Características do tomate japonês, cultivo de mudas e cuidados com os arbustos

O tomate Yaponka pertence a um grupo de híbridos destinados ao cultivo em estufas. No entanto, muitos jardineiros aprenderam a cultivar esta planta ao ar livre. Esta não é uma variedade de tomate japonês, pois foi cultivada pela primeira vez na região de Nizhny Novgorod. É consumido fresco e usado para fazer molhos, sopas, saladas e sucos. Algumas pessoas conservam os frutos Yaponka para o inverno.

Dados técnicos do híbrido

As características e a descrição da variedade de tomate japonês são as seguintes:

  1. O período de vegetação do híbrido, desde o momento da semeadura das mudas até a colheita, dura de 110 a 115 dias.
  2. A altura do arbusto da planta varia de 170 a 190 cm quando cultivado ao ar livre. Em estufa, o tomateiro atinge uma altura de 2 a 2,2 m. Os caules apresentam um número médio de folhas verde-escuras. O arbusto em si é bastante esguio, com pouco crescimento lateral.
  3. O híbrido possui um único cacho. Produz de 4 a 5 frutos quando cultivado ao ar livre. Em estufas, produz de 7 a 9 frutos por cacho.
  4. O formato da fruta japonesa lembra um coração com uma ponta pontiaguda. O peso médio do fruto varia de 0,3 a 0,5 kg. Os frutos maduros são vermelhos com um tom framboesa. Seu sabor é doce devido ao seu alto teor de sacarose.
  5. Os tomates têm casca fina, mas densa.

tomates japoneses

Avaliações de agricultores que cultivam este híbrido indicam que a variedade rende entre 3 e 5 kg de frutos por arbusto. Jardineiros observam que a planta é imune à maioria das doenças da erva-moura. Os frutos resultantes podem ser usados ​​para produzir sementes para a próxima colheita, mas somente se o agricultor seguir todas as práticas adequadas de cultivo.

As desvantagens do híbrido incluem o alto custo e a disponibilidade limitada de sementes, já que as fazendas de sementes não as propagam. As sementes só estão disponíveis por meio de coletores.

Ao cultivar um híbrido, seus arbustos são conduzidos em 1 a 2 hastes. Devido à altura do arbusto e aos frutos grandes produzidos nos galhos, os ramos do tomateiro podem quebrar. Para evitar isso, os caules são amarrados a treliças ou suportes. Outra desvantagem do híbrido é a necessidade de remover os brotos laterais.

tomates japoneses

A japônica japonesa é cultivada ao ar livre apenas no sul da Rússia. Nas regiões centro e norte, o híbrido é cultivado em estufas e canteiros. A planta é bastante fácil de cultivar, então até mesmo um jardineiro iniciante pode colher uma colheita abundante.

Obtendo mudas

O plantio das sementes em solo especial é realizado após 15 de fevereiro. O material de plantio é tratado com suco de aloe vera para desinfetar as sementes de fungos e bactérias. As sementes devem ser deixadas de molho no suco por pelo menos 15 horas. Não enxágue as sementes antes de plantá-las no solo.

O solo deve estar solto e levemente úmido. As sementes são plantadas a 20 mm de profundidade. É aconselhável semear em vasos individuais. Regue as sementes com água morna e cubra-as com filme plástico. Os primeiros brotos aparecem em 5 a 7 dias.

tomates japoneses

Depois disso, o recipiente com as mudas é colocado sob lâmpadas fluorescentes e a temperatura ambiente é mantida entre +14 e +16°C. Sete a nove dias após o surgimento dos brotos, a temperatura é aumentada em 4 a 5°C.

O solo sob as mudas deve ser umedecido com água morna enquanto seca. Fertilize as plantas de 2 a 3 vezes com fertilizantes minerais. Quando as mudas atingirem 2 meses de idade, elas serão transplantadas para o local permanente na estufa. A proporção de plantio é de 3 a 4 mudas por 1 m² de canteiro.

Cuidando de arbustos em crescimento

Para manter a umidade e a temperatura desejadas na estufa, ela é ventilada diariamente. Para melhorar a aeração das raízes, o solo nos canteiros é coberto com cobertura morta ou rastelado. Esse processo acelera o crescimento das plantas e elimina o risco de doenças fúngicas.

tomates japoneses

Regue os tomates conforme o solo seca. Se o tempo estiver quente, aumente a frequência de rega. Para pulverizar, use água morna e aquecida pelo sol. É melhor regar de manhã cedo, antes do sol nascer.

Fertilize os tomateiros em crescimento a cada 15 dias. Use fertilizantes minerais e orgânicos. Antes da floração, aplique misturas com alto teor de nitrogênio. Após o surgimento das flores, aumente o teor de potássio. Quando os primeiros frutos aparecerem nos tomateiros, alimente-os com fertilizantes com alto teor de fósforo e potássio.

tomates japoneses

Os enteados são removidos semanalmente. Quando os frutos começam a se formar no cacho, todas as folhas devem ser removidas. As pontas dos arbustos são arrancadas em julho ou agosto.

Remova as ervas daninhas dos canteiros a cada 14-15 dias. Este procedimento elimina o risco de doenças transmitidas pelas ervas daninhas para as culturas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata