doenças no tomateiro.
Para garantir a irrigação por gotejamento e minimizar o tempo gasto no controle de ervas daninhas, o solo é coberto com fibra preta não tecida. Usar folhas e palha como cobertura morta fornece nutrição orgânica adicional para os arbustos.










